Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
PGR denuncia ministro da Educação ao Supremo por crime de homofobia Foto: Reprodução/Concursos Públicos

A Procuradoria-Geral da República denunciou nesta segunda-feira (31) o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao Supremo Tribunal Federal (STF) por declarações homofóbicas. O crime de homofobia é reconhecido pelo STF desde 2019. A investigação foi motivada por uma entrevista do ministro da Educação ao jornal “O Estado de S. Paulo”, em setembro de 2020. Nela, Ribeiro relacionou a homossexualidade a “famílias desajustadas” e disse que havia adolescentes “optando por ser gay”. Questionado sobre educação sexual nas escolas, Ribeiro disse que é um tema importante para evitar gravidez precoce – mas que não acha necessário debater questões de gênero e sexualidade em sala de aula. “Acho que o adolescente, que muitas vezes, opta por andar no caminho do homossexualismo (sic), tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe. Vejo menino de 12, 13 anos optando por ser gay, nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem de fato, e caminhar por aí. São questões de valores e princípios”, afirmou Ribeiro na entrevista. A denúncia é o ato formal em que a PGR pede a abertura de uma ação penal contra Milton Ribeiro. Cabe ao STF decidir se recebe o pedido – ou seja, se Ribeiro se torna réu no processo. O relator do caso é o ministro Dias Toffoli.

Polícia Militar prende dois homens com quase 3kg de maconha na cidade de Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Central) realizava patrulhamento no município de Ibicoara, a 177 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina, na segunda-feira (31), quando avistou dois homens em atitude suspeita no interior de um carro. Com a aproximação dos policiais, os dois tentaram fugir, mas foram alcançados. Durante a abordagem, foram encontrados dois tabletes e várias porções de maconha pesando cerca de 2,8 kg, uma balança de precisão, além de munição calibre 38. Os dois suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, onde a ocorrência foi registrada.

Jovem é preso com amigos por estupro de três irmãs dele de 7, 8 e 10 anos Foto: Divulgação/PM

Um jovem e dois amigos são suspeitos de estuprarem as três irmãs dele, em Goianira, na região central de Goiás. As meninas têm 7, 8 e 10 anos. As crianças confirmaram à Polícia Militar (PM) que foram abusadas sexualmente pelo irmão e os amigos dele e que os abusos eram recorrentes, segundo a ocorrência. Segundo o G1, o trio foi levado à delegacia e solto após interrogatório. De acordo com o boletim de ocorrência na Polícia Civil, o trio foi localizado no sábado (29), logo após cometer estupros contra as três. Inicialmente, a Polícia Militar encontrou na casa as duas irmãs mais novas, de 7 e 8 anos. Elas relataram que a mais velha, de 10 anos, foi retirada da residência pela avó no dia da prisão por causa da violência sexual cometida, que deixou a menina muito machucada. “Ao serem indagadas se conheciam ou reconheciam o autor da violência, as vítimas relataram que constantemente seu irmão trazia dois amigos para sua residência e que os três abusavam de forma igual das três meninas”, diz trecho da ocorrência. Os militares descobriram que a avó levou a neta mais velha para Itaberaí, cidade a 70 km de Goianira. A equipe viajou para a cidade, buscou a menina e a levou para fazer exame de corpo de delito, junto com as outras duas, no Instituto Médico Legal (IML).

Brumado: 'Harmonia entre executivo e legislativo só depende do prefeito', defende Rey de Domingão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para o ano legislativo que se inicia nesta terça-feira (01), o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, espera mais harmonia com o Executivo Municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a mudança depende apenas da postura do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). “O Executivo tem que mudar a maneira de mandar os projetos para essa Casa. Nós, representantes do povo, precisamos analisar os projetos com tempo hábil para saber se iremos votar a favor ou contra”, defendeu. Mesmo sendo oposição ao prefeito, Domingão garantiu que votará a favor das propostas do Executivo, caso as mesmas sejam em benefício dos interesses do povo. “Espero que seja um ano diferente e que haja harmonia entre Executivo e Legislativo. Que o diálogo aconteça”, destacou.

Mucuri: Casal morre em acidente na BA-698 após ultrapassagem irregular, diz polícia Foto: Reprodução/G1

Duas pessoas morreram após o veículo em que viajavam bater de frente com outro carro de passeio em um trecho da BA-698, nas imediações da cidade de Mucuri, região sul da Bahia. O acidente ocorreu no sábado (29), após uma manobra de ultrapassagem de outro veículo que seguia viagem no sentido oposto. As vítimas foram identificadas como o médico Edwalter Dias da Silva e sua esposa Telma Regina Coelho Santos. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um veículo que seguia no sentido oposto ao do casal, foi surpreendido por um terceiro veículo, que fez uma ultrapassagem irregular. Quando voltou para a faixa, o automóvel colidiu frontalmente com o carro do casal. O médico morreu na hora. A mulher, Telma Regina, foi socorrida em estado grave ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo o G1, o veículo que ultrapassou o carro envolvido no acidente não foi encontrado. Também não há informações sobre o estado de saúde dos ocupantes do outro automóvel que colidiu com as vítimas.

Guanambi: Corpo de Bombeiros atende mais de 500 ocorrências em 2021 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em menos de um ano de operação, o 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar (2ºSGBM), subordinado ao 7º Grupamento de Bombeiros Militar, atendeu 539 ocorrências em Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com balanço anual de ocorrências do ano de 2021, os incêndios em imóveis, e principalmente na vegetação, lideram as estatísticas com 353 combates no período. Na sequência, aparece captura e salvamento de animais, com 142 ocorrências. Também foram registradas 23 operações de retiradas de pessoas presas em ferragens, de prevenção a acidentes e atendimentos pré-hospitalares. A unidade foi inaugurada na cidade em fevereiro de 2021.

Deslizamento de terra mata bebê de 3 meses em São Paulo Foto: Indianara Campos/TV Globo

Uma mulher e o seu bebê de três meses foram soterrados em um deslizamento de terra provocado pelas chuvas em Itapevi, na Grande São Paulo, na noite deste domingo (30). As informações são do G1. Ela foi retirada com vida dos escombros, mas o menino não resistiu e morreu. De acordo com testemunhas, as vítimas estavam na casa de amigos para um jantar. Além do bebê, que completaria quatro meses nesta quarta (2), e de sua mãe, que tem 27 anos, estava o companheiro dela e mais cinco pessoas que moravam na casa, localizada no Jardim Ruth. O deslizamento ocorreu por volta das 21h, em decorrência das fortes chuvas que atingiam a região. Os presentes ouviram um barulho forte no telhado e correram para deixar a casa. A mulher, que estava na cozinha, e o bebê, que dormia no quarto, foram soterrados. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros trabalharam no resgate. A mulher logo foi localizada e encaminhada ao Hospital Geral de Itapevi. O bebê só foi localizado por volta das 5h desta segunda-feira (31). Ele foi encaminhado ao hospital, onde foi constatado o óbito. O deslizamento ainda atingiu outras três casas da região, que foram interditadas pela Defesa Civil municipal.

Riacho de Santana registra três mortes em decorrência da Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último final de semana, o município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, registrou 3 óbitos em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no sábado (29), duas mulheres idosas faleceram com a doença. No domingo (30), um idoso de 97 anos não resistiu às complicações causadas pelo coronavírus. Desde o início da pandemia, o município contabilizou 47 mortes da doença.

Brumado: Código de Obras, doação de terreno e tempo integral devem voltar às discussões no legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Código de Obras e Urbanismo, doação de terreno para construção de hospital particular e escola de tempo integral são alguns dos temas que devem voltar às discussões na Câmara de Vereadores de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, disse que, em live, o prefeito já confirmou que as pautas têm prioridade e serão novamente encaminhadas para apreciação do legislativo. “Estamos na expectativa de que venham os projetos. Estamos aqui para analisar e, se for bom para Brumado, votaremos sim. Se for ruim para Brumado e não tiver humildade para sentar e dialogar, nós votaremos contra. Se houver harmonia entre os poderes, tudo se encaminha”, afirmou.

Após 151 dias, Brumado volta a registar óbito em decorrência da Covid-19

Após 151 dias, o município de Brumado volta a registrar uma morte em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus, nesta segunda-feira (31). A secretaria de saúde não informou detalhes sobre o paciente. O último óbito havia sido confirmado em 02 de setembro de 2021 (veja aqui). No momento, a cidade registra 10562 casos confirmados da doença. Entre os diagnósticos: 3 internações, 198 óbitos, 302 pacientes em tratamento e 10062 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Major Leila pede apoio da população para enfrentamento à criminalidade na zona rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O aumento da criminalidade na zona rural de Brumado tem feito crescer as cobranças dos moradores por policiamento nestas áreas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), explicou que a presença da polícia nas comunidades é algo difícil diante da extensão do território rural. Para tentar conter os crimes praticados na zona rural, a comandante disse que a 34ª CIPM está traçando uma estratégia diferenciada. “Vamos precisar muito do apoio da comunidade local. Na zona rural, é imprescindível a ajuda da comunidade local. Eles serão os nossos olhos e nossos maiores colaboradores”, destacou. Isso porque, conforme explicou, uma pessoa que não é da comunidade é facilmente identificada pelos próprios moradores. “Conclamamos o apoio da comunidade para que nos informe sobre indivíduos que frequentem a localidade. Nossa estratégia será baseada no apoio da comunidade, tendo em vista que a ação policial tem que ser específica e pontual. Iremos agir energicamente com o braço armado do Estado nessas comunidades”, reforçou.

Alagoas: Ônibus do cantor Devinho Novaes tomba na BR-101 e saxofonista morre Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ônibus do cantor Devinho Novaes tombou na BR-101, nesta segunda-feira (31), no município de São Sebastião, interior de Alagoas. No domingo (30), a banda fez um show na cidade de Capela durante a madrugada e voltava para Aracaju. O cantor estava com dores nas costas e foi levado com mais nove pessoas para o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Segundo o empresário do artista, Téo Santana, no momento do acidente estavam no ônibus toda a banda, inclusive, o cantor e sua avó. “Acordei no momento exato do acidente. Estou neste momento indo para Alagoas. Eles tinham terminado um show de 2 horas. A banda volta para o hotel sempre após o show. Eles estavam voltando para casa quando o ônibus capotou”, disse o empresário em entrevista à rádio Fan FM. O saxofonista da banda, Cláudio Douglas dos Santos, de 34 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. O motivo do acidente ainda é desconhecido.

Brumado: Rey de Domingão acredita em Câmara de Vereadores mais atuante em 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As atividades serão retomadas na Câmara Municipal nesta terça-feira (01) e o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, está otimista com o retorno dos trabalhos legislativos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que as perspectivas são muito boas. “Nesses 45 dias de recesso, o trabalho não parou. Apenas as sessões pararam. Continuamos prestando serviço à população de Brumado. Estamos com a perspectiva muito boa de que esse ano será melhor do que o que se encerrou”, afirmou, garantindo que continuará atuando em prol dos interesses da população brumadense.

Brasil cria 2,7 milhões de empregos formais em 2021, diz ministério Foto: Agência O Globo

O Brasil criou 2.730.597 vagas de emprego formal em 2021, revertendo o fechamento de 190,7 mil vagas em 2020, primeiro ano da nova metodologia de cálculo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com o jornal o Globo, o salário médio de admissão, no entanto, vem caindo. Em dezembro de 2021, o salário de admissão médio foi de R$ 1.793,47. Em dezembro de 2020, o pagamento médio era de R$ 1.909,19. A redução foi de 6,06%. Os números foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho. O saldo de 2021 é fruto de 20.699.802 admissões e de 17.969.205 desligamentos de empregados com carteira assinada. No mês de dezembro, como ocorre todos os anos, houve retração no mercado de trabalho e foram fechados 265.811 postos de trabalho, resultado de 1.437.910 admissões e de 1.703.721 desligamentos naquele mês. O salário médio ficou em R$ 1.793,47. O resultado positivo de 2021 vem após uma série de ajustes na série do Caged que dissolveram o bom desempenho de 2020. O saldo de 2020 foi reduzido em 46,82% em relação ao divulgado pelo próprio governo no mês de janeiro daquele ano. O desempenho do mercado formal em 2021 refletiu a retomada da economia no período de reabertura em meio à redução de casos de Covid. Também mostrou os efeitos do programa de manutenção do emprego e renda (BEm), que permitiu a suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada e salários, com um período subsequente de estabilidade no emprego.

Casal escapa ileso após capotamento em avenida central da cidade de Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada do último sábado (29), um capotamento foi registrado por câmeras de monitoramento no centro da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. O vídeo viralizou nas redes sociais. Nele, é possível ver um carro capotando no meio da pista. Segundos depois, uma mulher visivelmente atordoada sai do veículo pelo para-brisa dianteiro e abraça um rapaz, supostamente o seu namorado. Em estado de choque, ambos escaparam ilesos do acidente. O acidente ocorreu por volta de 00h24.

Moradores relatam preocupação com número de casos de dengue em Santa Maria da Vitória Foto: Divulgação

A taxa de incidência de dengue em Santa Maria da Vitória, ou seja, a quantidade de pessoas com a doença a cada 100 mil habitantes, é uma das mais altas do país. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e a chikungunya. Só no município de Santa Maria da Vitória foram registrados 734 casos de dengue em 2021. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Bahia, Ana Cláudia Nunes, alerta para o combate ao mosquito, “a recomendação é a eliminação dos criadouros do mosquito, intensificação dos modelos de controle da dengue, intensificação das ações de controle do vetor, identificando quais as áreas de maior infestação, distribuição de pontos estratégicos, desenvolvimento de ações esclarecendo população, manutenção de vistorias, articulação permanente com áreas de comunicação. Lembrando de cobrir caixas, cisternas, poços e evitar entupimento de calhas, vedar com cimento cacos de vidro nos muros que podem acumular. Não deixar pneus expostos ao tempo, limpar bandejas externas de geladeiras e ar condicionado”. O coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, explica que, hoje, mais de 70% dos casos de dengue se concentram em menos de 200 municípios do país. Mas ele lembra que isso não quer dizer que as cidades próximas não devam se preocupar.

Homem de 37 anos é encontrado morto em albergue no Bairro do Mercado em Brumado Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta do meio dia deste domingo (30), um homem, identificado como Jamil Fernandes Souza, 37 anos, foi encontrado morto em um albergue localizado no Bairro do Mercado, em Brumado. Jamil chegou a ser atendido durante a semana no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto após passar mal, mas se recusou a permanecer internado na unidade. Uma equipe do Samu 192 foi acionada e constatou o óbito no local. A Polícia Militar também esteve no albergue registrando a ocorrência. O corpo ficou por 12 horas à espera do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que, assim que chegou, constatou morte natural. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Município de Barreiras registra alta incidência de dengue e zika Foto: Divulgação

A taxa de incidência de dengue em Barreiras, ou seja, a quantidade de pessoas com a doença a cada 100 mil habitantes, é uma das mais altas do país. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e a chikungunya.  O baiano Rafael Dias relata que quando teve dengue, sentiu falta de ar, cansaço e sonolência, “demorou uns sete dias para eu ficar bem. E, não precisei ir para o hospital. Estou me preocupando mais e minha família também.  Estou me precavendo, não deixando água parada nas plantas, água exposta, para que nem eu e mais nenhum familiar pegue dengue”. De acordo com o Brasil 61, só no município de Barreiras foram registrados 6.206 casos de dengue e 4.263 de zica, em 2021. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Bahia, Ana Cláudia Nunes, alerta para o combate ao mosquito, “a recomendação é a eliminação dos criadouros do mosquito, intensificação dos modelos de controle da dengue, intensificação das ações de controle do vetor, identificando quais as áreas de maior infestação, distribuição de pontos estratégicos, desenvolvimento de ações esclarecendo população, manutenção de vistorias, articulação permanente com áreas de comunicação. Lembrando de cobrir caixas, cisternas, poços e evitar entupimento de calhas, vedar com cimento cacos de vidro nos muros que podem acumular. Não deixar pneus expostos ao tempo, limpar bandejas externas de geladeiras e ar condicionado”. O coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, explica que, hoje, mais de 70% dos casos de dengue se concentram em menos de 200 municípios do país. Mas ele lembra que isso não quer dizer que as cidades próximas não devam se preocupar, “o vírus da dengue tem um potencial de distribuição geográfica muito rápido e muito grande, tanto que se a gente pegar regiões onde a gente tem uma baixa transmissão que sejam contíguas, principalmente regiões metropolitanas, regiões vizinhas, a gente vê essa expansão muito rápida. Porque a gente tem o vetor. O vetor estando presente, isso faz com que a gente tenha uma maior transmissão e as pessoas infectadas transitam por essas regiões”.

Iuiu: Bebê de 11 meses morre de Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um bebê de 11 onzes morreu em decorrência da Covid-19 na cidade de Iuiu, a 237 km de Brumado. Na noite deste domingo (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Iuiu confirmou que a criança é o 14º óbito por complicações da doença no município. O paciente foi diagnosticado no domingo, chegando a óbito no mesmo dia. O município estava há mais de 90 dias sem registrar óbito. De acordo com o repórter Vilson Nunes, a última morte havia sido registrada no dia 28 de outubro de 2021. Atualmente, Iuiu contabiliza 1.002 pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo que 979 estão recuperados, 16 aguardam resultados e 6 pessoas estão com o vírus ativo. 

Brumado: Moradores do Jacaré denunciam péssima qualidade da água fornecida pela Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores da comunidade do Jacaré, na zona rural de Brumado, denunciam que a Embasa está fornecendo água em estado bruto para a região. Em contato com o site Achei Sudoeste, Josenildo Amorim Porto contou que a água que sai das torneiras na comunidade possui coloração escura, mau cheiro e gosto ruim. “Eles não estão tratando essa água não. Tá em estado bruto. É uma falta de respeito ao ser humano. A gente paga pra mandarem água boa”, cobrou. Josenildo apontou ainda que tem medo de adoecer por consumir uma água com qualidade ruim. “É água barrenta, suja mesmo. Isso não pode ficar assim”, concluiu.

Mineração registra 60% de crescimento pelo segundo ano consecutivo Foto: Philip Mostert/EroCopper

Mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, a qual agravou o cenário de recessão econômica no País, a mineração baiana registrou neste ano novos recordes de pesquisa, produção e faturamento, além de anunciar avanços importantes nas áreas de infraestrutura e logística. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o estado faturou R$ 8,15 bilhões em 2021, sendo R$ 2,6 bilhões somente no terceiro semestre deste ano – um crescimento de 59% em relação ao mesmo período de 2020. Tamanha alta foi puxada, sobretudo, pelo aumento expressivo do faturamento do minério de ferro: 3.243% em suas operações de janeiro a dezembro, conforme informações da Agência Nacional de Mineração (ANM). “Foi um ano de muitas conquistas. Aliados a estes números, em 2018 passamos para o quarto lugar nacional em arrecadação de Cfem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) e terminamos 2021 cabeça com cabeça para passar Goiás”, comemora o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm.

Beto Bonelly faz campanha para voto politizado na escolha de representantes para Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em ano eleitoral, o vereador Beto Bonelly (PSB) defendeu um voto politizado e consciente na escolha dos representantes para Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a população deve analisar, cuidadosamente, os candidatos que irá apoiar a fim de escolher os melhores representantes. “Estou analisando todos os deputados federais e todas as emendas que já foram implantadas em nossa cidade. Qual foi o deputado que mais teve emenda, para onde foram direcionadas, se teve uma boa aceitação pela população. Acho que esses estudos têm que ser feitos. Irei tomar a minha decisão dessa forma”, destacou. Bonelly enfatizou a importância de uma representativa para resolução e viabilidade de demandas urgentes, como é o caso do esgotamento sanitário. “Fica difícil pra gente porque não temos o poder de execução. Vamos torcer que as representatividades políticas futuras abram os olhos”, pontuou.

Brasil registrou 140 assassinatos de pessoas trans em 2021 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em 2021, foram registrados 140 assassinatos de pessoas trans no Brasil. Deste total, 135 tiveram como vítimas travestis e mulheres transexuais e cinco vitimaram homens trans e pessoas transmasculinas. O número foi menor do que o do ano anterior, quando foram registrados 175 assassinatos de pessoas trans. Mas foi superior ao de 2019, no período pré-pandemia, quando foram contabilizados 124 óbitos. O número de 2021 está acima da média desde 2008, de 123,8 homicídios anuais de pessoas pertencentes a esse segmento. Os dados estão no Dossiê Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2021. O estudo foi realizado pela da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) com apoio de universidades como a Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Federal de São Paulo (Unifesp) e Federal de Minas Gerais (UFMG). O Brasil foi, pelo 13º ano consecutivo, o país onde mais pessoas trans foram assassinadas. Em relação à distribuição geográfica, São Paulo foi o estado com mais homicídios (25), seguido por Bahia (13), Rio de Janeiro (12) e Ceará e Pernambuco (11). Além dos casos no Brasil, foram identificados dois assassinatos de brasileiras trans em outros países, um na França e outro em Portugal. Os perfis das vítimas não puderam ser completamente traçados. Dos assassinatos com informações sobre a idade - 100 casos -, 53% tinham entre 18 e 29 anos; 28% entre 30 e 39 anos; 10% entre 40 e 49 anos; 5% entre 13 e 17 anos e 3% entre 50 e 59 anos. Quanto à raça, 81% das vítimas se identificavam como pretas ou pardas, enquanto 19% eram brancas. As principais vítimas foram as profissionais do sexo - 78% das pessoas mortas identificadas na pesquisa.

Brumado: Vereador defende realização de protestos para cobrar solução do esgotamento sanitário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib) realizou um protesto na sexta-feira (28) diante da quantidade de buracos espalhados pelas vias públicas da cidade de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) disse que é muito válida a realização de protestos para cobrar uma solução para o problema. “É muito válido. Na verdade, o nosso povo é pacífico demais. Em outras cidades, na situação que Brumado está passando, não estaria mais assim não, pode ter certeza. As pessoas têm que cobrar mesmo, tem que levar faixa, tem que usar a rede social porque não podemos ficar da forma que estamos. A população precisa defender seus interesses. A manifestação do povo é fundamental”, declarou.

Arquivo