Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Vereador diz que ano eleitoral já impactou no comportamento do prefeito frente à Câmara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em seu retorno às sessões na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (07), o vereador Amarildo Bomfim (PSB) disparou que o ano eleitoral já refletiu no comportamento do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que, ao contrário de 2021, em que o Executivo começou o ano enviando um pacote de projetos “bomba” para apreciação do Legislativo, neste ano de 2022, o prefeito encaminhou boas propostas para a Casa. Para Bomfim, isso se deve ao nítido desgaste da imagem do gestor perante à população e a sua preocupação com o próximo pleito. “Todo mundo tem ciência, não precisa ser um estudioso da política. O gestor está desgastado. A população tem total razão em estar revoltada com o gestor pelo que ele vem fazendo com a cidade”, declarou.

Brumado: Sindicato e prefeitura iniciam negociações para reajuste salarial dos servidores públicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb) e a prefeitura municipal iniciaram as negociações para reajuste salarial da categoria. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do sindicato, Jerry Adriano, relatou que, em reunião realizada na última semana, o Sindsemb apresentou uma proposta de reajuste para a administração. A contraproposta ainda será apresentada em reunião agendada para o próximo dia 24. “O último reajuste salarial dos servidores públicos foi em 2017, de 4%, bem abaixo da inflação. Já se passaram cinco anos. Sem um reajuste real, já são mais de dez anos”, informou. Segundo o presidente, a categoria soma uma perda total de 32.50% nesse período. Além disso, o salário base dos servidores do município ainda não atendeu ao piso, permanecendo em R$ 730,10. “O Município só equipara ao salário mínimo porque a Lei Federal não permite o servidor ganhar menos que o mínimo”, criticou. Diante da crise provocada pela pandemia, Jerry acredita que a prefeitura será obrigada a conceder algum reajuste. “Nós, servidores, sem um reajuste salarial, vai chegar um momento que não teremos condições de pagar nem a conta de luz. Temos que pensar positivo”, resumiu.

Presídio de Brumado deve ser inaugurado em abril e empresa abrirá vagas de empregos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) e o secretário municipal de educação, João Nolasco, recepcionaram representantes da empresa MAP - Grupo PAM (Presídio de Administração Moderna), que administrará a unidade prisional de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Nolasco informou que o presídio deve ser inaugurado na primeira quinzena do mês de abril deste ano. Na oportunidade, segundo adiantou, também foram discutidos aspectos para implantação de um sistema de educação na unidade para auxiliar no processo de ressocialização dos detentos. “O presídio tem sala e toda estrutura e o Município entrará com a mão de obra. Será na modalidade EJA Prisional (Educação de Jovens e Adultos), com aulas ministradas dentro do próprio presídio por medida de segurança. Estamos prontos pra contribuir, aguardando apenas os próximos passos”, destacou. O secretário explicou que o professor que for selecionado para atuação no EJA Prisional se dedicará exclusivamente às aulas no presídio. A empresa iniciará o mais breve possível o recrutamento de funcionários para atuação na unidade - estima-se que até 180 pessoas serão contratadas.

Jovem de 22 anos morre afogado em rio no sudoeste da Bahia ao tentar salvar esposa Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um jovem identificado como Alexandre Silva Borges, de 22 anos, morreu afogado no Rio Catolé, em Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Ele trabalhava como frentista em um posto de combustível e também era DJ gospel em uma igreja evangélica. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (7) e o corpo de Alexandre foi encontrado nesta terça (8) pelos bombeiros. Conforme apuração da TV Sudoeste, ele estava no local com a esposa e amigos. Segundo testemunhas, a esposa de Alexandre estaria se afogando e ele entrou no rio para salvá-la, no entanto, não sabia nadar e se afogou. A mulher foi retirada da água por amigos do casal e sobreviveu. Não há detalhes do estado de saúde dela. Após ser achado pelos bombeiros, o corpo de Alexandre foi encaminhado para o Instituo Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista, que também fica no sudoeste do estado.

Vitória da Conquista: Menino com hérnias e sem um dos testículos precisa de cirurgia de urgência Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um menino de 2 anos, que nasceu prematuro, com intolerância a lactose, alergias, diabetes, duas hérnias e sem um dos testículos, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, precisa de uma cirurgia com urgência. A criança sente muitas dores nas pernas e apresenta dificuldades para urinar. As informações são do G1. “Ele nasceu prematuro né? De 35 semanas. Nasceu com intolerância a lactose, toxoplasmose e diabetes”, disse Érica Pereira Silva, mãe de Wendel Miguel Pereira Soares. Wendel Miguel tem feito várias consultas para amenizar o sofrimento. As dores frequentes alteram todo o desenvolvimento da criança. “Como ele usa fralda, ele chega para mim e fala: 'Vó, me ajuda, está doendo, está ardendo, está queimando”, relatou a avó do menino, Juliana Santos. “Aí a gente tira a fralda e quando vai ver, está inchado e muitas das vezes ele faz xixi só pingando mesmo”, acrescentou. Vários exames foram realizados após os amigos se unirem para ajudar a família. “Como a gente não estava tendo condições de correr atrás para fazer os exames, a gente fez uma vaquinha e conseguiu fazer”, contou Érica Silva. A última médica que atendeu Wendel Miguel deu o diagnóstico e explicou a importância da realização da cirurgia. “Fez um pedido de urgência, porque devido a fimose e a hérnia, ele está com o testículo que não desceu ainda. Era para descer com um ano e ele já está com dois e até agora não desceu ainda”, disse a mãe do menino. A família tem tentado marcar a consulta com o cirurgião pediátrico através do Sistema Único de Saúde (SUS), mas toda vez que vai ao posto de saúde, volta para casa sem solução. “Fomos para o posto de saúde, eles pegaram os exames, mas disseram que voltaram da Central da Marcação”, disse Érica Silva.

'O terror do INSS': Idoso comemora 121 anos com bolo temático em Aparecida de Goiânia Foto: Reprodução/G1

Nascido em 3 de fevereiro de 1901, seu Andrelino Vieira da Silva comemorou o aniversário de 121 anos com um bolo temático que chamou atenção nas redes sociais. Com o tema 'O terror do INSS', o aposentado vive na cidade de Aparecida de Goiânia. A ideia veio da neta dele, a supervisora contábil Janaina Lemes de Souza, de 36 anos. “Todo ano eu mando fazer um bolo para ele e nesse ano um amigo viu na internet uma pessoa que fez um bolo dessa forma e me mandou dizendo: ‘É a cara do seu avô’”, disse. Conforme divulgou o G1, o aposentado foi casado e teve sete filhos, sendo que cinco estão vivos. Além disso, ele tem 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto. “É um privilégio muito grande ter uma pessoa dessa idade na família para poder compartilhar histórias com a gente. Minha filha teve a oportunidade de ter um bisavô. Eu não tive. A gente valoriza todos os momentos. Ele viaja, vai a barzinhos, faz de tudo”, afirmou Janaina.

Palmeiras vence o Al Ahly e vai à final do Mundial de Clubes Foto: Michael Regan/Fifa

O Palmeiras está de volta a uma final de Mundial de Clubes pela primeira vez desde 1999. O Alviverde do técnico Abel Ferreira bateu o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0, no estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes. Os gols foram marcados por Dudu e Raphael Veiga. O primeiro saiu aos 39 minutos, com passe genial de primeira de Dudu para deixar Veiga sozinho nas costas da marcação. O segundo foi a retribuição do presente: Veiga de primeira para Dudu escapar pela direita e bater forte. De acordo com o Uol Esporte, o Palmeiras agora aguarda pelo vencedor do confronto entre o Chelsea (ING) e Al Hilal (SAU), desta quarta (9) para saber contra quem vai disputar o título de Campeão Mundial no próximo dia 12, no Mohamed Bin Zayed Stadium.

Rui Costa solicita que prefeitos realizem mutirão de vacinação nas escolas neste retorno às aulas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) solicitou, durante entrevista à imprensa, que, neste retorno às aulas, as prefeituras realizem mutirão de vacinação nas escolas. Costa apelou aos prefeitos que montem postos de vacinação nas unidades de ensino, inclusive nas estaduais, a fim de garantir a imunização das crianças e adolescentes. “Vamos fazer esse mutirão da vacina nessa primeira semana de retomada das aulas. Faço esse apelo aos prefeitos e prefeitas da Bahia”, declarou.

Câmara de Brumado dá carta branca para prefeito doar óculos e uniformes para alunos carentes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, apresentou nesta segunda-feira (07), durante sessão legislativa, em regime de urgência simples, o projeto de lei autorizando a prefeitura a adquirir e doar óculos de grau e uniformes escolares para os alunos matriculados na rede municipal. A proposta foi protocolada no legislativo em setembro de 2021 (veja aqui). “As aulas começam agora no dia 21 e, se o prefeito quiser, poderá sancionar e fazer cumprir a lei”, pontuou. Domingão destacou que o projeto impactará positivamente no aprendizado e autoestima dos alunos. “É injusto você vê uma criança bem vestida na sala de aula e outras que não têm condições sequer de comprar um tênis. Com esse projeto, o prefeito está sendo autorizado a fazer esse gasto. Tem dinheiro pra isso”, asseverou. A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.

CDL anuncia duas vagas de estágio para estudantes de Direito em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) anunciou duas vagas de estágio para estudantes do curso de Direito em Brumado. Os interessados devem estar cursando a partir do sétimo semestre, bem como ter afinidade com direito administrativo, direito do trabalho, direito civil com ênfase em direito imobiliário, direito real e possessório, direito notarial, direito empresarial e direito do consumidor. As atividades são: diligenciar processos nos órgãos judiciários, atuar como preposto em audiências, peticionar e acompanhar processos no Pje/Projudi e demais plataformas, peticionar na esfera administrativa e demais atividades relacionadas à advocacia. A bolsa auxílio é de R$ 350 + Auxílio Transporte no valor de R$ 50, totalizando R$ 400. A carga horária é de 20 horas semanais, de segunda a sexta, de 8h às 12h. Os candidatos devem encaminhar currículo para o e-mail [email protected] com o assunto “Vaga de estágio Direito”. Maiores informações podem ser obtidas através do (77) 99864-5069 (WhatsApp).

Guanambi: Mãe se aloja na Secretaria de Educação em busca de transporte escolar para filha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Mãe de uma estudante da rede estadual de ensino, a dona de casa Lúcia Ferreira de Sá Alves se alojou na recepção da Secretaria de Educação de Guanambi, a 141 km de Brumado, em protesto pela liberação do transporte escolar para alunos de colégios estaduais residentes na zona rural. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, Lúcia disse que estava disposta a permanecer no local até a próxima sexta-feira (11) se fosse necessário, vez que possuía colchonete, cobertor, alimentos, remédios e água. Após a divulgação do relato, centenas de cidadãos elogiaram a atitude da mulher, que lutava para garantir o direito da filha e de tantos outros adolescentes. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a secretaria informou que não recebeu das escolas da rede estadual a lista com a relação de alunos que usarão o transporte escolar e, portanto, já encaminhou ofício às referidas escolas solicitando o requerimento da relação atualizada. “Após diálogo objetivo, tranquilo e proveitoso com os devidos esclarecimentos, a mãe da aluna aceitou o apoio ofertado pela secretaria e as garantias dadas acerca do transporte escolar dentro dos trâmites legais e retornou para sua residência. A aluna não terá nenhum prejuízo de conteúdo didático e o caso está encerrado”, assegurou a pasta.

Malhada de Pedras: Busca ativa de alunos, aumenta teto do Fundeb e reajusta salário de professores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seguindo determinação do Governo Federal, o Município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, concederá reajuste salarial de 33,24% aos professores da rede municipal de ensino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária de educação Elisângela Ventura adiantou que o direito da categoria está garantido. “Todos os professores do quadro do magistério, independente do ano de serviço ou nível de formação, terão esse reajuste. Estamos saindo de um histórico municipal em que os recursos do Fundeb não eram suficientes sequer para cobrir a folha de pagamento dos professores”, comemorou. Na oportunidade, Ventura destacou a busca ativa de alunos feita pela pasta no município, tendo em vista que o montante dos recursos para investimento na educação é reflexo do número de matrículas na rede. Além da questão do recurso, segundo a secretária, a busca ativa de alunos teve por base a escolarização e a redução do analfabetismo. “Se eu tenho muito aluno, a verba também aumenta. É uma ação articulada. Fizemos isso e, para este ano, conseguimos aumentar significativamente os recursos do Fundeb, o que possibilitará o custeio desse aumento para os professores”, frisou. Os professores receberão o reajuste no pagamento do mês de fevereiro.

Suspeito de tentar estuprar criança é preso dentro de rio no sul da Bahia Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um homem suspeito de tentar estuprar uma criança foi preso dentro do Rio Cachoeira, em Itabuna, no sul da Bahia. O caso aconteceu no último sábado (5). De acordo com a Polícia Militar da região, o homem pulou no rio para fugir da perseguição de moradores do bairro Mangabinha. Com ele, foi apreendida uma faca. De acordo com o G1, o Corpo de Bombeiros foi acionado para dar apoio à PM na prisão do suspeito. A polícia informou que a suposta vítima de estupro ainda não foi na delegacia para prestar queixa. Ainda de acordo com a PM, o suspeito tem passagens na polícia por tráfico de drogas, no estado de São Paulo, e na cidade de São José da Vitória, na Bahia. Ele foi apresentado na delegacia da região.

Beto Bonelly manda a real aos deputados: 'Não sou vereador de pix, só vou apoiar quem faz por Brumado' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após receber alta médica, o vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly, retornou aos trabalhos no legislativo brumadense. Em seu pronunciamento na sessão, ele chamou a atenção ao dizer que não é vereador de pix e que os deputados que quiserem o seu apoio terão de fazer por onde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que, durante a sua estadia em Salvador para retirada de nódulos na tireoide, foi contatado por um candidato a deputado, que lhe ofereceu dinheiro para o seu tratamento em troca de apoio. “Não sou vereador de pix. Foi nesse sentido que falei. Aqui, estamos pensando em um projeto diferenciado para Brumado. Não estou fechado com nenhum candidato. Se algum deles quiser me mandar o que fez por Brumado, poderá ter o meu apoio”, justificou.

Agricultores do sudoeste baiano melhoram hábitos com alimentos da biodiversidade local Foto: Divulgação/CAR

Agricultores e agricultoras familiares de comunidades rurais do Sudoeste Baiano agora possuem hábitos alimentares mais diversificados e nutritivos, a partir da valorização da biodiversidade local. Esse é o resultado do Plano de Ação de Segurança Alimentar e Nutricional do projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva. Isso foi possível após a capacitação realizada pelo Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), prestadora de assistência técnica e extensão rural (Ater) contratada pelo projeto, nas Comunidades Bela Vista e Casa Nova, no município de Belo Campo, Timorante, de Nova Canaã, e Bengo, em Bom Jesus da Serra. A capacitação contou com o diálogo com os agricultores sobre a correlação da alimentação com a saúde e sobre a importância do valor nutricional dos alimentos que são consumidos no dia a dia. Os participantes foram incentivados a realizar o uso integral dos alimentos e a valorizar a biodiversidade local. A oficina foi realizada pela nutricionista Veranúbia Mascarenhas, da VP Nutrição Funcional. “Fica evidente que apesar da grande diversidade de alimentos que existem, a maioria das pessoas acabam consumindo as mesmas coisas todos os dias”. Durante as atividades foram realizadas visitas nos quintais produtivos de alguns beneficiários do projeto, sendo possível identificar no campo alimentos bons, nutricionalmente, que eram negligenciados pelas famílias, como também algumas plantas e flores alimentícias que as agricultoras e os agricultores não sabiam que eram comestíveis. A agricultora Berlamina Vieira de Deus, moradora da Comunidade Bela Vista, afirmou que o projeto contribuiu para o conhecimento sobre a importância dos produtos naturais. “Não tínhamos o hábito de utilizar [esses produtos] na alimentação e com esse projeto tivemos a oportunidade de aprender e dar mais valor a riqueza que temos dos nossos alimentos naturais. Então, para mim, foi uma maravilha! A gente optava pelos produtos industrializados, que não tinham um valor tão nutritivo quanto os dos produtos que hoje são produzidos aqui no nosso quintal”.

Homem invade casa na zona rural de Riacho de Santana e estupra mulher na frente dos filhos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada deste domingo (06), uma jovem de 23 anos foi estuprada na comunidade Brejo São José, na zona rural de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o crime sexual foi cometido na frente dos filhos menores de idade da vítima, dentro de sua residência. O homem, que, segundo depoimento da jovem, mora na mesma comunidade a ameaçou com um facão durante o abuso. A polícia continua realizando buscas na região na tentativa de encontrar o agressor. 

Covid-19: Moradores da região de Bom Jesus da Lapa precisam completar o esquema vacinal Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Moradores de Bom Jesus da Lapa e de Serra do Ramalho, na região oeste da Bahia, precisam completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Nessas cidades, o índice de vacinados com duas doses está em torno de 30%. As informações são do Brasil 61. Em Sítio do Mato, que fica perto, o percentual também ainda não chegou a 46%. A maioria dos casos graves e hospitalizações ocorre entre pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, explica a importância da imunização: “Agora nós enfrentamos um novo desafio, a variante ômicron. [..] Nós já temos notícias de outros países onde essa variante se tornou prevalente em que há um número realmente grande de casos, mas o sistema de saúde não tem sido tão pressionado sobretudo naquelas populações que estão fortemente vacinadas. O Brasil tem ainda alguns estados em que a vacinação não chegou aos níveis desejados”. A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, explica que para controlar a pandemia, é necessário ter um alto número de pessoas vacinadas: “Nós acreditávamos que uma cobertura vacinal acima de 70%, 75% ela deixaria uma nação tranquila. Hoje, nós já sabemos que a Covid não é bem assim. As coberturas vacinais, elas têm que estar acima de 90% quiçá 95%”. O Ministério da Saúde oferece vacinas para o público com mais de 12 anos e doses pediátricas para crianças entre 5 e 11 anos. Quem ainda não tomou a segunda dose da contra a Covid-19 precisa completar o esquema vacinal. E aquelas pessoas que já podem tomar a dose de reforço também devem procurar o local de vacinação mais próximo o quanto antes. O reforço é feito em quem tem mais de 18 anos e já completou a imunização há mais de quatro meses.

Desempregado, brumadense faz rifa pra pagar contas vencidas de energia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desempregado, o brumadense Guilherme Santos tem percorrido as ruas da cidade com uma rifa para pagar contas vencidas de energia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que, no total, são três contas nos valores de: R$ 158, R$ 80 e R$ 80. Cada rifa custa R$ 5 e o prêmio é 2 litros de açaí. “Tem muita gente assinando pra ajudar. Estou correndo atrás de emprego porque terminei o ensino médio agora. Estou procurando emprego”, contou. Santos ainda rebateu a fala do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), que declarou, recentemente, que, em Brumado, “só não trabalha quem não quer” (veja aqui). “Não é o meu caso porque estou procurando e não estou achando”, disse.

Polícia Militar inicia aulas de xadrez para jovens em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

A Base Comunitária de Segurança (BCS) Nova Cidade iniciou, no último sábado (5), mais um projeto social, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As aulas de xadrez são oferecidas para crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, moradores dos bairros de Nova Cidade e Pedrinhas. As aulas acontecerão todos os sábados de 9h às 12h, na sede da unidade. Os pequenos receberam também um kit com caderno, lápis de colorir, caneta, entre outros itens escolares, doados pelo projeto social Sementes do Amor. Cursos de informática, artes marciais e violão também são oferecidos de maneira gratuita pela BCS. O tenente Vinícius Sampaio, comandante da unidade, comentou que outros projetos serão desenvolvidos no futuro. “Não é todo curso que conseguimos colocar em prática. Dependemos de ajuda, como foi no início do curso de xadrez”, finalizou o comandante.

Brumado: Início do ano letivo na rede estadual de ensino será no dia 14 de fevereiro, explica diretor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diretor do Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Brumado, Ramon Dutra informou que, no município, as aulas da rede estadual de ensino serão retomadas no dia 14 de fevereiro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que a data se deve às especificidades do calendário municipal. “No caso de Brumado, as aulas da rede municipal retornarão no dia 21 de fevereiro. Com isso, os alunos da zona rural perderiam 2 semanas de aula. Então, há a sugestão da secretaria estadual de educação para que a gente acompanhe o calendário municipal sem prejuízo letivo”, afirmou.

Empresário de Brumado pode ser solto após parecer do MPF que será julgado no STJ Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em parecer, o Ministério Público Federal (MPF) se manifestou favorável à soltura do empresário Cézar Paulo de Morais Ribeiro, popular Cézar de Lim, em face da demora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em julgar o acusado. Cézar de Lim foi preso em Iporã, no Paraná, em julho de 2017 (veja aqui), acusado de matar Sidney Vasconcelos Meira, conhecido como Camarão. De lá pra cá, são 4 anos preso preventivamente aguardando o TJ-BA realizar o julgamento. De acordo com a denúncia, a vítima foi assassinada por Lim e um comparsa com um tiro na nuca. A defesa alega que, há mais de dois anos, apresentou o Recurso em Sentido Estrito e o mesmo sequer foi remetido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). “É justo, pois, deferir parcialmente o pedido, procedendo-se à substituição da prisão preventiva por algumas das medidas cautelares de que trata o art. 319 do Código de Processo Penal nos termos do art. 282, § 6º, do CPP, com a redação dada pela Lei nº 12.403/2011, especialmente: monitoração eletrônica; comparecimento periódico em juízo no prazo e nas condições fixadas pelo juiz para informar e justificar atividades e proibição de nova mudança de domicílio sem prévia autorização judicial”, sentenciou o MP.

Gasolina em Brumado é quase R$ 0,60 mais cara do que em Barreiras e população não reage Foto: Marcos Lopes/Achei Sudoeste

Diretamente da cidade de Barreiras, Marcos Lopes criticou, em entrevista ao site Achei Sudoeste, o preço da gasolina em Brumado. Lopes trabalha viajando e relatou que, na região, o valor do combustível é mais acessível em Barreiras e em Irecê. “Aqui na região de Brumado, é outro patamar, bem mais caro. Chega até a R$ 0,60 de diferença no preço do litro do combustível comparado a Barreiras e Irecê”, informou. Hoje, segundo Lopes, o preço da gasolina em Barreiras é de R$ 6,60 e, em Irecê, R$ 6,55. “Em Brumado, chega até R$ 7,20. É uma diferença considerável no preço do litro do combustível. O preço na distribuidora é o mesmo, só vai acrescer o frete. Se Barreiras é mais longe por que o preço é mais barato? Há um lucro exagerado quando você compara com a região de Brumado”, destacou. Para Lopes, a população do município deve acordar e cobrar dos vereadores uma fiscalização nos postos de combustíveis da cidade. “O brumadense está pagando muito caro pelo preço do combustível e ninguém tá reclamando. Acho essa disparidade um absurdo. Algo tem que ser feito. A população precisa ir pra rua e cobrar”, completou.

Criança de 11 anos é eletrocutada em bomba d'água em Bom Jesus da Serra Foto: Reprodução

Uma criança de 11 anos foi eletrocutada na zona rural da cidade de Bom Jesus da Serra, no sudoeste da Bahia, no domingo (6). Nesta segunda-feira (7), não há detalhes sobre o sepultamento dela. O nome e o gênero da vítima não foram revelados. A Polícia Militar foi acionada por vizinhos, e quando chegou ao local constatou o fato. O corpo da criança foi encontrado próximo a fios elétricos desencapados, ligados a uma bomba d'água. As circunstâncias da morte serão investigadas pela polícia. O caso é acompanhado pela Coordenadoria Regional de Polícia Civil de Vitória da Conquista.

Arquivo