Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Jovem é morto com pelo menos 30 tiros na zona rural de Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No domingo (10), um jovem identificado como Alex Sandro Conceição foi morto com pelo menos 30 tiros no Distrito de Cascavel, no município de Ibicoara, a 177 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no local do crime, foram encontrados 31 estojos de munição .40 e um carregador de pistola do mesmo calibre. Ainda não há informações do que teria motivado o crime e nem sobre a autoria. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Rui Costa confirma realização do São João da Bahia em 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta segunda-feira (11), durante agenda na cidade de Ibicuí, que está autorizada pelo Governo do Estado a realização dos festejos juninos, em todo o território baiano, em 2022. “Confirmamos aqui o São João na Bahia esse ano. Já autorizei a Secretaria de Turismo a organizar e publicar, ainda esta semana, edital para que as prefeituras possam se inscrever no São João”, declarou Rui, se referindo ao apoio dado pelo Governo do Estado para a realização dos festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro que acontecem em diversas cidades do estado e que foram suspensos por dois anos consecutivos, por causa da pandemia da Covid-19. Apesar da autorização, o governador chamou atenção para a importância da população completar o esquema de vacinação contra o coronavírus e garantir assim a segurança sanitária na realização das festas. “Vamos dançar forró com muita segurança e muita saúde. Tome a segunda e a terceira dose (da vacina). Vamos mandar essa doença para longe para podermos cair no forró”, completou Rui.

Brumado: Tumulto e manifestações suspendem sessão legislativa por 10 minutos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta segunda-feira (11), a sessão na Câmara de Vereadores de Brumado teve de ser suspensa por 10 minutos em razão do grande tumulto provocado por apoiadores e manifestantes contrários ao tempo facultativo nas escolas de tempo integral da rede municipal de ensino. A plenária ficou lotada de munícipes mesmo com o projeto nem tendo sido pautado para discussão. A reportagem do site Achei Sudoeste acompanhou todas as manifestações. No local, um cidadão se exaltou com o vereador Renato Santos (Sem Partido) ao defender o cumprimento da lei facultativa. “Por ele ser um servo de Deus, deveria olhar para os dois lados da moeda, pois cada um tem seus direitos. Quem quer ficar na escola integral todo o horário amém, mas aqueles pais que querem ter um momento de comunhão com seus filhos que fique até o horário determinado por lei. Ele está desonrando a Deus porque não está vendo o lado da família, apenas do prefeito”, acusou. Com cartaz em defesa da obrigatoriedade do tempo integral até às 16h30, uma cidadã disse que trabalha fora o dia todo e o modelo de ensino possibilita que os filhos estejam em segurança na escola durante o período.

Brumado: Advogado diz que ameaças do prefeito são infundadas para acabar o ensino integral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), tem ameaçado acabar com o tempo integral nas escolas da rede caso a lei facultativa que libera os alunos às 14h seja mantida. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado Sillas Seixas ressaltou o sucesso do modelo implantado pela atual gestão para desenvolvimento completo dos educandos. Segundo ele, a ideia da escola integral é oferecer mais possibilidades de aprendizado para os alunos diante do aumento do tempo de estudo. Nesse aspecto, Seixas colocou que, em uma “grande cartada”, a Câmara de Vereadores criou uma lei disciplinando as diretrizes do modelo no município, entre as quais tornando o tempo integral facultativo até às 14h. “Ele [o aluno] terá que permanecer nessa escola, no mínimo, 7 horas, que perfaz de 7h às 14h. É lei. Terrorismo alimentar e educacional não. Esse terrorismo não pode acontecer”, disse, se referindo à campanha promovida pela prefeitura. Seixas ainda frisou a importância do núcleo familiar como parte primeira na educação do indivíduo, seguida das entidades escolares.

Aucib pode entrar com pedido de impeachment contra o prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Auditoria Pública Cidadã Baiana (Aucib) ameaça apresentar novo pedido de impeachment contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) após o mesmo dizer que, caso a lei facultativa ao tempo integral nas escolas da rede seja aprovada, irá extinguir o projeto no município. No último sábado (9), a diretoria da Aucib se reuniu e definiu que entrará com o pedido caso a ameaça do gestor seja concretizada. A auditoria também acusa o Secretário Municipal de Educação, João Nolasco, de promover terrorismo nas redes sociais para pressionar os pais e vereadores em favor da manutenção do tempo integral.

Combate às chamas em supermercado atacadista de Vitória da Conquista completa três dias Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O incêndio de grandes proporções que atingiu um supermercado atacadista, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, está controlado, contudo, equipes do Corpo de Bombeiros seguem no local na manhã desta segunda-feira (11), para extinguir alguns focos e evitar que as chamas voltem a crescer. O fogo surgiu por volta das 8h da última sexta-feira (8) e atingiu inicialmente, o galpão onde ficam as máquinas empilhadeiras, baterias, e materiais inflamáveis, o que fez com que as chamas se espalhassem rapidamente por toda a estrutura do local, que tem cerca de 30 mil metros quadrados. Somente o estacionamento não foi atingido. Uma fumaça escura pôde ser vista à distância, assim como chamas muito altas. Quando o fogo começou, houve correria entre funcionários e clientes do estabelecimento. Apesar do susto, ninguém se feriu. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 60 homens atuam na operação, que já utilizou cerca de 20 carros-pipa carregados com água. O acesso espaço precisa ser feito com cautela, porque parte do teto da estrutura desabou. Por meio de nota, a assessoria do Carrefour, que é responsável pela rede atacadista, disse que está “acompanhando e prestando todo suporte necessário para controlar a situação”.

Durante visita, deputado federal Daniel Almeida anuncia novas obras em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) visitou Brumado e cumpriu uma agenda bastante produtiva. Às 09, no Clube dos Mineradores, ocorreu uma reunião com a direção do Sindmineradores, a Associação dos Aposentados, a Liga Brumadense de Futebol (LBF) e a coordenação do futebol feminino, ocasião em que se reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo município. Às 10h, na reunião na Vila Presidente Vargas, o prefeito Eduardo Vasconcelos (Sem Partido) assinou Ordem de Serviço autorizando o início das obras de implantação da grama no estádio, tanto da primeira etapa - muro, arquibancada e iluminação - quanto da segunda etapa, a implantação da grama foi viabilizado pelo seu mandato.

Durante visita, deputado federal Daniel Almeida anuncia novas obras em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Às 11h, o deputado, acompanhado do prefeito, vice, vereadores e lideranças comunitárias, visitou o Estádio do Idalina, no São Felix, cujos recursos das obras foram viabilizados pelo seu mandato, também em parceria com a gestão municipal.

Durante visita, deputado federal Daniel Almeida anuncia novas obras em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao final da visita, foi anunciada mais uma grande obra para o esporte, que é a construção de um campo society com alambrado, iluminação e grama sintética, no valor de R$ 920 mil, na Lagoa Funda. A obra, articulada com o vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB) e com o prefeito Eduardo Vasconcelos, atende a uma demanda do vereador Luiz Carlos (PP), o Palito e da líder comunitária Cleide Santos. Nos próximos dias, através de gestões do deputado, o governador assinará Ordem de Serviço para início das obras do sistema de abastecimento de água da região de Cristalândia, pleito da vereadora Edilsa Maria (PCdoB) a Lia Teixeira, bem como autorização da licitação da praça do Bairro Baraúna, pleito do vereador Paulo César (PCdoB). A parceria de Almeida com a gestão municipal tem viabilizado importantes obras para o município.

Motorista é preso com caminhonete adulterada e carga de produto agrícola sem nota fiscal na BR-101 Foto: Divulgação/PRF

Um homem foi preso em flagrante por transportar uma carga de produto agrícola sem nota fiscal, em uma caminhonete adulterada. Ele foi abordado no km 877 da BR-101, no trecho da cidade de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. O suspeito, que não teve nome divulgado por causa da Lei de Abuso de Autoridade, foi parado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização, na última terça-feira (5). Durante consultas no sistema, os policiais identificaram que havia inconsistências na documentação apresentada pelo motorista. Com isso, os agentes passaram a vistoriar todo o veículo e encontraram adulterações no chassi da caminhonete. Questionado, o homem disse que estava em processo de compra do automóvel, que havia sido adquirido em um leilão, conforme ele. Além disso, dentro da caminhonete foram encontrados 22 pacotes de defensivo agrícola sem documentação, no compartimento de carga. O condutor alegou que não tinha nota fiscal porque teria comprado o material com um conhecido, na cidade de Camacan, que fica na mesma região. O homem foi levado para a delegacia de Teixeira de Freitas, junto com a caminhonete e os produtos agrícolas. Na manhã desta segunda-feira (11), não há detalhes se ele segue detido, ou se foi liberado. Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados no controle de seres vivos considerados nocivos ao homem, sua criação e suas plantações. São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários. Eles podem oferecer riscos à saúde humana, se manuseados de forma inapropriada.

Homem de 32 anos morre afogado após barco virar na cidade de Paramirim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Bombeiros encontraram neste domingo (10) o corpo de um morador que estava desaparecido em Paramirim, a 129 km de Brumado. A vítima, identificado como Edivan Silva Ferreira, de 32 anos, estava com outro homem em um barco no sábado (9) quando a embarcação virou.   O desaparecimento ocorreu por volta das 20h30. O outro homem foi resgatado e levado para um hospital da região. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. Também não foram informados o velório nem o sepultamento da vítima.

Espaço INB reabre suas portas ao público no município de Caetité Foto: Divulgação/INB

No dia 05 de abril, o Espaço INB Caetité, a 100 km de Brumado, reabriu suas portas ao público, juntamente com a programação “Ocupa Praça” que foi realizada pela prefeitura em comemoração aos 212 anos da cidade. Desde o início da pandemia do Coronavírus, as visitações estavam suspensas em atendimento às medidas de contenção da propagação do vírus. A partir dessa data, o Espaço INB voltou a funcionar das 9 às 12h e das 14 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Atendendo ao Decreto Municipal nº 015, de 25 de março de 2022 e aos procedimentos estabelecidos pela INB, o protocolo de visitação no momento compreende apresentação de carteira de vacinação, uso de máscara, além do local também estar equipado com tóten de álcool gel. Caso surjam novas orientações, serão incorporadas à dinâmica de visitação ao Espaço. Estão sendo oferecidas visitas guiadas às exposições sobre a História de Caetité, Exposição Fotográfica Caetité: um lugar, vários olhares, a Mineração na Bahia, a Matriz Energética Brasileira, o Ciclo do combustível Nuclear com ênfase no beneficiamento do Urânio em Caetité e as ações de radioproteção e meio ambiente conduzidas pela INB na região. “A expectativa é que nos próximos meses sejam realizadas oficinas e outras atividades para a comunidade”, antecipa a coordenadora de Comunicação Regional da INB, Jane Dantas. “Aos poucos o Espaço INB vai retomando a rotina recebendo estudantes, turistas e moradores da região”, afirmou destacando a emoção de toda a equipe ao retomar a atividade.

Brumado: Aucib denuncia ex-secretária e atual secretário de educação por improbidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Auditoria Pública Cidadã (Aucib) propôs à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Brumado uma denúncia acerca de fato ocorrido na gestão dos recursos do Fundeb, envolvendo o atual secretário de educação, João Nolasco, e a ex-secretária Ednéia Ataíde. Segundo a Aucib, foi identificada grave irregularidade no pagamento do abono da ex-secretária. “Ao efetuar o pagamento do referido abono, o secretário de educação, Sr. João Nolasco, autorizou o pagamento de Abono Especial no montante de R$ 34.306,58 para a Sra. Ednéia dos Santos Ataíde, que, no exercício financeiro de 2021, estava fora da folha de pagamento dos recursos do Fundeb, em razão de estar afastada da área da educação por ocupar o cargo de Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania”, relatou, frisando que a autorização está em desacordo com a lei. Além disso, a Aucib colocou que a ex-secretária se utilizou de uma “manobra ardilosa” para receber o abono especial, visto que pediu exoneração do cargo no dia 31/12/2021, só retornando à função de professora no ano seguinte. “Com efeito (salvo melhor juízo, não restam dúvidas de que o pagamento do abano especial no valor de R$ 34.306,58 para a Senhora Ednéia dos Santos Ataíde leva à presunção de que algum ilícito foi cometido, devendo tanto a Sra. Ednéia quanto o Sr. João Nolasco serem, exemplarmente, punidos”, pediu. A Aucib solicitou ainda que a comissão verifique a prática de crime de improbidade administrativa e requeira a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra ambos.

Presidente repete antecessores e aposta pacote de R$ 160 bilhões para atrair eleitor Foto: José Dias/PR

Ao lançar mão de um “pacote de bondades” com impacto até o momento de R$ 160 bilhões na economia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) mira o bolso dos brasileiros para elevar a popularidade no ano eleitoral. A estratégia, que passa pelo aumento da renda e estímulos econômicos de curto prazo, visa ainda a atender a segmentos da população em que seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto é pior, como o eleitorado de menor renda e as mulheres. O modelo não é novo: antecessores do atual ocupante do Palácio do Planalto também abriram os cofres às vésperas da eleição e, como resultado, colheram melhorias na avaliação das próprias gestões. De acordo com jornal o Globo, no caso de Bolsonaro, os efeitos já começam a aparecer: a pesquisa Datafolha de março mostrou redução da reprovação ao presidente, de 53% para 46%. O carro-chefe da estratégia para o pleito de outubro é o Auxílio Brasil. O programa, que substituiu o Bolsa Família no ano passado, elevou os gastos com transferência de renda de R$ 35 bilhões para R$ 91 bilhões anuais. Outros exemplos são os cortes de tributos — como os federais sobre diesel —, o saque de R$ 1.000 do FGTS para trabalhadores com carteira assinada, o vale-gás, o crédito para mulheres empreendedoras e caminhoneiros, a liberação de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a redução do custo com a conta de luz após a antecipação do fim da taxa extra. Em outra frente, o governo estuda reajustar salários de servidores e a tabela do Imposto de Renda. O impacto fiscal das principais medidas chega a R$ 86 bilhões, mas boa parte das ações anunciadas não deve afetar as contas públicas, a exemplo do saque do FGTS, cujos recursos são dos trabalhadores. O maior volume vem das renúncias com a isenção de tributos federais sobre o diesel (R$ 20 bilhões) e o corte de 25% do IPI (R$ 20 bilhões, metade nas receitas de estados e municípios), possíveis porque houve aumento de receitas decorrente da inflação.

Governador da Bahia anuncia liberação do uso de máscara em locais fechados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou, nesta segunda-feira (11), a liberação do uso de máscaras em locais fechados, em todo o estado. Segundo o governador, o item seguirá obrigatório apenas em unidades de saúde. A decisão foi divulgada através das redes sociais do governador. Segundo ele, o decreto estadual que desobriga o uso do item será assinado na tarde desta segunda-feira (11). As máscaras já haviam sido liberadas em ambientes abertos em todo estado no dia 2 de abril. Na sexta-feira (8), Rui Costa afirmou que o uso das máscaras em locais fechados seria liberado quando a Bahia registrasse menos de mil infectados com a Covid-19. Durante sábado (9) e domingo (10) o estado atingiu o parâmetro estipulado, com menos de 100 pessoas em leitos de UTI e menos mil casos ativos da doença.

Brumado: Prefeito desrespeita vítimas e minimiza pandemia ao caracterizá-la como 'fraudemia' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sua live na última quarta-feira (06), o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), mostrou total desrespeito às vítimas da Covid-19 ao tratar a pandemia como uma “fraude”. O gestor debatia o projeto da escola em tempo integral e o déficit na educação quando, ao apontar a crise econômica registrada nos últimos dois anos, batizou a pandemia de “fraudemia”. Vasconcelos sempre se mostrou avesso às ações de contenção do avanço da pandemia, mesmo nos períodos mais críticos que a cidade atravessou. Entre os meses de fevereiro e maio de 2021, Brumado esteve entre os municípios com maior taxa de contágio e mortalidade em virtude da doença. Apesar do cenário caótico, o chefe do Executivo Municipal não esboçou nenhuma ação do poder público, seja com campanhas de conscientização ou com a publicação de decretos de contenção, se valendo apenas das iniciativas do governo estadual. Contrário ao uso de máscaras e defensor dos remédios do “Kit Covid”, o prefeito brumadense tentou, na verdade, avançar nas flexibilizações diante do retorno das aulas presenciais ou da liberação do uso de máscaras em momentos em que o município ainda convivia com taxa elevada de transmissão. Tratar os dois anos de angústia e não levar em consideração a dor da perda de 204 munícipes para o vírus demonstra o total desrespeito do alcaide brumadense com as famílias e aponta o seu lado desumano. Ficamos a nos perguntar: no dia em que o prefeito chorou sobre o caixão do então presidente da Câmara Municipal, vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, que morreu por complicações da Covid-19, tal choro foi de verdade ou apenas uma encenação, uma fraude? Teriam sido lágrimas de crocodilo?

Hospital Regional da Chapada bate recorde de cirurgias e exames Foto: Divulgação/Sesab

Empenho, dedicação e trabalho de excelência. Essa vem sendo a fórmula de sucesso utilizada pela equipe do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, para aumentar o atendimento à população de municípios da Chapada Diamantina. Somente nos primeiros três meses de 2022, a unidade administrada pela Fundação Fabamed registrou números recordes de atendimentos ambulatoriais, exames e cirurgias. Ao todo, no período entre janeiro e março foram feitos mais de 8 mil exames entre ambulatoriais e de imagem, além de 758 cirurgias entre ortopédicas e gerais. Destas, 227 foram ortopédicas e 531 destinadas a pacientes que necessitavam de outros tipos de atendimentos cirúrgicos. Inaugurado em 2017 e referência para 11 cidades da região, o HRC oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros. Diretor médico da unidade, Everson Matt destaca que o hospital também realiza procedimentos eletivos e atende pacientes cadastrados no sistema Lista Única do Governo do Estado. “Nós temos um serviço de urgência e emergência onde dispomos de cirurgião-geral, anestesista e ortopedista dando suporte 24 horas para Seabra e os municípios pactuados. Associado a esse serviço, temos o ambulatorial, onde realizamos a triagem e as cirurgias eletivas. Seguimos aumentando o número de cirurgias realizadas a cada dia para zerar a lista de pacientes que estavam aguardando em virtude das restrições impostas pela pandemia da Covid-19”, explica.

Ituaçu: Jovem de 22 anos é preso pela Polícia Militar por tráfico de drogas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (08), em rondas pela cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Central) avistou um indivíduo em atitude suspeita. Com um jovem de 22 anos, foram encontrados 09 tabletes de substância análoga à maconha, R$: 155,60, 01 placa de identificação veicular, 01 celular, 01 CRLV e 01 caderno de anotações. Após a abordagem, o mesmo foi conduzido até a Delegacia Territorial de Ituaçu.

Polícia ambiental apreende madeira, arma de fogo e motosserra em Carinhanha Foto: Divulgação

Militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis apreenderam uma arma de fogo, além de uma motosserra usada na extração de madeira na quarta-feira (6) em Carinhanha, na região sudoeste da Bahia. A guarnição realizava rondas na localidade conhecida como Santa Rita, zona rural de Carinhanha, quando visualizaram um forno rudimentar de carvão durante o processo de queima de madeira e um grupo de homens próximo ao local que, ao perceber a aproximação dos pms, fugiram. Foram encontrados uma motosserra, 11 metros de madeira estéreo e sete metros cúbicos de carvão, além de uma espingarda calibre 36. Todo o material apreendido foi encaminhado para a delegacia territorial do Município de Guanambi.

PM apreende arma de fogo no Bairro Prisco Viana em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (08), a Polícia Militar prendeu quatro homens envolvidos no tráfico de drogas no Bairro Prisco Viana, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. O trio estava a bordo de um veículo Gol, cor cinza, placa policial OQZ-9043, de Curvelo (MG). Durante a abordagem, com eles, foram encontrados: uma arma de fogo tipo revólver calibre 38, com cinco munições intactas, uma quantidade de cocaína, R$ 3984,00 em espécie e um extrato bancário com uma movimentação financeira do mês de março, de R$ 40409,46. Os envolvidos e todo material foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi para adoção das medidas cabíveis.

Operação em Jequié termina com um morto e dois presos Foto: Divulgação/PC

Um homem morreu em confronto com a polícia, e outros dois foram presos com armas, dezenas de munições e cocaína na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, na noite de sexta-feira (8). Segundo a Polícia Civil, os suspeitos e o material saíram do estado de São Paulo. A polícia detalhou que a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) já estava investigando um grupo criminoso, quando os homens, que são suspeitos de integrar essa quadrilha, foram surpreendidos pelos policiais. Os homens tentaram correr, mas foram alcançados. Um deles tentou se esconder em uma casa e chegou a atirar contra os policiais, que reagiram. Ele foi baleado, chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. Os dois suspeitos foram detidos e levados para a delegacia. O material apreendido será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para passar por perícia.

Brumado: Ameaças do prefeito de acabar o tempo integral visam jogar população contra oposição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em coletiva de imprensa, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) disse que o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), quer jogar a população contra a oposição ao viralizar uma campanha cujo mote é que o grupo oposicionista vai acabar com o ensino de tempo integral nas escolas da rede municipal. Na oportunidade, Bomfim assegurou que a Câmara está atuando em favor das centenas de pais de alunos que desejam ter a liberdade de escolher retirar os filhos das escolas às 14h, após 7 horas diárias de ensino. “Não existe nada mais democrático do que isso. Da forma que a lei está, vamos conseguir agradar todo mundo. Tanto o pai que quer retirar o seu filho às 14h, quanto ao pai que quer deixar seu filho até às 16h”, defendeu. O parlamentar ainda apontou que o prefeito entra em contradição ao dizer que, se o tempo integral acabar, muitas crianças irão passar fome. “Em uma cidade onde o índice de desemprego é quase zero?”, ironizou. Amarildo também colocou que, se o prefeito tem um projeto benéfico para a população, deve se apresentar, humildemente, no Legislativo para o diálogo e não tentar pressionar os vereadores jogando com o povo. “Não vamos bater continência pra quem quer usar de ditadura com as pessoas”, assegurou.

Idoso morre após moto que pilotava ser atingida por carro na BR-330 Foto: Reprodução/TV Bahia

Um idoso de 72 anos morreu depois que a moto que ele pilotava foi atingida por um carro, por trás, na BR-330, no trecho próximo à cidade de Gongogi, que fica no sul da Bahia. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (8). De acordo com o G1, a vítima é o Altemir Souza Nunes. O carro que o atingiu pertence à Prefeitura de Gongogi. Por meio de nota, a gestão informou que vai apresentar o motorista que dirigia o veículo na delegacia, na segunda-feira (11), e que presta suporte à família da vítima. Ainda não se sabe o que causou acidente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal de Jequié, mas não há detalhes sobre o sepultamento de Altemir.

Brumado: Audiência pública e votação do projeto do tempo integral ainda não têm datas definidas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Verimar Meira (PT), frisou que não é contra o tempo integral nas escolas da rede municipal. Meira repudiou a campanha promovida pela atual gestão, que culpa os vereadores pelo fim da integralidade no ensino público municipal. “É mentira isso que estão dizendo. É uma chantagem! Estão colocando a população contra nós. Estamos aqui afirmando e reafirmando o nosso compromisso com o povo de Brumado”, destacou. Apesar do clima tenso causado pela campanha, Verimar falou que esse tipo de fake news não a desestabiliza, pelo contrário, só a fortalece para lutar pelos interesses do povo. Questionada se há previsão para o projeto das escolas de tempo integral ser pautado no Legislativo, a presidente respondeu que ainda não existe uma data definida para tanto. Uma audiência pública para discutir o assunto será realizada na Câmara Municipal, porém também sem previsão. “Estamos abertos ao diálogo”, frisou. 

Alexandre Xandó consegue adiar demolição de barracos em Vitória da Conquista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Mesmo após a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) de prorrogar a suspensão de despejos durante a pandemia, a gestão da prefeita Sheila Lemos (UB) notificou a Ocupação Cidade Bonita, do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), dando prazo de 1 dia para retirada dos barracos. O vereador Alexandre Xandó (PT) acompanha a área desde 2017, quando advogou para as mais de 200 famílias que tiveram suas casas derrubadas na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão (MDB). Agora, novamente, ele está na linha de frente da causa, juntamente com movimentos sociais e sindicatos da cidade. Xandó informou que entrou em contato com o vereador Nildo Freitas (PSC), líder do Governo na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, que conseguiu adiar a demolição dos barracos e se comprometeu a buscar uma reunião entre os representantes das famílias e a gestão municipal. O assunto deve voltar a movimentar a imprensa regional na próxima semana.

Brumado: 'Na casa grande, há muitas coisas obscuras', dispara João Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sua live semanal, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), falou sobre o ex-vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (UB), que foi o autor do projeto de lei que tornou facultativo até às 14h o tempo integral nas escolas da rede municipal. Na ocasião, o gestor disse que a história vai cobrar do ex-vereador pelos danos causados ao município. Sucessor do pai na política, o vereador João Vasconcelos (UB) rebateu as declarações do gestor. “A história vai cobrar de quem mente e rouba. O tempo vai cobrar dele. Ali na casa grande há muitas inverdades obscuras assim como um livro negro”, respondeu. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar acusou o prefeito de ter um passado negro. “Acuso ele também de ter um passado negro a esconder. Está aí há 20 anos e quais foram as empresas que ele trouxe pra investir em Brumado?”, questionou. Sobre a polêmica envolvendo o tempo integral, Vasconcelos falou que quem está dizendo que vai acabar com o modelo é o próprio prefeito, visto que ele e os colegas de oposição defendem apenas a liberdade de as crianças serem liberados um pouco antes, às 14h. “Por que não deixar facultativo e a liberdade de escolha com os pais? Não vão jogar essa responsabilidade e a falácia de acabar com o tempo integral nos vereadores. Isso é birra do prefeito. Ele está fazendo ameaças para nos pressionar, mas isso não vai funcionar. Não vamos ceder”, assegurou.

Arquivo