Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Guanambi: PM que fazia 'escolta' de carga de cigarro é um dos 4 presos pela PF Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Entre os quatro mandados de prisão cumpridos nesta terça-feira (17) em Guanambi, a 141 km de Brumado, um deles teve como alvo um policial militar. Conforme a Operação Tabapy (veja aqui), o agente já tinha passagem por participação em outro caso de contrabando. Ele dava segurança aos veículos usados para transportar a carga contrabandeada. “Ele tinha função de batedor da carga. Ele auxiliava nesse transporte para garantir que a carga chegasse no destino”, disse o delegado e chefe da Polícia Federal em Vitória da Conquista, Flávio Albergaria, ao Bahia Notícias em coletiva de imprensa. Segundo o coronel Mascarenhas, comandante da PM em Guanambi, o policial deve ser encaminhado ainda na tarde desta terça para o Batalhão de Choque da PM, em Salvador, onde deve cumprir o mandado de prisão. Um processo administrativo vai ser aberto para investigar a conduta do agente, antes de a corporação decidir sobre o futuro do policial. Os outros envolvidos com prisão preventiva decretada devem ser enviados para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista. A próxima etapa da Operação é investigar a suspeita de lavagem de dinheiro do grupo investigado.  Os presos vão passar por audiência de custódia ainda nesta terça na Justiça Federal, antes de serem encaminhados para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

'O governo da Bahia não garante que será permitido festa no Réveillon', diz Rui Costa Foto: Camila Souza/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) anunciou que o governo do estado não “tem segurança” em bater o martelo sobre a realização de festas no Réveillon neste ano. O motivo, segundo o petista, seria a resiliência do novo coronavírus no país e no mundo. O chefe do executivo baiano afirmou que “quem quiser comprar pacote de réveillon, compre”, mas com a ressalva de que “o governo do estado não garante que será permitido festa”. “Infelizmente a ciência já estudou muito sobre o vírus, mas ainda está longe de dominá-lo, de saber exatamente tudo sobre o vírus. Por isso ele vai driblando a ciência, e nós temos que ter precaução. Eu não afirmo que não vai ter carnaval, que não vai ter festa [no réveillon], mas acho prematuro dizer que vai ter”, disse o governador. “Quem quiser comprar pacote de réveillon, compre. O que estou avisando, e tenho obrigação de avisar, é que o governo do estado não garante que será permitido festa com duas, três, cinco ou 10 mil pessoas no réveillon. Isso eu tenho a obrigação de dizer”. Rui demonstrou preocupação com a resistência e avanço do coronavírus mesmo em países onde quase a totalidade da população foi imunizada. O petista lembrou o crescente número de pessoas infectadas pela variante Delta em Brasília e afirmou que o momento é de “precaução”. “Não tenho segurança se vai ser possível o réveillon no final do ano. Se você me perguntasse isso há três meses atrás, eu talvez desse a mesma resposta do prefeito de Salvador [Bruno Reis]: ‘Se tiver 80% da população vacinada, vai ter festa de réveillon ou carnaval’. Mas quando olho para outros países, como Israel e Rússia, onde todo mundo está vacinado e a doença está entrando com muita força, eu tenho que me acautelar e ter calma na hora de fazer qualquer anúncio.”, prosseguiu.  Para Rui, “É muito cedo para fazer previsão para réveillon e carnaval”, e acrescentou: “Temos que ter calma e a gente não pode dar sinal trocado para a população. Vamos aguardar porque esse vírus está desafiando a medicina e não podemos facilitar a vida dele”.

Manutenção interrompe abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras na quinta-feira (19) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Embasa informa que para possibilitar a substituição de equipamentos na barragem de Cristalândia visando a ampliação da capacidade de produção de água tratada, o abastecimento será interrompido nesta quinta-feira (19), a partir das 8h, em Brumado e Malhada de Pedras. A conclusão do serviço está prevista para às 18h do mesmo dia, quando terá início a retomada gradativa do abastecimento, com expectativa de regularização plena nas 24h seguintes. Até a normalização do abastecimento, recomenda-se o uso racional da água disponível nos reservatórios domiciliares.

DJ Ivis vira réu por agressões contra a ex-mulher Foto: Reprodução/A Tarde

Detido há um mês em uma área de triagem no presídio Irmã Imelda Lima Pontes, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o DJ Ivis tornou-se réu pelas agressões contra a ex-mulher Pamella Holanda, informou o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta segunda-feira (16). As informações são do jornal A Tarde. O processo tramita em segredo de Justiça na Vara Única Criminal de Eusébio e, conforme o tribunal, “mais informações não podem ser repassadas por conta do sigilo do processo”. Iverson de Souza Araújo foi indiciado pela Polícia Civil do Ceará no final de julho e a denúncia do Ministério Público do Ceará foi aceita pela Justiça. As agressões foram registradas em vídeo e denunciadas por Pamella no início de julho. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), o DJ Ivis está em uma situação especial de segurança para garantia de sua integridade física, já que o caso teve grande repercussão.

Brumado: 'População tem que protestar contra Embasa', incita prefeito ao falar de esgotos estourados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao ser questionado pelo site Achei Sudoeste acerca do problema dos esgotos estourados em várias ruas da cidade de Brumado (veja aqui), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) voltou a dizer que, conforme a lei, a responsabilidade é da Embasa. Segundo o gestor, a empresa está se eximindo de sua responsabilidade por gerir o esgotamento do município desde que assumiu a titularidade da concessão. “Os fatos são muito claros, tem dúvida quem quer. A responsabilidade é da Empresa Baiana de Águas e Saneamento. A comunidade tem que se manifestar”, incitou. O prefeito ainda fez questão de frisar que o contrato de concessão da Embasa expirou há dois anos, porém a empresa “não quer largar o osso”. “Ela tá aqui explorando, mandando milhões para Salvador e deixando de fazer a obrigação dela, que é cuidar do esgoto”, criticou. 

Brumado: Moradores cobram Embasa e prefeitura solução para esgoto estourado na Virgílio Ataíde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Rua Virgílio Ataíde, no bairro Mercado, o esgoto está jorrando a céu aberto sem que nenhuma providência seja tomada. A reportagem do site Achei Sudoeste esteve no local e flagrou o momento em que o morador Davi dos Santos quase tomou um banho de lama. “Recuei com medo do caminhão jogar a lama em cima de mim. Isso já tem dias. Não posso mais abrir janela. Estamos nadando em bactérias. Como vamos viver?”, questionou. O morador ainda cobrou que a Embasa e a prefeitura se acertem e resolvam os problemas dos esgotos estourados em várias ruas da cidade. “Vão ficar nesse joguinho de empurra-empurra até quando?”, reiterou. O vizinho Sidnei Marcos frisou que os moradores estão sofrendo com os transtornos causados pelo esgoto aberto na via. “É um transtorno terrível. Já fizemos diversos apelos, mas até agora sem solução nenhuma”, pontuou. Mãe de duas crianças, Ingrid Azevedo relatou que os filhos não podem sequer brincar na porta de casa em virtude do problema. “Sem condições. Já falamos com prefeitura e Embasa, mas não resolveram nada. Queremos saber quem vai resolver. Está ficando ridículo”, avaliou. Na rua, o mau cheiro é insuportável e os moradores disseram que estão sendo expulsos das próprias casas por conta da situação.

Divaldo Franco passará por cirurgia na próxima quinta-feira (19) Foto: Reprodução/Tribuna da Bahia

O médium Divaldo Franco passará por um procedimento cirúrgico na próxima quinta-feira (19), para a retirada de um cálculo renal. O líder espírita está internado no Hospital São Rafael desde a última semana após sofrer com uma infecção urinária. De acordo com o Tribuna da Bahia, a Mansão do Caminho, informou que o médium está “bem, alegre e satisfeito”. O médium começa a passar por exames preparatórios para a cirurgia já nesta segunda-feira (16).

Brumado: Quase 70% do público vacinável já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado possui uma população vacinável (acima de 18 anos) contra a Covid-19 composta por cerca de 51 mil pessoas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, informou que, desse montante, mais de 36 mil pessoas já foram vacinadas com a primeira dose do imunizante. “Isso representa 69,99% da população”, pontuou. No que se refere à segunda dose, Feres salientou que já foram vacinados 15.970 habitantes, o que representa cerca de 30,84% da população vacinável. “Esperamos conseguir avançar em duas ou três idades por semana. Se a programação do Ministério da Saúde se concretizar, esperamos que, até o final de dezembro, a gente esteja com 100% da nossa população vacinada”, declarou.

Bombeiros acham bebê de 3 dias no piso de carro em acidente com 5 mortos: 'Pelo choro' Foto: Divulgação/Samu

Cinco pessoas morreram em um grave acidente envolvendo dois carros e uma carreta na MG-307, próximo ao trevo de Grão Mogol na noite desse domingo (15). De acordo com o G1, um recém-nascido, de três dias, estava em um dos veículos e foi resgatado sem ferimentos. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os dois veículos bateram na carreta bitrem que saiu de uma estrada vicinal e entrou na rodovia. A perícia foi acionada e as causas do acidente serão investigadas. Um dos carros era da Prefeitura de Botumirim e transportava cinco pessoas, entre elas o recém-nascido e a mãe. No outro veículo, viajavam duas pessoas. O motorista morreu no local e o passageiro, de 30 anos, foi resgatado com escoriações e suspeita de fratura. “Nós chegamos ao local e constatamos os quatro óbitos no carro e não vimos o bebê. Em seguida, conseguimos retirar com vida o passageiro do outro veículo. Já estávamos felizes por isso quando veio à surpresa. Os colegas escutaram o choro da criança e ao voltarmos para averiguar, encontramos o bebê no assoalho do veículo debaixo dos corpos. Ele estava bem escondido e conseguimos achá-lo através do choro. A gente realmente não esperava e foi uma alegria e emoção para todo mundo, resgatar essa criança ilesa. Os dois carros ficaram destruídos e não encontramos nenhum ferimento no recém-nascido”, contou o sargento Layon Freitas Pereira. O sargento acredita que o bebê conforto pode ter ajudado a proteger o recém-nascido. De acordo com a secretária, morreram no acidente a mãe do bebê Fernanda Caroline Alves Ferreira, de 23 anos, o motorista da prefeitura Eliomar Célio Pereira dos Santos, de 47 anos, Sebastião Pereira dos Santos, de 50 anos, e a filha dele Samara de Jesus dos Santos, de 18 anos. Sebastião tinha feito uma cirurgia em Montes Claros e estava acompanhado da filha. A prefeitura de Botumirim decretou luto oficial de três dias.

Brumado: Sesau identifica falhas e otimiza agendamento de senhas de vacinação da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o decréscimo das idades, a Central de Senhas Eletrônicas apresentou algumas falhas em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, admitiu algumas falhas pontuais, as quais são resolvidas de imediato. “Já sanamos esse problema. Começamos pelo WhatsApp, mas o aplicativo não aguentava o volume de acessos. Depois, passamos ao site [www.brumadosenhas.com], que está funcionando muito bem”, pontuou. O secretário enalteceu o sistema eletrônico de distribuição de senhas, que foi bastante efetivo para eliminar as filas nas portas dos locais de vacinação. “Graças a Deus, a nossa equipe conseguiu montar um sistema de fácil acesso e manuseio pra atender toda a nossa população, evitando aglomerações e filas”, destacou.

Com carga inflamável, caminhoneiro é flagrado ao dirigir sob efeito de bebida alcoólica Foto: Divulgação/PRF

Um caminhoneiro foi flagrado dirigindo sob efeito de bebida alcoólica, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante foi no domingo (15), na BR-242, trecho de Seabra, cidade da região da Chapada Diamantina. A PRF ainda detalhou que o caminhão estava carregado com quase 60 mil litros de álcool, produto perigoso, que exige cuidados e atenção no transporte. Segundo a polícia, os agentes faziam fiscalização na rodovia, quando deram ordem ao caminhão acoplado a dois semirreboques (tanque). Durante a verificação, observou-se que o condutor apresentava sintomas de embriaguez e foi solicitado ao homem que ele fosse submetido ao teste do bafômetro. O resultado, conforme diz a PRF, foi a concentração de 0,25 mg de álcool por litro de ar alveolar, índice dentro dos limites que configura infração de trânsito. O caminhoneiro foi autuado por dirigir sob influência de álcool cuja infração é gravíssima com o pagamento de uma multa no valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se houver reincidência no período de um ano, o valor é dobrado e a CNH é cassada. Diante do caso, foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o condutor firmou o compromisso de comparecer ao Juizado Especial Criminal para responder pela conduta de dirigir veículo pondo em risco a segurança alheia (art. 34), da Lei de Contravenções Penais.

'Não há surto de Covid-19 entre professores', garante secretário de educação de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário de educação de Brumado, João Nolasco, tranquilizou a comunidade com relação às especulações em torno de casos suspeitos da Covid-19 entre professores da rede pública de ensino. Na oportunidade, Nolasco informou que, das 24 testagens realizadas entre professores da rede municipal, apenas 1 caso foi positivo. “A gente tomou as providências imediatas. A professora está afastada. Ela está de repouso em casa. Aguardamos que em breve, se Deus quiser, ela estará curada e retornando as suas atividades”, salientou ao site Achei Sudoeste. O secretário disse que, se houvesse um surto de Covid-19 nas escolas, tal como a APLB tem divulgado, os próprios alunos estariam repercutindo essas informações em casa junto aos pais. “Isso não existe”, reiterou.

Rui Costa fala que número de infectados de Covid-19 parou de cair há quatro dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador da Bahia, Rui Costa, disse nesta segunda-feira (16), que há quatro dias o número de infectados pela Covid-19 no estado parou de cair. Por causa da situação, o gestor, durante a inauguração de um serviço de hemodinâmica, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, afirmou que a situação mostra que o “vírus ganhou um novo fôlego” e pediu para que as pessoas evitassem fazer aglomerações. “Queremos alertar as pessoas. Por mais que os números estejam caindo, e estão na Bahia, nos preocupa, porque nós vínhamos em queda bastante substantiva, mas há quatro dias paramos de cair”, disse o governador. Rui Costa também revelou que outro dado de análise importante e que vinha registrando queda nos últimos dias, a taxa de ocupação de leitos de UTI, também se estabilizou há quatro dias. “Nós estamos com 528 pacientes internados na Bahia, graças a Deus o número caiu, mas há quatro dias que não cai mais. Caímos a taxa de ocupação, mas há quatro dias que também parou de cair”. Por causa dessa interrupção na queda do número de casos de infectados, o governador pediu para que as pessoas parassem de fazer festas e evitassem aglomerações. “Nem sobe e nem cai. Isso não é bom, porque significa que o vírus ganhou um fôlego novo e está contaminando novas pessoas. É importante que as pessoas continuem se cuidando, não está no momento das pessoas fazerem festas, fazer paredão”, afirmou Rui Costa. “Se a gente brincar com essa doença, ela pode voltar com muita força e agravar todos os prejuízos que ela deu até aqui”.

Prefeito de Brumado comemora aumento de adesão dos alunos às aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), comemorou a crescente adesão dos alunos às aulas presenciais na rede municipal de ensino. Desde o dia 26 de julho quando as aulas foram retomadas, o gestor pontuou, ao site Achei Sudoeste, que os números de alunos presentes nas escolas só têm aumentado. “Não existiu nenhum dia em que houvesse regresso do número de alunos. Só progresso, só aumento. É uma escala ascendente. Logo, logo estaremos chegando em 3 mil crianças nas escolas”, salientou. Para o gestor, os números comprovam que a população de Brumado quer e confia no retorno das aulas presenciais. “Estamos fazendo tudo com muita cautela e, mas vamos continuar no nosso propósito. Nosso protocolo, que foi aprovado pelo Ministério Público, está sendo copiado por diversos municípios da região”, assegurou.

Operação Tabapy: PF mira grupo que movimentou mais de R$ 160 milhões em Guanambi Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram na manhã desta terça-feira (17) a Operação Tabapy, que investiga associação criminosa especializada na importação, transporte e distribuição de cigarros paraguaios. O grupo tem atuação na região sudoeste da Bahia. Cerca de 80 Policiais Federais cumprem 20 mandados de busca e apreensão e 05 mandados de prisão preventiva em Guanambi, Luís Eduardo Magalhães e Palmas do Monte Alto. A operação decorre de trabalhos investigativos iniciados em agosto de 2020, identificando-se associação criminosa sediada em Guanambi, a 141 km de Brumado, atuante no contrabando de cigarros importados ilicitamente do Paraguai e distribuídos em todo o sudoeste da Bahia. Durante o período investigado, o grupo criminoso movimentou mais de R$ 160 milhões em contas bancárias de pessoas vinculadas à associação criminosa. Além das medidas de busca e apreensão e prisão, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens móveis e imóveis em até R$ 42.178.114,50 (quarenta e dois milhões, cento e setenta e oito mil, cento e quatorze reais e cinquenta centavos), tornando-os indisponíveis para alienação e transferência. Os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando de cigarros (art. 334-A do Código Penal), associação criminosa (art. 288 do Código Penal) e sonegação fiscal (Lei 8.137/90).

Tanhaçu: Canteiro de obras da Fiol está sendo preparado para receber Jair Bolsonaro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Conforme divulgado em primeira mão pelo site Achei Sudoeste na última sexta-feira (13), o presidente da república Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido) estará neste mês de agosto, na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, para autorizar e acompanhar a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) na Bahia (veja aqui). A construção de um heliponto está a todo vapor no canteiro de obras da Fiol. Uma empresa terceirizada foi contratada pela Bahia Mineração para executar o projeto. Outras melhorias no local seguem em andamento para receber Bolsonaro, sua comitiva e o ministro da infraestrutura Tarcísio de Freitas. A secretaria de comunicação do governo federal ainda não divulgou a agenda do chefe do executivo nacional no interior baiano.

Brumado: Mensagem em outdoor da APLB é fake news, dispara secretário de educação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB) espalhou diversos outdoors na cidade de Brumado para alertar a população sobre casos de Covid-19 em professores da rede pública de ensino (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, disse que não há nenhum fundo de verdade nessas publicações. “Talvez usar a palavra mentirosa aqui seria muito desagradável, mas não há nenhum fundo de verdade. É fake news. A comunidade escolar está consciente que isso não existe”, definiu. Nolasco adiantou que o Município irá mover uma ação na Justiça contra a APLB devido à divulgação inverídica. “Estão querendo que as aulas não voltem”, acusou.

Sete novos casos de Covid-19 são confirmados em Brumado

Nesta segunda-feira, 16 de agosto, o município de Brumado registra 9687 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 4 internações, 194 óbitos, 171 pacientes em tratamento e 9322 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

'Campanha da APLB é negativa e de má fé contra a educação de Brumado', diz Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste nesta segunda-feira (16), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) declarou que o movimento sindicalista da APLB tem tentado impedir o retorno das aulas presenciais na cidade de Brumado (veja aqui). “Sabemos do movimento sindicalista que tenta bloquear o retorno das aulas presenciais por interesses nada republicanos. Não podemos misturar interesses de uma categoria com os interesses de toda população de Brumado”, afirmou. Nesse sentido, o gestor acusou a APLB de agir de má fé ao espalhar outdoors promovendo uma campanha negativa contra a retomada das aulas. Ele ainda salientou que não houve um aumento de casos de contaminados depois do retorno das aulas, o que não justifica essa campanha. “Estamos em escala descendente de casos de Covid em Brumado. Normalmente, 15 dias após aglomerações de qualquer ordem, há um crescimento no número de internados. Já estamos na quarta semana de retorno das aulas e os números estão descendentes. Isso é uma prova cabal”, argumentou.

Homem é encontrado morto com marcas de tiro dentro de cemitério em Guaratinga Foto: Divulgação

Um homem foi encontrado morto com marca de disparos de arma de fogo, na área interna do cemitério da cidade de Guaratinga, na região sul da Bahia. O caso aconteceu no sábado (14). A Polícia Civil informou que as investigações iniciais apontam que a vítima era usuário de drogas, mas não deu detalhes sobre as circunstâncias do homicídio. Agentes da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que atende a região, foram acionados ao serem informados que havia um corpo no local e isolaram a área para que a perícia fosse realizada. O caso foi registrado pela 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior e encaminhado à delegacia de Guaratinga, responsável por apurar a ocorrência. Até o momento, não há informações sobre a autoria ou a motivação do crime.

Guanambi: PM prende casal com grande quantidade de drogas no Bairro Alto Caiçara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 12h deste domingo (15), em rondas pelo Bairro Alto Caiçara, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, uma guarnição da Polícia Militar (PM) avistou um casal saindo de sua residência em local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Assim que a guarnição se aproximou dos suspeitos, os mesmos empreenderam fuga a bordo de uma motocicleta, desrespeitando a ordem de parada. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, os policiais iniciaram o acompanhamento e, ao perceber que seria alcançado, o piloto dispensou um pacote e, em seguida, caiu do veículo. Após a queda, os suspeitos ainda tentaram fugir correndo a pé, mas foram alcançados. O pacote tratava-se de um tablete de substância análogo à maconha. À polícia, o indivíduo informou que possuía mais certa quantidade em sua residência e, com a autorização dele, foi localizado uma grande quantidade de maconha no interior da mesma. Com os suspeitos, foram apreendidos 01 tablete grande de maconha de peso não informado; 02 tabletes menores com a mesma substância; 10 porções fracionadas; 01 pequena porção de pó branco aparentando ser cocaína; 07 pinos vazios utilizados para acondicionar cocaína; 01 balança de precisão; papel alumínio para embalar a droga; além de embalagens transparentes para acondicionar a droga fracionada. Um homem de 23 anos, e sua companheira, uma menor de 17 anos, foram apresentados à delegacia para a formalização dos procedimentos.

Câncer no cérebro: Aos 77 anos, morre publicitário Duda Mendonça Foto: Roberto Stuckert Filho

Aos 77 anos, completados na semana passada, Duda Mendonça acaba de falecer, vítima de um câncer no cérebro. Estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo há dois meses. De acordo com o jornal o Globo, foi o mais célebre marqueteiro político brasileiro. Fez a campanha vitoriosa de Lula em 2002, criando na ocasião o slogan que o petista usa até hoje quando quer piscar para o centro — “Lulinha, Paz e Amor”. Publicitário de origem (abriu a agência DM9 em 1975, ainda em Salvador, que pouco anos depois teria Nizan Guanaes, seu ex-estagiário, como sócio), Duda estreou no marketing político que lhe daria fama de mago em 1985, quando trabalhou na campanha que elegeu Mário Kertész prefeito de Salvador. Sete anos depois, foi o marqueteiro de Paulo Maluf, que pela primeira vez se elegeria prefeito de São Paulo por via direta. Duda também foi personagem fundamental da CPI dos Correios, a do mensalão. Em agosto de 2005, deu um depoimento explosivo aos senadores, admitindo que recebera pagamentos do PT numa conta no exterior, via caixa 2. A partir dali, terminaria sua relação com o PT. Já internado, Duda recebeu uma visita de Lula, que estava no Sírio para um check up. Foi a primeira vez que se viram em mais de uma década sem se falar.

Brumado: Idosa de 63 anos é encontrada morta no residencial Bom Jesus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 11h10 deste último domingo (15), uma guarnição da Polícia Militar foi informada através do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) que uma idosa de 63 anos teria sido encontrada morta no Residencial Bom Jesus, em Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, no local, os policiais foram informados por familiares que a idosa sofria com depressão. A guarnição isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a realização da perícia. O corpo da idosa foi encaminhado para Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.

Ativa Soluções garante qualidade e segurança na instalação do seu projeto de energia solar

A energia elétrica está cada vez mais cara no Brasil e muitos dos aumentos ocorrem devido a reajustes inflacionários e baixas nos reservatórios das grandes hidrelétricas, que são a principal fonte de energia que abastece o país. Segundo a Aneel, a bandeira vermelha nível 2 poderá aumentar para até R$ 11,50 a cada 100 kWh. Por isso, a energia solar é um excelente investimento. Ela garante economia na conta de luz: com a energia solar é possível reduzir em até 95% a sua conta de energia. Economia no seu bolso: com a evolução da energia solar o custo para adquirir o seu gerador nunca esteve tão atrativo. Hoje, conta-se com placas muito mais potentes e inversores cada vez mais eficientes. O retorno do investimento acontece em até 4 anos. Além disso, imóveis com energia solar se valorizam em até 10%. Em Brumado, a Ativa Soluções em Energia garante a instalação do seu projeto com qualidade e segurança. Para maiores informações, ligue: (77) 99824-2640 (WhatsApp).

Arquivo