Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: SMTT segue campanha Maio Amarelo com blitz educativas e uma vasta programação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (10), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou, com o apoio do Tiro de Guerra, uma blitz educativa na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado. A ação faz parte da campanha Maio Amarelo. Ao site Achei Sudoeste, o superintendente Diego Evangelista disse que o objetivo é conscientizar a população para um trânsito mais seguro. “Infelizmente, parece que as pessoas não aprendem. Continuam trafegando de sandália, sem jugular fixada, sem retrovisor. Então, a SMTT hoje está aqui para tentar conscientizar, mais uma vez, a população de Brumado”, destacou. Evangelista alertou que esses itens de segurança podem ser responsáveis por salvar vidas em uma eventual colisão. “Saiam de casa com consciência”, pediu. A campanha Maio Amarelo também tem em sua programação, além das blitzes educativas e ostensivas, palestras, campeonatos esportivos, workshops, congresso, seminário, cursos e muito mais.

MP-BA oferece vagas de estágio para estudantes de Direito Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público estadual abriu seis editais para seleção de estagiários que cursam Direito. São 52 vagas destinadas aos municípios da região de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença. A taxa de inscrição é R$ 55 reais. A bolsa é de R$ 663, com auxílio-transporte e a carga horária é de 20h semanais. O período, local e forma de inscrição de cada seleção e mais informações, como data, local e horário de prova, estão disponíveis no portal do MP. Os editais preveem 30% das vagas para candidatos negros e 10% para os com deficiência. Os candidatos farão provas e nas avaliações serão cobrados conhecimentos básicos em Língua Portuguesa e conhecimentos jurídicos em Direto Constitucional, Penal, Civil, Processual Penal e Civil e em legislação especial nas áreas do consumidor, meio ambiente e de improbidade administrativa; Estatutos do Idoso e da criança e do adolescente; e arbitragem.

Brumado é a quinta cidade com mais casos de Chikungunya no Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Das 5.570 cidades no Brasil, Brumado é a quinta colocada com mais registros de casos prováveis de chikungunya em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Até a semana epidemiológica 17, encerrada em 30 de abril, Brumado registrou, de acordo com o MS, 1789 casos da arbovirose, ocupando, portanto, a quinta colocação nacional. Os dados do MS são divergentes da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Vigilância Epidemiológica (Vigep), que confirmaram 1.693 casos (veja aqui). O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN) realiza mais de 100 atendimentos diários de casos suspeitos de arboviroses, os quais não estão sendo informados para notificação da Vigep. Isso, certamente, elevaria o número de confirmados com as doenças transmitidas pelo mosquito aedes-aegypti. De acordo com o jornal Folha de Pernambuco, as três primeiras colocadas no ranking nacional de casos são do Ceará: Juazeiro do Norte (3.926 casos), Fortaleza (2.362 casos) e Crato (2.243 casos). Das 10 primeiras, oito são do Nordeste. As 10 cidades do Brasil com mais casos de chikungunya até 30 de abril de 2022: 1. Juazeiro do Norte (CE) - 3.926; 2. Fortaleza (CE) - 2.362; 3. Crato (CE) - 2.243; 4. Salgueiro (PE) - 2.164; 5. Brumado (BA) - 1.789; 6. Barbalha (CE) - 1.678; 7. Petrolina (PE) - 1.555; 8. Macarani (BA) - 1.065; 9. Montes Claros (MG) - 1.063; 10. Luziânia (GO) - 1.045. A arbovirose é transmitida pela picada de fêmeas infectadas do mosquito do gênero Aedes - a chikungunya costuma evoluir em três fases. Na primeira, chamada de febril ou aguda, o quadro costuma durar de cinco a 14 dias. A fase pós-aguda pode decorrer ao longo de três meses. Já a crônica é considerada quando os sintomas persistem por mais de três meses após o início da doença. Em mais da metade dos casos, segundo o Ministério da Saúde, as dores nas articulações tornam-se crônicas, podendo persistir por anos. Os sintomas clínicos da doença são febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas, dores pelo corpo, erupção avermelhada na pele, dor de cabeça, náuseas e vômitos, dor retro-ocular, dor de garganta e calafrios. Há também o registro de diarreia e/ou dores abdominais - as manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças. O tratamento da chikungunya é feito de acordo com os sintomas. Até o momento, não há tratamento antiviral específico. A terapia utilizada é analgesia e suporte.

Feira de Santana: Mulher é presa suspeita de matar filha de um ano afogada em pia Foto: Reprodução/G1

Uma mulher foi presa suspeita de matar a própria filha, na terça-feira (10), em Feira de Santana, no interior da Bahia. A mulher de 26 anos teria matado a filha, identificada como Raquel Teixeira, de 1 ano e 9 meses, afogada em uma pia. O crime ocorreu na Avenida Amaralina, no bairro da Pamplona. De acordo com a Polícia Militar, a garota estava embaixo de um colchão. Segundo o G1, o Samu foi chamado para tentar socorrer a criança, mas no local, os profissionais de saúde atestaram a morte de Raquel. De acordo com informações de testemunhas, a mulher seria usuária de drogas. A criança vivia em Salvador, com a avó e estava em Feira em uma casa próxima de onde ocorreu a situação. Não há detalhes sobre as circunstâncias do crime. Após a prisão, a mulher foi levada pela Polícia Militar para o Complexo de delegacias da Polícia Civil de Feira de Santana. Em nota, a Polícia Civil diz que a apuração está em fase inicial e, que por conta disso, os detalhes não podem ser divulgados, para não interferir no andamento do caso.

Brumado: 'Isso é política', diz vereador após possibilidade de liberar consignado dos servidores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa desta segunda-feira (09), a Câmara Municipal aprovou a indicação do grupo da base do prefeito com relação à liberação do empréstimo consignado para os servidores públicos de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (UB), o Rey de Domingão, fez questão de esclarecer à população que a Casa Legislativa já havia aprovado uma lei em 2020, a qual dispõe sobre a consignação, em folha de pagamento de servidores municipais efetivos e ativos do município de Brumado. “Essa lei foi aprovada em 2020. No começo de 2021, naquele pacote da maldade, o prefeito revogou essa lei. Os nobres colegas vereadores da base votaram a favor da revogação. Por que, agora, estão fazendo essa indicação?”, questionou. Para o parlamentar, o prefeito está se utilizando de uma estratégia, tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima. “Eles se aproveitam de toda maneira para que a população, naquele momento, fique satisfeita e vote nos candidatos dele. Está fazendo a população acreditar que agora é bonzinho. Isso é política”, acusou.

Brumado: Família procura por parentes que não veem há quase 60 anos na região de Umburanas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Senhor Carmino Pedro da Silva se deslocou de Belo Horizonte, Minas Gerais, para Brumado em busca de informações sobre familiares que residem na região de Umburanas, zona rural do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Pedro relatou que possui um desejo muito grande de reunir a família. “Não tenho interesse de nada, só em defesa da minha família”, disse. O brumadense deixou a sua terra natal há quase 60 anos com apenas 6 anos e, desde então, perdeu o contato com os familiares do distrito rural. Ele procura por: Ana Francisco dos Santos, Pedro Caetano da Silva, Velha Joana Parteira e Abílio Caetano da Silva. Irmãos de Seu Carmino, Osmar Pedro da Silva e Maria das Candeias Santos também estão no município à procura dos parentes. Eles têm poucas lembranças dos familiares, mas querem muito encontrar a família. “Minha família foi a partir dos meus irmãos e sobrinhos. Não sei o que é um avô, tio, primo. Tenho que conhecer. Se eu encontrar, tenho muitos abraços pra dar”, disse Santos.

Brumado registra 1.693 casos confirmados de Chikungunya e 245 de dengue Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O boletim epidemiológico de arboviroses aponta 2.335 notificações em Brumado, sendo 05 do zika vírus, sem nenhuma confirmação, 308 notificações para dengue, com 245 confirmações. A chikungunya registra um quadro elevado com 2.022 notificações, das quais 1.693 foram confirmadas. 131 amostras suspeitas das patologias ainda estão em investigação. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a passagem dos carros fumacê freou o avanço do contágio no município, porém a Secretaria de Saúde (Sesau) e a Vigilância Epidemiológica (Vigep) acreditam que os números relatados não retratam a realidade, uma vez que há centenas de casos subnotificados, que é quando a pessoa infectada não comparece ao laboratório para testes de sorologia. Desde a segunda quinzena de abril, a Sesau observa uma queda acentuada nas notificações, o que reflete a eficácia do bloqueio geral através das operações de combate ao aedes-aegypti. No entanto, a Vigep mantém a comunidade em alerta para continuarem na vigilância dos reservatórios de água e qualquer objeto nos quintais que possam acumular água. Em 2020, Brumado registrou quase 1000 confirmações de dengue. Naquela ocasião, o avanço do contágio também só foi contido após a passagem do carro fumacê pelo município. Esse ano está sendo registrado o maior e pior período de contágio de chikungunya na história da cidade. Obedecendo o ciclo de intervalo de dois anos, a Vigep prevê uma nova elevação de contágio em 2024.

Paulo Afonso: Mulher desaparece após pular de ponte e mergulhar no Rio São Francisco Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma mulher desapareceu após sofrer afogamento no trecho do Rio São Francisco que passa por Paulo Afonso, no norte da Bahia. Ela foi vista pela última vez no início da tarde de segunda-feira (9), entre a ponte que liga o bairro Tancredo Neves e o bairro da Prainha. De acordo com testemunhas, Poliana Gomes da Silva Cavalcante, que não teve idade divulgada, estava nadando no rio com um amigo. Segundo o G1, ela chegou a pular da ponte para mergulhar por duas vezes, e, na segunda, foi arrastada pela correnteza. Ainda segundo relatos de banhistas, a mulher passou por baixo da ponte, gritando por socorro, mas submergiu logo depois e desapareceu. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a região não é propícia para banho, justamente por causa da presença de forte correnteza. Equipes de mergulhadores da corporação estão no local, para realizar o resgate. No mesmo dia em que Poliana se afogou, os bombeiros mergulharam cerca de 10 metros de profundidade, mas a vítima ainda não foi encontrada.

Prefeitura de Guanambi firma acordo com MP para realização de concurso público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Guanambi, a 141 km de Brumado, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) para realização de concurso público de provas e títulos com vistas ao preenchimento de cargos vagos e com alta incidência de contratações temporárias nos anos de 2021 e 2022, bem como cadastro de reserva. O resultado final do concurso deve ser homologado até o dia 31 de maio de 2023. Além disso, para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias, o Município deve lançar o edital do concurso público até o dia 31 de julho e homologar o mesmo até 31 de dezembro deste ano. Segundo a promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, autora do TAC, a prefeitura não realiza concurso público para provimento da maioria de seus cargos vagos desde 2015, à exceção dos cargos de agente comunitário de saúde, cujo último concurso foi realizado em 2008, e professor, que foi realizado em 2015.

Rede de bingos Ronnie Lessa e Rogério de Andrade é alvo do MP-RJ Foto: Divulgação/MP-RJ

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciou a Operação Calígula, nesta terça-feira (10), contra uma rede de jogos de azar explorada pelo bicheiro Rogério de Andrade e Ronnie Lessa - PM reformado e réu pela morte da vereadora Marielle Franco. De acordo com informações do G1 sobre as investigações da força-tarefa do MP sobre o atentado à vereadora, Rogério e Ronnie abriram casas de apostas e bingos em diversos estados pelo menos desde 2018. Cinco pessoas já foram presas na operação, inclusive o delegado Marcos Cipriano. A delegada Adriana Belém também é investigada. Na casa dela, R$ 2 milhões em espécie foram apreendidos. Ao todo, são 29 mandados de prisão e 119 de busca e apreensão, sendo 30 pessoas denunciadas pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo a Polícia Civil, Adriana Belém e Marcos Cipriano não têm cargos atualmente. “Adriana Belém está afastada de licença, e Cipriano, trabalhando em outra instituição. A Corregedoria solicitará acesso às investigações para dar andamento aos processos administrativos necessários”, declarou.

Caculé: Médico de 27 anos morre após sofrer acidente e ficar dois dias em coma Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O médico caculeense, Ravel Alves, de 27 anos, faleceu nesta segunda-feira (09), após passar dias em coma em razão de um acidente de carro. Alves sofreu um trágico acidente no domingo de Páscoa, quando retornava da cidade de Rio Quente, em Goiás. O corpo está a caminho de Caculé, onde será velado no Salão Pax Brasil, localizado na Rua Ranulfo Costa. Ravel era formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que emitiu uma nota de solidariedade pela morte do médico. “Estudante ativo e querido, sua companhia era desejada por muitos colegas e professores. Formou com honra e exerceu a medicina na sua plenitude, devido ao ser empático, bondoso, atencioso e cuidadoso que sempre foi. O nome Ravel significa ‘rebelde’. E, como essência, todos sabemos que você subverteu às dificuldades e resistiu até os últimos minutos. Embora sua passagem tenha sido curta para os que ficam, guardamos momentos eternizados ao seu lado. Você sempre será exemplo. Vai nos deixar muitas saudades”, escreveu.

Rui Costa autoriza realização de concurso público com duas mil vagas para Polícia Militar da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa autorizou a realização de um concurso público, com duas mil vagas para a Polícia Militar da Bahia. A medida foi comunicada na noite de segunda-feira (9), através das redes sociais. Nesta terça (10), o edital ainda não havia sido publicado no Diário Oficial. “Autorizamos hoje [segunda, 9] a realização de um novo #concurso público para 2 mil vagas para Polícia Militar da Bahia. Prometi e cumpri que quando esta turma se formasse, abriríamos este novo concurso. E assim queremos que, no próximo ano, os aprovados já possam iniciar o curso de formação”, escreveu fazendo referência à solenidade de formatura de 258 soldados, realizada no mesmo dia. Conforme o governador, o detalhamento das vagas será divulgado em breve, por meio da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). "São muitos recursos destinados à infraestrutura, na aquisição de equipamentos e novas viaturas e na qualificação destes profissionais", complementou.

PMs são afastados das atividades após abordagem a estudantes em Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Dom Basílio, a 54 km de Brumado, pais de dois estudantes menores de idade acusam policiais militares de abuso de autoridade. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) informou que, assim que tomou conhecimento dos fatos, a corregedoria setorial da unidade afastou os policiais das atividades operacionais da cidade. Segundo a PM, o afastamento se manterá até que sejam concluídas as apurações. Os pais dos adolescentes foram ouvidos pelo comandante da unidade e um procedimento investigatório já foi instaurado. “A unidade ressalta que, dentre os seus pilares, estão a ética, qualidade e segurança, valores que norteiam os trabalhos desenvolvidos diuturnamente em Livramento de Nossa Senhora e nos demais municípios que integram a sua área de atuação. Por fim, a 46ª CIPM reafirma o compromisso institucional e a responsabilidade para com a sociedade na manutenção da paz”, disse, na nota.

Cinco pessoas da mesma família morrem em acidente na BA-220 em Monte Santo Foto: Reprodução/TV Bahia

Cinco pessoas de uma mesma família morreram em um acidente na BA-220, no trecho da cidade de Monte Santo, a cerca de 350 km de Salvador. Três dos mortos eram irmãos. A batida, que aconteceu no final da tarde de segunda-feira (9), também deixou outras duas pessoas feridas. A colisão ocorreu próximo ao distrito de Pedra Vermelha. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro em que a família estava derrapou na pista e bateu de frente com uma caminhonete. De acordo com o G1, o impacto foi tão forte, que as vítimas morreram antes mesmo da chegada do socorro. As vítimas eram:Roberto de Jesus Dantas, 64 anos; Edmundo Dantas de Jesus, 50 anos; Euzébio Dantas de Jesus, sem idade divulgada; Martinha das Neves Moura, 62 anos; José Dias Reges, 69 anos. Todos moravam no povoado de Bastião, na zona rural de Monte Santo. As duas pessoas que ficaram feridas estavam na caminhonete. Maria de Lourdes Silva Revés, de 58 anos, e Vivaldo de Jesus Almeida, 40, foram levados para hospitais da região e não há detalhes sobre estados de saúde deles. Os corpos foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Monte Santo. Ainda não há detalhes sobre os sepultamentos.

Uma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente na BR-030 em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (9), um grave acidente de carro registrado na BR-030, próximo ao acesso do trevo do distrito de Morrinhos, em Guanambi, a 141 km de Brumado, deixou uma vítima fatal e dois feridos. As vítimas realizavam o transporte de frutas e verduras com destino à Fazenda Gado Bravo quando o pneu estourou e o veículo capotou. Com o impacto, dois ocupantes ficaram presos às ferragens e um terceiro teria sido arremessado do carro. Este último, identificado como Edvaldo da Silva, 49 anos, conhecido como Coalhada, não resistiu e veio a óbito no local. Os outros dois ocupantes foram socorridos e encaminhados ao Hospital Geral de Guanambi.

Brumado: 'Prefeito nunca foi aliado do PT, foi tardio o rompimento da aliança', diz Zé Luiz Ataíde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, o Partido dos Trabalhadores (PT) em Brumado divulgou uma nota oficial rompendo os laços com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Na nota, além de romper a aliança, a sigla ainda se colocou como oposição ao gestor (veja aqui). Membro do diretório e da executiva do PT na cidade, José Luís Alves Ataíde, disse ao site Achei Sudoeste que o rompimento se baseou na conduta política e administrativa do prefeito. “Brumado todo sabe que ele é antipetista. Ele já disse isso em vários momentos, que só tem três coisas que só se faz na vida uma vez: nascer, votar no PT e morrer”, afirmou. Segundo Ataíde, o prefeito fez aliança com o PT apenas para usar o partido em benefício próprio a fim de receber investimentos e montar a sua plataforma política. “Foi uma aliança unilateral, oportunista para tirar proveito. Ele é um aliado incondicional de Bolsonaro. É afinado com os projetos do presidente. Ele trabalha contra a sociedade organizada e as pessoas mais pobres, haja vista os projetos enviados pra Câmara”, acusou. Diante do posicionamento político do prefeito, o membro petista considera o rompimento da aliança tardio.

Mais de 49 milhões de brasileiros são beneficiários de planos de saúde Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O número de pessoas com planos de saúde no Brasil chegou a 49.074.356 em março de 2022, um aumento de 2,6% em relação a março de 2021. Os dados foram divulgados na sexta-feira (6) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). As informações são da Agência Brasil. O crescimento de usuários de planos exclusivamente odontológicos foi ainda maior. No mesmo período, foi registrado um aumento de 7,62%, chegando a 29.357.656 pessoas. De acordo com a ANS, os dados demonstram que o setor de assistência médica suplementar continua aquecido. Desde julho de 2020, quando o número de usuários era de 46.821.928, o aumento da adesão tem sido contínuo. Sobre a utilização dos planos de saúde, o Boletim Covid-19, que traz informações sobre comportamento do setor de assistência médica suplementar durante a pandemia, mostra que a ocupação de leitos destinados ao tratamento da doença em março sofreu queda em relação a fevereiro, passando de 58% para 44%. A realização de exames para a detecção de covid-19 teve um aumento significativo em janeiro deste ano, por conta da variante Ômicron. Neste mês, o número de exames do tipo RT-PCR foi de 975.017, o maior desde o início da pandemia.

Projeto Identidad'Arte forma orquestra mirim e muda a vida de crianças e adolescentes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto Identidad'Arte se apresentou durante a Feira de Artesanato Arte na Praça em Brumado. O evento aconteceu na última sexta-feira (06), na popular Praça do Jurema. No local, uma orquestra mirim emocionou o público presente tocando grandes sucessos da música popular brasileira. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a professora Aline Aires explicou que o projeto Identidad'Arte, que existe desde 2020. “Ele atua para as crianças da rede pública. São aulas gratuitas de violino, viola clássica e flauta doce. Essas aulas também não têm custo do instrumento”, destacou. As aulas são ministradas nas escolas, mas se estendem para todos os alunos da rede pública municipal. Hoje, segundo Aires, o projeto atende 60 crianças. “Nossa ideia é que, através da música, a gente consiga atingir a comunidade e, principalmente, as crianças e adolescentes, que são nosso público alvo. Nosso trabalho é muito voltado para o social. Nossa chance de crescimento é imensa”, afirmou.

Sesab compra medicamentos até 60% mais baratos, afirma pesquisador da Uneb Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) economiza até 60% em recursos de medicamentos, em relação aos preços do mercado, conforme um estudo realizado pelo farmacêutico estadual Neemias Santana de Oliveira, sobre o mercado regulador de medicamentos. A pesquisa resultou na tese de mestrado defendida na Universidade Estadual da Bahia (Uneb): “Regulação econômica de medicamentos: análise comparativa entre preços teto e preços praticados nas compras de medicamentos do Governo do Estado da Bahia”. Por ano, a Sesab movimenta mais de R$ 356 milhões em compras de medicamentos. A Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec) que operacionaliza as aquisições realizou uma economia de até 60% no comparativo com os preços da Câmara de Regulação de Medicamentos (CMED), que é um órgão vinculado à Anvisa e tem em seu conselho membros dos ministérios da Saúde e da Economia. “A metodologia para a formação de preços da CMED precisa ser reformulada urgentemente. Ela foi criada por Lei em 2003, para assistência farmacêutica. Mas o que se percebe é que, atualmente, ela atende muito mais aos interesses da indústria farmacêutica que dos gestores do SUS. A fórmula que ajusta os preços precisa ser revista”, enfatiza o Neemias Oliveira. Caso a Sesab tivesse adquirido os 56 medicamentos do componente especializado pelo valor máximo da CMED, haveria um acréscimo de 606%, saindo de R$ 55. 2 milhões para R$ 389,9 milhões. A CMED atua Regulação do mercado farmacêutico, estabelecendo preços máximos de comercialização para o consumidor e para os governos nas licitações públicas e nas aquisições via ações judiciais. Já as aquisições da Sesab em relação ao Banco de Preços em Saúde (BPS), que é um sistema do Ministério da Saúde no qual disponibiliza uma média dos valores praticados em licitações públicas de diferentes estados, o desconto médio para o estado da Bahia foi de 5,9%. “A Bahia trata os recursos públicos com austeridade, otimizando-os ao máximo. E assim conseguimos fazer mais com menos, adquirindo mais medicamentos e atender mais baianos”, afirma o superintendente da Saftec, Luiz Henrique d’Utra.

Brumado: Após pandemia, primeira feira de artesanato na praça supera expectativa de expositores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Depois de dois anos, o projeto Arte na Praça retomou as suas atividades com a tradicional feira de artesanatos na Praça Pompílio Leite, popular Praça do Jurema, em Brumado. Organizadora da iniciativa, Zalete Cruz comemorou o sucesso do evento realizado na última sexta-feira (06). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela enfatizou que o projeto não pode acabar. “Foi muito bom. A praça já está pequena para o projeto porque só tem lugar para 33 artesãos, mas, hoje, quatro pessoas já vieram me perguntar se tem vaga. Infelizmente, não tem”, destacou. Para Cruz, o projeto é uma vitrine para os artesãos de Brumado. Expositora no evento, Rogéria Grijó abrilhantou a feira com deliciosos doces e salgados. “Estamos modificando a noite brumadense. É alegria pra todo mundo, muita diversão, novidade”, afirmou. A feira acontece em toda primeira sexta-feira do mês. A feira retornou após a pandemia de Covid-19.

Brasil monitora 16 casos suspeitos de hepatite misteriosa em crianças Foto: Thinkstock/Veja

O Ministério da Saúde anunciou que o número de casos suspeitos da hepatite de origem desconhecida em crianças investigados no Brasil passou de sete para 16 nesta segunda-feira (09). De acordo com a Revista Veja, a doença tem sido investigada em países da Europa e nos Estados Unidos, mas a causa ainda não foi descoberta. No Brasil, estão sendo monitorados seis casos em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro e dois no Paraná. Os outros três casos estão sendo analisados nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Pernambuco. No Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu um alerta para os 92 municípios sobre a hepatite aguda grave na última sexta-feira, 6, quando informou que seis casos da doença eram apurados e que a morte de um bebê de 8 meses, que morava no município de Maricá, estava sendo investigada. Segundo o ministério, os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) estão monitorando alterações do perfil epidemiológico e a detecção de casos suspeitos da doença. A orientação da pasta é que qualquer suspeita deve ser notificada imediatamente pelos profissionais de saúde. Os primeiros registros da hepatite fulminante em crianças foram feitos em países europeus e se concentravam principalmente no Reino Unido. Segundo balanço divulgado pela OMS na semana passada, há, ao menos, 228 registros da hepatite misteriosa e uma morte no mundo. Em levantamento do dia 25 de abril, foram reportados 17 casos de crianças que precisaram fazer transplante de fígado. A entidade investiga a relação dos casos com o adenovírus, que causa doenças gastrointestinais e respiratórias. Há suspeitas de que o subtipo 41, que causa gastroenterites, seja o causador da doença, mas a OMS apura ainda se substâncias tóxicas, medicamentos, agentes ambientais têm ligação com o problema.

Prefeito de Brumado descarta necessidade de monitores no transporte escolar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante entrevista ao programa Tema Livre, do apresentador Jorge Malaquias Filho, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), falou sobre a cobrança dos monitores nos veículos do transporte escolar. Respondendo ao questionamento, o gestor disse que, no Japão, não há necessidade de monitor para nada, visto que as crianças possuem alto nível de educação. “Se você tivesse no Japão, não precisa de monitor pra nada porque a criança já sai de casa com um nível educacional e cultural que ele sabe que seu direito termina quando começa o do outro”, declarou. Vasconcelos ainda colocou que a contratação de monitores representa um custo elevado para o Município e que seria mais adequado educar as crianças para se comportarem nos veículos do transporte escolar. “Podemos chegar ao nível de colocar um monitor em casa ônibus, mas isso é uma despesa a mais e ainda não prevista. Temos que ver se a gente vai suportar essa despesa. Ou seja, é muito mais adequado você educar, através da escola, mudar a cultura do que colocar um guarda pra cada um”, reiterou.

Enem 2022: Prazo para inscrição começa nesta terça-feira (10)

O prazo para inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, nas versões impressa e digital, começa na terça-feira (10) e vai até 21 de maio. Na última edição do exame no passado, 239.101 pessoas se inscreveram na Bahia para participar do exame, segundo informações do Inep. Desse total, 237.050 pessoas optaram por realizar a prova de maneira impressa, enquanto 2.051 baianos escolheram a versão digital do exame. A inscrição deve ser feita na página do participante do Enem. A taxa para quem não conseguiu isenção é de R$ 85 e deve ser paga até 27 de maio, por boleto, PIX e cartão de crédito.

SineBahia divulga vagas de emprego para Vitória da Conquista, Guanambi e Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O SineBahia divulgou as vagas de emprego que estarão disponíveis em Vitória da Conquista, Guanambi e Caetité, no sudoeste da Bahia, na segunda-feira (9). Entre as opções há vagas para babá, manicure, analista de marketing, entre outros. Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada. Todos devem levar carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovante de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga. Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Confira:

Vagas para Vitória da Conquista

ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO (ESTÁGIO)

Ensino Superior cursando Engenharia de Produção - 3º semestre

Obrigatório possuir disponibilidade das 8h as 15h

Desejável: Conhecimento em informática (Excel)

Atividade: Atuar no setor de melhorias da produção e suporte em projetos e gerência

1 VAGA

CONTROLADOR DE ACESSO / PORTARIA (PCD)

Exclusivas para Pessoas com Deficiência

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na função

1 VAGA

AJUDANTE DE MOTORISTA

Ensino Médio completo

Experiência na função

Atividade: Auxiliar na entrega de móveis e materiais

1 VAGA

ALINHADOR DE DIREÇÃO

Experiência na função com alinhamento e balanceamento em automotores a diesel

1 VAGA

ANALISTA CONTÁBIL

Ensino Superior completo em Ciências Contábeis

Experiência na função

1 VAGA

ANALISTA DE MARKETING

Ensino Superior completo ou em andamento em MKT, Design Gráfico ou Publicidade e Propaganda

Obrigatório possuir domínio no CorelDRAW, Photoshop e afins, além de disponibilidade para atuar por contrato via CLT

1 VAGA

ATENDENTE DE LOJA E MERCADO

Ensino Médio completo

Obrigatório possuir disponibilidade para atuar por contrato via CLT

Desejável: Experiência com vendas e disponibilidade para trabalhar em escala de 6x1(feriados e finais de semana)

Atividade: Gestão de vendas diárias, abordagem e atendimento ao cliente, análise de crédito e ativação dos cartões da loja

1 VAGA

AUXILIAR DE LIMPEZA

Atividade: Gestão da limpeza em ambiente interno/externo de hospital, da lavanderia hospitalar e recolhimento/separação/circulação de roupas em área suja hospitalar

1 VAGA

AUXILIAR DE LOGÍSTICA

Ensino Médio incompleto

Não exige experiência

Obrigatório possuir disponibilidade para trabalhar das 11h as 18h

1 VAGA

AUXILIAR TÉCNICO ELETRÔNICO

Ensino Técnico completo em Eletrônica

Obrigatório possuir conhecimento básico em eletrônica, agilidade, boa digitação, interesse em desenvolvimento profissional e ser prestativo

Salário a combinar

1 VAGA

BABÁ

Ensino Médio completo

Experiência na função – Apresentar carta de referência

Obrigatório possuir disponibilidade para dormir no serviço

Salário + transporte

1 VAGA

CONSULTOR DE VENDAS

Ensino Médio completo

Experiência na função

Obrigatório possuir CNH ‘A/B’ e habilidade com redes sociais

1 VAGA

COZINHEIRO DO SERVIÇO DOMÉSTICO

Experiência na função - Apresentar carta de referência

Obrigatório possuir disponibilidade para trabalhar de segunda á sábado

1 VAGA

DESENHISTA / DESIGNER INDUSTRIAL GRÁFICO

Experiência na função

1 VAGA

DESENVOLVEDOR TÉCNICO DE WEB

Experiência na função

Atividade: Auxiliar de suporte em sistemas de propriedade da empresa e na programação WEB

1 VAGA

EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS

Experiência na função - Apresentar carta de referência

Obrigatório possuir habilidade com forno e fogão

1 VAGA

EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS

Experiência na função - Apresentar carta de referência

Obrigatório possuir habilidade com forno/fogão e disponibilidade para trabalhar aos sábados

1 VAGA

EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS

Experiência na função para lavar, passar, cozinhar e limpar

Obrigatório possuir disponibilidade para trabalhar de segunda à sábado

1 VAGA

EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS

Experiência na função

Experiência na função com comida caseira – Apresentar carta de recomendação

1 VAGA

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Obrigatório possuir disponibilidade para atuar em campo

1 VAGA

ESTETICISTA / DEPILADORA

Experiência na função

1 VAGA

GERENTE DE SERVIÇOS DE OFICINA PARA ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Experiência na função com oficina mecânica de motores a diesel

1 VAGA

MANICURE

Experiência na função

1 VAGA

MECÂNICO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES A DIESEL

Experiência na função

01 VAGA

MECÂNICO ELETRICISTA DE MOTOR A DIESEL

Experiência na função com motor a diesel

1 VAGA

MONTADOR DE MÓVEIS E ARTEFATOS DE MADEIRA

Ensino Médio completo

Experiência na função para auxiliar na montagem de móveis

1 VAGA

OPERADOR DE TELEMARKETING ATIVO

Ensino Médio completo

Experiência na função com vendas

Obrigatório possuir boa comunicação, relação interpessoal e disponibilidade de horário de trabalho de segunda à sexta, das 07h30 as 16h30 e aos sábados das 07h30 as 11h30

01 VAGA

PADEIRO

Experiência na função

1 VAGA

PANFLETEIRO

Experiência na função

Obrigatório possuir boa comunicação

Salário + diária fixa + comissão

1 VAGA

REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO

Ensino Médio completo

Experiência na função com vendas

Obrigatório possuir CNH ’A/B’ e conhecimento em Internet e redes

Atividade: Realizar visita a clientes corporativos para vendas de planos de Internet e negociação

1 VAGA

REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO

Experiência na função com vendas externas

Obrigatório possuir proatividade

10 VAGAS

REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO

Experiência na função com vendas de calçados em supermercado

Obrigatório possuir veículo próprio

1 VAGA

SOLDADOR

Experiência mínima de 06 meses com solda elétrica

Atividade: Preparar, cortar e soldar peças metálicas

Desejável: Candidatos que residam próximo ao distrito industrial.

1 VAGA

SUPERVISOR DE PANFLETAGEM

Experiência na função com vendas externas e em Excel/Word

Obrigatório possuir boa comunicação, veículo próprio e habilidade para trabalhar em equipe

Salário + comissão

1 VAGA

TÉCNICO DE MINERAÇÃO

Ensino Técnico completo na área

Obrigatório possuir CNH ‘B’, registro ativo no CFT e disponibilidade para trabalhar em Maquinique/BA

1 VAGA

TÉCNICO DE SUPORTE DE TI

Experiência na função

Obrigatório possuir notebook/PC com acesso à internet, disponibilidade para realizar viagens e atuar de maneira externa quando necessário

Atividade: Prestar suporte técnico ao cliente via telefone, chat e sistema de tickets

1 VAGA

TÉCNICO ELETRÔNICO

Experiência na função

Obrigatório possuir boa comunicação

1 VAGA

TÉCNICO MECÂNICO DE MOTORES A DIESEL

Experiência na função com mecânica de motores a diesel

1 VAGA

VENDEDOR DE CONSÓRCIO

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Obrigatório possuir CNH e disponibilidade para atuar de segunda à sábado, das 08h as 18h

1 VAGA

VENDEDOR PORTA A PORTA

Ensino Médio completo

Obrigatório possuir CNH ‘A/B’, disponibilidade para realizar viagens

Atividade: Atuar com vendas de Internet

1 VAGA

VENDEDOR PRACISTA

Ensino Médio completo

Experiência na função

Obrigatório possuir CNH ‘A’, moto própria e disponibilidade para realizar viagens

1 VAGA

Vagas para Guanambi

REPRESENTANTE COMERCIAL EM DISTRIBUIDORA

Ensino Fundamental completo

Obrigatório possuir CNH ‘A/B’, Veículo próprio

Salário+ Benefício

5 VAGAS

SERRALHEIRO

Ensino Fundamental completo

Salário 1.212,00 + uniforme

1 VAGA

PINTOR DE MÓVEIS

Ensino Fundamental completo

Salário 1.212,00 + uniforme

2 VAGAS

LAVADOR

Ensino Fundamental completo

Salário 1.212,00 + uniforme

2 VAGAS

TAPECEIRO

Ensino Fundamental completo

Salário 1.212,00 + uniforme

1 VAGA

MONTADOR DE MÓVEIS

Ensino Fundamental completo

Salário 1.212,00 + uniforme

4 VAGAS

PEDREIRO

Não exige escolaridade

Salário a combinar

20 VAGAS

CARPINTEIRO

Não exige escolaridade

Salário a combinar

20 VAGAS

Vagas para Caetité

COSTUREIRO INDUSTRIAL

Ensino Fundamental completo

Não exige experiência

130 VAGAS

VENDEDOR

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 03 meses na função

Obrigatório possuir disponibilidade para atuar em Caetité e região

5 VAGAS

INSPETOR AMBIENTAL

Ensino Superior completo em Ciências Biológicas ou Ambientais ou Engenharia Florestal ou

Ambiental

Experiência mínima de 06 meses na função – Apresentar comprovação

Obrigatório possuir CNH ‘B’, conhecimento em execução/acompanhamento de programas ambientais voltados ao setor elétrico, preferencialmente, em linha de transmissão

1 VAGA

CONTINUE LENDO
Arquivo