Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Polícia Civil conclama sociedade para denunciar crimes contra a fauna na região de Brumado Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma operação da Polícia Civil realizada na terça-feira (23) prendeu um homem suspeito de matar animais silvestres na região da Serra das Éguas, na cidade de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado titular pela Delegacia Territorial de Brumado, Paulo Henrique, convocou a população para apoiar o trabalho da polícia de repressão aos crimes contra a fauna através da realização de denúncias anônimas. “A Polícia Civil faz um filtro dessas denúncias, identifica se há elementos iniciais e materialidade delitiva da ocorrência daqueles crimes e faz as representações judiciais e cautelares para o Judiciário, que defere e decreta”, explicou. Segundo o delegado, a participação da comunidade é muito importante para retirar de circulação armas e munições que pertencem a esses caçadores ilegais, bem como para proteger os animais silvestres.

3ª dose é indicada para vacinados com CoronaVac a partir de 55 anos, aponta estudo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 é recomendada para indivíduos com 55 anos de idade ou mais que foram imunizados com CoronaVac, aponta estudo conjunto realizado pelo Instituto do Coração (InCor) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O estudo, publicado como pré-print (versão prévia sem revisão dos pares), tinha como objetivo avaliar como o sexo e a idade dos indivíduos poderiam impactar na resposta à vacina. De acordo com o G1, a CoronaVac foi a primeira vacina contra a Covid disponível no Brasil e, por isso, foi utilizada nos grupos que, na época, foram considerados mais vulneráveis: idosos e profissionais de saúde. Para compor o estudo, foram avaliadas amostras de sangue de 101 pessoas (das quais 42 tinham mais de 60 anos) completamente vacinadas com a CoronaVac; 72 pessoas que se recuperaram da doença e adquiriram anticorpos por exposição e 36 pessoas que compunham o grupo de controle, ou seja, não foram nem vacinadas e nem infectadas pelo vírus.

Operação de combate à criminalidade é realizada nas cidades de Macaúbas e Ibipitanga Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Neste domingo (22), a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou uma operação na zona rural das cidades de Macaúbas (Contendas, Covas dos Seixas e Cristais) e Ibipitanga (Sutiu e Cipó). O objetivo da ação é intensificar o policiamento ostensivo, atuando de forma preventiva, através de abordagens, a fim de coibir os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Também visa inibir práticas delituosas, como tráfico de drogas, roubos e furtos, além de transmitir sensação de segurança à população. Na operação, foram empregados 7 policiais militares e 2 viaturas. No total, 12 veículos foram abordados e 97 pessoas orientadas.

MP-BA cumpre mandado em operação que apura ameaça de morte a juiz em Vitória da Conquista Foto: Divulgação

Denominada de Thémis, uma operação apura a ameaça de morte ao juiz de uma das Varas da Comarca do município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Além do crime de ameaça de morte, a operação investiga os delitos de denunciação caluniosa e fraude processual. Um mandado de busca e apreensão foi cumprida pelo Ministério Público do Estado da bahia (MP-BA), na terça-feira (24) na cidade. O alvo da operação foi identificado após diligências de campo e através de medidas judiciais e administrativas no campo da internet. As investigações apontam que as ameaças foram dirigidas ao magistrado através de mensagens, a maioria delas veiculada pelo Instagram. De acordo com a Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista, também foi apurado que uma suposta vítima de estupro teria sido a autora do envio das mensagens e que teriam sido “fabricadas” por ela com o objetivo de fortalecer as provas da suposta prática do crime que a teria vitimado. Trabalham na operação também o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (NUCCIBER).

Brumado: Vereador solicita construção de passarela para pedestres na antiga ponte do Bairro São Félix Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa da última segunda-feira (23), o vereador Beto Bonelly (PSB) apresentou a Indicação nº 637/2021 solicitando à prefeitura que, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, construa uma passarela de acesso para pedestre na antiga ponte do Bairro São Félix, em Brumado. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que o alto fluxo de veículos e pedestres no local eleva o risco de acidentes. “Nos horários de maior fluxo, os pedestres têm que caminhar no local de veículos, o que é muito perigoso”, pontuou. Bonelly colocou que a passarela existente também poderia ser alargada a fim de promover maior segurança aos pedestres.

IPVA: Prazo de pagamento para veículos de placas com finais 7, 8, 9 e 0 termina neste mês Foto: German Maldonado/TV Bahia

Os proprietários de automóveis de placas com finais 7, 8, 9 e 0 têm até os dias 30 e 31 para realizaram o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) neste mês de agosto, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA). De acordo com o G1, os contribuintes com placas de finais 7 devem pagar até o dia 30 de agosto; os que possuem veículos com placa final 8, devem fazer o pagamento no dia 31 de agosto. Esses contribuintes devem quitar a terceira cota, para quem parcelou o tributo, ou a cota única sem desconto. Os donos de veículos com placas 9 e 0 que dividiram o imposto em três vezes precisam quitar a segunda cota até 30 e 31 de agosto, respectivamente. De acordo com a Sefaz, por serem os prazos finais para essas placas, caso percam as datas, os contribuintes serão considerados inadimplentes com o IPVA 2021.

Jacaraci: PM prende homem que matou o próprio pai com golpes de facão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada desta terça-feira (24), policiais militares prenderam um homem de 53 anos depois de o mesmo matar o próprio pai, um idoso de 83 anos, com golpes de facão. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o crime aconteceu na localidade de Brejo Pequeno, na zona rural de Jacaraci, a 172 km de Brumado. polícia foi acionada por populares que viram um corpo boiando às margens de um rio na região. Após buscas, o corpo foi localizado e a polícia descobriu o autor do crime bárbaro. O corpo foi recolhido para o Instituto Médico Legal (IML) e o autor conduzido para a delegacia de Guanambi.

Brumado: João Vasconcelos diz que não foi assediado pela gestão e vota não em projetos polêmicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador João Vasconcelos (DEM) negou que tenha sido assediado pela atual gestão para conseguir a aprovação dos polêmicos projetos da taxa do lixo e da alteração do Código de Obras e Urbanismo da cidade (veja aqui). Ele garantiu que não houve qualquer articulação da base com essa finalidade. A viagem que o parlamentar faria até Brasília já havia sido marcada com antecedência de 2 meses na Câmara Municipal, conforme ofício apresentado pelo mesmo. Vasconcelos explicou que decidiu desmarcar a viagem, de fundamental importância para contemplar interesses e demandas do povo, com o objetivo de poder dar a sua contribuição diante da sua participação na sessão de votação das propostas. “Não poderia deixar o povo de Brumado na mão. Com a minha ida a Brasília, o prefeito poderia pautar esses projetos maldosos na Câmara. A meu ver, esses projetos só visam prejudicar a população brumadense”, destacou. Para Vasconcelos, em um momento de tamanha crise, em que as pessoas estão passando dificuldades, não dá para incluir mais taxas no orçamento do povo. “Deixo bem claro que o vereador João Vasconcelos vota não. Jamais prejudicaria o povo que me elegeu”, reiterou.

Tanhaçu: Bahia Mineração acelera preparação de logística para receber presidente Jair Bolsonaro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia Mineração (Bamin) segue a todo vapor realizando as obras de melhorias no canteiro administrativo de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, para receber a visita do presidente da república, Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido). O site Achei Sudoeste registrou que a construção do heliponto está em fase final para receber o chefe do executivo nacional, o ministro Tarcísio de Freitas e sua comitiva. Uma enorme tenda é montada no local para abrigar as autoridades, que irão discursar durante o ato da retomada da Fiol no estado da Bahia (veja aqui). Bolsonaro e sua comitiva estarão na cidade no próximo dia 2 de setembro. Segundo apurou a nossa reportagem, uma equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da presidência já está em Tanhaçu, juntamente com agentes da Polícia Federal, preparando a logística da visita de Bolsonaro.

160 brumadenses estão em recuperação do coronavírus

Nesta terça-feira, 24 de agosto, o município de Brumado registra 9738 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 3 internações, 196 óbitos, 160 pacientes em tratamento e 9382 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Livramento de Nossa Senhora: Homem é esfaqueado por amigo após briga em garimpo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (23), um homem de 39 anos foi esfaqueado por um amigo em uma área de garimpo no Povoado de Canabrava, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontraram a vítima com uma das mãos decepada e cortes na região da nuca e na parte superior da cabeça. Testemunharam relataram que a tentativa de homicídio foi cometida por um homem de 38 anos após ambos se desentenderem enquanto garimpavam a área. Uma equipe do Samu 192 prestou os primeiros socorros no local e encaminhou a vítima ao Hospital Municipal. Foram realizadas buscas na região, inclusive na residência do possível agressor, porém o mesmo ainda não foi localizado. 

Mototaxista é preso ao fazer delivery de droga e polícia encontra 22 kg de cocaína no oeste da Bahia Foto: Marlon Ferraz/Blog Braga

Um homem que trabalhava como mototaxista foi preso na noite de segunda-feira (23) enquanto tentava entregar drogas, a domicílio, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Ele foi flagrado com 22 kg de pasta-base de cocaína acondicionados em tabletes. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), equipes da 85ª CIPM interceptaram o suspeito no bairro Jardim Paraíso e encontraram com ele porções de maconha e pouco mais de R$ 3 mil em espécie. Ainda segundo a SSP, o homem informou aos policiais que há cinco meses fazia o serviço de distribuição de drogas e há uma semana recebeu uma mala cheia de entorpecentes prontos para a venda. Os policiais, então, seguiram as informações do suspeito e chegaram até uma área de matagal no bairro Florais Léa II, onde localizaram a mala escondida entre galhos e folhas. Dentro da bagagem estavam tabletes de pasta base de cocaína, seis quilos de maconha, meio tablete de crack, porções de haxixe, uma balança e dois celulares. O homem foi levado par a Delegacia Territorial do município e, durante o depoimento, negou a posse das drogas. Conforme a SSP, ele tem 23 anos e é reincidente na prática de dois crimes na cidade de Irecê, também na Bahia, mas que fica no norte do estado. Desta vez, preso em Luís Eduardo Magalhães, o jovem foi autuado por tráfico de drogas e será encaminhado ao presídio de Barreiras onde irá responder pelos crimes.

Agente de trânsito é ameaçado por motociclista ao aplicar multa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (18), um agente de trânsito, que preferiu não se identificar, foi ameaçado por um motociclista após a aplicação de uma multa. O condutor realizou uma manobra de retorno proibida na Avenida Antônio Mourão Guimarães, passando por cima do canteiro central. Segundo o agente, o fato aconteceu por volta de 8h50. “Quando eu me aproximei, ele gesticulou querendo me intimidar. Depois, ele me ameaçou dizendo que se eu fizesse a multa ele me quebraria todo. Ele já veio nervoso pra cima de mim", relatou. Após lavrar o auto de infração, o servidor público registrou uma queixa na delegacia local a fim de resguardar a sua vida.

Guanambi: Prefeitura garante que oferece serviços do TFD em condições satisfatórias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Prefeitura de Guanambi, a 141 km de Brumado, rebateu a denúncia de que estaria agindo com descaso no transporte de pacientes para tratamento em Salvador (veja aqui). A prefeitura alega que a atual gestão encontrou uma frota destruída e o ônibus usado para o Transporte Fora do Domicílio (TFD) abandonado em uma oficina. “Diante da impossibilidade de uso destes veículos para a finalidade, a prefeitura leiloará os veículos e já iniciou o processo para aquisição de três ônibus novos”, informou. No entanto, para garantir a continuidade do atendimento dos pacientes em tratamento na capital enquanto os novos veículos não são adquiridos, a prefeitura contratou uma empresa terceirizada, a qual, segundo o Município, oferece os serviços dentro de condições satisfatórias, inclusive, atendendo as exigências sanitárias para prevenção da Covid-19. “Reafirmamos o nosso compromisso de cuidar bem dos munícipes em quaisquer circunstâncias e, especialmente, no que tange ao atendimento à saúde”, finalizou.

Brumado: Prefeito não conserta esgotos estourados para forçar privatização da Embasa, dispara popular Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais um esgoto a céu aberto pelas ruas da cidade Brumado, desta vez na Travessa Edésio José da Silva, tem causado prejuízos à população. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Otoniel Magno contou que a vizinhança já entrou com uma ação contra a Embasa e a prefeitura devido ao esgoto estourado na via. “A prefeitura joga pra Embasa; a Embasa joga pra prefeitura. Estamos tentando resolver isso. Eduardo [o prefeito] não quer assinar a concessão e liberar para a Embasa. A cidade toda está sendo prejudicada”, disparou. O contrato de concessão da Embasa venceu no ano de 2017 e não foi renovado pela prefeitura. Para o morador, o gestor está promovendo o sucateamento dos serviços da empresa para forçar a sua privatização. “Como a Embasa vai fazer um serviço sem garantia de receber? Não tem lógica. Ele tem que assinar, pois estamos sofrendo”, frisou. Otoniel relatou ainda que a família também entrou com um processo por danos morais visto que um familiar adoeceu em razão do esgoto. “Temos prova”, citou.

CIB determina devolução de vacinas para cidades que concluírem imunização de adultos na Bahia Foto: Divulgação/Sesab

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) determinou que as cidades que concluírem a vacinação de adultos de até 18 anos devolvam as doses sobressalentes. Esses imunizantes serão remanejados para os municípios que ainda não concluíram o calendário das pessoas maiores de idade. A resolução foi aprovada em reunião com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e publicada em Diário Oficial do último sábado (21). Os municípios terão que obedecer o prazo mínimo de entrega de até 10 dias para a data de validade da vacina. Nesta mesma reunião, foi autorizada a imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos, com comorbidades. A publicação em Diário Oficial também determina que sejam vacinados todos os trabalhadores da Educação que tenham mais de 18 anos e estejam em atividade, no município de sua área de atuação.

Operação Tatu: Homem é preso por suspeita de crime contra a fauna em Brumado Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Brumado, deflagrou a Operação Tatu em repressão a crimes contra a fauna praticados na área florestal da mineradora RHI Magnesita. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, na ocasião, foi dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão no Bairro Olhos D’água, na residência de um homem suspeito de matar animais silvestres na região. Ele foi identificado através das redes sociais, onde aparece segurando um tatu morto. Com o suspeito foram encontrados: 01 arma de fogo tipo espingarda, 37 munições, vários apetrechos utilizados na prática de caça, carregadores de munição e carne de animal silvestre (gambá) guardada. Ele foi preso em flagrante delito pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e crime contra a fauna.

Presidente Jair Bolsonaro pode visitar a cidade de Brumado no dia 2 de setembro Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro poderá visitar a cidade de Brumado no dia 2 de setembro para participar da solenidade de assinatura do contrato de concessão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). A informação foi publicada pela Coluna Satélite, do Jornal Correio da Bahia. Ainda segundo a coluna, o presidente teria sido convencido por aliados a participar da cerimônia em razão de a obra ter sido arrastada por governos anteriores, incluindo o PT. Bolsonaro também passará pela cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, conforme já anunciado pelo site Achei Sudoeste (veja aqui).

Oito casos de doença que deixa 'urina preta' são registrados este ano na Bahia Foto: Reprodução

Oito casos da doença de Haff, também conhecida como a “doença da urina preta”, foram registrados este ano na Bahia, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgadas nesta segunda-feira (23). Ainda segundo a Sesab, as notificações foram feitas nos municípios de Alagoinhas, Simões Filho, Maraú, Mata de São João e Salvador. No entanto, dois casos foram descartados e seis permanecem em investigação. De acordo com a diretora da vigilância epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro, os alimentos são encaminhados para análise laboratorial em um centro de referência, onde a investigação é aprofundada, pois os pacientes podem apresentar rabdomiólise – degradação do tecido muscular que libera uma proteína prejudicial no sangue – por outras causas. A doença de Haff se caracteriza por ocorrência de extrema dor e rigidez muscular, dor torácica, além de falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, podendo causar falência renal. Pessoas com a doença apresentam urina na cor de café, causada pela elevação da enzima CPK, associada à ingestão de pescados. Em 2020 foram notificados 45 casos e confirmados 40, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Entre Rios, Dias D’Ávila e Candiba, segundo dados da Sesab. Já em 2019, não houve notificação de casos. Porém, em dezembro de 2016 e janeiro de 2017 foram registrados 71 casos, nos municípios de Salvador (66), Vera Cruz (1), Dias D’Ávila (1), Camaçari (1), Feira de Santana (1) e Alcobaça (1). A Sesab informou que os casos verificados nos anos de 2016 e 2017 resultaram em dois óbitos, sendo um em paciente de Salvador e outro de Vera Cruz, ambos com comorbidades.

Brumado: APLB diz que prefeitura não forneceu EPIs de biossegurança para servidores da educação Foto: Reprodução/Elo7

A APLB denunciou ao site Achei Sudoeste que a prefeitura de Brumado não forneceu equipamentos de biossegurança aos servidores da educação por ocasião do retorno às aulas presenciais. Assessor de comunicação do sindicato, Paulo Esdras disse que os servidores não receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a exemplo da máscara e do protetor facial, essenciais para o retorno à sala e a prevenção contra a Covid-19. Esdras também enfatizou que os próprios alunos estão ficando o dia todo nas escolas com apenas uma máscara, sem fazer as trocas necessárias. “Infelizmente, tivemos a confirmação que um aluno do CEEP testou positivo para o vírus. Inclusive, as aulas foram suspensas no turno noturno. Isso mostra o risco que os profissionais da educação, os alunos e os seus familiares estão correndo”, reiterou. Para o assessor, neste momento em que os professores não estão completamente vacinados, as escolas são um ambiente insalubre para toda comunidade.

STF anula sentença de Geddel por associação criminosa e mantém pena por lavagem de dinheiro Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a condenação de associação criminosa do ex-ministro e deputado Geddel Vieira Lima e de seu irmão, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima durante julgamento de recurso ação penal. Entretanto, a condenação por lavagem de dinheiro foi mantida e com isso a pena dos irmãos Vieira Lima será reduzida em um ano e meio. Geddel, anteriormente condenado a 14 anos e dez meses, agora cumprirá 13 anos e 4 meses enquanto Lúcio cumprirá nove anos. A votação se referiu ao caso do "bunker" em um imóvel da família em Salvador com R$ 51 milhões em espécie, o que levou à condenação dos dois em outubro de 2019. Um recurso da defesa chamado de "embargos de declaração" foi protocolado pedindo pela absolvição dos irmãos. O relator do processo, o ministro Edson Fachin, foi contra os pedidos da defesa. Já os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Kassio Nunes Marques votaram a favor, o que fechou o placar em três a um. No julgamento, Gilmar afirmou que a recusa pela condenação por “associação criminosa” se dá pelo fato dos réus serem irmãos, o que faz com que mantenham vínculos estreitos e por isso “jamais pode ser considerado como prova da permanência da associação criminosa, mas apenas das naturais relações de família, que são inclusive acobertadas e fomentadas pelo ordenamento jurídico”. A condenação de pagamento de multa por danos morais no valor de R$ 52 milhões também foi anulada por falta de “fundamentos suficientes para se fixar o valor do dano moral coletivo no patamar estabelecido”. Com isso, o ministro Fachin reduziu a multa para R$ 51 milhões. Geddel, preso preventivamente em 2017, está atualmente em prisão domiciliar após decisão do ministro Dias Toffoli, durante seu mandato como presidente do STF, que levou em conta o “seu estado de saúde, o risco de morte e a pandemia de Covid-19” para a concessão do benefício.

Aprovada indicação para implantação do serviço de odontologia no Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A indicação, de autoria do vereador Amarildo Bomfim (PSB), para implantação do serviço de odontologia no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto foi aprovada. Segundo o parlamentar, a odontologia hospitalar é de extrema importância, tendo em vista que o profissional da odontologia é responsável por fazer o controle de doenças periodontais, cáries e infecções hospitalares que acontecerem por via oral. “A manutenção da saúde bucal dos pacientes em UTIs é essencial para impedir a proliferação de bactérias e fungos que, além de prejudicar a saúde bucal e o bem-estar do paciente, pode acometer outros órgãos e sistemas, agravando o quadro clínico e estendendo a sua estadia na UTI”, salientou. Para Bomfim, é de grande relevância que o Município promova a inserção de profissionais de odontologia na equipe hospitalar, principalmente na UTI, sala de emergência e clínica médica.

Três armas são apreendidas com suspeitos de crime contra a vida em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma metralhadora calibre 380 e dois revólveres calibre 32 foram apreendidos e um criminoso foi capturado pela 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), no domingo (22), na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Em rondas no bairro de Miro Cairo as equipes foram informadas sobre a presença de um homem que participou de um homicídio, no último sábado (20). Com as informações, as equipes conseguiram chegar até ele que deu a localização de dois comparsas que também participaram do crime. As guarnições foram até o local e, ao chegarem, a dupla atirou contra os policiais. No revide, dois foram atingidos e não resistiram. Com eles as equipes apreenderam, além das armas, munições, meio tablete de maconha, duas balanças e embalagens para guardar drogas.

Caculé: Agricultoras melhoram a produção com apoio de assistência técnica e extensão rural Foto: Divulgação/SDR

O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) vem garantindo a agricultores familiares o aumento e a melhoria na produção. É o caso das famílias das comunidades rurais, localizadas no município de Caculé, a 100 km de Brumado, que já estão comercializando o que produzem. O Grupo Produtivo de Bolos e Biscoito 'Mulheres que Transformam', da comunidade de Apostema, e as unidades produtivas de Capivara, vêm sendo atendidas com o serviço de ATER Mulher, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), executado por meio da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf). O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, visitou, no último sábado (21), as localidades, para conhecer o trabalho desenvolvido. “Sou testemunha do esforço feito pela Cootraf para, cada vez mais, qualificar os agricultores no sentido que sua produção possa melhorar, aumentando a renda e ganhando competitividade”. Em Apostema, os produtos das 'Mulheres que Transformam' são vendidos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da prefeitura de Caculé. Por meio da Associação dos Pequenos Produtores de Apostema e Tingui, serão investidos, pelo projeto Bahia Produtiva, R$465,6 mil em uma unidade de beneficiamento de mandioca e equipamentos, potencializando o resultado. Já na comunidade de Capivara, a produção de hortifrútis das Unidades de Produção Familiar, orgânicos, são vendidas para o PAA e na feira livre da região. A ATER Mulher é uma das ações estratégias da Bahiater, de assessoria técnica, que dá apoio diferenciado ao trabalho e à produção das mulheres rurais.

Arquivo