Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

As melhores pousadas de Paraty segundo Decolar Foto: Divulgação

Paraty é um dos destinos turísticos mais bonitos do Estado do Rio de Janeiro. Esta cidade oferece a possibilidade de curtir as suas belezas naturais e históricas. Quem conhece Paraty quer voltar para curtir mais uma vez o Centro Histórico, as praias de Trindade, para beber cachaça artesanal, passear de barco e experimentar novamente a deliciosa gastronomia. Muitos cariocas costumam fazer um bate e volta de fim de semana ficando em uma pousada em Paraty. No entanto, turistas brasileiros como turistas estrangeiros escolherem este destino para passar as férias longe da rotina do dia a dia, tendo a intenção de relaxar, curtir, se divertir e voltar para casa com energia renovada. 
Assim sendo, a escolha de uma boa pousada em Paraty deve ser feita com cuidado, atenção, procurando informação minuciosa sobre as melhores hospedagens que Paraty tem para oferecer aos seus visitantes. 

Por que escolher Paraty?
Paraty é um destino que tem muito para oferecer, motivo pelo qual vale a pena organizar uma viagem e curtir, por exemplo, o Centro Histórico com as ruas construídas com pedras com mão de obra escrava. Ou para curtir a vida noturna em algum dos diversos bares e restaurantes que há no centro, alguns com música ao vivo, outros com mesas ao ar livre. Outro motivo importante para a escolha deste destino tem a ver com famílias que têm crianças, porque Paraty é uma cidade maravilhosa para crianças de todas as idades. No meio do colorido que há nas ruas, as crianças podem andar soltas sem problema, correndo e pulando à vontade.

Escolhendo as melhores pousadas
Baseados na informação que os viajantes costumam dar depois de terem experimentado determinadas pousadas durante as suas estadias nessa cidade histórica, a seguir estão as pousadas mais escolhidas e os motivos que as levaram a estar nesta lista:

 

 

 

As melhores pousadas de Paraty segundo Decolar Foto: Divulgação

Pousada da Condessa
Fica a 400 metros do Centro Histórico e além de oferecer aos seus hóspedes uma bela piscina com raia semiolímpica, salão de jogos e um excelente restaurante, as maiores vantagens indicadas pelos turistas são o serviço de quarto, o Wi-Fi gratuito nas áreas comuns, o depósito de bagagem de cortesia e o estacionamento gratuito no local. Além disso, há computadores para uso dos hóspedes, academia e café da manhã incluído no preço.


Pousada Estrela de Paraty
Esta pousada fica a 300 metros do Centro Histórico, na avenida principal de Paraty. É uma hospedagem com um ambiente relaxante, todos os quartos têm ar-condicionado, TV, minibar e banheiro privativo. Algumas das vantagens indicadas pelos turistas são: estacionamento gratuito, Wi-Fi grátis nas áreas comuns, depósito de bagagem de cortesia, piscina infantil e piscina para adultos, segurança 24 horas e recepção 24 horas.


Pousada Corsário Paraty
Localizada na Costa Verde, a quase 20 minutos a pé da Praia do Pontal, esta pousada oferece quartos com ar condicionado, TV a cabo, minibar e banheiro privativo. As vantagens indicadas pelos turistas incluem estacionamento gratuito, Wi-Fi gratuito em áreas comuns, piscina ao ar livre, salão de jogos, espaço kids e café da manhã completo.


Pousada Morro do Forte
Localizado a 9 minutos a pé da praia e a 5 minutos a pé do Centro Histórico, esta pousada oferece uma hospedagem confortável, com piscina ao ar livre, um bonito jardim que possui vista para a baia e conexão à internet Wi-Fi em todo o estabelecimento. Mesmo não tendo estacionamento no local, as vantagens mencionadas incluem um bom café da manhã, recepção 24 horas, quartos climatizados com minibar e TV a cabo.


Refron du Mar Pousada Paraty
Simplesmente uma pousada a beira mar, pois fica a 1 minuto a pé da praia do Pontal. Sendo uma casa de estilo colonial com acomodações simples, o Refron du Mar possui quartos com ar condicionado e TV, banheiro privativo com chuveiro quente e internet Wi-Fi de graça. As vantagens informadas pelos turistas são ar condicionado nas áreas comuns, serviço de quarto 24 horas e jardim.

As melhores pousadas de Paraty segundo Decolar Foto: Divulgação

Refúgio Tropical Pousada & Flats
Fica a 5 minutos de carro da Praia do Pontal e possui quartos com belas vistas para a mata atlântica. Dentre as vantagens, o café da manhã buffet, internet Wi-Fi gratuita, estacionamento de graça, quartos com varanda ou pátio, cozinha, TV LCD a cabo e um bom serviço de limpeza. A pousada tem um bar, playground, piscina infantil e oferece o serviço de depósito de bagagem gratuito.


Pousada Recanto Jota Gê
Fica a 800 metros do Centro Histórico e a 600 metros da Rodoviária de Paraty. Oferecendo quartos com ar condicionado, TV a cabo, banheiro privativo com chuveiro e vistas para o jardim, a pousada conta com vantagens como Wi-Fi de graça em áreas comuns e nos quartos, piscina ao ar livre, playground, piscina infantil, estacionamento gratuito, segurança 24 horas, café da manhã.


Pousada Villa del Rey
Sendo um prédio colonial, esta pousada se localiza a 600 metros do Centro Histórico. Os quartos possuem ar condicionado, minibar, TV, secador de cabelo e banheiro privativo. As vantagens indicadas pelos turistas são: piscina ao ar livre, estacionamento no local gratuito, Wi-Fi gratuito nas áreas comuns e nos quartos, café da manhã, bar e, para os interessados, este estabelecimento aceita animais de estimação de pequeno porte com um custo adicional.


Pousada das Pedras
A 500 metros do centro da cidade, a Pousada das Pedras tem quartos com uma decoração simples, todas elas com ar condicionado, banheiro privativo, minibar y TV a cabo. A internet Wi-Fi de graça é uma das tantas vantagens mencionadas pelos turistas, como também o estacionamento gratuito, solarium, salão de jogos e playground. Há Tv nas áreas comuns, bem como ar condicionado.

 

PM recupera moto furtada por menores na cidade de Igaporã Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (12), a Polícia Militar foi informada da suspeita de que dois menores haviam furtado uma motocicleta no último dia 9, conforme imagens de uma câmera de segurança, na cidade de Igaporã, a 149 km de Brumado. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, por envolver menores de idade, o Conselho Tutelar foi acionado juntamente com os pais dos dois jovens. Estes confessaram o ato infracional e indicaram a localização do veículo. Após encontrar a moto Honda CG 125 em um matagal, todos os envolvidos foram apresentados na delegacia de Igaporã para adoção das medidas cabíveis.

Motorista com sinais de embriaguez causa acidente na BR-030 em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado nesta quinta-feira (12), na BR-030, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. No local, uma colisão frontal envolveu um veículo Fiat Uno, licenciado em Divinópolis/MG, e um VW Gol, com licença de Guanambi. O condutor do veículo com placa de Minas Gerais, um jovem de 25 anos, apresentava sinais de embriaguez. Com a força do impacto da batida, os dois veículos foram parar na margem da pista e ficaram bastante danificados. Ninguém se feriu no acidente. A Polícia Militar foi acionada e o condutor do veículo Fiat foi apresentado na delegacia.

Safra de 2022 será de 261,5 milhões de toneladas, aponta IBGE Foto: Aiba

A safra agrícola de 2022 deverá totalizar 261,5 milhões de toneladas, alta de 3,3% em relação ao resultado de 2021, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de abril, divulgado nesta quinta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Tribuna da Bahia, além disso, os produtores brasileiros deverão colher 71,9 milhões de hectares na safra agrícola de 2022, uma elevação de 4,9% em relação à área colhida em 2021, o equivalente a 3,4 milhões de hectares a mais.

Brumado: Aucib aponta exageros na contratação de radares e entrará com representação no MP Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib) entrará com uma representação no Ministério Público (MP) para investigar o processo licitatório aberto pela prefeitura de Brumado para instalação de radares no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Genivaldo Azevedo, membro da diretoria da entidade, disso que, analisando o processo, a Aucib constatou que não há nenhuma justificativa plausível para celebração de um contrato com um valor tão elevado. O contrato está avaliado em quase R$ 1 milhão. “A SMTT (Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes) simplesmente, de forma genérica, apenas falou dos riscos de acidente no trânsito, mas não falou dos índices de acidentes em Brumado que justificassem a necessidade de implantar um sistema desses. Não tem nenhuma justificativa nesse sentido para justificar o investimento”, apontou. No total, o contrato prevê a instalação de 60 radares. Para o diretor, a quantidade é um absurdo e serve apenas para incrementar o que ele classificou de “indústria da multa” e “Big Brother do Trânsito” na cidade. “Se você colocar 20 semáforos em Brumado, a cidade se torna lenta. Ao invés de se investir em semáforos, estão investindo em radares e câmeras pra detectar infrator, ou seja, pra arrecadar. São formas desnecessárias e exageradas para o tamanho de Brumado. Esse investimento é incompatível, abusivo”, criticou.

MP recomenda que escola matricule aluno com transtorno do espectro autista em Bom Jesus da Lapa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Escola Batista de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, foi recomendada pelo Ministério Público Estadual (MPE) a não recusar ou dificultar a matrícula de alunos que possuam transtorno do espectro autista, ou qualquer outro tipo de deficiência. A recomendação, expedida no último dia 9 pelo promotor de Justiça Paulo Victor Zavarize, orienta a adoção de medidas administrativas para evitar qualquer tipo de discriminação, seja na matrícula ou no ensino, de alunos que possuam qualquer tipo de deficiência. A recomendação levou em consideração informações de que a escola teria se recusado a matricular em sua instituição criança que possui transtorno do espectro autista, no ano de 2022, em razão de sua deficiência.

Brumado: Avenida Lindolpho Azevedo de Brito receberá nova malha asfáltica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O serviço de tapa buracos foi iniciado nesta quinta-feira (12), na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, na cidade de Brumado. O trecho estava bastante esburacado e era alvo constante de queixas dos moradores e condutores. Ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, explicou que, no perímetro urbano, serão tapados os buracos e, do canteiro central até depois do cemitério, o leito viário será removido para aplicação de uma nova manta asfáltica. “Estamos muito felizes com a retomada dessa obra porque é crítica aqui a saída para a BA-148”, afirmou. A obra está sendo realizada pelo Governo do Estado após aclamação do Município. “Conquistamos essa obra no grito”, completou.

Mulher perde olho após ser agredida pelo companheiro no sul da Bahia Foto: Reprodução/Facebook

Uma mulher perdeu o olho e passará por cirurgia após ser agredida pelo marido na cidade de Itororó, no sul da Bahia, na terça-feira (10). Após a agressão, ela foi trancada na casa onde mora e só conseguiu ajuda médica na noite de quarta-feira (11). De acordo com o delegado da cidade, Frank Nogueira, a vítima de 43 anos precisará passar por cirurgia para remoção do globo ocular. Além do olho, a vítima teve ferimentos na cabeça e no pescoço. Ela foi atendida no hospital municipal da região, mas precisou ser transferida para um hospital de Salvador para a realização do procedimento. A mulher afirma que o companheiro Carlos Fernandes, conhecido como “Nego”, praticou as agressões. O suspeito trancou a vítima na casa e fugiu após o crime. O delegado não deu detalhes de como a vítima conseguiu sair do local, horas após ter sofrido as agressões. Ela contou com a ajuda de vizinhos para receber atendimento médico. Para o delegado, a filha da vítima contou que o relacionamento da mãe e do suspeito tinha cerca de um ano. Essa teria sido a primeira vez que a mulher sofreu agressão física do companheiro. A polícia faz buscas pela cidade em busca do suspeito, que ainda não foi encontrado.

Polícia Militar encontra moto furtada às margens da Cascalheira em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Após ser acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom), uma guarnição da 34ª CIPM recuperou uma motocicleta que estava abandonada em um local conhecido como “Cascalheira”, em Brumado. O veículo estava às margens da rodovia “PPCat”. Por volta das 05h30 de quarta-feira (11), os policiais foram até o local indicado e encontraram a Biz vermelha dentro do matagal. Junto com a moto também foi encontrada uma bolsa. Diante da verificação, foi constatado que o veículo é produto de um furto ocorrido na madrugado do último domingo (8), na casa de um empresário da cidade. Na ação, os criminosos invadiram a residência que fica localizada no Bairro Noberto Marinho e levaram, além da moto, vários itens, como 03 caixas de som, 01 bolsa com documentos e dinheiros, 01 celular, 01 notebook, perfumes importados, e R$ 6 mil em espécie. A moto recuperada foi encaminhada para delegacia para as providencias cabíveis.

Justiça determina suspensão de processos seletivos simplificados em Poções Foto: Divulgação

A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a Justiça determinou a suspensão imediata dos processos seletivos simplificados para contratação temporária no Município de Poções regidos pelos editais 01/2022, 02/2022 e 03/2022. Além disso, deve dar ampla divulgação a essa suspensão dos processos seletivos em redes sociais e sites. Na decisão, o juiz Ricardo Frederico Campos determinou também que a administração municipal forneça, no prazo de 15 dias, a relação de servidores efetivos, contratados e terceirizados do município, relacionando os nomes, cargos, vencimentos, lotações, datas de admissão e prorrogação. O Município deve ainda comprovar a suspensão da ata de registro de preço no 017/2021 em relação aos serviços de apoio administrativo I, II e III, digitação, recepção, serviços de cadastro imobiliário e serviços de apoio à fiscalização de obras.

Azul Linhas Aéreas terá voos interligando Guanambi a Salvador em julho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Azul Linhas Aéreas e a Infracea, empresa responsável pela administração do Aeroporto Isaac Moura Rocha, confirmaram os trâmites operacionais internos para lançamento da linha Guanambi/Salvador. A previsão do voo inaugural é para 7 de julho. Os voos acontecerão sempre aos sábados, às 12h25, com previsão de chegada a Guanambi às 14h25. Já no sentindo inverso, o voo decolará de Guanambi aos domingos, às 15h35, com pouso previsto na capital baiana às 17h45. A Azul Conecta, subsidiária da Azul Linhas Aéreas, vai operar usando aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para transportar confortavelmente até nove passageiros. Assessor Especial da Presidência da Azul Linhas Aéreas, Rolando Veras disse que se trata de um voo teste que já está constando no sistema.

Polícia Civil desarticula grupo envolvido em sequestro no interior Foto: Priscila Carvalho/PC

O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) identificou os envolvidos no sequestro de mãe e filha, de 87 e 40 anos, ocorrido na cidade de Aratuípe. Uma mulher, de 26, namorada do líder do grupo e que recebeu valores referentes ao crime, teve o mandado de prisão preventiva cumprido, na quarta-feira (11), na cidade de Nazaré. O crime ocorreu no dia 9 de abril, quando as vítimas tiveram a casa invadida pelos suspeitos, na localidade de Prata. Os criminosos obrigaram a mãe e a irmã de um empresário de Aratuípe a seguirem com eles para o distrito de Maragogipinho, onde foram mantidas reféns. “O grupo extorquiu a quantia de R$ 5,7 mil das vítimas, liberando-as no dia seguinte, em Nazaré”, informou o delegado Odair Carneiro, à frente da operação que resgatou a idosa e sua filha. O líder do grupo criminoso, que ordenou todas as ações, o negociador do resgate e o intermediador das negociações, que forneceu a conta bancária para pagamento e redistribuiu os valores, são internos do sistema prisional. A mentora do sequestro, uma mulher de 21 anos, é parenta das vítimas. “Ela, que já teve a prisão decretada e está sendo procurada, fez o levantamento da rotina de mãe e filha e passou todas as informações para outros envolvidos”, destacou o delegado. Um dos homens que invadia a casa das vítimas também está com a prisão decretada. O outro morreu durante confronto com os policiais. A ação contou com o apoio de equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE), da Delegacia Territorial (DT) de Nazaré e da Polícia Penal.

Aucib vai pedir na Justiça anulação do concurso da prefeitura de Brumado sob suspeita de fraude Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib) vai pedir na justiça a anulação do concurso da prefeitura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Osmar Botelho, adiantou que a Aucib entrará, nesta sexta-feira (13), com uma representação no Ministério Público (MP) para investigar a suspeita de fraude na aplicação da prova (veja aqui). “Conforme os relatos de centenas de candidatos que vieram atrás da gente e conforme algumas provas que estão sendo anexadas. Há relatos de pessoas com celulares pescando na prova. Mesmo sendo informados, os fiscais não faziam nada. Tem outros relatos de pessoas que foram ao banheiro e encontraram candidatos com a prova. Uma série de irregularidades”, destacou. Botelho esclareceu que as pessoas que forem identificadas podem responder criminalmente por fraude. Diante da suspeita de que as provas tenham chegado às salas sem estar seladas, o presidente ventilou a possibilidade de o concurso ter sido vendido. “Quem me garante que esse concurso não foi vendido pra alguém? Isso é uma hipótese. São inúmeras bizarrices. Esse concurso não tem nenhuma condição de se manter. Foi indescritível e total falta de respeito”, afirmou.

Candidata aponta irregularidades e desorganização em concurso da prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (08), o concurso da prefeitura de Brumado foi realizado. Uma candidata, que preferiu não se identificar, reportou ao site Achei Sudoeste diversas irregularidades no certame. “Foi um verdadeiro circo, vexatório, humilhação e falta de respeito com quem realmente estudou e leva um concurso a sério como tem que ser”, definiu. Ela disse que as salas para aplicação da prova eram pequenas e os candidatos estavam bem próximos uns dos outros, como se a prova fosse ser em dupla ou trio. A candidata ainda apontou que o concurso foi muito mal organizado. “Foi permitido usar relógio e lápis e borracha. Em nenhum concurso nunca existiu isso. Uma bagunça, prova mal redigida, confusão na escola. Tinha uma mulher com bolsa e celular no banheiro. Não deram saquinho pra recolher o celular. Não teve detector de metais. Nunca na minha vida vi uma coisa dessa”, criticou. Os candidatos que se sentiram prejudicados estão se mobilizando para entrar com uma ação na justiça a fim de anular a prova.

Homens são presos após anunciarem menores em rifa para prostituição na Bahia Foto: Tony Silva/PC

Dois investigados por exploração sexual infantojuvenil foram presos na manhã desta quinta-feira (12), em uma casa no bairro da Santa Mônica, em Salvador. As informações são do G1. Duas adolescentes, de 14 e 16 anos, vítimas dos crimes, foram resgatadas pela polícia. As prisões aconteceram durante uma operação, batizada de Flor de Lótus. A polícia chegou até os investigados após denúncias anônimas, que apontavam que os homens estavam fazendo uma rifa e as garotas eram o "prêmio", como explica a delegada Simone Moitinho, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca). “Segundo as jovens informaram, as famílias tinham conhecimento. Note que, toda essa investigação, se iniciou por uma denúncia anônima, então a gente repete sempre a importância de denunciar. Eles fariam uma rifa com as adolescentes. O objeto da rifa eram meninas, adolescentes”. Segundo ela, as duas adolescentes eram submetidas à prostituição desde o ano passado, e recebiam uma parcela pequena do pagamento. “Elas estavam na casa desde meados do ano passado, e eram levadas à prostituição, além de serem corrompidas. Elas mantinham relações sexuais com o dono da casa, autuado em flagrante de delito, em troca da hospedagem. O outro autuado agenciava os programas. Inclusive, eles estavam em conflito e esse conflito estourou ontem [quarta, 11] à noite, justamente pelo valor que estava sendo pago no programa, em torno de R$ 150 e R$ 200, e elas ficavam com apenas R$ 40”, detalhou. As vítimas foram encaminhadas para o Serviço de Assistência Social da Dercca. "As menores estão na rede de proteção, neste momento, e certamente será analisado pelo judiciário se há a possibilidade ou não, dessas famílias continuarem com poder de família, em relação a essas jovens". Os nomes dos investigados não foram divulgados por causa da Lei de Abuso de Autoridade. Os dois também cometiam crimes sexuais contra as vítimas por meio da internet. HDs, pendrives, celulares e uma maquineta de cartão foram apreendidos, sob mandado judicial. Eles serão indiciados por exploração sexual de crianças e adolescentes e corrupção de menores. Durante a ação, armas brancas, como facas, espadas, punhais e “estrelas ninjas”, também foram apreendidas, além de drogas.

Polícia Civil recupera trator e caminhão roubados em Igaporã Foto: Divulgação/PC

Um trator pá carregadeira e um caminhão, roubados no último dia 6 em Igaporã, foram recuperados, na terça-feira (10), durante operação da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Guanambi, com apoio da 10ª Coorpin/Vitória da Conquista. O trator e o caminhão foram localizados nas cidades de Tremendal e Conquista, respectivamente. “O motorista do caminhão transportava uma máquina pá carregadeira, quando cinco homens em dois carros interceptaram o veículo, dando voz de assalto”, explicou o coordenador de Guanambi, delegado Clécio de Magalhães Chaves. Ainda de acordo com a autoridade policial, um dos suspeitos entrou no caminhão e obrigou o motorista a seguir em frente. “Ao parar o veículo, ele foi levado para um matagal por outros dois homens armados, onde ficou amarrado e foi ameaçado”, detalhou o delegado. Os veículos serão restituídos ao proprietário. “Seguimos com as investigações para identificar e localizar os envolvidos no crime”, ressaltou o coordenador da 22ª DT/Guanambi.

Esquema de entrega de drogas por transportadoras é desmontado no sudoeste baiano Foto: Divulgação/SSP-BA

Ao menos quatro pessoas são investigadas nas cidades de Jequié e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, por atuação em um esquema de tráfico interestadual de drogas. Os suspeitos usavam transportadoras para despachar os entorpecentes entre o estado baiano e o Paraná. O esquema foi descoberto na quarta-feira (11), quando investigadores conseguiram identificar uma empresa que levava as cargas. No estabelecimento, eles encontraram diversas caixas, com notas fiscais de produtos eletrônicos, mas que, na verdade, guardavam drogas embaladas a vácuo. Foram apreendidos 21 quilos de maconha na ação. Também conforme a polícia, uma das localidades onde droga seria entregue, em Jequié, foi identificada. O responsável pelo material foi conduzido à delegacia local, confessou crime e apontou outros envolvidos. A polícia não informou se ele ficou detido. Outros três homens também foram identificados em Vitória da Conquista. Inquéritos foram instaurados para apurar os casos e os suspeitos serão indiciados por tráfico de drogas.

Polícia Militar prende indivíduo por tráfico de drogas no bairro São Francisco em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta quarta-feira (11), policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) faziam rondas pela Travessa Deocleciano de Andrade, no Bairro São Francisco, em Guanambi, a 141 km de Brumado, quando avistaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a presença da viatura, ambos empreenderam fuga, porém um dos suspeitos, um homem, de 37 anos, foi alcançado pela guarnição. Com ele, foram encontrados 2 tabletes de maconha. Ao ser indagado sobre a existência de mais drogas, o mesmo informou que em sua residência tinha mais uma quantidade da mesma substância entorpecente. Na casa do suspeito, localizada no mesmo bairro, os policiais localizaram mais 18 buchas da mesma substância embaladas e prontas para venda, 4 porções de folha fresca de maconha prensada pesando aproximadamente 500g, embalagens plásticas para acondicionamento da droga, 01 balança de precisão, 2 celulares e a quantia de R$ 90. Ele foi conduzido e apresentado na sede da 22ª Coorpin para as providências cabíveis.

Belo Horizonte: Mulher apresenta atestado médico e é demitida após postar fotos em eventos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma ex-funcionária de uma empresa de telemarketing em Belo Horizonte não conseguiu reverter a demissão por justa causa após publicar diversas fotos no Facebook de eventos em São Paulo que frequentou enquanto estava de licença médica. A mulher, que trabalhava como representante de atendimento, havia conseguido a dispensa alegando depressão. O caso foi divulgado ontem pelo Tribunal de Justiça do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG). Segundo a Justiça, ela alegou que recebeu o comunicado do desligamento por justa causa sem informação da empresa sobre o que teria ocasionado a decisão, informando ainda que no período em que foi notificada, estava de licença médica. Além disso, a ex-funcionária ainda afirmou que, por ser líder sindical, possuía estabilidade provisória. Ela entrou com um recurso para reaver a manutenção da justa causa, que foi negado pela Justiça. Os julgadores da quarta turma do TRT-MG mantiveram a decisão da 46ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte por unanimidade. Para a juíza Maria Cristina Diniz Caixeta, documentos anexados aos autos pela empresa provam a falta grave da ex-funcionária. No processo, a empresa informou que a dispensa havia sido motivada por “incontinência de conduta” - ofensa ao pudor - e “mau procedimento”. No entanto, a Justiça não deu detalhes sobre as justificativas da instituição. Em decisão, a relatora disse que a ex-funcionária apresentou de fato atestados médicos a respeito do estado depressivo. “Porém, no período correspondente de afastamento fundado nos atestados médicos, esteve presente em diversos eventos em São Paulo, estado diverso daquele em que ela reside, conforme fotos da página nas redes sociais da ex-empregada no Facebook. Aliás, ao revés do afirmado no apelo, as fotos não revelam estado abatido da trabalhadora”, ressaltou. Pela visão da relatora, houve violação à obrigação contratual, o que justificaria a justa causa. “Nestes casos, não há que se cogitar medidas pedagógicas, nem tampouco importa o período anterior de prestação de serviço do empregado. A ocorrência de uma única falta dessa gravidade é bastante para ensejar a dispensa por justa causa, grave o suficiente para romper a fidúcia, essencial à manutenção do vínculo empregatício”, diz decisão. Além disso, por ser considerada uma falta grave, a magistrada também entendeu que não há como aceitar pedidos de reintegração e indenização correspondentes ao período de estabilidade provisória. “Isso porque hipotética estabilidade provisória em razão de representação sindical ou suspensão do contrato de trabalho não impedem a configuração da dispensa por justa causa”. As informações são do Uol.

Brumadense é vítima de assalto e tem carro roubado em Salvador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O brumadense Felipe Souza da Silva teve o carro roubado na manhã de quarta-feira (11), no Bairro Jardim Brasília, em Salvador, onde estava para realização de exames médicos. Em boletim registrado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, ele relatou que três homens armados o abordaram e, em seguida, o colocaram na parte de trás do veículo, um Ford K Sedan, de cor prata. Os criminosos estavam armados e o obrigaram a ficar agachado no banco de trás do carro. Minutos depois, ele foi deixado na Avenida Mario Sérgio Ponto de Paiva, no Bairro Cana Brava, em frente a um Pet Shop. Assustado, ele pediu ajuda ao proprietário da loja, que ligou para a polícia. Algumas horas depois, os criminosos se envolveram em um acidente de trânsito e os três fugiram do local. O veículo foi recuperado e encaminhado à delegacia. Felipe aguarda a liberação do veículo para o retorno a Brumado.

MP recomenda suspensão do aumento para prefeito e vereadores em Bom Jesus da Lapa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público, por meio da promotora de Justiça Amanda Buarque Bernardo, recomendou que o Município de Bom Jesus da Lapa adote as medidas necessárias para suspender a execução das Leis 655 e 656 de 2020, que aumentaram em mais de 40% os subsídios do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários municipais, dos vereadores e do procurador do Município. O gestor do Município e a Câmara Municipal foram notificados na sexta-feira, que têm sete dias, a contar de ontem (09), para suspender o aumento e revogar as Leis, que preveem ainda a revisão periódica anual dos subsídios, nos mesmos percentuais, de 42,6% para o prefeito e o vice e de 43,49% para os secretários, os vereadores e o procurador do Município. Quando as Leis foram publicadas, em dezembro de 2020,  o salário do prefeito passou de R$16.128,00 para R$ 23 mil; o do vice, de R$ 8.064,00 para R$ 11.500,00; e o dos vereadores, secretários municipais e procurador do Município de R$ 6.272,00 para R$ 9 mil. A recomendação levou em consideração que o Tribunal de Contas do Estado da Bahia estabeleceu que “a revisão geral anual relativamente aos subsídios dos vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, observará o disposto na Constituição Federal, ocorrendo sempre na mesma data e sem distinção de índices dos que vierem a ser concedidos aos servidores públicos municipais, respeitados os limites referidos”. A promotora de Justiça considerou ainda que os aumentos, da forma que foram estabelecidos, desrespeitam a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sendo, portanto “nula de pleno direito”.  Amanda Buarque Bernardo considerou ainda que não foi concedido aumento aos demais servidores públicos municipais de Bom Jesus da Lapa, “na mesma época e proporção do que foi estabelecido para o prefeito, o vice-prefeito, os vereadores, os secretários e o procurador do Município”.

Prefeito de Pindaí é punido por irregularidades em edital de licitação Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sessão desta quarta-feira (11), os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acataram denúncia apresentada contra o prefeito de Pindaí, João Evangelista Veiga Pereira (PP), em razão de irregularidades no edital de processo licitatório realizado no exercício de 2021. A concorrência pública tinha por objeto a contratação de serviço de limpeza de vias públicas do município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro Mário Negromonte, relator do processo, imputou ao gestor e à presidente da Comissão de Licitação do município, Érica de Jesus Pereira, uma multa – solidária – no valor de R$ 3 mil. O denunciante se insurgiu contra três exigências contidas no edital, por entender que tais cláusulas restringiam o caráter competitivo do certame, sendo elas: a exigência de comprovação de experiência pelos licitantes em serviços específicos e de baixa representatividade, a exemplo de pintura de meio-fio, limpeza de feiras livres e limpeza de sarjetas; a exigência de registro da empresa e de seu administrador no Conselho Regional de Administração (CRA); e a exigência de apresentação de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) e Plano de Emergência Ambiental (PEA). Pelas evidências de cerceamento da ampla competitividade do certame e impossibilidade de obtenção da proposta mais vantajosa para a administração municipal, o conselheiro Mário Negromonte, em decisão monocrática, já havia determinado a imediata suspensão da Concorrência Pública nº 001/2021, na fase em que se encontrasse, até que houvesse o enfrentamento do mérito da denúncia. Deste modo, a relatoria voltou a se posicionar no sentindo de que a administração de Pindaí não deve exigir documentos que não estejam previstos em lei ou que não guardem estrita pertinência com o objeto da licitação, sob pena de prejudicar o caráter competitivo do certame. Razão porque considerou expressamente ilegal a exigência do Programa de Proteção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). O prefeito também não conseguiu demonstrar a real necessidade da licitante dispor, na sua equipe técnica, de um profissional da área da administração, devidamente inscrito no CRA, para executar os serviços de limpeza pública almejados, “especialmente por descrever atividades genéricas associadas ao administrador de empresas, o que não e traduz, necessariamente, em uma necessidade para o acompanhamento do objeto específico do certame”. Sobre a exigência de comprovação de experiência prévia da licitante nos serviços que compõem o objeto da licitação, a relatoria entendeu que deve ser limitada às parcelas de maior relevância e de valor significativo. O Ministério Público de Contas, através do procurador Guilherme Macedo, também se manifestou pela procedência da denúncia, com aplicação de multa ao prefeito João Evangelista Veiga Pereira e determinação para que corrija os vícios do edital da Concorrência nº 001/2021, indicados no processo, a fim de garantir o caráter competitivo do certame. Cabe recurso da decisão.

Brumado: Mães relatam surto de piolho em alunos na Escola Miriam Meira na Lagoa Funda Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em contato com o site Achei Sudoeste, uma mãe de aluno que preferiu não se identificar denunciou um suposto surto de piolhos na Escola Miriam Azevedo Gondim Meira, na comunidade da Lagoa Funda, na zona rural de Brumado. Segundo ela, a reclamação é geral e outras mães também estão encontrando piolhos nos filhos com frequência. “Todo dia eu lavo o cabelo do meu filho e olho”, disse. Outra mãe da região relatou que a filha pegou piolho duas vezes em um intervalo de dois meses. “Minha menina falou que tá tendo muito piolho na escola”, contou. Segundo a mãe, a própria escola chegou a enviar um comunicado aos pais orientando que os mesmos inspecionassem a cabeça dos filhos. Uma terceira mãe também confirmou o problema. Para ela, a questão não pode ser minimizada, visto que gera um transtorno aos pais. “Até um shampoo para piolho não é barato. Ontem mesmo fiz um tratamento com uma loção cara. Não é normal”, declarou. Até o momento, a secretaria de educação não se pronunciou sobre o caso.

Bahia retoma liderança nacional na geração de energia eólica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia retomou a liderança nacional na geração de energia eólica com 32,16% da produção. O estado também é líder na geração de energia solar, com 30,89%. Os dados, de março de 2022, são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e estão nos Informes Executivos de Energia Eólica e Solar produzidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Os documentos estão disponíveis no site da SDE. “Nosso estado tem um histórico de protagonismo tanto na energia eólica quanto na solar. Retomar a liderança nacional é motivo de orgulho. Os bons ventos da Bahia estão contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional. E a estimativa é que mais 176 parques entrem em operação, fazendo a Bahia ultrapassar 10 Gigawatts (GW) em potência instalada”, declara o secretário da pasta, José Nunes. De acordo com a SDE, o potencial de geração de energia eólica é influenciado por fatores como sazonalidade, clima, vegetação e características topográficas. A usina Ventos do Santo Abraão, que fica em Morro do Chapéu, atingiu 73,1%, no mês de março deste ano, o maior valor do fator de capacidade do estado. Em fevereiro, o mesmo parque atingiu 54,9%. A Bahia tem 227 parques eólicos em operação, com 5,9 GW de potência instalada, que investiram R$ 23 bilhões e geraram mais de 89 mil empregos na fase de construção em toda cadeia produtiva. Outros 176 parques, que estão em construção e com construção prevista, terão capacidade instalada de 5,8 GW, preveem investir R$ 24 bilhões e gerar aproximadamente 89 mil empregos na fase de construção em toda cadeia produtiva. São 41 parques solares fotovoltaicos em operação, com 1,3 GW de potência, que investiram R$ 6 bilhões e geraram mais de 40 mil empregos na fase de construção em toda cadeia produtiva. Outros 153 parques estão em construção e devem investir R$ 27 bilhões. A estimativa é que sejam gerados em torno de 178 mil empregos na fase de construção em toda cadeia produtiva, com capacidade instalada de 5,9 GW.

Brumado: Site para Declaração de Aptidão ao Pronaf está fora do ar há algumas semanas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado e região, agricultores não estão conseguindo fazer a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), que é o instrumento utilizado para identificar e qualificar familiares da agricultura e associações. A DAP é a porta de entrada do agricultor às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. Como uma identidade, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família. O coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), José Luiz Ataíde, explicou que o sistema DAPWeb está fora do ar há algumas semanas devido à quantidade de acessos ao serviço em todo o país. "Nos últimos dias, houve muito acúmulo de inserções na página, então isso sempre acontece. Além disso, o sistema está passando por mudanças, onde o CAF-Pronaf substituirá a DAP. O sistema está congestionado”, justificou. Ataíde pediu aos agricultores da cidade e da região que aguardem o sistema voltar à normalidade para que não haja despesa à toa ao se deslocar de outros municípios. O Setaf comunicará o retorno do sistema através dos canais oficiais. Ainda conforme explicou, se caso o agricultor estiver na cidade e quiser realizar o processo de entrevista, isso poderá ser feito, o que adiantará o processo de inscrição no sistema.

Arquivo