Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Eleições 2022: João Leão rompe com PT e entrega secretarias ocupadas pelo PP no governo da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), anunciou ao governador Rui Costa (PT) na tarde desta segunda-feira (14) o rompimento do PP com o governo do PT no estado. Leão entregou as três secretarias que eram ocupadas pela legenda no Executivo local. Com a decisão, o próprio João Leão deixa a Secretaria de Planejamento; Nelson Leal, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Leonardo Góes, a pasta de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. Todos já foram exonerados pelo governador. Em reunião neste domingo (13), a cúpula do PP na Bahia já tinha decidido desembarcar do governo Rui Costa e entregar os cargos na gestão petista. A decisão foi oficializada pessoalmente em reunião entre o vice e o governador na tarde desta segunda. O rompimento começou a ser desenhado depois que Rui Costa desistiu de deixar o cargo em abril para disputar o Senado – o que permitiria que João Leão assumisse a governadoria até o fim do mandato, em dezembro. Desde então, Leão intensificou as conversas com o pré-candidato da oposição ACM Neto, do União Brasil, para se candidatar ao Senado na chapa do ex-prefeito de Salvador e principal opositor do PT no estado.

'Prefeito merece nota de repúdio por destrato à Câmara de Brumado', dispara Amarildo Bomfim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sua tradicional live semanal, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) disse que não precisa pagar para ter projetos aprovados na Câmara Municipal de Vereadores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) manifestou que, a partir do momento que o gestor se pronuncia dessa forma, ele desrespeita a bancada de oposição. “Dizer que os vereadores que não querem votar a favor dos seus projetos são desonestos não é assim que funciona. Se a gente não rebater, as pessoas vão acreditar que estamos indo atrás dele pra cobrar. Nunca fui atrás pra votar em projeto nenhum, pelo contrário, eu abri mão do cargo da minha esposa para votar contra projetos que eu acredito que não são bons pra população. Poderia agir por interesse”, disparou. Na sessão legislativa desta segunda-feira (14), o parlamentar cobrou que a presidente da Câmara tome uma iniciativa para responder e exigir a retratação pública do prefeito, tal como uma nota de repúdio e uma representação no Ministério Público Estadual (MPE). Para Bomfim, o gestor foi infeliz em várias declarações. “Pedimos apenas que o prefeito possa respeitar mais a Câmara de Vereadores e as suas decisões. Votar contra um projeto não quer dizer que somos desonestos”, reiterou.

Jovem pataxó é morto a tiros após reclamar de som alto durante festa no sul da Bahia Foto: Reprodução/G1

O indígena da tribo Pataxó, Vitor Braz de Souza, 22 anos, foi morto a tiros, na madrugada desta segunda-feira (14), na localidade de Ponta Grande, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. De acordo com o G1, Vitor, uma das jovens lideranças da tribo na região, foi morto após reclamar do som alto durante a realização de uma festa, que acontecia nas proximidades da praia da Ponta Grossa. De acordo com os pataxós, a área onde acontecia o evento é um território indígena ainda não homologado. A Polícia Civil diz que o autor dos disparos foi um homem ainda não identificado. Ele teria efetuado os tiros após Vitor reclamar do volume de um som. Ainda segundo a polícia, agentes seguem nas buscas para identificar e prender o autor do crime. Após ser baleado, Vitor chegou a ser encaminhado para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O jovem era atuante no movimento Indígena, e participava de diversas mobilizações. Segundo outras lideranças pataxós, o filho de Vitor nasceu há pouco mais de 30 dias. O jovem era neto do primeiro cacique da aldeia Novos Guerreiros, e neto da pajé Japira. A festa que resultou na morte de Vitor foi chamada de Sigilo Fest. No entanto, um dos produtores do evento, Bell Cast, se manifestou nas redes sociais sobre o ocorrido e lamentou a morte de Vitor. Segundo o promotor da festa, o crime não ocorreu dentro da área do evento, ainda assim, ele se colocou à disposição para ajudar na resolução do crime e reforçou o pedido por justiça.

Audiência entre SMTT e taxistas abre temporada de vistorias do transporte de passageiros em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (12), uma audiência foi realizada entre a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a categoria dos taxistas em Brumado. O evento ocorreu no auditório do Semac. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Yuri Tainan, da coordenação de serviços da SMTT, explicou que o objetivo foi esclarecer dúvidas dos motoristas devido ao início do processo de vistoria dos veículos do transporte de passageiros no município. Quem não conseguiu participar do evento, pode comparecer à sede do departamento para esclarecer suas dúvidas. “Vamos começar a marcar as vistorias com todo tipo de transporte que a gente tem regularizado no município. Vamos deixar tudo conforme os padrões de segurança exigidos na legislação”, destacou. A vistoria é realizada anualmente para renovação do alvará da atividade.

Brumado: Alunos ainda não retornaram às aulas por falta de transporte e estradas precárias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde o início das aulas no mês de fevereiro, as crianças da região de Umburanas, na zona rural de Brumado, ainda não retornaram às escolas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Associação de Moradores da Região do Sucuruiu, Manoel Fernando da Silva Leite, explicou que as péssimas condições das estradas vicinais e a falta de veículos do transporte escolar são as causas da ausência dos alunos nas unidades de ensino localizadas no Distrito de Umburanas. “Já cobramos do poder público, mas, até hoje, estamos sem solução. Os alunos estão sem poder estudar há quase 1 mês”, relatou. Segundo Fernando, cerca de 60 alunos das localidades de Sucuruiu, Baraúnas e Baixa Grande estão sendo prejudicados devido aos problemas. O presidente da associação de moradores também criticou o fato de a prefeitura apenas tapar os buracos nas estradas vicinais da região ao invés de fazer o patrolamento de todo trecho, garantindo assim o livre acesso dos alunos e moradores. “Acho que o último patrolamento aqui foi feito na gestão de Edmundo ou Aguiberto. Deveria ser feita uma coisa melhor pra gente, mas aqui é só sofrimento”, completou.

Aracatu: APLB pode denunciar prefeita por recusa em ceder reajuste aos professores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Aracatu, a 36 km de Brumado, a APLB Sindicato pode denunciar a prefeita Braulina Lima (Republicanos) por ato de improbidade administrativa devido ao fato de a gestora ter se recusado a conceder o reajuste salarial de 33,24% para os professores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Denise da Mata, que representa o sindicato, explicou que a ideia é que o Ministério Público Estadual (MPE) instaure um inquérito civil para investigar o repasse incompleto. “Se constatarem que realmente houve um ato de improbidade, ou seja, um crime, uma violação ou ato ilícito, o gestor será punido. A lei prevê diversos graus de penalidade de acordo com a gravidade, desde a pessoa ser civilmente responsabilizada com a aplicação, por exemplo, de uma multa, até criminalmente responsabilidade com, por exemplo, o bloqueio de contas públicas ou ficar inelegível”, explicou. Segundo a sindicalista, a prefeita infringiu a Lei do Piso, que determina que, anualmente, haverá um reajuste para os professores. Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu, conforme determinado por lei, um reajuste de 33,24% para a categoria. “O princípio da legalidade significa que a Administração Pública só pode agir com o que está previsto na lei. A Administração Pública é obrigada a só fazer o que está na lei. Imagina a gravidade de uma administração que não faz o que está na lei, que é o caso de Aracatu”, criticou.

PM encontra corpo com disparos de arma de fogo em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite deste domingo (13), uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, deslocou-se ao Bairro Benito Gama após receber informação sobre um suposto homicídio. No local apontado, nas proximidades da quadra de esportes do bairro, os militares comprovaram que havia um corpo que apresentava, aparentemente, ter sido atingido por disparos de arma de fogo. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, a vítima foi identificada posteriormente como Dalcione de Deus Pereira, mais conhecido como Japa. A Polícia Militar se manteve no local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Japa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.

Homem é preso acusado de abusar sexualmente de adolescente em Contendas do Sincorá Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (12), o Conselho Tutelar da cidade de Contendas do Sincorá, a 103 km de Brumado, acionou a Polícia Militar para acompanhar uma ocorrência de estupro de vulnerável. No órgão, uma adolescente denunciou o companheiro de sua avó após ter sido abusada sexualmente. Os policiais militares estiveram no local e detiveram o indivíduo. De acordo com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o autor e vítima foram conduzidos até a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para adoção das medidas cabíveis.

Semana do Consumidor: Squaresom está com 30% de desconto em toda linha de produtos em Brumado

Em comemoração à Semana do Consumidor, que começa nesta segunda-feira (14), a Squaresom e Polly Móveis estão com 30% de desconto em todas as mercadorias. Isso mesmo, 30% de desconto em todos os produtos. São móveis, eletrodomésticos e eletrônicos com o melhor preço. Não perca tempo e passe nas lojas agora mesmo. As ofertas são válidas até o próximo dia 19. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. Não perca a oportunidade de comprar o melhor pelo menor preço.  

Polícia Militar procura homem que furtou 20 mochilas em loja no centro de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (11), um homem furtou 20 mochilas de uma loja no centro da cidade de Brumado. Desde então, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) tem realizado diligências para localizar o suspeito. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a ação do bandido foi flagrada por câmeras do circuito de monitoramento do local. Nas imagens, é possível verificar que o homem chega na frente da loja, se abaixa e furta a mercadoria. Quem tiver pistas sobre o acusado, pode entrar em contato com a polícia através do 190. A identidade do denunciante não será revelada. A Polícia Militar pede que a população não adquira produtos furtados, pois responderá por crime de receptação, com pena de reclusão de um a quatro anos, além de pagamento de multa.

Por engano, enfermeira dá copo com cachaça a paciente em hospital no interior da Bahia Foto: Reprodução/G1

Uma enfermeira deu um copo com cachaça a uma paciente internada no Hospital Municipal de Santa Teresinha, cidade que fica no interior baiano. Segundo a trabalhadora, a situação aconteceu por engano, já que ela achava que o líquido era água. O caso aconteceu no sábado (12). A paciente é a lavradora Zenilda Lisboa, que deu entrada na unidade sentido fortes dores no estômago. Nesta segunda-feira (14), a paciente segue hospitalizada e fará exames médicos. “Fui medicada e colocada em observação. Só que eu estava com muita sede, garganta seca, com dificuldade para respirar, e aí pedi água para a enfermeira. Ela foi buscar a água e, quando voltou com o copo, bebi”, contou ela ao G1. “Quando bebi, identifiquei que não era água, que era bebida alcoólica. Aí passei mal, vomitei e fiquei internada no hospital. Fui para casa, mas senti muitas dores no estômago, ardência e retornei para o hospital”. A enfermeira Valci dos Santo explicou que pegou a garrafa com o líquido em cima de um armário, onde a equipe costuma deixar água para agilizar o atendimento aos pacientes. “Na emergência desta unidade, a gente deixa sempre um recipiente com água em cima do armário da emergência. Para que isso? Para não perder tempo quando tem paciente passando mal e a gente não deixar o paciente sozinho para pegar água. Então, esse recipiente já fica lá, em cima do armário. Peguei um copo e enchi. Eu estava de máscara, não senti nenhum cheiro. Peguei a água e dei para a paciente”, explicou. “Ela me perguntou: ‘o que é isso?’ Eu respondi: ‘água’. E ela disse: ‘não é água, não. É bebida alcoólica’. Aí tirei a máscara para cheirar e realmente era bebida alcoólica. Estava em uma garrafa de água mineral, porém o líquido dentro não era água mineral”. Valci contou ainda que estava com a equipe de profissionais de saúde, que acompanharam a situação. “O fato aconteceu desta forma, eu estava junto com uma equipe e todo mundo presenciou, mas quem deu a água a ela fui eu, que realmente achei que estava dando água”. O secretário municipal de Saúde de Santa Teresinha, José Lindomar, pediu desculpas pelo ocorrido e disse que uma sindicância foi aberta para investigar como a cachaça foi parar na unidade. “Quero aqui pedir desculpas à paciente e a todos os seus familiares. E frisar que estamos apurando esse acontecimento", disse.

Traficante é preso com maconha, cocaína e droga sintética na cidade de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (11), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizava rondas pelo bairro Novo Horizonte, quando ao passar pela rua da antiga usina, visualizou um homem que ao notar a presença da viatura policial empreendeu fuga em direção ao interior de uma residência, deixando para trás um tablete de maconha prensada e embalada. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, de posse do material encontrado, os policiais adentraram à residência do suspeito, onde encontraram cinco tabletes de maconha, três buchas de maconha, uma porção de cocaína, qiuze comprimidos de droga sintética (balinhas), uma balança de precisão, R$ 300 em espécie, uma porção de maconha diluída e diversas embalagens plásticas para acondicionamento da droga. O acusado de 24 anos e sua esposa foram conduzidos para a 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para as providências cabíveis.

Autor de feminicídio é preso tentando sepultar corpo em Porto Seguro Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem, de 62 anos, foi preso em flagrante na quinta-feira (10), menos de 24 horas após matar a companheira. Ele foi localizado na Avenida dos Navegantes, por investigadores da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Seguro. De acordo com a delegada Elizabeth Salvadeu, o suspeito pretendia enterrar Luciene Vasconcellos Mueller, de 39 anos, sem o conhecimento dos familiares. “O corpo da vítima foi localizado em uma funerária, já preparado para o sepultamento”, ressaltou a delegada da unidade especializada. A motivação do crime, ocorrido na última quarta-feira (9), está sendo apurada. Após o flagrante, o corpo, que tinha sinais de esganadura, foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Autuado por feminicídio, o homem está à disposição da Justiça.

Morre aos 83 anos, Tõe Diola, um dos mecânicos mais antigos de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Morreu nesta segunda-feira (14), na cidade de Brumado, o mecânico Antônio Cerqueira Souza, 83 anos, mais conhecido como Tõe Diola. Segundo informou a família ao site Achei Sudoeste, Souza sofreu um infarto fulminante e veio a óbito. Ainda de acordo com a família, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN). Diola mantinha sua oficina no Bairro São Félix. O velório está acontecendo no Salão Paroquial. O sepultamento será realizado nesta terça-feira (15), às 08h, no cemitério da Vila Presidente Vargas. Cerqueira deixa esposa e sete filhos. Tõe Diola era natural de Cacheira de São Félix e residia na capital do minério há mais de 65 anos

Brumado: Pai diz que prefeitura infringe a lei ao descumprir horário facultativo do tempo integral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pai de aluno da rede municipal de Brumado, Jorge Valério Gomes entrou em contato com o Achei Sudoeste para registrar o seu descontentamento com relação ao horário da Escola de Tempo Integral. Para ele, o Município está infringindo o princípio da legalidade, estabelecido na Constituição Federal, ao estender a obrigatoriedade do tempo integral até às 17h, quando há uma lei, aprovada pela Câmara de Vereadores, tornando o ensino facultativo até às 14h. “Toda autoridade constituída deve observar esse princípio. Como é que em nosso Município está em vigor uma lei que faculta aos alunos permanecerem nas escolas de 7h às 14h e, no entanto, estão sendo obrigados a permanecer até às 16h30? Temos que manifestar o nosso descontentamento e buscar as providências. A autoridade não pode se sobrepor à lei”, asseverou.

PSOL oficializa Kleber Rosa como pré-candidato ao governo da Bahia em 2022 Foto: Divulgação/PSOL

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) informou na sexta-feira (11), que oficializou o nome do professor e fundador do Movimento Policiais Antifascismo, Kleber Rosa, como pré-candidato ao governo do estado da Bahia. O anúncio foi realizado após uma reunião com diversas lideranças do partido. Kleber vai liderar a chapa, após disputa à pré-candidatura com Carol Lima, David Lopes Macedo e Bernadete Souza. Nascido em Salvador, Kleber fará a sua estreia na disputa eleitoral nas eleições deste ano. Ele é cientista social graduado pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Educação Inclusiva e diversidade e Mestrando em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente, ele também é diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB).

Município de Brumado convocará concursados e reforçará quadro de agentes de endemias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o aumento do número de casos de arboviroses na cidade de Brumado (veja aqui), a prefeitura aumentará o efetivo de agente de combate a endemias. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário de saúde Cláudio Feres. Segundo ele, o Município também realizará concurso público para agente comunitário de saúde para atendimento das áreas descobertas. “No último mês, eu solicitei dos Recursos Humanos do Município a convocação dos profissionais que estavam de licença. Temos 8 profissionais de licença para interesse particular, entre agente de endemias e agente comunitário de saúde, que estão sendo convocados a assumir seus postos. Também vamos fazer o concurso”, declarou.

Jair Bolsonaro vai lançar pré-candidatura à reeleição para Presidência no dia 26 Foto: Carolina Antunes/PR

O PL pré-agendou para o próximo dia 26 o evento de lançamento da pré-candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição. O presidente, que neste sábado (12) participou de um evento na sede do partido para a filiação de 15 deputados federais à sigla, deverá oficializar sua campanha à reeleição no evento realizado no final de março. De acordo com o jornal o Globo, após se desfiliar do PSL ainda no primeiro ano de seu governo, Bolsonaro se filiou ao PL em novembro do ano passado. O lançamento da candidatura deverá ocorrer em um auditório no edifício que abriga a sede do Partido Liberal. Os detalhes do lançamento ainda não foram divulgados.

Convenção Coletiva do Trabalho define reajuste para salário dos comerciários em Brumado e região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em comunicado, o Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região e o Sindicato dos Lojistas da Bahia informaram à categoria que a Convenção Coletiva do Trabalho 2022/2023 foi assinada. Para os que recebem acima do piso salarial da categoria haverá um reajuste de 9,144%; bem como o novo piso salarial será de R$ 1.230,00 + R$ 30,00 (Benefício Social Familiar Obrigatório). Segundo os órgãos, neste ano foram realizadas diversas reuniões para elaboração de uma convenção favorável para patrões e empregados, cujo objetivo é amparar o trabalhador e sua família e as empresas no que diz respeito à saúde e segurança do trabalho quanto às exigências do e-social.

Após denúncia anônima, Polícia Militar apreende máquinas caça-níqueis em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (11), o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu duas máquinas caça-níqueis, após denúncias anônimas, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, a apreensão ocorreu em um estabelecimento comercial localizado na rua Maranhão. A apreensão foi realizada pela Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto). O proprietário do estabelecimento, de 51 anos, foi conduzido até a sede da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para prestar esclarecimentos, juntamente com as duas máquinas caça-níqueis e a importância de R$ 81 que estavam no interior das mesmas.

Brumado já adquiriu vários equipamentos hospitalares através da Nota Premiada Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em 2018, o Município de Brumado aderiu ao Programa Nota Premiada Bahia e, através dele, já adquiriu vários equipamentos para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que o programa fortalece as ações do hospital. “Nessa semana, nós recebemos da 12ª etapa, que foi do dia 1º de setembro a 31 de dezembro de 2021, o valor de R$ 40.850,97. Com esse recurso estamos conseguindo comprar novos equipamentos para atender a necessidade da unidade. Quem trabalha lá sabe o quanto tem sido investido no hospital nos últimos anos”, salientou. Uma equipe do programa do Governo do Estado esteve com o secretário nesta quinta-feira (10) e pontuou que Brumado tem potencial para crescer muito mais. “Aproveito esse espaço para pedir à população que faça seu cadastro no programa e, sempre que fizer qualquer compra, peça para colocar o seu CPF na nota fiscal. Com isso, você estará ajudando o Hospital Municipal”, concluiu.

Itacaré tem até julho para encerrar lixão da cidade Foto: Daniel Oliveira

O Governo Federal tem avançado no objetivo de reduzir os impactos provocados pelo descarte irregular de resíduos sólidos pelo País. Com esse objetivo, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) assinou, nesta quinta-feira (10), um protocolo de intenções com a Prefeitura de Itacaré, na Bahia, com meta de encerrar o lixão a céu aberto na cidade até julho deste ano. Para o secretário nacional de Saneamento do MDR, Pedro Maranhão, o ato é mais um importante passo para organizar a política nacional de forma a zerar os cerca de 3 mil lixões existentes no Brasil. “O povo de Itacaré está de parabéns, pois foi dado um grande passo para o encerramento do lixão que tanto prejudica a vida do povo local, que luta há 15 anos pelo fechamento. Assinamos o início dos estudos para, enfim, encerrar o lixão”, afirmou o secretário ao Brasil 61. Para começar as ações de fechamento da área irregular de descarte, a próxima etapa será a realização de estudos, que serão elaborados pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Estima-se que sejam despejados, diariamente, aproximadamente 30 toneladas de resíduos sólidos no local. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, afirmou que o município está em estágio avançado para realizar o fechamento definitivo do local. “As obras do Centro de Triagem estão praticamente concluídas, assim como as ações sociais e ambientais e ainda a construção de casas para as famílias de catadores que estarão deixando o local para morar em residências dignas”, garantiu. A desativação de mais um local de descarte irregular de lixo tem objetivo de garantir a higiene, saúde e habitat limpo e saudável para a população. Além disso, visa sensibilizar a sociedade acerca da importância de manter a limpeza das casas, cidades e espaços públicos, como forma de desenvolver um ambiente sustentável e saneamento seguro.

Parceria entre PRF e SMTT promoverá monitoramento nas rodovias na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um convênio de cooperação técnica foi firmado entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, explicou que o objetivo da parceria é dinamizar as ações governamentais no município. “Temos aqui uma rodovia federal que corta a sede do município, que é a BR-030. Então, com esse convênio, vamos poder dinamizar a fiscalização nas rodovias, vai facilitar a condição de capacitação dos nossos representantes junto ao organismo federal e teremos a compilação de monitoramento urbano e radares nas rodovias. Tudo isso foi amplamente debatido”, afirmou. Ricardo também adiantou que, através da parceria, o Município poderá ser contemplado com novas viaturas do Governo Federal, além de viabilizar muita inovação e tecnologia. “O Município só tem a ganhar. Teremos vias monitoradas e o setor pessoal treinado e capacitado”, completou.

Taisan Auto promove outlet de veículos usados neste mês de março em Brumado

Já começou o outlet da concessionária Taisan Auto em Brumado. Na loja, você pode adquirir o seu carro por preços abaixo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), tabela considerada o principal índice para a negociação de carros no país. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853. Aproveite o mês de março para fazer um bom negócio e comprar o seu carro próprio pelo menor preço e com condições de pagamento imperdíveis. Os telefones da Taisan são: (77) 99968-0777 e (77) 99968-0316.

'Brasil é governado por judiciário que tem merda na cabeça como as lagostas que comem', diz prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para as próximas eleições presidenciais, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), declarou que acredita na recondução do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) ao cargo de forma folgada. Em sua live semanal, o gestor disse que a reeleição de Bolsonaro ocorrerá para o bem do país, de todos os brasileiros e também do mundo. Na oportunidade, Vasconcelos fez diversas críticas ao Judiciário. “Aqui o povo decide, elege o Executivo, o Legislativo, mas quem manda não é nenhum dos dois. Quem manda é o Judiciário. Que não foi eleito, foi nomeado. Parece brincadeira. Espero que o povo resgate a sua liberdade, que o seu voto tenha um destino e que a pessoa escolhida, de fato, ocupe o poder”, afirmou. O prefeito ainda se referiu aos membros do Judiciário como “comedores de lagosta”. “É por isso que se diz que muitos políticos desses que estão mandando no Brasil são como lagostas: vive na costa do país e tem merda na cabeça. É mais ou menos por aí”, disparou.

Arquivo