Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Treinamentos para interessados em atuar no presídio de Brumado serão iniciados no dia 30 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A unidade prisional de Brumado será inaugurada no próximo mês de junho e os cursos de capacitação para os funcionários do presídio serão iniciados. Os treinamentos serão oferecidos pela Objetiva Projetos e Soluções entre os dias 30 de maio de 09 de junho, de 8h às 18h. Os cargos disponíveis na unidade são: advogado, auxiliar de consultório, assistente social, médico clínico, médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, odontólogo, enfermagem farmacêutico, educador físico, técnico de enfermagem, pedagogo, monitor de ressocialização, monitor cinófilo, motorista, almoxarife, artífice, assistente administrativo, telefonista, auxiliar de manutenção, auxiliar de serviços gerais, encarregado de prontuário, lavadeira, secretária e técnico em informática. O candidato deverá entregar o currículo com a pretensão da vaga a exercer no local do treinamento, que acontecerá na Universidade Aberta do Brasil (UAB), situada na Rua Antônio Carlos Magalhaes, s/n, Bairro do Tanque.

Se queixando de dores nas costas, dona de casa paulista descobre gravidez após 8 meses Foto: Reprodução/G1

Uma moradora de Itanhanhém, em São Paulo, descobriu que estava grávida de uma maneira diferente. Ela procurou atendimento médico porque reclamava de muitas dores nas costas e constatou que gestava um bebê há pelo menos 8 meses. O caso aconteceu com a dona de casa Eliane Santana, de 39 anos, foi até o hospital municipal da cidade para passar por consulta com o clínico geral e saiu de lá com um encaminhamento para a maternidade. “Como eu estava com muita dor do lado esquerdo [nas costas], fui ao clínico geral. [Na unidade de saúde] eles pediram um raio-x e, pelo exame, descobriram que eu estava grávida. Me encaminharam para a maternidade para ver se estava tudo bem, até porque grávida não pode fazer raio-x”, afirmou a mulher ao G1. De acordo com Eliane, os profissionais que a atenderam disseram que nem todas as gestações apresentam sintomas. “Me falaram que cada mulher e gravidez é de um jeito. Umas têm enjoos e outras não. Eu não tive sintoma. O bebê está na parte de trás, perto da costela. Por isso não tive barriga e sinto dor nas costas”. Apesar do ocorrido, ela não é mãe de "primeira viagem". Nas outras gestações, lembrou a dona de casa, os sintomas de gravidez foram comuns. . “Não tive barriga nenhuma. Tudo diferente das outras gravidezes. Minha filha mais velha tem 24 anos”. Quando nascer o menino vai receber o nome de Mikael Ravi, definiu.

Governo da Bahia publica convênio para construção de nova praça em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia, através Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), publicou neste sábado (14), o convênio para a construção da Praça Nely Aparecida, na cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. A obra atende um pedido feito pelo prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, ao governador Rui Costa (PT) durante visita no município em dezembro do ano passado. De acordo com o Diário Oficial do Estado, o novo espaço de lazer será construído na sede da cidade com o recurso no valor de R$ 382 mil. As obras da praça contarão com intervenções modernas, oferecendo um local bem estruturado e digno para a convivência, as práticas esportivas e a socialização dos moradores.

Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa realiza mutirão de audiências Foto: Reprodução/TRF

A Vara Única da Subseção Juduciária de Bom Jesus da Lapa vai realizar o primeiro mutirão do ano de audiências de instrução e julgamento de processos previdenciários que tramitam no Juizado Especial Federal. A ação vai acontecer entre os dias 16 e 20 de maio. Sob a coordenação da juíza federal titular da Vara Única de Bom Jesus da Lapa, Roseli de Queiros Batista Ribeiro, o mutirão conta com o apoio da Coordenação dos Juizados Especiais da 1ª Região (COJEF) e da Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia (DIREF-SJBA). A previsão é de que sejam realizadas um total de mil audiências, que acontecerão de forma presencial. Atualmente, a Subseção Judiciária abrange uma população estimada em mais de meio milhão de habitantes, com jurisdição em 25 municípios: Bom Jesus da Lapa, Boquira, Brotas de Macaúbas, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Ibipitanga, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Jaborandi, Macaúbas, Morpará, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato e Tabocas do Brejo Velho.

Brumado: Displicência comunitária na pandemia colaborou para surto de arboviroses, aponta Vigep Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Coordenador de endemias na Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep), Fábio Azevedo disse que a pandemia contribuiu para o atual surto de arboviroses registrado em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que as pessoas tinham medo de receber os agentes de endemias em suas residências e isso afrouxou os cuidados necessários para prevenir o aparecimento de focos do mosquito aedes aegypt. Hoje, a cidade possui 1693 casos confirmados de chikungunya - no ano passado, foram apenas 3 casos da doença -, e 247 de dengue. A situação é tão delicada que Brumado é o quinto município do país com mais casos de chikungunya. “Tudo isso em decorrência do aumento do mosquito. O mosquito ficou esquecido por dois anos pelo pavor que o cidadão estava da Covid-19”, afirmou. O coordenador também destacou que a Vigep irá intensificar o trabalho de combate ao aedes aegypt com a aplicação de um novo produto, muito mais eficaz, nas residências.

Brumado: Após 60 anos separados, irmãos reencontram parentes na região de Umburanas Foto: Adriana Chaves/Achei Sudoeste

Diretamente de Belo Horizonte, a família de Carmino Pedro da Silva, Osmar Pedro da Silva e Maria das Candeias Santos finalmente encontrou os parentes que procurava na região de Umburanas, em Brumado (veja aqui). 

Brumado: Após 60 anos separados, irmãos reencontram parentes na região de Umburanas Foto: Adriana Chaves/Achei Sudoeste

Depois de 60 anos, Adriana Chaves contou ao site Achei Sudoeste que o distrito ficou pequeno para uma família tão grande. “É uma família muito bonita, que nos recebeu muito bem. Encontramos muita gente. Foi aquela coisa de chegar e saber mesmo que são nossos familiares. Não tivemos dúvida”, disse.

Brumado: Após 60 anos separados, irmãos reencontram parentes na região de Umburanas Foto: Adriana Chaves/Achei Sudoeste

Chaves falou que todas as memórias e saudades se concretizaram durante o encontro com mais de 30 membros da família, entre primos e tios. “Estamos muito felizes. Foi só emoção”, resumiu. Bastante satisfeito, Seu Carmino agradeceu a ajuda do site para conseguir realizar o sonho de reencontrar os familiares.

Lua de Sangue poderá ser vista em todo o Brasil neste domingo (15) Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um belo e raro fenômeno enfeitará o céu entre a noite deste domingo (15), a partir das 23h27, e o início da madrugada de segunda-feira (16). Será uma Lua de Sangue “triplamente especial para o Brasil”, afirmou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional. A melhor notícia é que o evento celeste será bem visível de todas as partes do Brasil. O evento durará pouco mais de três horas, encerrando-se às 2h55. “Mas o ponto máximo, quando a Lua estará completamente coberta pela sombra da Terra será exatamente à 1h11, no horário de Brasília”, disse Josina à Agência Brasil. “A grande vantagem desse eclipse, que chamo de triplo total, é que, além de ser um eclipse total da lua, será totalmente visível em todo o Brasil, de Norte a Sul; de Leste a Oeste. O Brasil inteiro verá o eclipse do início ao fim, em todas suas fases, na sequência penumbral, parcial, total, e depois retornando à parcial e à penumbral”, explicou Josina. “Outra vantagem é que a Lua estará bem alta no céu, longe do horizonte, bem fácil de ser vista. Agora é torcer para que o tempo fique bom e não atrapalhe o espetáculo”, acrescentou. Segundo Josina, o próximo eclipse desse tipo, em que todas as etapas podem ser apreciadas de qualquer região, só ocorrerá em junho de 2029, entre os dias 25 e 26. “Até lá, teremos vários eclipses parciais”, tranquilizou a astrônoma. Além do Brasil, terão o privilégio de observar a Lua de Sangue triplamente especial os demais países da América do Sul e da América Central. O fenômeno também será visível em parte da América do Norte, da Europa e da África. Os eclipses lunares ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. “Quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso – no caso, a Terra –, ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. Quando totalmente escura, sem nenhuma luminosidade, essa sombra é a umbra; quando recebe luz em alguns pontos, a sombra, um pouco mais clara, é a penumbra. “Quando a Lua entra na sombra da penumbra, começa o eclipse penumbral; quando está totalmente na penumbra, é o eclipse penumbral. Quando começa a entrar na umbra, é o eclipse parcial. Quando a lua está totalmente mergulhada na umbra, é o eclipse total, e ela toma uma cor avermelhada belíssima. Por isso é chamada de Lua de Sangue”, detalhou a astrônoma do Observatório Nacional.

Falta de trem prejudica mineração na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cenário da mineração na Bahia, não está crescendo. O principal motivo dessa estagnação é a falta de estrutura de logística para o escoamento da produção, dificultando a ampliação do mercado de exportação. Dados de contribuição tributária, por exemplo, colocam o estado entre os três maiores arrecadadores da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), mesmo assim, os modais de transporte de carga disponíveis estão aquém do progresso alcançado nos últimos anos. Segundo o pesquisador e professor André Luis Melo, do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia (DETG), da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na ponta inicial do escoamento da produção de minério, o modal rodoviário se destaca pela facilidade de acesso e curtas distâncias ao processo de exploração e avanço da extração do minério nas minas. Entretanto, durante o processo de vazão do minério, o modal ferroviário se apresenta com o foco no transporte de grandes volumes em médias ou longas distâncias, geralmente conectando as minas e os portos. “Neste ‘meio de caminho’, a ferrovia precisa de infraestruturas ao longo do trecho ferroviário para implantar desde estações ferroviárias, terminais de carga e descarga, postos de abastecimento e até mesmo oficinas de manutenção de material rodante. São essas estruturas e respectivas operações que demandam mão-de-obra qualificada e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento da economia das localidades”, explicou o pesquisador. O abandono dos trilhos prejudica a logística comercial e gera desinvestimentos na malha. Ao longo dos anos, foram desativados os trechos Senhor do Bonfim-Juazeiro/Petrolina, Esplanada-Propriá, Mapele-Calçada, e parcial no Porto de Aratu, o que corresponde à perda de mais de 620 km. Registros da Agência Nacional de Mineração (ANM) indicam que a Bahia gerou R$ 175 milhões em arrecadação da CFEM, em 2021. Esse resultado representa um aumento de 86%, ante os 94 milhões registrados em 2020. Tanto no setor da mineração quanto da agricultura, existe uma expectativa também sobre a finalização das obras e funcionamento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que vai ligar Ilhéus, no Sul da Bahia, ao Centro-Oeste para trazer a produção ao Porto Sul. A ferrovia está dividida em três trechos, com mais de 1500 quilômetros. Segundo a ANTT, o primeiro trecho Ilhéus/BA – Caetité/BA, conta com mais de 75% de execução física da obra, que desde abril de 2021 é realizada pela Bahia Mineração S/A (Bamin). A segunda etapa, que vai de Caetité/BA até Barreiras/BA, tem 45% das obras prontas e a terceira parte, Barreiras/BA – Figueirópolis/TO, ainda está na fase de revisão de estudos. Para um estado de dimensões grandiosas como a Bahia, o transporte ferroviário de cargas é imprescindível, visto a sua capacidade de transportar grandes quantidades de produtos a granel, com eficiência energética e segurança.

Polícia Civil desarticula quadrilha responsável por roubos de caminhões no interior da Bahia Foto: Tony Silva/PC

Uma operação deflagrada pela 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em conjunto com a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Juazeiro, resultou na prisão de três homens e uma mulher, integrantes de um grupo criminoso que atua na prática de roubo de caminhões. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos na sexta-feira (13), nas cidades de Juazeiro e Petrolina, durante a Operação Ajuste de Rota, que visa combater a prática criminosa na região do Vale do São Francisco. De acordo com o titular da DRFR de Juazeiro, Reginaldo César Cabral de Lima, a quadrilha estava sendo investigada há cerca de um ano. “Iniciamos as apurações após vários registros de roubos de caminhões, culminando na instauração de 19 Inquéritos Policiais, tendo a 17ª Coorpin procedido com as representações pelas medidas cautelares necessárias”, explicou Cabral.  O delegado ainda detalhou a ação do grupo. “Primeiro a mulher entrava em contato com a vítima para contratar o frete do caminhão, marcando horário e local de retirada da carga. Chagando lá, os comparsas já estavam esperando e anunciavam o assalto. O caminhoneiro era obrigado a seguir para um matagal, onde era deixado amarrado até que os criminosos levassem o veículo para o receptador”. As investigações apontam que a quadrilha foi responsável pelo roubo de, pelo menos, 20 caminhões e caminhonetes. Os criminosos estão à disposição da Justiça e devem ser encaminhados para o sistema prisional.

Inscrições para o vestibular 2022 da Uesb terminam na segunda Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O período de inscrições para o Vestibular 2022 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) termina na segunda-feira (16). Para participar é preciso se inscrever pela internet no site e efetuar o pagamento do boleto até a data de vencimento. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de junho, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, cidades onde a Uesb possui campus. Após quase dois anos de pandemia de Covid-19, a universidade retoma a realização do vestibular com novidades, como a realização das provas pelo Instituto Avalia e a oferta exclusiva de cursos pelo processo seletivo. No vestibular deste ano, a Uesb oferece 1.264 vagas em 47 opções de cursos. A seleção conta também com a reserva de vagas e cotas adicionais.

TJ-BA suspende licitação que pretendia privatizar os serviços de água e esgoto em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em decisão na tarde deste sábado (14/05), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), através da desembargadora Maria do Rosário Passos da Silva Calixto, atendeu pedido da Empresa Baiana e Águas e Saneamento (Embasa) e concedeu liminar em mandado de segurança suspendendo a licitação que pretendia privatizar os serviços de água e esgoto do município de Brumado por 30 anos. A licitação estava marcada para acontecer nesta segunda-feira (16), às 9 horas, na sede da prefeitura. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia (Sindae). Essa não é a primeira vez que o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (Sem Partido), busca retirar esses serviços da Embasa e entrega-los à privatização. Em 2019 foi tentada uma licitação com o mesmo objetivo, contudo, o procedimento foi suspenso através de liminar e posteriormente cancelado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA). Inconformada, a prefeitura chegou a recorrer judicialmente, mas teve seus recursos indeferidos tanto no TCM quanto no Supremo Tribunal Federal (STF). O fato é que o STF já tem jurisprudência consolidada sobre esta matéria e entende que um município integrante de uma microrregião de saneamento não pode, isoladamente, decidir sobre a concessão desses serviços à inciativa privada. Assim, essa licitação deveria passar pelo crivo e autorização do colegiado microrregional, o que o município de Brumado não fez. Conforme a decisão da desembargadora Maria do Rosário neste sábado, o município não cumpriu com uma série de requisitos legais para realização do certame, o que tornaria a licitação irregular.

TJ-BA suspende licitação que pretendia privatizar os serviços de água e esgoto em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dentre os problemas encontrados estão: (i) ausência de autorização do colegiado da Microrregião de Saneamento para deflagrar a licitação, (ii) o edital não prevê indenização em favor da Embasa pelos investimentos feitos sobre os bens reversíveis não-amortizados, (iii) os estudos de demanda para a licitação em questão deixaram de considerar o compartilhamento de infraestruturas operacionais para o abastecimento de água do Município de Malhada de Pedras e, finalmente, o edital traz metas menores que as exigidas legalmente no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e nos Estudos de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira (EVTE). “É sempre bom lembrar que a Embasa já tem projetos formulados para investir na implantação do sistema de esgotamento sanitário de Brumado, que é a principal reclamação da prefeitura. Enquanto isso, Vasconcelos tem trabalhado, sem descanso, para boicotar os serviços prestados pela Embasa em Brumado e, ao não renovar o contrato com a empresa, impede que sejam investidos milhões de reais na prestação dos serviços de saneamento. Esses investimentos, por conseguinte, gerariam mais saúde, emprego e renda para a população”, disse o Sindae.

Decisão judicial autoriza aumento no preço do pedágio em duas rodovias na Bahia Foto: Reginaldo Pereira/A Tarde

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou o aumento no preço do pedágio em duas rodovias na Bahia. De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (13) pela ViaBahia, o parecer vale para as BRs 116 e 324. A concessionária, responsável pela administração das rodovias, informou que o valor irá passar de R$ 4,30 para R$ 5,10 e de R$ 2,40 para R$ 2,90, respectivamente. A decisão foi dada na última terça-feira (10) e é de caráter imediato. A ViaBahia disse que aguarda o cumprimento por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, a partir disso, o reajuste entrará em vigor. Por meio de nota, a ANTT informou que vai analisar o teor da decisão quando for notificada e irá se manifestar perante o Tribunal.

Homem é preso após agredir e roubar avô em Poções

Um homem de 21 anos foi preso em flagrante na quinta-feira (12), após agredir e roubar dinheiro do próprio avô, um idoso de 85 anos. O crime ocorreu, em Poções, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito amarrou a vítima para cometer as agressões. O idoso foi encaminhado para um hospital, em estado grave. O caso será investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Poções. O suspeito está custodiado e à disposição da Justiça. O valor roubado não foi detalhado.

Mulher é morta a facadas pelo companheiro no oeste da Bahia Foto: Reprodução/G1

Uma mulher foi morta a facadas pelo companheiro no bairro Conjunto Habitacional, em Barreiras, no oeste da Bahia, na noite de quinta-feira (12). O suspeito confessou o crime à polícia e foi preso no mesmo dia. Carlos Teles de Menezes, de 47 anos, se apresentou à polícia momentos após a morte da companheira, Mariluz Antunes Pereira, de 51 anos. Segundo a polícia, a motivação do crime foi uma discussão entre o casal. No dia do ataque, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Dois homens são presos suspeitos de matar vizinho com golpes de machado e foice no interior da Bahia Foto: Divulgação/Polícia Civil

Dois homens foram presos na zona rural de Fátima, cidade localizada no nordeste da Bahia, suspeitos de matar um vizinho com golpes de machado e foice. O crime aconteceu em janeiro deste ano, no povoado de São Paulo Velho, mas as prisões só foram realizadas nesta sexta-feira (13). Segundo a Polícia Civil, o homicídio foi motivado por uma discussão. A vítima Cleiton Santos Brito, de 29 anos, teria agredido o parente de um dos suspeitos. Os homens têm 24 e 34 anos e não tiveram as identidades reveladas. Eles foram encaminhados à Delegacia Territorial de Cícero Dantas, cidade a cerca de 300 km de Salvador, e devem ser levados para o sistema prisional nos próximos dias.

Polícia Civil desmonta quadrilha que roubou R$ 820 mil em joias e celulares no oeste da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Equipes da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Santa Maria da Vitória, com apoio da Corregedoria da Polícia Militar, desmontaram uma organização criminosa que roubou 820 mil reais em joias e celulares na região Oeste da Bahia. Os seis criminosos foram capturados nas cidades de Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, nesta sexta-feira (13), durante a operação “Ostentação”. Um sargento da PM lotado na Polícia Rodoviária Estadual, apontado como líder da quadrilha, e mais dois irmãos possuíam mandados de prisão. O filho do militar, a esposa e uma namorada foram presos em flagrante com armas e munições. Com o sexteto foram apreendidos uma pistola, uma espingarda, carregador, munições de diversos calibres, joias, uma motocicleta modelo CB600, R$ 5,7 mil em espécie, 300 formulários de CRLV em branco, entre outros itens.

Empresário agride idoso que roubou carne em frigorífico em Juazeiro Foto: Reprodução/G1

Um empresário de Juazeiro, no norte da Bahia, publicou um vídeo nas redes sociais, onde aparece agredindo um idoso, que tentou roubar carne em um dos frigoríficos dele. O homem justificou a agressão com o fato de ter sido, supostamente, a terceira vez que o idoso cometeu o furto famélico. O caso aconteceu na manhã de quinta-feira (12). A idade do idoso não foi divulgada. Depois da repercussão negativa da agressão, o empresário Erasmo Neto apagou o vídeo das redes sociais, e publicou uma nota, dizendo que se comportou "como um selvagem", e que estava arrependido da ação. De acordo com o G1, Erasmo não registrou queixa contra o idoso pelo furto, e o idoso também não registrou boletim pela agressão.

Bom Jesus da Lapa: Governo do Estado entrega Centro de Imagem e leitos de UTI neonatal Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Na cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, o Governo do Estado inaugurou o Centro de Imagem e 20 leitos neonatais, sendo 10 de UTI e 10 unidades semi-intensiva, no Hospital Municipal Carmela Dutra. As obras foram realizadas por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com um investimento de R$ 8,8 milhões. O governador Rui Costa ainda assinou contratos superiores a R$ 10 milhões para a manutenção de dez leitos de UTI adulto, cinco leitos de pré-parto, parto e puerpério (PPP), bem como a realização de cirurgias ortopédicas e eletivas em diversas especialidades. O ato reafirma o compromisso em priorizar os investimentos em saúde, levando mais conforto e qualidade no atendimento à população. "Quando você compara como era o atendimento do Hospital antes e como está agora, vê a importância de governar para cuidar das pessoas”, afirmou Rui Costa. Na oportunidade, o governador autorizou a licitação para a construção da sede da Maternidade Carmela Dutra, que atualmente ocupa um imóvel alugado. O investimento será de R$ 1 milhão. Para a secretária estadual da Saúde, Adélia Pinheiro, quando o Estado entrega leitos de UTI neonatal, está garantindo maior chance de sobrevivência a bebês que nasçam com problemas importantes de saúde, nos seus primeiros 28 dias de vida. “Da mesma forma, investir em uma maternidade com uma estrutura moderna também é garantir melhor assistência e atendimento às mães e aos recém-nascidos”. Adélia acompanhou o governador numa visita à Feira Cidadã, que está instalada na cidade, oferecendo, até a próxima segunda-feira (16), serviços de saúde e cidadania para a população de Bom Jesus da Lapa e região.

Gasolina sobe pela 5ª semana seguida e bate recorde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O preço da gasolina subiu pela quinta semana seguida, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). O valor médio do litro passou de R$ 7,295, na semana passada, para R$ 7,298, nessa semana, marcando novo patamar médio recorde no varejo.  Segundo a ANP, o aumento ocorreu na terceira casa decimal do preço da gasolina.  Desde janeiro, o avanço é superior a 9,3% nas bombas. Já o diesel subiu pela quarta semana seguida, passando de R$ 6,630 para R$ 6,847 - também em patamar recorde. É alta de 3,27% na semana. No ano, aumento é superior a 24%. Segundo a ANP, o preço máximo do diesel encontrado nas bombas chega a R$ 8,300 por litro. No caso da gasolina, o valor máximo continua em R$ 8,990 por litro. Nesta sexta-feira, o governo apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra a política de ICMS dos estados sobre diesel Bolsonaro havia anunciado em live nas redes sociais que iria à Justiça. Apesar de o presidente afirmar que uma mudança no ICMS poderia levar à redução nos preços, especialistas avaliam que isso não é garantido. Desde o início do governo Bolsonaro, o litro do diesel nas bombas já subiu 111%.

Campeonato Brumadense de Futebol chega à reta final da primeira fase Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Campeonato Brumadense de Futebol está chegando à reta final de sua primeira fase. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Paulo Lobo, presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), disse que o público fiel tem comparecido ao estádio nos finais de semana para acompanhar as partidas. “Tem sido sucesso. Voltamos com tudo”, definiu. Com 13 pontos, o time do Magnesita possui a liderança absoluta do campeonato, seguido de Vila Nova, Boleiros e Vila. Neste sábado (14), o Boleiros e o Magnesita entrarão em campo para um clássico. Lobo espera que o público compareça em peso para prestigiar a partida. Até a quarta rodada, 8.309 pessoas foram ao Estádio Municipal Gilberto Cardoso assistir o evento esportivo, contabilizando uma renda de R$ 37.690,00.

Jair Bolsonaro aciona STF contra política de estados para ICMS do diesel Foto: Marcos Corrêa/PR

Às voltas com aumentos sucessivos no preço dos combustíveis em ano eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 12, contra uma medida adotada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), composto por secretários estaduais de Fazenda, que permite a cada estado dar descontos nas alíquotas de ICMS cobradas sobre o diesel. Para a Advocacia-Geral da União (AGU), o Confaz afrontou a Constituição e a recém-sancionada lei 192/2022, que prevê a cobrança de alíquota única do imposto, principal fator de arrecadação estadual, sobre gasolina, álcool e diesel, entre outros. A lei foi aprovada como uma das medidas para reduzir o preço dos combustíveis. Em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), Bolsonaro questiona duas cláusulas do Convênio 16/2022 do Confaz, aprovado em março pelo conselho de secretários estaduais, que é presidido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Uma delas prevê um “fator de equalização de carga tributária” na cobrança do ICMS e a outra introduz, a partir desse fator, que estados devem compensar entre si diferenças no recolhimento do imposto em operações interestaduais de fornecimento de combustível. A ação protocolada no Supremo cita o fato de o Confaz, em consonância com a lei recém-sancionada, ter estabelecido alíquotas uniformes de ICMS a todos os estados. No caso do óleo diesel, usado por caminhoneiros, os valores do imposto seriam de 0,9986 real por litro de óleo diesel A e 1,0060 por litro do óleo diesel S10. Para o governo, contudo, o fator de diferenciação criado pelo conselho “esvazia” as alíquotas comuns a todos os estados e o Distrito Federal, “perpetuando, inconstitucionalmente, o cenário de acentuada assimetria” na cobrança do imposto. A AGU dá como exemplo os casos do Paraná, que pode dar um desconto de 0,4718 real por litro de óleo diesel A, enquanto o Acre não aplicará o “fator de equalização”. “A tributação no Estado do Acre do citado derivado de petróleo será 89,5% superior à exercida no Estado do Paraná”, aponta a ação. “Além de juridicamente insustentável, a persistência da prática de alíquotas assimétricas onera significativamente os contribuintes, que já se encontram pesadamente impactados pela variação drástica do preço dos combustíveis na atual conjuntura”, diz a ADI de Bolsonaro. Alinhado com o discurso do presidente de que boa parte da “culpa” pelos preços dos combustíveis na bomba é dos governadores, em função do ICMS, documento ainda cita estudos segundos os quais o imposto estadual está no centro da “complexidade tributária” no país, “com prejuízos naturais para o consumidor”. “Afinal, um regime fiscal complexo traz como consequência inexorável um setor de combustíveis menos competitivo, menos eficiente, que suporta maiores custos e que, dessa forma, acaba transferindo preços maiores ao consumidor”, afirma a ação.

Polícia Civil prende homem que arrancou olho de esposa por ciúmes em Itororó Foto: Divulgação/SSP-BA

O acusado de agredir sua companheira e arrancar com as próprias mãos um dos olhos dela na noite de quarta-feira (11), na cidade de Itororó (veja aqui), foi preso em flagrante por policiais da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga) na quinta-feira (12). Ele, que estava escondido em um matagal, alegou que estava com ciúmes da vítima. “Logo após conhecimento do crime, quando a mulher deu entrada na unidade hospitalar muito machucada, com hematomas pelo corpo e sem um dos olhos, iniciamos uma perseguição ininterrupta para alcançar o agressor. Ele abandonou o veículo em uma estrada vicinal e, com isso, conseguimos encontrá-lo escondido dentro de um matagal”, explicou o coordenador da 21ª Coorpin, delegado Antônio Roberto Gomes Júnior. Em depoimento, ele contou que descobriu uma traição, entrou em luta corporal com a mulher e enfiou seus dedos num dos olhos da vítima, arrancando-o violentamente. Em seguida, trancou-a em casa e empreendeu fuga. “Ele responderá por lesão corporal gravíssima e cárcere privado”, relatou o delegado. O preso, foi encaminhado para a sede da Delegacia Territorial de Itororó, onde segue custodiado à disposição do Poder Judiciário. Foi solicitada uma medida protetiva de urgência para a mulher, que está hospitalizada.

As melhores pousadas de Paraty segundo Decolar Foto: Divulgação

Paraty é um dos destinos turísticos mais bonitos do Estado do Rio de Janeiro. Esta cidade oferece a possibilidade de curtir as suas belezas naturais e históricas. Quem conhece Paraty quer voltar para curtir mais uma vez o Centro Histórico, as praias de Trindade, para beber cachaça artesanal, passear de barco e experimentar novamente a deliciosa gastronomia. Muitos cariocas costumam fazer um bate e volta de fim de semana ficando em uma pousada em Paraty. No entanto, turistas brasileiros como turistas estrangeiros escolherem este destino para passar as férias longe da rotina do dia a dia, tendo a intenção de relaxar, curtir, se divertir e voltar para casa com energia renovada. 
Assim sendo, a escolha de uma boa pousada em Paraty deve ser feita com cuidado, atenção, procurando informação minuciosa sobre as melhores hospedagens que Paraty tem para oferecer aos seus visitantes. 

Por que escolher Paraty?
Paraty é um destino que tem muito para oferecer, motivo pelo qual vale a pena organizar uma viagem e curtir, por exemplo, o Centro Histórico com as ruas construídas com pedras com mão de obra escrava. Ou para curtir a vida noturna em algum dos diversos bares e restaurantes que há no centro, alguns com música ao vivo, outros com mesas ao ar livre. Outro motivo importante para a escolha deste destino tem a ver com famílias que têm crianças, porque Paraty é uma cidade maravilhosa para crianças de todas as idades. No meio do colorido que há nas ruas, as crianças podem andar soltas sem problema, correndo e pulando à vontade.

Escolhendo as melhores pousadas
Baseados na informação que os viajantes costumam dar depois de terem experimentado determinadas pousadas durante as suas estadias nessa cidade histórica, a seguir estão as pousadas mais escolhidas e os motivos que as levaram a estar nesta lista:

 

 

 

As melhores pousadas de Paraty segundo Decolar Foto: Divulgação

Pousada da Condessa
Fica a 400 metros do Centro Histórico e além de oferecer aos seus hóspedes uma bela piscina com raia semiolímpica, salão de jogos e um excelente restaurante, as maiores vantagens indicadas pelos turistas são o serviço de quarto, o Wi-Fi gratuito nas áreas comuns, o depósito de bagagem de cortesia e o estacionamento gratuito no local. Além disso, há computadores para uso dos hóspedes, academia e café da manhã incluído no preço.


Pousada Estrela de Paraty
Esta pousada fica a 300 metros do Centro Histórico, na avenida principal de Paraty. É uma hospedagem com um ambiente relaxante, todos os quartos têm ar-condicionado, TV, minibar e banheiro privativo. Algumas das vantagens indicadas pelos turistas são: estacionamento gratuito, Wi-Fi grátis nas áreas comuns, depósito de bagagem de cortesia, piscina infantil e piscina para adultos, segurança 24 horas e recepção 24 horas.


Pousada Corsário Paraty
Localizada na Costa Verde, a quase 20 minutos a pé da Praia do Pontal, esta pousada oferece quartos com ar condicionado, TV a cabo, minibar e banheiro privativo. As vantagens indicadas pelos turistas incluem estacionamento gratuito, Wi-Fi gratuito em áreas comuns, piscina ao ar livre, salão de jogos, espaço kids e café da manhã completo.


Pousada Morro do Forte
Localizado a 9 minutos a pé da praia e a 5 minutos a pé do Centro Histórico, esta pousada oferece uma hospedagem confortável, com piscina ao ar livre, um bonito jardim que possui vista para a baia e conexão à internet Wi-Fi em todo o estabelecimento. Mesmo não tendo estacionamento no local, as vantagens mencionadas incluem um bom café da manhã, recepção 24 horas, quartos climatizados com minibar e TV a cabo.


Refron du Mar Pousada Paraty
Simplesmente uma pousada a beira mar, pois fica a 1 minuto a pé da praia do Pontal. Sendo uma casa de estilo colonial com acomodações simples, o Refron du Mar possui quartos com ar condicionado e TV, banheiro privativo com chuveiro quente e internet Wi-Fi de graça. As vantagens informadas pelos turistas são ar condicionado nas áreas comuns, serviço de quarto 24 horas e jardim.

As melhores pousadas de Paraty segundo Decolar Foto: Divulgação

Refúgio Tropical Pousada & Flats
Fica a 5 minutos de carro da Praia do Pontal e possui quartos com belas vistas para a mata atlântica. Dentre as vantagens, o café da manhã buffet, internet Wi-Fi gratuita, estacionamento de graça, quartos com varanda ou pátio, cozinha, TV LCD a cabo e um bom serviço de limpeza. A pousada tem um bar, playground, piscina infantil e oferece o serviço de depósito de bagagem gratuito.


Pousada Recanto Jota Gê
Fica a 800 metros do Centro Histórico e a 600 metros da Rodoviária de Paraty. Oferecendo quartos com ar condicionado, TV a cabo, banheiro privativo com chuveiro e vistas para o jardim, a pousada conta com vantagens como Wi-Fi de graça em áreas comuns e nos quartos, piscina ao ar livre, playground, piscina infantil, estacionamento gratuito, segurança 24 horas, café da manhã.


Pousada Villa del Rey
Sendo um prédio colonial, esta pousada se localiza a 600 metros do Centro Histórico. Os quartos possuem ar condicionado, minibar, TV, secador de cabelo e banheiro privativo. As vantagens indicadas pelos turistas são: piscina ao ar livre, estacionamento no local gratuito, Wi-Fi gratuito nas áreas comuns e nos quartos, café da manhã, bar e, para os interessados, este estabelecimento aceita animais de estimação de pequeno porte com um custo adicional.


Pousada das Pedras
A 500 metros do centro da cidade, a Pousada das Pedras tem quartos com uma decoração simples, todas elas com ar condicionado, banheiro privativo, minibar y TV a cabo. A internet Wi-Fi de graça é uma das tantas vantagens mencionadas pelos turistas, como também o estacionamento gratuito, solarium, salão de jogos e playground. Há Tv nas áreas comuns, bem como ar condicionado.

 

PM recupera moto furtada por menores na cidade de Igaporã Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (12), a Polícia Militar foi informada da suspeita de que dois menores haviam furtado uma motocicleta no último dia 9, conforme imagens de uma câmera de segurança, na cidade de Igaporã, a 149 km de Brumado. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, por envolver menores de idade, o Conselho Tutelar foi acionado juntamente com os pais dos dois jovens. Estes confessaram o ato infracional e indicaram a localização do veículo. Após encontrar a moto Honda CG 125 em um matagal, todos os envolvidos foram apresentados na delegacia de Igaporã para adoção das medidas cabíveis.

Motorista com sinais de embriaguez causa acidente na BR-030 em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado nesta quinta-feira (12), na BR-030, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. No local, uma colisão frontal envolveu um veículo Fiat Uno, licenciado em Divinópolis/MG, e um VW Gol, com licença de Guanambi. O condutor do veículo com placa de Minas Gerais, um jovem de 25 anos, apresentava sinais de embriaguez. Com a força do impacto da batida, os dois veículos foram parar na margem da pista e ficaram bastante danificados. Ninguém se feriu no acidente. A Polícia Militar foi acionada e o condutor do veículo Fiat foi apresentado na delegacia.

Arquivo