Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Vitória da Conquista: Vereador tem mandato cassado por fraudes com candidaturas fantasmas de mulheres Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um vereador de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, teve o mandado cassado pela Justiça Eleitoral, que julgou uma denúncia de fraude por candidaturas fantasmas de mulheres. De acordo com o G1, a decisão, tomada na segunda-feira (23), ainda cabe recurso. Segundo a Justiça Eleitoral, o vereador pastor Orlando Oliveira Filho, filiado ao PRTB, teve envolvimento com as candidaturas fantasmas de Jaqueline Rocha dos Santos e Fabiana Lima Lopes, que tiveram o “intuito deliberado de burlar a cota de gênero estabelecida pela lei eleitoral”. Ainda na cassação, a Justiça informou que as duas não se portavam como candidatas, não faziam propaganda eleitoral em benefício próprio, mas sim em benefício de outros candidatos, e não tinham interesse em manifestar suas candidaturas. Além disso, as duas também mantinham vínculo conjugal com candidatos que disputavam o mesmo cargo. A reportagem entrou com contato com Orlando Oliveira Filho, mas não obteve retorno.

Aracatu: Homem é preso por importunação sexual contra jovem em seu local de trabalho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de identidade não revelada foi preso nesta segunda-feira (23), na cidade de Aracatu, a 39 km de Brumado, acusado de importunar sexualmente uma jovem em seu local de trabalho. A prisão aconteceu após a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) receber a denúncia e identificar o suspeito. O homem foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado. A vítima foi ouvida na unidade policial. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Mãe e filho de 5 anos são encontrados mortos com marcas de tiros em Vitória da Conquista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma mulher, identificada como Ellen Santos Lima, 32 anos, e o seu filho, Ítalo Santos Briges, 5 anos, foram encontrados mortos dentro de casa, na noite deste domingo (22), no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A polícia informou que as vítimas foram encontradas com disparos de arma de fogo. Ao lado dos corpos foi encontrada uma arma de fogo modelo TH9, 9MM, Taurus, registrada em nome do GM Ricardo Briges da Silva, marido de Ellen e pai de Ítalo.

Prefeito autoriza início das obras de calçamento em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, assinou ordem de serviço autorizando o início das obras de calçamento de ruas no Bairro Populares IV. Serão contempladas a Rua A, Rua B, Rua C, Rua D, Rua E, Rua Valdomiro Correia da Silva e a avenida que faz margem com a BA-026. O gestor ressaltou que a obra representa um dos seus compromissos de campanha, tendo em vista a necessidade dos moradores. “Muito me alegro em contribuir com a concretização dos sonhos da população. Sem dúvidas, um sonho para eles e também para mim. Muito ainda está por vir. Vamos transformar nossa cidade”, declarou. A obra deve ser entregue em até 120 dias.

Pais são convocados para criação de associação em defesa de interesses da educação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, pais que fazem parte de uma comissão da educação na cidade agora estão criando uma associação em defesa dos seus interesses. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Albetino Novaes explicou que o objetivo da associação é defender os interesses dos alunos nas escolas públicas do município. “Nosso intuito é buscar, junto aos professores e ao próprio Município, a solução para aqueles problemas que venham a surgir na escola. Queremos representatividade perante à sociedade e à lei”, afirmou. Durante a polêmica envolvendo o tempo integral nas escolas da rede municipal, Edvan Leite pontuou que a comissão percebeu o desamparo de pais e alunos em Brumado. “Estávamos carentes de representatividade e decidimos formar essa associação para amparar os pais e estudantes de escolas públicas da cidade. Representamos 100% dos pais das escolas públicas, independente de classe social ou política”, acrescentou. Os interessados em fazer parte da associação poderão comparecer a assembleia de composição da diretoria, que será realizada na próxima quinta-feira (26), às 18h30, na Câmara de Vereadores.

Covid-19: Chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil Foto: Divulgação

Chegou ao fim, neste domingo (22), o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretado em função da pandemia de Covid-19 no Brasil. A portaria com a decisão foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 22 de abril, e previa prazo de 30 dias para que estados e municípios se adequassem à nova realidade. A decisão do governo brasileiro foi tomada com base do cenário epidemiológico mais arrefecido e o avanço da Campanha de Vacinação no país. Segundo o Ministério da Saúde, apesar da medida, nenhuma política pública de saúde será interrompida. “A pasta dará apoio a estados e municípios em relação à continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional”, garantiu o governo.

Município de Brumado declara situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, o Decreto nº 5.705, que declara situação de emergência nas áreas do município de Brumado afetadas pela estiagem, foi publicado no Diário Oficial. Segundo o decreto, as secretarias municipais ficam encarregadas de agir conjunta e articuladamente, adotando ações imediatas para solucionar os impactos decorrentes do baixo índice pluviométrico e prejuízos sofridos pela população. A declaração leva em consideração que, desde o mês de janeiro, o município está passando por período de estiagem e que a escassez de chuvas na região tem provocado o desabastecimento de água em várias comunidades, conforme constatado pelo Departamento de Recursos Hídricos, que detectou, inclusive, a ausência de potabilidade nas aguadas das localidades afetadas. Para firmar convênio com o Ministério da Integração Nacional e da Defesa, através da Operação Carro Pipa, é necessária a decretação de emergência por estiagem. Com esta, o Município poderá atender 302 comunidades rurais, o que equivale a 16 mil pessoas. O decreto é válido por 180 dias.

410 mil pés de maconha são erradicados pela PM no norte da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Cerca de 410 mil pés de maconha foram erradicados pela Polícia Militar, na região Norte da Bahia, em menos de 30 dias na Operação Terra Limpa. Os flagrantes foram realizados pelos Comandos de Policiamento da Região Norte (CPR-N) e de Policiamento Especializado (CPE). A última ocorrência foi registrada, no domingo (22), na zona rural do município de Sento Sé. Após levantamentos de informações e utilização de drone, equipes da 24ª Companhia Independente da PM (Jacobina) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, os militares encontraram 90 mil pés da erva. “A plantação contava com um sistema de irrigação por gotejamento e motor. O município de Sento Sé é o terceiro em extensão territorial no estado. O material foi incinerado no local. Continuamos monitorando toda a região Norte”, revelou o comandante do CPR-N, coronel Valter Araújo. Também em Sento Sé, desta vez, entre os dias 7 e 8 de maio, efetivos do CPRN localizaram 172 mil pés da mesma droga. Ainda durante a Operação Terra Limpa, as equipes encontraram, no município de Remanso, mais 20 mil pés do plantio e outros 18 mil em Curaçá, todos situados na região Norte do estado. Policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes Caatinga e Semiárido), da Rondesp Norte, além das 73ª, 74ª, 75ª, 76ª, 25ª, 45ª e 96ª CIPMs participaram das operações.

Brumado: Visita do governador Rui Costa é confirmada para próxima quarta-feira (25) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) estará na cidade de Brumado na próxima quarta-feira (25), às 9h, na Praça Coronel Zeca Leite. A confirmação da visita foi feita pelo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no município, Márcio Aguiar. Na oportunidade, será assinada ordem de serviços para construção do sistema integrado de abastecimento de água nas localidades de: Cristalândia, Tapera, Morrinhos, Barreiro Branco, Roça de Baixo, Várzea do Móco e Várzea de Areia. Além disso, serão anunciadas: a pavimentação da BA-148, trecho saída para Livramento de Nossa Senhora, construção de uma arena campo socieyt, com instalação de grama sintética na localidade de Lagoa do São João, entrega de um espaço colaborar e a cessão de equipamento de saúde para o município.

Eleições 2022: João Doria desiste da candidatura à Presidência da República Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a desistência de sua pré-candidatura à Presidência da República nesta segunda-feira (23). O anúncio foi feito ao lado do presidente do partido Bruno Araújo, sua esposa Bia Doria, o ex-prefeito de Salvador Antônio Imbassahy e outros membros da legenda. “O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve, com a sensação de dever cumprida e missão bem realizada”, disse Doria em seu discurso. No final de março, Doria já teria demonstrado sinais de desistência e provocou uma crise na cúpula do PSDB, quando avisou ao seu vice, Rodrigo Garcia, que pretendia ficar no cargo de governador. Em novembro, Doria levou a melhor nas prévias da sigla. O tucano paulista teve 53,99% votos e com isso foi o nome escolhido do partido para a disputa ao Palácio do Planalto. Os tucanos apostam na coligação com o MDB e Cidadania para lançar uma candidatura à presidência pela chamada “terceira via”. O nome mais cotado no momento para ser lançado na disputa é o da senadora Simone Tebet (MDB).

Livramento de Nossa Senhora recebe primeiro Selo do Serviço de Inspeção Municipal Foto: Divulgação/SDR

O município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, certificou o seu primeiro empreendimento com o Selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O Laticínio Malu, localizado na comunidade de Várzea de Dentro, agora pode comercializar seus produtos, de forma segura, para a população de todo o território Bacia do Paramirim. A ação é resultado do convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Bacia do Paramirim. O laticínio já produz muçarela e iogurtes, dentre outros alimentos derivados do leite. A proprietária do estabelecimento, Thaís Cristina, destaca a importância da adesão do município ao SIM. “A expectativa é vender mais e aumentar a receita do laticínio. Os nossos produtos, agora, com a inspeção e a fiscalização técnica da qualidade, da higiene e da segurança, vão ganhar mais mercado”. Para o coordenador de Agroindústria da CAR, Gledson Moreira, a parceria entre a SDR/CAR e o Consórcio possibilitou a concretização desse serviço tão importante e essencial, que é a certificação da agroindústria e seus produtos. “Com este selo é gerado emprego, renda e circulação do dinheiro de forma local, colaborando para o desenvolvimento da região, uma vez que toda a cadeia produtiva é beneficiada”. A SDR/CAR, em parceria com os consórcios públicos, tem ampliado as oportunidades, formando equipes técnicas e infraestrutura mínima para operacionalizar esse serviço, com orientação e todos os requisitos necessários para certificar a produção das agroindústrias de pequeno porte. Já são 55 agroindústrias certificadas e 232 produtos com o Selo do SIM, que podem vender seus produtos, com valor agregado e de acordo com as normas sanitárias exigidas, para o mercado atacadista e varejista, nos territórios onde estão localizadas. A ação garante ainda segurança alimentar para os consumidores.

Brumado: Squaresom realiza semana promocional em estoque de painel e rack

Somente nesta semana, até 28 de maio, a Squaresom e Polly Móveis estão com todo estoque de painel e racks com preços promocionais. Os produtos estão com até 30% de desconto, além de condições facilitadas de pagamento. Não perca a chance de adquirir um produto de qualidade com excelente custo benefício. Passe agora mesmo em uma das lojas e confira. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Brumado: Major reafirma auxílio da PM a gestante e bebê no hospital e desfaz mal entendido Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (21), a Polícia Militar publicou uma nota divulgando o apoio prestado por policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) a uma gestante no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. A nota causou polêmica com a Secretaria Municipal de Saúde, que emitiu uma nota rebatendo a situação e confirmando a agilidade no atendimento à gestante no hospital. O secretário de saúde, Cláudio Feres, endossou atendimento rápido na unidade de saúde (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª CIPM, relatou que os policiais estavam na unidade quando a parturiente chegou acompanhada da mãe, que estava muito aflita pedindo socorro. “De pronto, o policial militar foi ao veículo e deu assistência. Foi questão de pouco tempo, foi muito rápido o que aconteceu. Estávamos na porta do hospital. Como deixar de atender uma pessoa que estava em situação de aflição? A criança estava nascendo”, disse. Segundo a Major, o policial fez a manutenção da placenta e do cordão umbilical até o atendimento dentro do hospital. A comandante ainda fez questão de desfazer qualquer mal-entendido. “Em momento nenhum quando a PM, de forma muito orgulhosa, divulgou a ocorrência da qual fizemos parte teve o propósito de desmerecer os profissionais do hospital, nem mesmo de falar em negligência. Cumprimos apenas uma missão”, enfatizou.

Brumado: Secretário de saúde nega versão da PM e endossa atendimento em parto no HMPMN Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste final de semana, policiais militares teriam auxiliado em um parto realizado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado, causando polêmica ao dar a entender suposta falta da assistência devida (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que, da forma como a PM divulgou em nota ficou parecendo que o hospital negligenciou o atendimento (veja aqui). No entanto, o secretário refutou a versão de forma veemente. “Existe a versão de um, a versão do outro e a verdade. A paciente ganhou o neném em casa de parto natural. Os familiares levaram ela para o hospital. A mãe entrou para pegar uma cadeira de rodas, o policial escutou o pedido da mãe e foi ajudar. De imediato, a puérpera entra no hospital e é atendida pelo corpo de enfermeiras obstetras”, esclareceu. Conforme frisou, os policiais auxiliaram apenas a retirar a paciente do carro e conduzi-la à unidade de saúde. “Não houve demora. O atendimento foi rápido”, acrescentou. Para o secretário de saúde, a nota da PM foi mal redigida ou mal explicada.

Chikungunya estabiliza na sede, mas Brumado registra aumento de casos no meio rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O número de casos de Chikungunya estabilizou na cidade de Brumado. No entanto, ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres demonstrou preocupação com o crescimento da doença na zona rural. Juntamente com a coordenação de endemias, a secretaria realizará mutirões de combate ao mosquito aedes-aegpty nos locais de maior índice de infestação. “Estamos com alguns casos em Ubiraçaba, Itaquaraí, Umburanas, por isso, estaremos, nos finais de semana, realizando mutirões para fazer bloqueios nessas regiões”, adiantou. Feres voltou a alertar que, apesar do trabalho de combate realizado pela Sesau, o papel de evitar a disseminação do mosquito é de cada cidadão. “Não adianta ficar só cobrando do poder público, temos que fazer a nossa parte. Quem tem que tomar conta de sua casa e do seu quintal é você”, acrescentou.

Paulo Afonso: PRF prende casal suspeito de tráfico de drogas com 70 kg de drogas em carro roubado Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na madrugada desta segunda-feira (23), um casal por tráfico de drogas e receptação de veículo. A prisão ocorreu no Km 4 da BR-110, em Paulo Afonso, no norte da Bahia. De acordo com a PRF, a dupla transportava quase 48 Kg de cocaína entre pasta base e cloridrato da droga, além de quase 20 Kg de maconha em um carro clonado. A ação contou com o apoio da Polícia Militar da Bahia. O casal estava em um Jeep Renegade com placas de Queluz, no interior de São Paulo. Durante abordagem, a PRF diz ter suspeito de que o homem e a mulher estavam sob efeito de algum tipo de substância psicoativa. Duas latas de cerveja foram achadas no veículo. Após uma busca detalhada no carro, os agentes encontraram dezenas de tabletes de maconha e de pasta base de cocaína, além de 938 papelotes de cocaína, prontos para comercialização. Ao todo foram apreendidos 47,850 Kg (quarenta e sete quilos e oitocentas e cinquenta gramas) de cocaína e mais 19,973 Kg (dezenove quilos e novecentos e setenta e três gramas) de maconha. Além disso, durante uma vistoria de identificação veicular, os policiais descobriram que o Jeep era um veículo clonado de outro de mesma marca e modelo. O carro original havia sido roubado em janeiro deste ano. O homem de 19 anos, natural de Monte Santo, relatou que ganharia R$ 5 mil para fazer o transporte das drogas de São Paulo até Recife, em Pernambuco. Já a passageira, uma mulher de 18 anos admitiu ter conhecimento que dentro do carro havia droga. Os dois foram presos e encaminhados junto com o carro recuperado e a droga apreendida para a Delegacia de Polícia Civil.

Servidores de Ubatã morrem após acidente com ambulância na BR-330 Foto: Reprodução/G1

Duas pessoas morreram e uma terceira ficou ferida após um acidente envolvendo uma ambulância e um carro de passeio, na manhã desta segunda-feira (23), na região Ubatã, no sul do Bahia. O caso aconteceu por volta de 6h, no Km 824 da BR 330. No momento do acidente, a pista estava molhada por conta da chuva. Os dois mortos estavam em uma ambulância da cidade e foram identificados como os servidores da Secretaria de Saúde de Ubatã, Carlos Hagge e Odeci Brito, eles eram motorista e técnica, respectivamente. De acordo com o G1, além deles, na ambulância estava um paciente e um acompanhante, mas de acordo com a prefeitura de Ubatã, eles não ficaram feridos. A ambulância bateu com um Onix branco, onde estavam quatro pessoas. O veículo é da cidade de Itagibá, também no sul do estado. Apenas o motorista fiou ferido e está em observação no Hospital César Monteiro Pirajá, em Ubatã. A prefeitura de Ubatã divulgou nota onde lamentou a morte dos servidores.

Brumado: Squaresom realiza semana promocional em estoque de painel e rack

Somente nesta semana, de 23 a 28 de maio, a Squaresom e Polly Móveis estão com todo estoque de painel e racks com preços promocionais. Os produtos estão com até 30% de desconto, além de condições facilitadas de pagamento. Não perca a chance de adquirir um produto de qualidade com excelente custo benefício. Passe agora mesmo em uma das lojas e confira. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Irmãos de 1 e 5 anos morrem após incêndio em apartamento em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Duas crianças irmãs morreram após o apartamento onde elas estavam pegar fogo na madrugada deste domingo (22), na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o G1, uma bebê de 9 meses, prima das vítimas, foi socorrida em estado grave. O caso aconteceu por volta das 2h, no Condomínio Lagoa Azul, no bairro Campinhos. As chamas se concentraram no quarto onde as três vítimas dormiam com mais quatro crianças, que foram resgatadas sem ferimentos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os pais dos meninos dormiam em outro quatro. Das sete crianças que estavam no imóvel, seis eram filhos deles. A bebê que ficou ferida era sobrinha do casal. Os primeiros socorros foram feitos por vizinhos da família. O Corpo de Bombeiros foi ao local e debelou as chamas, que tinham já tinham atingido os cinco cômodos do apartamento. As vítimas que morreram foram identificadas como Matheus Cauan de Jesus Amaral, de 1 ano, e Samuel de Jesus dos Santos, de 5. Os corpos foram levados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista e não há informações sobre velório e sepultamento. O casal e as outras crianças foram levadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e também não há detalhes sobre o atual estado de saúde. Ainda não há informações sobre o que causou o incêndio. O caso foi registrado na Polícia Civil.

Plataformas virtuais de ensino ganham cada vez mais adeptos: vale a pena estudar online? Foto: Divulgação

Se bem há apenas alguns anos era considerado um método de estudo “secundário” ou do futuro, após a pandemia do Covid-19 o Ensino a Distância cresceu de forma exponencial e passou a ser respeitado como uma ferramenta prática e acessível para a trajetória profissional que se encaixa com as novas demandas da sociedade. Assim, existem hoje em dia diversos portais de ensino sérios que oferecem um conhecimento diferenciado e atrativo para melhoria na carreira, inclusive com a mesma valorização no mercado de trabalho e todas as particularidades que muitas instituições de ensino convencional. Plataformas como a crehana brasil reviews disponibilizam uma enorme quantidade de opções de formações online para aprender desde novas habilidades técnicas e ferramentas de trabalho específicas até competências emocionais. Confira abaixo o que leva um estudante optar por se matricular em um curso online em detrimento da modalidade presencial. 

Plataformas virtuais de ensino ganham cada vez mais adeptos: vale a pena estudar online? Foto: Divulgação

Estudar no ritmo e horários convenientes

Um dos principais benefícios do Ensino a Distância (EaD) é que permite que o processo de aprendizado seja feito considerando a individualidade e os tempos dos alunos. A comodidade e flexibilidade de horários é um dos baseamentos da educação virtual, já que o estudo se adapta à rotina do aluno, permitindo a ele passar por todo o processo de aprendizado onde e quando quiser, desde que tenha uma boa conexão à internet.

?            Interatuar com outros alunos

Os portais de ensino online como crehana brasil reviews oferecem múltiplas ferramentas de comunicação que permitem que os alunos interajam de forma direta, inclusive fora do ambiente educacional, para estabelecerem laços mais fortes entre eles, trocando ideias e, portanto, reforçando o processo de aprendizado. Fóruns, e-mails, grupos de Facebook, grupos de WhatsApp e espaços de bate-papo online são alguns dos canais de comunicação que costumam ser utilizados pelos alunos. Esses recursos são essenciais para otimizar o desempenho e aumentar o engajamento com as aulas, agregando mais conhecimento e criando oportunidades de networking (redes de contato).

Inclusão social

Dentre os maiores benefícios de realizar cursos online está o custo-benefício. Se deslocar até uma instituição de ensino para assistir às aulas presencialmente implica tempo e um grande desembolso monetário com questões como transporte, material de ensino e alimentação para muitas pessoas. Por isso, além da praticidade, a educação a distância também representa um enorme papel social, já que assegura que muitos alunos que trabalham ou não tem condições de gastar em questões como deslocamento ou alimentação fora de casa possam dar início ou continuar seus estudos.

Preços mais em conta

Em regra, o Ensino a Distância é um modelo educativo muito mais econômico do que o tradicional, já que o investimento financeiro de infraestrutura e funcionários das plataformas virtuais é claramente muito menor se comparado ao das instituições de ensino convencionais. Isso se traduz em preços e mensalidades muito atraentes dos cursos online, o que os torna uma ótima alternativa para quem deseja estudar, mas não consegue ter acesso a financiamentos, principalmente nesses tempos de crise econômica.

Obtenção de certificados

Normalmente, os portais de ensino virtual oferecem um certificado de curso, isto é, um documento comprovativo dos estudos realizados pelo aluno. Essas certificações fazem toda a diferença no currículo, já que servem para fortalecer tanto a formação profissional quanto a pessoal. Hoje em dia, os certificados de qualificação profissional fornecidos pelas diversas instituições de ensino online são bem-aceitos no mercado de trabalho. Aliás, para muitas empresas, a formação obtida através da modalidade virtual já possui o mesmo valor que a presencial.

Plataformas virtuais de ensino ganham cada vez mais adeptos: vale a pena estudar online? Foto: Divulgação

O que levar em conta antes de se matricular em um curso online

Como vimos, a capacitação online está cheia de benefícios para quem quer aprimorar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades em diferentes áreas de atuação. No entanto, para que todas essas vantagens sejam colhidas, é preciso levar em consideração alguns pontos. Por exemplo, merece atenção especial que para ter sucesso na realização de um curso online é preciso ser disciplinado e saber gerenciar bem o tempo. A capacitação online exige compromisso no que respeita à participação nas aulas e à realização de trabalhos e exames. Se adaptar ao formato e administrar a rotina é chave, independentemente da área de aprendizado. Além disso, muitos alunos têm problemas de concentração quando estão frente a um computador, pelo qual é necessário pôr as distrações de lado e manter o foco em se dedicar exclusivamente aos estudos e ao cumprimento das tarefas. A falta de atenção pode ser solucionada através da criação de um cronograma, que deve ser seguido com responsabilidade. Por último, é importante ressaltar que para fazer cursos online é preciso ter alguns conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas. A falta de conhecimentos informáticos pode ser uma grande limitação na hora de aceder ao conhecimento online. De qualquer forma, vale ressaltar que as melhores plataformas de ensino oferecem diversos canais de contato para suporte técnico tanto para os professores como para os alunos.

Os cursos online mais procurados

Segundo as estatísticas, essas são as especialidades mais procuradas e valorizadas por quem pretende fazer uma capacitação online:

Comunicação digital (Marketing nas redes)

Fotografia

Nutrição

TI (Tecnologia da Informação) 

Algumas conclusões

Como vimos, a capacitação online possui benefícios inquestionáveis e está gradativamente ganhando reconhecimento e revolucionando as formas de ensino tradicional. Para quem deseja se capacitar para se manter ativo e atualizado no competitivo mercado de trabalho atual, mas não conta com tempo disponível para se locomover até uma universidade ou instituição de ensino, os cursos online são uma ótima solução. No entanto, lembramos novamente que a modalidade virtual não se traduz em deixar a qualidade de ensino de lado, pelo qual é preciso saber se organizar e dedicar tempo para ficar algumas horas na frente do computador. Portanto, antes de iniciar sua jornada de ensino virtual, pesquise, avalie cada opção e entenda bem a metodologia do curso para fazer boas escolhas. Afinal, qualificação é coisa séria!

Sobrinho é suspeito de matar o tio carbonizado em Presidente Jânio Quadros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi encontrado morto após ter sido carbonizado na cidade de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, na última sexta-feira (20). A ocorrência foi atendida pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o crime aconteceu na Fazenda Tabuleiro Comprido. A vítima foi identificada como João Batista de Oliveira. De acordo com a família, o homem estava desaparecido há mais de 24 horas. O suspeito do crime é um sobrinho de João Batista. O local do crime foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Oliveira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.

Estados e municípios recebem R$ 7,67 bilhões por arrecadação com leilão do pré-sal Foto: Divulgação/MME

Estados e municípios receberam, nesta sexta-feira (20), repasse de R$ 3,67 bilhões do Governo Federal pela arrecadação com o leilão da segunda rodada da cessão onerosa. Na próxima terça-feira (24), os entes da federação recebem outra transferência, no valor de R$ 4 bilhões, totalizando R$ 7,67 bilhões. De acordo com o Brasil 61, o leilão foi realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em dezembro do ano passado. Apenas com os bônus de assinatura pelos volumes excedentes de petróleo dos campos de Sépia e Atapu, que ficam na Bacia de Santos, a União arrecadou R$ 11,1 bilhões. Além disso, estão previstos investimentos de cerca de R$ 204 bilhões pelas empresas que arremataram os dois blocos.  Adolfo Sachsida, ministro de Minas e Energia, disse que a transferência vai ajudar os governos estaduais e municipais a oferecerem melhores serviços para a população. “Os recursos serão repassados aos 26 estados, Distrito Federal e todos os 5.569 municípios do Brasil e podem ser investidos na educação, saúde e obras de infraestrutura. Esse repasse foi possível graças à atração de capitais privados realizada pelo Governo Federal por meio dos nossos leilões. Os recursos serão revertidos diretamente para o bem-estar da nossa população”, afirmou.

Homem é preso com substância análoga à cocaína em Dom Basílio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante o patrulhamento na cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, uma guarnição de polícia visualizou um veículo que, ao notar a presença da viatura, realizou uma manobra perigosa na via pública e seguiu em alta velocidade. De imediato, a guarnição acompanhou e conseguiu interceptar o veículo, dando voz de abordagem. Nesse momento, foi possível visualizar um volume na cintura do motorista, sendo necessário realizar a busca pessoal, momento em que foi encontrada uma vasta quantidade de substância análoga à cocaína em sua posse. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, ao proceder com a busca veicular, foram encontradas embalagens para acondicionamento da droga, uma balança de precisão, bem como uma maquininha de cartão de crédito. Diante da situação de flagrante delito, o indivíduo foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento para adoção das medidas cabíveis.

'A Bahia está fadigada do PT, precisamos de oxigenação e Neto é a mudança', diz Marcelo Nilo Foto: Lay Amorim/Ache Sudoeste

O deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) acompanhou o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, em sua visita ao município de Brumado, na noite desta quinta-feira (19). Da última vez que esteve na cidade, Nilo estava no palanque ao lado do governador Rui Costa (PT). Questionado pelo site Achei Sudoeste acerca da mudança de posição, o deputado explicou que o governo de Costa está fadigado. “O governo deu fadiga. A Bahia tem a pior educação do país. Das dez cidades mais violentas do Brasil, 4 são na Bahia. A Bahia é campeã de desemprego. As estradas estão intransitáveis. Muitas coisas estão necessitando, urgentemente, de mudança”, justificou. Diante da necessidade de oxigenação e planejamento, Nilo aposta no nome de ACM Neto para renovar o atual cenário no estado. “Esse nome, sem dúvidas nenhuma, é ACM Neto porque foi considerado o melhor prefeito do Brasil. ACM Neto está sendo aclamado aqui em Brumado. Vai ser uma vitória esmagadora. O povo quer mudança, se cansou do atual sistema”, completou.

Arquivo