Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Proativa Contabilidade: 15 anos de excelentes serviços prestados em Brumado

A Proativa debutou! Fundada em 01 de agosto de 2006, há 15 anos, a Proativa Contabilidade nascia na cidade de Brumado. Empresa pautada em rígidos princípios e valores éticos, com foco total na satisfação dos seus clientes. “Por esses 15 anos precisamos agradecer a todos que escreveram e escrevem essa história: Deus, familiares, clientes, servidores públicos e privados, fornecedores e a nossa competente equipe de funcionários. Não conseguiríamos chegar até aqui sem vocês. Nosso muito obrigado!”, disse a direção da empresa.

Brumado: Prédio da prefeitura em obras de ampliação visando reorganização das secretarias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prédio da prefeitura de Brumado está sendo ampliado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, explicou que a reforma visa reorganizar as secretarias administrativas e melhor atender ao público. “Estamos fazendo essa ampliação para dar uma melhor dinâmica no atendimento ao público aqui na prefeitura e fazer essas adequações internas junto às secretarias”, reiterou. As obras acontecem nos pátios de estacionamento, porém o secretário disse que os mesmos serão mantidos. “A ampliação da área interna será na parte superior”, completou.

CDL de Brumado realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas será realizada em novembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após liberação do Governo do Estado, a Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, tradicional evento do calendário regional, será retomada no mês de novembro deste ano. A prova acontece no dia 28. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o empresário Alecarlos Pires informou que as inscrições para participação no evento já estão abertas. “No final do mês de novembro, praticamente toda população brasileira estará vacinada. O índice da Covid tem abaixado bem e daqui pra frente só vai ser alegria, com fé em Deus”, salientou. O empresário se surpreendeu com a quantidade de inscritos até o momento. Somente em quatro dias de inscrição, mais de 100 atletas já garantiram a sua participação na prova. “É um recorde inicial. Tudo indica que nesse ano as inscrições serão esgotadas. Vou ter que limitar o número de atleta por questão de segurança. Esse ano promete”, afirmou. No total, 400 atletas poderão garantir vaga para fazer a prova. “A galera está animada para correr e com sede de participar de uma prova”, avaliou. Em sua 22ª edição, a corrida contará com equipe médica de suporte, três ambulâncias, pontos de hidratação e todo protocolo para garantir a segurança dos atletas.

Ronda Maria da Penha promove ato solidário em celebração ao Dia dos Pais em Jequié Foto: Divulgação/SSP-BA

Cobertores, agasalhos, máscaras e alimentos foram entregues, na noite deste sábado (7), por policiais da Operação Ronda Maria da Penha (OPRMP) de Jequié, na região sudoeste da Bahia. A iniciativa realizada em homenagem ao Dia dos Pais beneficiou moradores em situação de rua do município. Essa é a segunda edição do projeto, que entregou 40 cobertores, 24 agasalhos, 40 máscaras e mais de 50 pacotes de biscoitos. De acordo com a gestora da OPRMP/Jequié, tenente Patrícia de Oliveira Batista, a pandemia do novo coronavírus tem agravado ainda mais a situação dessas pessoas que vivem em situação de rua. “É o segundo ano que fazemos uma ação voltada para os pais que vivem em situação de rua, é uma forma que a gente encontra para levar carinho, alento para estes homens que vivem sem condições mínimas de sobrevivência”, contou a PM. O comandante do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Reinaldo Souza dos Santos, frisou que atividades como essa mudam a vida de quem recebe e de quem entrega os donativos.

Caetité: Oposição pode entrar com representação no MP após declarações de vereador brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com base nas declarações do vereador brumadense Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem, parlamentares da oposição de Caetité avaliam a possibilidade de ingressar com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE). Em pronunciamento durante sessão legislativa, ao justificar o uso de carro oficial da Câmara Municipal de Brumado para transportar membros de uma empresa particular para participar de licitações em Caetité, Amorim alegou que esteve no município no dia 22 de julho para um encontro com pretenso candidato a deputado nas próximas eleições de 2022 para tratar de assuntos relacionados à carência hídrica das comunidades rurais de Brumado. Diante disso, a oposição caetiteense pode requerer do MP a instauração de procedimento para investigar se a sede da prefeitura municipal estaria sendo usada como “escritório eleitoral” de um pré-candidato às eleições de 2022. A prefeitura negou a versão do parlamentar da capital do minério (veja aqui). Embora avaliem com cautela a representação, a bancada de oposição não descarta a hipótese de governistas estarem usando a estrutura da Administração Municipal para interesses políticos. Se confirmada a informação do vereador de Brumado, os oposicionistas consideram estar diante de uma grave afronta à legislação eleitoral. As informações são do Jornal do Sudoeste.

Brumado: Artesão se reinventa com receita de pamonha de família para driblar a crise da pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Conhecido na cidade de Brumado, o artesão Jocimar Almeida teve que se reinventar diante da crise causada pela pandemia e, agora, tem feito sucesso com uma receita de pamonha da família. Ao site Achei Sudoeste, ele disse que mudou de ramo porque o gênero alimentício tem maior saída. “Pra mim não é uma dificuldade me reinventar. Minha mãe sempre fez pamonha e, com a pandemia, voltei a fazer o que gosto: pamonha, bolo de milho, mingau e outras coisas”, falou. Desde criança, Jocimar contou que via sua mãe cozinhando itens para vender e tem o paladar apurado. “A qualidade é ótima”, assegurou. Por ora, o artesão está com o seu box no Mercado Municipal fechado, porém, assim que a pandemia passar, ele vai retomar a sua arte.

196 pessoas estão em recuperação da Covid-19 em Brumado

Neste domingo, 08 de agosto, o município de Brumado registra 9616 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 6 internações, 192 óbitos, 196 pacientes em tratamento e 9228 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Vitória da Conquista e Guanambi na lista de cidades que lideram casos ativos da Covid-19 na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quatro municípios do interior ultrapassaram Salvador e passaram a liderar o ranking de locais com mais casos ativos da Covid-19 no estado: Itabuna, Guanambi, Vitória da Conquista e Eunápolis. As cidades se concentram nas regiões sul, extremo sul e sudoeste da Bahia e, neste momento, são as únicas com mais de 100 contaminados pelo novo coronavírus em território baiano, de acordo com a secretaria de saúde estadual. De acordo com o Bahia Notícias, Itabuna lidera o ranking, com 183 casos ativos da Covid-19, enquanto Guanambi tem 153. Terceiro maior município da Bahia, Vitória da Conquista vem logo depois, com 142 contaminados pelo novo coronavírus, seguida de Eunápolis, com 121. Salvador liderou a estatística durante a maior parte da pandemia, quase sempre com mais de 1.000 casos ativos da doença, mas o número tem reduzido drasticamente nas últimas semanas e a capital baiana agora aparece apenas na quinta colocação do ranking, com 85 contaminados pelo vírus. Barreiras (77), Caculé (72), Porto Seguro (70), Luís Eduardo Magalhães (67) e Itaberaba (48) encerram a lista dos 10 municípios da Bahia com mais casos ativos da Covid-19. No total, o estado acumula, neste momento, 3.626 contaminados pelo vírus.

Olimpíadas de Tóquio: Desempenho de medalhistas baianos rende memes na internet Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quatro baianos já colocaram a medalha de ouro no pescoço em comemorações na Olimpíadas de Tóquio. O desempenho dos atletas nascidos na Bahia rendeu memes na internet. Das sete medalhas de ouros do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio até agora, três foram conquistados por Ana Marcela (maratona aquática), Isaquias Queiroz (Canoagem) e Hebert Conceição (Boxe). O jogador Daniel Alves também comemorou a conquista, com a seleção brasileira de futebol. O número de medalhas da Bahia virou pauta para diversos memes na internet. Com três ouros, a Bahia fica atrás apenas do Brasil, entre os países da América do Sul. Os baianos também subiram mais vezes no lugar mais alto do pódio que países como Portugal, Espanha, Grécia, México. Com o desempenho desses e cheios de orgulho, os baianos sugeriram a criação do Comitê Olímpico Baiano (COB) ou (COBA).

Caculé: Traficante de drogas, adolescente de 17 anos morre em confronto com a PM Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um adolescente de 17 anos, traficante de drogas, morreu em confronto com a Polícia Militar, na tarde do último sábado (07), na cidade Caculé, a 100 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a polícia, uma denúncia anônima revelou que o adolescente estava traficando drogas em uma casa no bairro Estação. Durante as rondas na localidade, ele foi avistado e, ao perceber a aproximação da polícia, atirou contra a guarnição. Na tentativa de fuga houve troca de tiros e, após ser socorrido no Hospital de Caculé, o elemento não resistiu ao ferimento.  Com o traficante, foi encontrado um revólver calibre .32. Na casa, os policiais ainda encontraram 215 porções de maconha, sendo 129 de porções menores prontas para a venda, duas balanças de precisão e R$ 94, em espécie, quatro smartphones e embalagens para comercialização da droga. Segundo a PM, o menor tinha uma extensa ficha criminal.

Érico Cardoso: Prefeito diz que mineração em área quilombola não tem aval do município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o Ministério Público do Estado (MP-BA) emitir, nesta quinta-feira (5), uma recomendação à prefeitura de Érico Cardoso, na Bacia do Paramirim, orientando que o município não libere o alvará de funcionamento para a mineradora Liberty Rochas Ornamentais Ltda - que pretende explorar rochas em uma área que seria de comunidade quilomba (veja aqui) -  a gestão entrou em contato com o Bahia Notícias e se declarou contra a exploração autorizada, segundo o secretário de meio ambiente do município, em gestões anteriores.  Ao Bahia Notícias, o prefeito Eraldo Félix (Republicanos) reiterou que o município é contra a atividade mineradora. “Quando tomamos conhecimento da chegada da empresa, embargamos a obra. Neste meio tempo, comunicamos ao Ministério Público do Meio Ambiente, e também o MP local em Paramirim. A ação do MP foi uma resposta a nossa solicitação. Somos absolutamente contra”, reforçou.  De acordo com o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, Anselmo Barbosa, o processo de licenciamento ambiental da mineradora foi solicitado ao Inema em 2019. “À época, o município teria dado a anuência para a exploração, mas não podia licenciar a exploração, a atividade ficou a cargo do Inema. Agora em janeiro de 2021 o prefeito assumiu, e em março a mineradora chegou, entrou na cidade, não procurou o gestor e foi metendo uma retroescavadeira e desbravando a serra. Fui lá e recomendei a paralização e pedi que viessem ao encontro do prefeito, com a documentação em mãos, que autorizou eles iniciassem a exploração. Assim o fizeram”, conta. O secretário explica que a mineradora iniciou a atividade sem autorização da gestão atual. No entanto, após uma reunião em abril deste ano, as atividades foram suspensas em comum acordo entre a mineradora e o município, até que a empresa apresente toda a documentação pertinente ao licenciamento ambiental. “Conversei com o promotor de meio ambiente aqui da região e ele, por saber por terceiros, recomendou que o município não emitisse a licença de alvará. Assim o fizemos. A empresa agora quer entrar com um mandado de segurança contra o MP. Tá dando a entender que o prefeito recebeu um puxão de orelha do MP, mas o processo foi inverso. Pedimos apoio ao MP para a gente se resguardar”, disse. Ainda de acordo com Alsemo Barbosa, o município elaborou um relatório solicitado pelo MP-BA especificando às coordenadas das comunidades quilombolas da cidade, onde também se anexou um ofício com um pedido de apoio dos moradores para que a atividade mineradora seja negada. “Então nós fizemos o cerco pedindo para o MP, de mãos dadas conosco, poder negar. Porque se o município negar sozinho, não temos força”, disse.

Brasil vence Espanha na prorrogação e é ouro no futebol masculino Foto: Gaspar Nóbrega/COB

A seleção masculina de futebol do Brasil é bicampeã olímpica! Neste sábado (7), a equipe venceu a Espanha por 2 a 1, na prorrogação, e faturou sua segunda medalha de ouro na história. A primeira foi há cinco anos, na Rio-2016. Os gols do Brasil foram marcados por Matheus Cunha e Malcom. A Espanha descontou com Mikel Oyarzabal. O baiano Daniel Alves, lateral-direito, chegou a seu 42º título com essa conquista - só faltava a Olimpíada para ele. Agora, o Brasil possui 7 medalhas de ouro, 4 de prata e 8 de bronze em Tóquio-2020. O recorde do Rio de Janeiro em ouros (7) já foi alcançado, mas o Brasil ainda tem duas grandes finais para disputar em Tóquio: a baiana Bia Ferreira, no boxe, e o vôlei de quadra feminino.

Brumado: Homem não aceita fim de relacionamento e desfere 7 golpes de faca em ex-mulher Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher foi atacada pelo seu ex-marido no Loteamento Bom Jesus na cidade de Brumado, na última sexta-feira (06), feriado do padroeiro que leva o nome do local do crime. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a vítima uma jovem de 30 anos, estava com sete perfurações de faca. O homem fugiu em seguida. A mulher disse a polícia militar que o ex-companheiro, não aceitava o fim do relacionamento e tentou contra a sua vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) socorreu a jovem ainda no local do crime. Ela foi levada para o Hospital Municipal Professor Magalhães Netop (HMPMN). Em rondas pelo município, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) localizou o autor da tentativa de feminicídio. Ele foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado. A faca utilizada no crime também foi encontrada pela PM.

Baiano Hebert Conceição derruba ucraniano e leva o ouro no boxe Foto: Wander Roberto/COB

O nobre guerreiro é medalha de ouro! Na madrugada deste domingo (7), o baiano Hebert Conceição apanhou, mas aproveitou o momento certou para nocautear o ucraniano Oleksandr Khyzhniak na final da categoria dos pesos-médios (até 75kg). Nos dois primeiros rounds, o baiano acabou sendo inferior nos golpes e viu os juízes darem a nota maior para o adversário. No entanto, ele agiu no round final e aplicou um golpe firme que decretou o fim da luta. Agora, o time Brasil tem 18 medalhas carimbadas. São seis ouros, quatro pratas e oito bronzes.

Baiano Isaquias Queiroz vence C1 1.000m da canoagem velocidade e leva medalha de ouro Foto: Luís Acosta/AFP

É ouro para o Brasil, é ouro da Bahia! Isaquias Queiroz continuou provando que é o melhor na canoagem velocidade, dominou a final da C1 1000m e conseguiu na noite desta sexta-feira, 6, o primeiro lugar nas Olimpíadas de Tóquio. O baiano chegou na grande conquista cinco anos depois de bater na trave e ficar com a praia nos Jogos do Rio-2016. Competindo na raia 4, Isaquias subiu ao pódio ao completar a prova em: 4:04:408. A medalha de prata ficou com o chinês Hao Liu e o bronze com Serguei Tarnovschi, da Moldávia. Mais cedo, já na noite desta sexta, Isaquias liderou de ponta a ponta a semifinal da C1 1000m. Ele se classificou para a final da canoagem junto com Conrad Scheibner (ALE), Serguei Tarnovschi (MDV) e Pengfei Zheng (CHI). Liderar é o que Isaquias mais fez durante as disputas da canoagem velocidade. O baiano também fez bonito ainda na rodada classificatória quando terminou em primeiro lugar ao completar o percurso em menos de quatro minutos, na casa de 3:59. Isso fez com que ele chegasse à semifinal de maneira direta, sem precisar competir nas quartas.Um dia antes da final, Isaquias já dizia estar com "raiva" para buscar a primeira posição. “Eu estou com uma raiva, vontade de ganhar. Claro, isso não quer dizer que vou ganhar, mas vou lutar para isso. Falei com o treinador antes da prova o que queria fazer. Queria mostrar no final quem sou eu, o atual campeão mundial e o cara que vai brigar por essa medalha de ouro”, falou ao SporTV. Com a medalha de ouro, o baiano Isaquias Queiroz se firma como o principal nome do esporte, já que agora além de atual campeão mundial é o novo campeão olímpico. Isaquias já havia feito história nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Na ocasião ele foi o primeiro competidor brasileiro a conseguir três medalhas no mesmo Jogos Olímpicos. O baiano conquistou duas pratas na C1 1000m e C1 200m e um bronze na C2 1000m, ao lado do também baiano Erlon de Souza.

MP pede que prefeito de Érico Cardoso não libere exploração de rocha em área quilombola Foto: Reprodução/Sertão Hoje

O Ministério Público do Estado (MP-BA) recomendou à prefeitura de Érico Cardoso, na Bacia do Paramirim, Sudoeste do estado, que não libere alvará de funcionamento para uma mineradora. No pedido, tornado público nesta quinta-feira (5), promotorias de Justiça de Guanambi e de Paramirim, na mesma região, solicitaram ao prefeito de Érico Cardos, Eraldo Félix (Republicanos), que não conceda a exploração de uma área que seria da comunidade quilombola de Paramirim de Creolas à empresa Liberty Rochas Ornamentais Ltda. Segundo o promotor Jailson Trindade Neves, caso a concessão seja autorizada sem ouvir os moradores da área, a medida vai ferir direitos assegurados às comunidades quilombolas. De acordo com o Bahia Notícias, esses direitos, acrescenta o promotor, estão declarados em convenção da Organização Internacional do Trabalho [OIT] e na Constituição Federal. Um trecho do 15° artigo da Constituição brasileira diz que “em caso de pertencer ao Estado a propriedade dos minérios ou dos recursos do subsolo, ou de ter direitos sobre outros recursos, existentes nas terras, os governos deverão estabelecer ou manter procedimentos com vistas a consultar os povos interessados”.

'Brumado diz não a taxa de coleta de lixo e eu votarei contra', dispara vereador Beto Bonelly Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly, confirmou em entrevista ao site Achei Sudoeste nesta sexta-feira (06), voto contrário ao Projeto de Lei Complementar para instituir taxa pela utilização efetiva ou potencial do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos (lixo). O parlamentar disse ter ido às ruas da cidade para conversar com a população sobre a proposta e que a rejeição ao projeto é nítida. “Brumado diz não a taxa de coleta de lixo e eu votarei contra”, disparou. De acordo com Bonelly, a proposta será apresentada na sessão da próxima segunda-feira (09) (veja aqui) e fez um alerta para uma possível manobra política de aceleração na votação. “Corre o risco de ser colocado em votação, tendo em vista que, que pode ter a liberação do requerimento por não ter passado pelas comissões do poder legislativo”, disse. Beto concluiu saindo em defesa dos munícipes, já que não suportam mais pagar tantos impostos. “Estamos atentos e podem ter certeza de que vamos permanecer ao lado da população”.

Cão farejador encontra maconha em ônibus na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Na última quinta-feira (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 676 gramas de maconha em um ônibus em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O veículo, que seguia de Belo Horizonte (MG) para Natal (RN), foi fiscalizado no km 830 da BR-116. Durante a fiscalização, a PRF utilizou o cão farejador K9 Kaleu para detectar a presença de substância ilícita nas bagagens. Com o auxílio do animal, foi localizada a mala contendo o entorpecente. Uma mulher de 32 anos foi identificada como responsável pelo transporte da droga. Ela relatou que estava de mudança e que levaria a maconha para Aracaju (SE). A mulher foi presa em flagrante e apresentada a autoridade de plantão na Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista.

Lagoa Real: PRF prende dupla com carro roubado na BR-030 Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na quinta-feira (05), um veículo roubado que estava circulando clonado. A abordagem ocorreu durante fiscalização de combate ao crime em trecho da BR-030, localizado no município de Lagoa Real, a 80 km de Brumado. Os policiais abordaram o veículo VW/Saveiro na altura KM 300. Ao realizar uma fiscalização minuciosa no automóvel, a equipe policial descobriu que o carro era roubado e estava circulando clonado com placas e demais elementos de identificação veicular adulterados. O passageiro do veículo, um homem de 31 anos, assumiu a responsabilidade pela propriedade da Saveiro e informou aos policiais que negociou o veículo com um conhecido e pagou R$ 15 mil. Disse ainda que a compra foi realizada na cidade de Guanambi. Configurado o crime de receptação, motorista e passageiro foram presos e apresentados a autoridade policial da Polícia Civil, para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis. Conforme levantamento policial, os homens são suspeitos de integrar uma quadrilha de roubo de cargas de veículos. A PRF continua batendo recordes e este ano já recuperou 535 veículos roubados sendo que 301 deles apresentavam algum tipo de adulteração veicular. A polícia alerta que ao adquirir um veículo seminovo é importante conhecer a procedência, duvidar de ofertas muito vantajosas e sempre realizar todos os trâmites burocráticos de transferência de propriedade. Essas são dicas importantes para se evitar cair em golpes, ter prejuízos financeiros e ainda responder pela prática do crime de receptação de veículo roubado.

Mulher é presa com 15 kg de cloridrato de cocaína na Chapada Diamantina Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher de 24 anos foi presa suspeita de transportar 15 kg de cloridrato de cocaína na quinta-feira (5) em Seabra, na Chapada Diamantina. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O cloridrato de cocaína é um material também usado para a produção de cocaína. De acordo com a PRF, a prisão aconteceu durante fiscalização em um ônibus de viagem que saiu de Goiânia com destino a Salvador. Ao iniciar a abordagem aos passageiros, a mulher apresentou sinais de nervosismo. Segundo a PRF, ela deu informações desencontradas aos policiais. Ainda segundo a PRF, a droga foi encontrada embalada em 15 tabletes em uma mochila e uma sacola. A mulher informou aos policiais que receberia R$ 3 mil para entregar o material na rodoviária de Salvador. Ela foi presa em flagrante por tráfico de drogas e encaminhada à delegacia.

Comunidade Católica celebra o Bom Jesus, padroeiro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (06) a comunidade católica celebra o Bom Jesus, padroeiro da cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Padre Cleonídio Alves, destacou que uma missa matinal já foi realizada na Igreja Matriz e à noite será outra celebração com a presença do Bispo Dom Carvalho. De acordo com o padre, por conta da pandemia de coronavírus, não haverá a tradicional procissão. Alves ainda ressaltou que os fiéis tem colaborado com o distanciamento social durante as celebrações. Assim como no ano passado, os fiéis também podem acompanhar toda a programação através das redes sociais, em suas casas, fortalecendo a igreja doméstica e criando laços de fé entre as famílias.

Quarteto integrante de organização criminosa é localizado pela PM em Jaguaquara Foto: Divulgação/SSP-BA

Duas pistolas calibre 9 milímetros – uma delas de fabricação turca – uma granada, quatro balaclavas, drogas e munições foram apreendidas por equipes do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Jequié), na quinta-feira (5), no município de Jaguaquara, sudoeste baiano. Quatro pessoas foram localizadas – uma delas com dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas. enúncias anônimas sobre a presença de integrantes de uma organização criminosa atuante naquele município e em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), levaram os policiais até os bairros Ceará e Arco-íris. No primeiro local indicado, uma pequena quantidade de drogas foi encontrada e, após os PMs chegarem no segundo ponto, foram recebidos a tiros pelos suspeitos. “Três deles atiraram contra nossas unidades e correram para um matagal. Assim que entramos na parte de mata fechada, percebemos que um dos homens foi ferido e conseguiu fugir e outros dois foram feridos”, contou o subcomandante do 19º BPM, major Francisco José Moreira. Os criminosos foram levados para o Hospital Municipal de Jaguaquara, mas não resistiram. Outras duas integrantes do bando, companheiras dos homens, foram conduzidas para a Delegacia Territorial (DT) do município, junto com 75 munições de calibre 9mm, três carregadores de pistola, oito tabletes de maconha, 59 trouxas da erva e de cocaína, 33 pedras de crack e R$ 66. Elas prestarão depoimento mas, segundo o titular da unidade, delegado Chardson Castro de Oliveira, serão autuadas por tráfico de drogas e associação e aguardam audiência de custódia. O policial ainda explicou que denúncias sobre o paradeiro do terceiro suspeito podem ser encaminhadas para o Disque Denúncia da SSP (181) ou para o 190. “Peço que os hospitais que receberem pacientes com ferimentos por tiro, que avisem a polícia”, concluiu Chardson.

Novo decreto estadual mantém proibição de festas e suspende toque de recolher na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (6) um novo decreto que estabelece medidas relacionadas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, flexibilizando algumas atividades, de acordo com a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid. O novo decreto não estabelece mais a restrição de locomoção noturna, conhecida como toque de recolher. De acordo com o decreto n° 20.623, que passa a vigorar a partir desta sexta, ficam autorizados, até 17 de agosto de 2021, os eventos e atividades com a presença de público de até 300 pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins. Esta liberação não inclui a realização de shows e festas. Nos municípios integrantes de Região de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID se mantenha, por cinco dias consecutivos, superior a 60%, eventos e atividades poderão acontecer com público de até 100 pessoas. Eventos esportivos em todo o estado continuam a acontecer, porém sem a presença de público. Os espaços culturais como cinemas e teatros devem funcionar obedecendo a limitação de 50% da capacidade do local. Já a lotação permitida em estabelecimentos comerciais, de serviços e financeiro, como mercados e afins, deverá ser definida em ato editado por cada município, considerado o tamanho do espaço físico, com o objetivo de evitar aglomerações. O decreto manteve a orientação em relação às aulas. As atividades letivas, nas unidades de ensino, públicas e particulares, poderão ocorrer de forma semipresencial nos municípios integrantes de Região de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%, obedecendo a ocupação de 50% da capacidade das salas de aula.

Campanha do agasalho arrecada roupas e cobertores para doar a moradores de rua em Brumado

A campanha do agasalho, idealizada por Josué Monteiro, foi iniciada nesta quarta-feira (04), na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Monteiro disse que as temperaturas caíram nos últimos dias e as doações serão distribuídas entre moradores de rua e famílias carentes. “Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. O intuito é sempre ajudar e contribuir de alguma forma”, afirmou. Os interessados em doar roupas e cobertores podem entrar em contato através do número (77) 99973-4180. As famílias necessitadas também podem mandar uma mensagem no referido telefone solicitando doações. “A nossa intenção é servir e ajudar”, reiterou.

Arquivo