Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/Abr/2013 - 16h40

Quatro casos de Leishmaniose são registrados em Brumado

Quatro casos de Leishmaniose são registrados em Brumado Segundo o coordenador de endemias, Fábio Azevedo, os Bairros Malhada Branca e São Félix são os locais onde moradores foram infectados com a doença. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo dados do Departamento de Endemias de Brumado, quatro casos de Leishmaniose foram registrados no município no primeiro trimestre do ano. O coordenador de endemias Fábio Azevedo falou com o Brumado Notícias e explicou que o mosquito palha pica o cão contaminado, que age como vetor transmitindo a doença ao homem. Ainda segundo o relatório apresentado, os Bairros Malhada Branca e São Félix são os locais onde moradores foram infectados com a doença. Três casos foram confirmados pelo Laboratório Central (LACEN) e um por um laboratório particular. Azevedo esclareceu ainda que, além das duas localidades, o Bairro São Jorge também é considerado zona de risco, vez que o número de cães de rua é muito grande na região. O coordenador informou que em 2012 cerca de 28 cães foram eliminados por apresentarem a doença, que não tem cura, mas que esse ano, por conta de uma ação movida por Organizações Protetoras dos Animais contra prefeitura, não é possível mais exterminar os cães. Estes são recolhidos pelas Organizações, que cuidam desses animais de rua. 

Quatro casos de Leishmaniose são registrados em Brumado A ONG Au Au recebeu permissão para utilizar um hectare de terra na comunidade Lagoa do Meio, onde será construído um abrigo para cães, gatos e equinos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Fábio Azevedo disse ainda que a prefeitura firmou uma parceria com a 19ª Dires para que seja dado treinamento aos agentes de endemias, por meio do qual uma amostra do sangue do animal é retirada e o resultado é apresentado na hora. “Sendo positivada, a amostra é encaminhada ao Lacen e, se for confirmado caso de Leishmaniose, o proprietário irá realizar uma contraprova em um laboratório de sua confiança”, explicou o coordenador. A ONG Au Au recebeu permissão da prefeitura para utilizar um hectare de terra na comunidade Lagoa do Meio, onde será construído um abrigo para cães, gatos e equinos. Membros da ONG compareceram à Câmara de vereadores na última segunda-feira (01), ocasião em que ouviram a aprovação dos parlamentares e comemoram muito a aquisição do espaço. “Desde o ano passado que estamos aguardando esse apoio da prefeitura, mas esse ano o prefeito nos estendeu a mão, o que nos deixou muito felizes, pois estamos dando um passo muito grande na proteção desses animais”, declarou Carolina Lima Santos, presidente da Au Au.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Ailton de Carvalho Alves
Essa ONG é uma verdadeira farsa, pois encontrei um dia desses um cachorro pit bull abandonado, comuniquei o fato aos responsáveis pela ONG, eles recusaram o animal, não deram a menor importância, isso é uma vergonha.
Gilson Aragão
Esse negocio de ONG recolher gatos e cachorros doente é só conversa FIADA, Tive um animal em minha casa, liguei para SECRETARIA MUNICIPAL, não tomaram providencia nenhuma, mandaram procurar essa TAL de ONG, também não fizeram nada, só me EMPURRARAM com a barriga.Gastei com o animal com remédio e o bichinho ainda morreu. Tinha todos os sintomas de CALAZAR. A tal da ONG não quis nem SABER...

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo