Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
16/Jul/2014 - 19h00

Brumado: Moradores do São Jorge se sentem ameaçados com sujeira no Rio do Antônio

Brumado: Moradores do São Jorge se sentem ameaçados com sujeira no Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nos últimos dias do mês de dezembro de 2013, as fortes chuvas que caíram na região provocaram uma enchente no Rio do Antônio, a qual acabou desabrigando várias famílias ribeirinhas. Uma das áreas mais atingidas foi o Bairro São Jorge, em Brumado, onde nove famílias tiveram de abandonar suas casas. A força da água foi tão grande que árvores e postes caíram juntamente com os muros da estação de tratamento de esgoto da localidade. Na época, a defesa civil do município condenou as moradias e a ponte que dá acesso ao centro, e a prefeitura chegou a decretar estado de emergência. Logo que o nível da água baixou ficou evidente que a quantidade de lixo, mato e terra no leito do rio prejudicaram o curso da água, fazendo a mesma ficar acumulada na região. Dias depois, o site Brumado Notícias entrevistou o secretário de Recursos Hídricos e coordenador da defesa civil, Frederico Neves, a respeito de ações preventivas no local. Neves esclareceu que a prefeitura iria buscar recursos e convênios para construir um muro de arrimo na encosta das casas e realizaria a limpeza do rio, o que não aconteceu. 

Brumado: Moradores do São Jorge se sentem ameaçados com sujeira no Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores da Rua Santo Expedito, local mais ameaçado pela enchente, estão com medo diante da possibilidade de novas enchentes. “Pode ser que os nossos políticos esqueceram do que aconteceu, mas nós não, o que nós sofremos aqui ainda está bem fresco em nossas mentes e não queremos reviver aqueles dias de angústia e pavor. Por isso, solicitamos à prefeitura e até ao estado que deem atenção a esta situação, pois estamos nos sentindo ameaçados por causa do grande acúmulo de sujeira no rio. Não sabemos se teremos outra enchente daquela esse ano, mas não precisamos esperar para ver. Achamos que é melhor prevenir que remediar. Cobramos que se comece desde agora a limpeza do Rio do Antônio”, apelaram os moradores. Quanto a se mudarem para o residencial Brisa, do programa Minha Casa, Minha Vida, os moradores não aceitaram a proposta porque as casas são menores que suas moradias atuais e a prefeitura se recusou a indenizá-los diante das perdas.  

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo