Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Moradores relatam preocupação com número de casos de dengue em Santa Maria da Vitória Foto: Divulgação

A taxa de incidência de dengue em Santa Maria da Vitória, ou seja, a quantidade de pessoas com a doença a cada 100 mil habitantes, é uma das mais altas do país. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e a chikungunya. Só no município de Santa Maria da Vitória foram registrados 734 casos de dengue em 2021. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Bahia, Ana Cláudia Nunes, alerta para o combate ao mosquito, “a recomendação é a eliminação dos criadouros do mosquito, intensificação dos modelos de controle da dengue, intensificação das ações de controle do vetor, identificando quais as áreas de maior infestação, distribuição de pontos estratégicos, desenvolvimento de ações esclarecendo população, manutenção de vistorias, articulação permanente com áreas de comunicação. Lembrando de cobrir caixas, cisternas, poços e evitar entupimento de calhas, vedar com cimento cacos de vidro nos muros que podem acumular. Não deixar pneus expostos ao tempo, limpar bandejas externas de geladeiras e ar condicionado”. O coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, explica que, hoje, mais de 70% dos casos de dengue se concentram em menos de 200 municípios do país. Mas ele lembra que isso não quer dizer que as cidades próximas não devam se preocupar.

Homem de 37 anos é encontrado morto em albergue no Bairro do Mercado em Brumado Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta do meio dia deste domingo (30), um homem, identificado como Jamil Fernandes Souza, 37 anos, foi encontrado morto em um albergue localizado no Bairro do Mercado, em Brumado. Jamil chegou a ser atendido durante a semana no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto após passar mal, mas se recusou a permanecer internado na unidade. Uma equipe do Samu 192 foi acionada e constatou o óbito no local. A Polícia Militar também esteve no albergue registrando a ocorrência. O corpo ficou por 12 horas à espera do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que, assim que chegou, constatou morte natural. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Município de Barreiras registra alta incidência de dengue e zika Foto: Divulgação

A taxa de incidência de dengue em Barreiras, ou seja, a quantidade de pessoas com a doença a cada 100 mil habitantes, é uma das mais altas do país. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e a chikungunya.  O baiano Rafael Dias relata que quando teve dengue, sentiu falta de ar, cansaço e sonolência, “demorou uns sete dias para eu ficar bem. E, não precisei ir para o hospital. Estou me preocupando mais e minha família também.  Estou me precavendo, não deixando água parada nas plantas, água exposta, para que nem eu e mais nenhum familiar pegue dengue”. De acordo com o Brasil 61, só no município de Barreiras foram registrados 6.206 casos de dengue e 4.263 de zica, em 2021. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Bahia, Ana Cláudia Nunes, alerta para o combate ao mosquito, “a recomendação é a eliminação dos criadouros do mosquito, intensificação dos modelos de controle da dengue, intensificação das ações de controle do vetor, identificando quais as áreas de maior infestação, distribuição de pontos estratégicos, desenvolvimento de ações esclarecendo população, manutenção de vistorias, articulação permanente com áreas de comunicação. Lembrando de cobrir caixas, cisternas, poços e evitar entupimento de calhas, vedar com cimento cacos de vidro nos muros que podem acumular. Não deixar pneus expostos ao tempo, limpar bandejas externas de geladeiras e ar condicionado”. O coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, explica que, hoje, mais de 70% dos casos de dengue se concentram em menos de 200 municípios do país. Mas ele lembra que isso não quer dizer que as cidades próximas não devam se preocupar, “o vírus da dengue tem um potencial de distribuição geográfica muito rápido e muito grande, tanto que se a gente pegar regiões onde a gente tem uma baixa transmissão que sejam contíguas, principalmente regiões metropolitanas, regiões vizinhas, a gente vê essa expansão muito rápida. Porque a gente tem o vetor. O vetor estando presente, isso faz com que a gente tenha uma maior transmissão e as pessoas infectadas transitam por essas regiões”.

Iuiu: Bebê de 11 meses morre de Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um bebê de 11 onzes morreu em decorrência da Covid-19 na cidade de Iuiu, a 237 km de Brumado. Na noite deste domingo (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Iuiu confirmou que a criança é o 14º óbito por complicações da doença no município. O paciente foi diagnosticado no domingo, chegando a óbito no mesmo dia. O município estava há mais de 90 dias sem registrar óbito. De acordo com o repórter Vilson Nunes, a última morte havia sido registrada no dia 28 de outubro de 2021. Atualmente, Iuiu contabiliza 1.002 pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo que 979 estão recuperados, 16 aguardam resultados e 6 pessoas estão com o vírus ativo. 

Brumado: Moradores do Jacaré denunciam péssima qualidade da água fornecida pela Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores da comunidade do Jacaré, na zona rural de Brumado, denunciam que a Embasa está fornecendo água em estado bruto para a região. Em contato com o site Achei Sudoeste, Josenildo Amorim Porto contou que a água que sai das torneiras na comunidade possui coloração escura, mau cheiro e gosto ruim. “Eles não estão tratando essa água não. Tá em estado bruto. É uma falta de respeito ao ser humano. A gente paga pra mandarem água boa”, cobrou. Josenildo apontou ainda que tem medo de adoecer por consumir uma água com qualidade ruim. “É água barrenta, suja mesmo. Isso não pode ficar assim”, concluiu.

Mineração registra 60% de crescimento pelo segundo ano consecutivo Foto: Philip Mostert/EroCopper

Mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, a qual agravou o cenário de recessão econômica no País, a mineração baiana registrou neste ano novos recordes de pesquisa, produção e faturamento, além de anunciar avanços importantes nas áreas de infraestrutura e logística. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o estado faturou R$ 8,15 bilhões em 2021, sendo R$ 2,6 bilhões somente no terceiro semestre deste ano – um crescimento de 59% em relação ao mesmo período de 2020. Tamanha alta foi puxada, sobretudo, pelo aumento expressivo do faturamento do minério de ferro: 3.243% em suas operações de janeiro a dezembro, conforme informações da Agência Nacional de Mineração (ANM). “Foi um ano de muitas conquistas. Aliados a estes números, em 2018 passamos para o quarto lugar nacional em arrecadação de Cfem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) e terminamos 2021 cabeça com cabeça para passar Goiás”, comemora o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm.

Beto Bonelly faz campanha para voto politizado na escolha de representantes para Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em ano eleitoral, o vereador Beto Bonelly (PSB) defendeu um voto politizado e consciente na escolha dos representantes para Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a população deve analisar, cuidadosamente, os candidatos que irá apoiar a fim de escolher os melhores representantes. “Estou analisando todos os deputados federais e todas as emendas que já foram implantadas em nossa cidade. Qual foi o deputado que mais teve emenda, para onde foram direcionadas, se teve uma boa aceitação pela população. Acho que esses estudos têm que ser feitos. Irei tomar a minha decisão dessa forma”, destacou. Bonelly enfatizou a importância de uma representativa para resolução e viabilidade de demandas urgentes, como é o caso do esgotamento sanitário. “Fica difícil pra gente porque não temos o poder de execução. Vamos torcer que as representatividades políticas futuras abram os olhos”, pontuou.

Brasil registrou 140 assassinatos de pessoas trans em 2021 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em 2021, foram registrados 140 assassinatos de pessoas trans no Brasil. Deste total, 135 tiveram como vítimas travestis e mulheres transexuais e cinco vitimaram homens trans e pessoas transmasculinas. O número foi menor do que o do ano anterior, quando foram registrados 175 assassinatos de pessoas trans. Mas foi superior ao de 2019, no período pré-pandemia, quando foram contabilizados 124 óbitos. O número de 2021 está acima da média desde 2008, de 123,8 homicídios anuais de pessoas pertencentes a esse segmento. Os dados estão no Dossiê Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2021. O estudo foi realizado pela da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) com apoio de universidades como a Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Federal de São Paulo (Unifesp) e Federal de Minas Gerais (UFMG). O Brasil foi, pelo 13º ano consecutivo, o país onde mais pessoas trans foram assassinadas. Em relação à distribuição geográfica, São Paulo foi o estado com mais homicídios (25), seguido por Bahia (13), Rio de Janeiro (12) e Ceará e Pernambuco (11). Além dos casos no Brasil, foram identificados dois assassinatos de brasileiras trans em outros países, um na França e outro em Portugal. Os perfis das vítimas não puderam ser completamente traçados. Dos assassinatos com informações sobre a idade - 100 casos -, 53% tinham entre 18 e 29 anos; 28% entre 30 e 39 anos; 10% entre 40 e 49 anos; 5% entre 13 e 17 anos e 3% entre 50 e 59 anos. Quanto à raça, 81% das vítimas se identificavam como pretas ou pardas, enquanto 19% eram brancas. As principais vítimas foram as profissionais do sexo - 78% das pessoas mortas identificadas na pesquisa.

Brumado: Vereador defende realização de protestos para cobrar solução do esgotamento sanitário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib) realizou um protesto na sexta-feira (28) diante da quantidade de buracos espalhados pelas vias públicas da cidade de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) disse que é muito válida a realização de protestos para cobrar uma solução para o problema. “É muito válido. Na verdade, o nosso povo é pacífico demais. Em outras cidades, na situação que Brumado está passando, não estaria mais assim não, pode ter certeza. As pessoas têm que cobrar mesmo, tem que levar faixa, tem que usar a rede social porque não podemos ficar da forma que estamos. A população precisa defender seus interesses. A manifestação do povo é fundamental”, declarou.

Filha bebê de Tiago Leifert está com câncer raro nos olhos Foto: Reprodução/Instagram

Após deixar o Rio de Janeiro e voltar a morar em São Paulo, Tiago Leifert decidiu tornar público o motivo que o fez dar uma pausa na carreira e deixar o emprego na Globo após 15 anos. De acordo com o jornal Extra, ele e a mulher contaram na web que a filha, Lua, está com câncer. “Oi pessoal, a gente está aqui para conversar com vocês sobre um assunto muito importante. Em outubro a gente descobriu que a nossa filha, Lua, está com câncer. Ela está com um tipo de câncer nos olhos, muito raro, que se chama retinoblastoma. É um câncer que acontece nas células da retina. Elas acabam tendo um crescimento desordenado, e acaba formando tumores, que podem ser num olhinho, ou, como no caso da nossa filha, bilateral”, conta Daiana Garbin, jornalista e mulher do apresentador. “É muito difícil descobrir este câncer e é por isso que a gente está gravando esse vídeo. A gente teve muita sorte ao descobrir porque a Lua sempre enxergou tudo. Só que o Tiago começou a perceber um movimento estranho no olhinho da Lua”, continua Daiana: “Ele dizia, tem algo errado no olhinho da Lua e eu dizia, para, larga de ser chato. Não tem nada. Até que um dia eu percebi um reflexo branco como se fosse o olho de gato”.

Com ação no STF, prefeito diz que prazo de permanência da Embasa em Brumado só dura até março Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Município de Brumado moveu uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir licitar o serviço de gestão de água e esgoto na cidade e pôr fim à concessão da Embasa. Em sua live semanal, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) salientou que a prerrogativa de escolher como gerir os serviços é do Município. “Jamais vou assinar um contrato com a Embasa e assumir uma dívida que não é nossa. Vamos lutar na justiça. O prazo dela dura até março. Se até março não houver nenhum acerto com a Embasa, ela terá que deixar o espaço para nós licitarmos essa concessão para qualquer empresa privada que queira fazer”, declarou. Na oportunidade, o gestor criticou a empresa por arrecadar milhões em Brumado e não investir a contrapartida. “Brumado é a galinha dos ovos de ouro da Embasa. Aqui, ela arrecada, arrecada, arrecada e não gasta nada. Não gasta nem 10% do que ela arrecada porque o caro é fazer esgoto e ela nunca fez esgoto”, disparou.

Covid-19: Dor de garganta se torna sintoma mais comum da variante ômicron Foto: Getty Images

Cerca de dois meses após ser identificada pela primeira vez no Brasil, a variante ômicron já é a prevalente nos casos de Covid-19 no país, de acordo com informações divulgadas na coletiva de imprensa do Ministério da Saúde em 11 de janeiro. Embora os sintomas não sejam tão diferentes daqueles causados por outras variantes, há sutis mudanças na forma de apresentação da doença, e muitos dos pacientes infectados na nova onda têm relatos parecidos: o sintoma de dor de garganta antes de a maioria dos demais sinais da Covid-19 aparecerem. De acordo com a Revista Época, dados do Zoe COVID Symptom Study, um projeto que registra, via smartphone, como centenas de milhares de pessoas infectadas estão se sentindo no Reino Unido, indica que até o fim de dezembro, 57% das pessoas com ômicron relataram dores de garganta. Algumas evidências científicas indicam que a ômicron tem maior probabilidade de infectar a garganta do que os pulmões, o que pode explicar por que parece ser uma variante mais infecciosa, mas talvez contribuindo para a incidência de mortes ser menor do que outras versões do vírus - hipóteses que ainda estão sendo estudadas com grandes grupos de pessoas. Um pequeno estudo divulgado no começo de janeiro, ainda em formato pré-print (ainda sem a revisão por pares, na qual outros cientistas avaliam o conteúdo), mostra que, em uma pessoa infectada pela ômicron, a carga viral atinge o pico na saliva um a dois dias antes de atingir o pico na área do nariz. Outra análise pequena foi feita na Noruega, com 66 pessoas que foram infectadas pela variante ômicron após participarem de uma festa de Natal, e os resultados indicam que 72% desenvolveram dor de garganta com duração média de três dias. A maioria havia sido vacinada com duas doses de um imunizante com a tecnologia de mRNA (como é o caso da vacina da Pfizer distribuída no Brasil).

Brumado: 'Sem prefeito, só nos resta pagar pra consertar os esgotos estourados', diz empresário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Avenida Centenário, uma cratera em frente ao comércio local tem prejudicado o dia a dia da população e atrapalhando as vendas. O empresário Fabiano Figueiredo disse que terá de fazer o conserto com recursos próprios diante da inércia do poder público. Assim como os moradores de outras vias, ele adiantou ao site Achei Sudoeste que, sem ter a quem recorrer, providenciará o conserto da cratera. “Não podemos deixar a situação do jeito que está. Tá perigoso demais, só tá aumentando”, contou. O conserto custará cerca de R$ 2.500. Figueiredo se mostrou revoltado com a posição assumida pelo prefeito de não fazer o que é devido: manter as ruas da cidade. “Somos obrigados a consertar porque o prefeito disse que não vai fazer. Eu acho que era obrigação dele fazer esse conserto. O líder da cidade, pra mim, é ele. Não tenho saída, vou ter que fazer”, declarou.

Implantes dentários é na Dom Odontologia Premium em Brumado

Os dentes mudam o sorriso, o sorriso muda a face, a face muda a expressão, a expressão muda a vida na Dom Odontologia Premium. Os implantes dentários são “raízes” artificiais de titânio (um tipo de metal) que são utilizadas para a reposição de dente(s) perdido(s). Sobre essa peça de titânio é colocado o dente artificial. O tratamento de implante é indicado a todos os pacientes que se preocupam com a estética e/ou funcionalidade bucal. As próteses são muito parecidas com os dentes naturais, fazendo com que devolva a autoestima e valorize o sorriso do paciente. Além de entregar novamente a função da mastigação, que muitas vezes fica prejudicada quando se tem a ausência de um ou mais dentes, ou até mesmo no uso de dentaduras, que podem trazer insegurança no dia a dia. É importante dizer que a idade não é um fator determinante para a seleção do paciente, porém não é recomendado para menores de 16 anos, até que o crescimento e amadurecimento ósseo estejam completos. Os pacientes com mais idade, são os mais favorecidos na implantodontia. A Dom Odontologia Premium está localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430.

Ausência popular frustra manifestação contra esgotos estourados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Auditoria Pública Cidadã da Baiana (Aucib) convocou uma mobilização popular para na sexta-feira (28) contra os esgotos estourados na cidade de Brumado. No entanto, a manifestação teve baixa adesão da população. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um dos diretores da Aucib, Genivaldo Azevedo, lamentou o fato de os brumadenses serem tão pacatos diante de um problema grave. “A população teve a oportunidade de mostrar que não é tão pacata, mas isso só confirma que, infelizmente, o brumadense é “pacato cidadão”. Brigar em rede social é muito bonito, mas, na prática, é muito difícil. Lamentavelmente, não tivemos o público que a gente esperava”, disse. Mesmo com a baixa adesão do povo, Azevedo considera que a Aucib, como entidade representativa civil, tinha que fazer alguma coisa para cobrar do prefeito uma providência para o problema. “Precisávamos fazer alguma coisa presencialmente e cobrar de quem, de fato, tem a responsabilidade, que é o prefeito de Brumado. Como as pessoas preferiram não comparecer, vamos continuar sentindo fedor de esgoto e quebrando os carros até se resolver por vias judiciais”, afirmou.

Brumado: 'Se não consertar as estradas, os alunos não retornarão às escolas', protestam moradores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, moradores da região do Arrecife, na zona rural de Brumado, relataram que as estradas de acesso à sede do município estão acabadas após as últimas chuvas. O morador João Gonçalves de Lima disse que as estradas estão completamente esburacadas, sem qualquer condição de trafegabilidade. “Está um absurdo! Nem de moto se pode andar”, contou. Lima criticou que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos sequer vai ao local constatar a situação, nem tampouco toma providência para fazer a manutenção das estradas. Diante do problema e do risco para quem trafega na região, os moradores ameaçam não mandar os filhos para as escolas na cidade. “Meu filho de 13 anos não vai pra escola se a máquina não passar lá. Lá ele vai carregar porco, não os alunos. Não tem condições de os meninos irem para as escolas. Só se os pais forem doidos. Não temos estradas”, protestou.

Brumado tem 316 casos ativos de Covid-19

Neste domingo, 30 de janeiro, o município de Brumado registra 10503 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 3 internações, 197 óbitos, 316 pacientes em tratamento e 9990 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Bahia registra recorde de casos ativos de Covid-19 desde o início da pandemia Foto: Lia Mara/PMP

A Bahia chegou a 31.884 casos ativos da Covid-19 neste sábado (29), de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Com os números, o estado chega a um novo recorde de casos ativos da doença, superando o dia 13 de julho de 2020, quando tinha 30.221 casos ativos. Ainda de acordo com o boletim, nas últimas 24 horas, foram contabilizados 8.125 novos casos conhecidos de Covid-19 no estado e 13 óbitos. Dos 1.355.500 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.295.709 são considerados recuperados e 27.907 morreram. Além disso, 1.727.312 casos foram descartados e 307.295 estão em investigação. Na Bahia, 57.126 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste sábado.

Bandido derruba e assalta idosa de 72 anos em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma idosa de 72 anos foi derrubada e depois assaltada por um bandido no centro da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, na última quinta-feira (27). A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra o momento em que, a idosa caminhava pela via pública, quando o meliante passa com uma motocicleta, empurra a idosa e em seguida, desde do veículo e rouba a bolsa da vítima. De acordo com a polícia, o bandido levou cartões da idosa, bem como um aparelho celular e R$ 200. A mulher sofreu lesões nas mãos e nos braços. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial de Guanambi. A Polícia Civil investiga o caso. Até o momento, o bandido não foi identificado.

Palmas de Monte Alto: Criança de 2 anos morre após sofrer mal súbito

Uma criança de 2 anos, identificada como Pierre Rodrigues Boroza, morreu neste sábado (29), após sofrer um mal súbito, na cidade de Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado. De acordo com o repórter Vilson Nunes, Pierre brincava no quintal de sua residência, no distrito de Rancho das Mães, quando sofreu o mal súbito. Ele foi socorrido pela sua mãe, mas já chegou no Hospital Municipal de Palmas de Monte Alto, sem sinais vitais. A princípio a informação é de que a criança teria levado um susto com latidos de cachorro, no entanto, a genitora relatou, que o filho tinha o costume de brincar com os animais e nunca apresentou sintomas de problema cardíaco. No atestado de óbito, o médico descreveu a morte como cardiopatia congênita – que são os defeitos cardíacos presentes desde o nascimento. O sepultamento ocorrerá neste domingo (30) no distrito de Rancho das Mães.

Polícia Civil resgata 14 pessoas mantidas em cárcere privado em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Polícia Civil

Quatorze internos de uma casa de acolhimento foram resgatados após uma operação policial em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na sexta-feira (28). De acordo com a Polícia Civil, os internos viviam em condições precárias e eram vítimas de maus tratos. O abrigo fica localizado no Distrito Industrial de Conquista, e era investigado desde a morte de um idoso, em dezembro do ano passado. De acordo com investigações, o idoso teria sofrido maus tratos no local. “Recebemos uma denúncia relatando o óbito de um interno que deu entrada em uma unidade de saúde, com lesões pelo corpo. Com o apoio de prepostos das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, iniciamos a apuração e apuramos que o idoso teria sido vítima de maus tratos”, disse o delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira, que coordenou a operação. O proprietário do abrigo, de 41 anos, vai responder por cárcere privado, maus tratos, exercício irregular da profissão, redução análoga à condição de escravo, por expor a perigo a integridade ou saúde física ou psíquica do idoso e por guarda ilegal de animal silvestre. Além disso, um inquérito foi instaurado para apurar a morte do idoso e outras práticas. A instituição, que funcionava de forma irregular, foi interditada pela Vigilância Sanitária. Segundo a polícia, a maioria dos internos possui problemas mentais e, após o resgate, foram encaminhados para atendimento médico, em seguida, para lares públicos.

Parte de escola construída ao lado de lagoa desaba em Matina; obra custou R$ 4,5 milhões Foto: Divulgação

O teto e as paredes da quadra de um colégio municipal, localizado na cidade de Matina, no sudoeste da Bahia, desabaram nesta sexta-feira (28). A parte metálica do teto cedeu e telhas de zinco foram lançadas no meio da lagoa. De acordo com a prefeitura da cidade, toda a estrutura da escola corre risco de desabar. A prefeita do município, Olga Gentil, determinou a interdição do perímetro da escola, com faixas e fitas de isolamento para impedir a aproximação de pessoas. O colégio está localizado dentro de um aterro na Lagoa dos Marruás. A gestão atual da cidade acusa o ex-prefeito Juscélio Alves Fonseca de mau uso de verba pública. De acordo com publicações da prefeitura de Matina nas redes sociais, o colégio foi construído com recursos provenientes de Precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Ainda de acordo com a atual gestão, antes mesmo da conclusão da obra, o colégio começou a apresentar fissuras, rachaduras nas paredes, e pisos começaram a ceder, além de outras avarias.

Parte de escola construída ao lado de lagoa desaba em Matina; obra custou R$ 4,5 milhões Foto: Divulgação

Em 2021, após a atual gestão tomar posse, uma equipe técnica condenou a edificação e a declarou imprópria para escola. A prefeitura afirma que o relatório foi enviado ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público e à Câmara Municipal de Vereadores. Após as chuvas do começo de janeiro deste ano na cidade, o nível da lagoa subiu e a escola ficou cercada de água. No dia 10 de janeiro, a prefeita Olga Gentil visitou o local e disse que uma equipe de engenheiros analisava a situação. “É lamentável essa situação, e é muito difícil ver um município pobre passando por isso, com quase R$ 5 milhões gastos nessa obra. Estamos aguardando a auditoria e com equipe de engenheiros para ver o que vamos resolver. É uma pena ver o dinheiro público jogado fora e a gente precisando de escolas”, disse a prefeita através das redes sociais. Segundo a equipe técnica da prefeitura, obras de drenagem precisariam ser feitas para tentar salvar o equipamento. O município diz que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) foi acionado.

Quatro pacientes estão internados por conta do novo coronavírus em Brumado

Neste sábado, 29 de janeiro, o município de Brumado registra 10470 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 4 internações, 197 óbitos, 283 pacientes em tratamento e 9990 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Mais de 70% dos casos de Covid-19 na Bahia são da variante ômicron, diz Sesab Foto: Divulgação/Sesab

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, nesta sexta-feira (28), que a variante ômicron está presente em 71% das amostras coletadas em janeiro deste ano. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). De 64 sequenciamentos concluídos nesta sexta, a ômicron foi identificada em 46 amostras. São 27 mulheres e 19 homens, com a faixa etária variando entre 3 e 86 anos. Já a variante delta foi detectada em 16 amostras e uma amostra teve resultado inconclusivo. A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que “o avanço da ômicron tem provocado crescimento expressivo do número de casos ativos″. A Sesab informou que a escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

Sistema Bravo é responsável pela informatização da Rede Municipal de Educação de Guanambi Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Criado em 2014 pelas empresas WSouza Sistemas e Lyceu Educacional, o Sistema Integrado Bravo desde 2020 é responsável pela informatização da Rede Municipal de Educação de Guanambi, a 141 km de Brumado. A matrícula informatizada, bem como todo o controle e acompanhamento acadêmico, é de responsabilidade das empresas, em parceria com a Aqualis, empreendimento de tecnologia conceituado em toda região sudoeste. Segundo a direção da Bravo, em tempos de notícias falsas, é fundamental mostrar à comunidade guanambiense que o sucesso deste trabalho não se deve a aproveitadores que querem colher os frutos do sucesso alheio. “De nossa parte, reiteramos o compromisso de continuarmos firmes na parceria com a Aqualis, servindo à Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, bem como às escolas municipais e a toda comunidade guanambiense”, destacou.

Arquivo