Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Caminhão carregado com blocos tomba na BR-030 e motorista é socorrido pelo Samu 192 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No final da manhã desta segunda-feira (19), um caminhão carregado com blocos tombou na pista que liga a Avenida Centenário à BR-030, em Brumado. O motorista do veículo perdeu o controle e capotou no trecho conhecido como “Curva do Cinco”. No local, caiu em uma ribanceira. O Samu 192 esteve no lugar para prestar os primeiros socorros. A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal, mas não há maiores informações sobre o seu estado de saúde. Vários acidentes, inclusive com vítimas fatais, já foram registrados no trecho, conhecido por ser bastante perigoso. No local, condutores ajudaram a retirar os materiais do meio da pista. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência.

Criative Fotografia dispõe de máquina com melhor qualidade e revelação em Brumado

Chegou na Criative Fotografia, em Brumado, o novo minilab Noritsu QSS-3501. Essa máquina possui a maior tecnologia e qualidade em revelação de fotos do mercado. Além disso, possui capacidade de produção de até? 1200 fotos por hora, tamanhos que varia de 10x15 até 60x90. Ela utiliza tecnologia a laser para colorac?a?o das imagens, sendo minuciosa nos detalhes. Suas fotos têm durabilidade de até? 150 anos sem desbotar, se bem conservadas! Venham conferir essa novidade. Hoje, a loja trabalha com revelação com entrega no mesmo dia. A Criative também dispõe de vários produtos na parte de fotografia para melhor atender clientes e parceiros. A loja fica localizada na Rua Oflávio Silveira Torres, 27. Revele suas fotos sem sair de casa, enviado as imagens pelo WhatsApp (77) 99942-0844.

Polícia Militar age rápido e prende autores de arrombamento a supermercado em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta das 7h do último domingo (18), a Polícia Militar foi solicitada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para averiguar uma denúncia de arrombamento a um mercado localizado na Avenida Dr. Guilherme Dias, no Centro de Brumado. Após manter contato com o solicitante, a polícia foi informada de que o crime teria acontecido na madrugada e que o ato havia sido filmado pelo sistema de câmeras de vigilância do estabelecimento. De posse das imagens do circuito de videomonitoramento do local, a polícia militar identificou e localizou os criminosos, que indicaram onde estaria todo o material furtado. Todos os envolvidos, bem como os materiais provenientes do delito, foram apreendidos e apresentados à 20ª Coorpin para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Brumado: Unopar lança desconto imperdível para o curso de Direito

Alô Brumado e região!! Para você que está insatisfeito com a sua universidade ou pensa em fazer a 2ª graduação na área do Direito, já chega de esperar! Na Unopar de Brumado você tem a oportunidade de garantir o seu diploma e ainda ganhar bolsa de 60% de desconto durante todo o seu curso. A promoção é por tempo limitado! Corra e faça logo a sua matrícula por meio do whatsapp: (77) 3451-5400. A unidade fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, nº 55, no Bairro do Hospital. O telefone é: (77) 3441-7979.

Secretário de saúde de Malhada de Pedras faz alerta para conter avanço da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário de saúde de Malhada de Pedras, Cleyderson Aguiar, informou que houve um aumento de casos da Covid-19 na cidade. Após um período de relativa tranquilidade, o município decretou medidas mais restritivas no combate à pandemia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Aguiar salientou que a comunidade relaxou com as ações preventivas, porém o vírus continua circulando na cidade e em toda região. “Acredito que esse aumento tenha a ver com o relaxamento da população diante dos protocolos de segurança. Não podemos relaxar em momento algum. Precisamos continuar vigilantes. Se os números continuarem subindo, iremos rever algumas medidas para barrar esse aumento”, alertou. No momento, Malhada de Pedras possui 18 casos ativos. Em razão dos índices, o governo municipal restringiu o horário de funcionamento de bares e restaurantes no último final de semana (veja aqui).

Brumado: Curso de atualização dos agentes de trânsito tem avaliação positiva de instrutores e agentes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Aconteceu ao longo desta semana, no auditório da prefeitura, um curso de atualização dos agentes de trânsito de Brumado, conforme determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito. Palestrante no evento, Wellington Guimarães, superintendente de trânsito na cidade de Santa Luz, disse que a iniciativa é de suma importância para os agentes de trânsito, que se capacitam como operadores da segurança viária, e também para população, que colhe os frutos dessa atualização. “Todos que estiveram aqui presentes estão totalmente capacitados para agir. As ações serão, de fato, mais organizadas e adequadas”, afirmou ao site Achei Sudoeste. Guimarães fez uma avaliação positiva do desempenho dos agentes nas atividades desenvolvidas no curso. Soldada Vanessa Alves, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), também marcou presença na capacitação. Para ela, toda iniciativa para atualização é bem vinda e necessária para maior integração do saber. “Parabenizo o setor municipal pela iniciativa”, pontuou. O agente de trânsito Bruno Muniz, assim como toda categoria, também aprovou o evento. “É muito importante para categoria estar afiada com as alterações propostas no que diz respeito ao trânsito. Vamos agora, com os conhecimentos atualizados, servir melhor a população”.

Quatro homens são presos em operação de combate a crimes contra crianças e adolescentes Foto: Divulgação/Polícia Civil

Quatro homens foram presos em operação de combate a crimes contra crianças e adolescentes, na sexta-feira (16), em Porto Seguro e Itabela, no sul da Bahia, e em Santo Antônio de Jesus, na região do recôncavo. A informação foi divulgada pela Polícia Civil neste sábado (17). Os suspeitos foram alvos da operação nacional Acalento. De acordo com a polícia, o desdobramento da operação recebeu o nome de “Anjo Liberto”, na Bahia. A polícia informou que equipes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis, localizaram três homens investigados por estupro de vulnerável, no sul da Bahia. Dois foram presos em Porto Seguro, enquanto o terceiro foi capturado em Itabela; o trio deve ser encaminhado ao sistema prisional. Já em Santo Antônio de Jesus, o tio-avô de uma menina de 10 anos também foi preso por policiais da 4ª Coorpin. Conforme apurado, ele cometia os abusos há cerca de dois anos. Segundo a polícia, o suspeito está à disposição da Vara Criminal. Ainda na sexta-feira, quatro pessoas foram presas em Salvador e Santo Amaro, no recôncavo baiano. Em Santo Amaro, três pessoas da mesma família tiveram as prisões preventivas cumpridas por estupro de vulnerável. Dois homens e uma mulher foram capturados pelas equipes da 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Amaro). O quarto suspeito de envolvimento no crime foi localizado no bairro de Periperi, na capital.

Ronda Maria da Penha entrega sopa para moradores de Jequié Foto: Divulgação/SSP-BA

A Operação Ronda Maria da Penha (OPRMP) de Jequié distribuiu, na localidade de Baixa do Bonfim, sopa para mais de 120 famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, realizada no final da tarde de sexta-feira (16), contou com o apoio dos institutos Amor e Ação e Todos Nós. Os policiais militares da especializada conseguiram doações junto a comerciantes locais para a produção das refeições, além de pacotes de biscoitos. Segundo o comandante do 19? Batalhão Polícia Militar (BPM/Jequié), major Reinaldo Souza Santos, a ideia foi solidarizar com a sociedade local. “Sabemos que tem muita gente passando por situações difíceis. Entendemos que é também missão da PM apoiar os mais vulneráveis”, contou o oficial. A gestora da OPRMP/Jequié, tenente Patrícia de Oliveira Batista, explicou que essa foi a primeira edição do projeto Sopão Solidário e que a próxima já está agendada.

Homem que confessou agredir ex-mulher em vídeo é detido por mandado de prisão preventiva Foto: Reprodução/G1

O homem que divulgou um vídeo em que confessava ter agredido a ex-companheira foi deito por mandado de prisão neste sábado (17), na cidade de Jaguaripe, Recôncavo Baiano. Além das agressões, ele também ameaçou e reteve o celular da vítima, que tem 37 anos. Saulo de Tarso foi localizado depois que o vídeo viralizou nas redes sociais. Nas imagens, ele diz que empurrou a vítima depois de acessar o aplicativo de mensagens no celular dela. Para a polícia, a vítima contou que eles chegaram a conviver por cinco meses. De acordo com o G1, as agressões aconteceram em Jaguaripe. A vítima conseguiu fugir do local e foi até a cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, onde registrou a ocorrência, no dia 9 de julho. O crime não foi registrado na cidade de origem, porque o agressor tem influência em Jaguaripe. Já na delegacia, ela fez os exames físicos, prestou depoimento e apresentou as filmagens. No local, a polícia instaurou o inquérito e solicitou os pedidos de medida protetiva e prisão preventiva. O agressor foi levado para a 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Santo Antônio de Jesus, e será transferido para Salvador. Ele prestou depoimento e depois e foi transferido para o sistema prisional.

Incêndio atinge área de vegetação com 20 mil metros quadrados em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um incêndio atingiu uma área de vegetação com cerca 20 mil metros quadrados na noite de sábado (17), na BR-122, em Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com os bombeiros militares, o fogo foi controlado na noite deste domingo (18). As chamas colocavam em risco mil suínos em uma granja próxima, mas eles não foram atingidos. Para o combate, os bombeiros utilizaram 10 mil litros de água, além de abafadores e bombas costais. Sete bombeiros militares e duas viaturas atuaram no local. Uma guarnição do 2° Subgrupamento de Bombeiros Militar (2°SGBM/Guanambi), pertencente ao 7°Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM/Vitória da Conquista), e brigadistas da prefeitura de Guanambi atuaram no combate às chamas. Não houve registro de feridos e a causa do incêndio é desconhecida.

Foragido por matar vizinho a paulada é preso em Euclides da Cunha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem, foragido da Justiça por matar um vizinho a pauladas, foi detido por mandado de prisão preventiva na sexta-feira (16), na cidade de Euclides da Cunha, no interior da Bahia. Ele foi encontrado após denúncia anônima. Após receberem a denúncia, equipes da Polícia Civil encontraram o esconderijo do suspeito, que tem 56 anos. O mandado de prisão contra ele foi expedido em março de 2020. A polícia detalhou que o crime aconteceu em 2019, após uma discussão no povoado do Meio. O suspeito atacou o vizinho com um pedaço de pau e atingiu a cabeça da vítima, que morreu na hora. Em seguida, ele fugiu do local. O suspeito está à disposição da Justiça, que vai tomar as medidas cabíveis. O Disque Denúncia recebe ligações anonimamente pelo 181, de forma gratuita em toda a Bahia, tanto por telefones fixos, quanto por celulares.

Programa de Estágio de mineradora tem vagas em Brumado

A RHI Magnesita, lança a edição 2021 de seu Programa de Estágio, com oportunidades em suas plantas brasileiras. São 71 vagas distribuídas para Brumado (BA), Contagem (MG), Volta Redonda (RJ) e São Gonçalo do Amarante (CE). As inscrições vão até o dia 12/08 e devem ser feitas na plataforma da Eureca (clique aqui). Neste mesmo período, os candidatos iniciarão a “Trilha Online”, onde passarão por algumas etapas de conhecimento do negócio. O processo será online desde a inscrição a Masterclass, que consiste em uma apresentação com gestores sobre as áreas da RHI Magnesita com o propósito de solucionar um desafio ligado a realidade da empresa. Para participar é preciso ter disponibilidade para atuar de modo híbrido (presencial e on-line), conforme a cidade correspondente à vaga pretendida. Outro pré-requisito do Programa é ter previsão de conclusão do curso entre novembro de 2022 e dezembro de 2023. As 71 vagas abertas para esta edição são direcionadas às mais variadas áreas do conhecimento, como Engenharias, Administração, Gestão, Tecnologia da Informação (TI), Direito, Geologia, Contabilidade e Economia, dentre outras. Entre os benefícios oferecidos pelo Programa estão bolsa-estágio no valor de R$1.417; vale-transporte; seguro de vida; auxílio home office no valor de R$300; inclusão no “Pleno Apoio” (assistência psicológica e consultoria financeira e jurídica); e GymPass (plataforma corporativa de atividade física).

CDL de Brumado na campanha Liquida Bahia 2021

Neste ano, a Liquida Bahia 2021 teve início no último dia 08 de julho e encerra nesta segunda-feira (19). Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para os consumidores participantes, a premiação inclui: 01 Fiat Strada 0 KM, 05 Motos Honda Pop 100, 10 Smart TVs de 50” (duas para cada regional) e 10 Vales Compras de R$ 1.000,00 para os vendedores que contiverem seus nomes nos cupons sorteados. A Liquida Bahia foi originalmente criada para aquecer as vendas em períodos de retração. Neste ano, foi planejada e elaborada para que o comércio de bens e serviços consiga um melhor desempenho em fluxo de caixa e melhores vendas. O evento proporciona a geração do aumento de emprego, renda e arrecadação para o estado e municípios participantes. A CDL de Brumado destaca que A Liquida Bahia foi originalmente criada para aquecer as vendas em períodos de retração, esse ano foi planejada e elaborada para que o comércio de bens e serviços no atual momento de retorno das atividades, consiga um melhor desempenho em fluxo de caixa e melhores vendas. Devemos ressaltar que, o referido evento proporciona a geração do aumento de emprego, renda e arrecadação para o estado e municípios participantes.

Polícia Militar apreende adolescente traficando drogas em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na última sexta-feira (16), traficando drogas na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. O flagrante da ação delituosa foi realizado pela Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), em rondas pelo bairro Belo Horizonte. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, o adolescente estava em uma bicicleta em atitude suspeita na localidade. A guarnição realizou uma abordagem e encontrou no bolso do menor, 05 buchas de substância análoga a maconha, embaladas para o comércio. Ao ser perguntado, o adolescente assumiu que estava traficando drogas e que em sua casa tinha uma maior quantidade do entorpecente. Prosseguindo na diligência, a guarnição deslocou até a residência e com a devida autorização do proprietário, adentrou e encontrou o restante do material no quarto do abordado. O adolescente foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, juntamente com 81 buchas de maconha e R$ 189,00 em espécie proveniente do tráfico.

Cardiologista infantil Judson Lacerda atende na Clínica Exame em Brumado

A Clínica Exame pensando sempre nos melhores profissionais para ofertar a população brumadense, inicia a parceria com o médico Genário Judson Lacerda, especialista em cardiologia infantil. Judson afirma que é completamente comprometido e apaixonado pela sua profissão. Acredita que ser pediatra o torna mais humano, e cada atendimento, amparo e contato o motiva e ensina lições, que leva para a vida. Saiba quando procurar um cardiologista pediátrico? Os cuidados com o coração do bebê começam bem antes do nascimento. Durante os exames de pré-natal já é possível identificar algumas doenças cardíacas pelo exame de ecocardiograma. Em alguns casos, o tratamento pode começar quando o bebê ainda está no útero e, em outros, é necessário cirurgia logo após o nascimento. Quando os médicos já sabem da existência da doença, não há a necessidade de transportar o bebê com urgência para outra unidade especializada, o que diminui significativamente o risco de complicações graves. Por isso, a realização do pré-natal é tão importante. Para maiores informações, entre em contato com os números (77) 3441-9286 ou (77) 99991-5757 (WhatsApp). Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655.

Livramento de Nossa Senhora: PM prende cigano com pistola, munições e drogas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) prendeu um cigano com uma pistola 9mm, munições e drogas no bairro Piçarrão, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, na última sexta-feira (16). A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a polícia, após desdobramentos de uma abordagem policial em um bar, seis homens, dos quais, cinco ciganos, foram conduzidos e apresentados e apresentados na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, por porte ilegal de arma de fogo e posse de entorpecentes. Ainda de acordo com a polícia, um cigano foi preso em flagrante delito. Além da pistola 9mm, a PM ainda apreendeu: 32 munições 9mm, uma faca, cinco aparelhos celulares, uma porção de substância análoga a maconha e quatro porções de substância análoga a cocaína.

Prefeitura de Brumado estabelece horários para sepultamentos e atendimento ao público em cemitérios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Brumado, através da portaria 391, publicada no Diário Oficial, na última sexta-feira (16), estabeleceu horários para sepultamentos e atendimento ao público nos cemitérios do município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o horário para sepultamentos será de domingo a domingo das 08h às 12 e das 14h às 18h. Já o atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 08h às 12h. Os novos horários foram estabelecidos após o poder executivo contratar uma empresa sem licitação para manutenção dos cemitérios e ter padronizado uma tabela de serviços funerários (veja aqui).

Brumado tem 205 pessoas em tratamento do novo coronavírus

Neste domingo, 18 de julho, o município de Brumado registra 9371 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 12 internações, 187 óbitos, 205 pacientes em tratamento e 8979 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Jair Bolsonaro recebe alta após quatro dias internado em São Paulo Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Jair Bolsonaro teve alta na manhã deste domingo (18), após ter sido internado na última quarta-feira (14). Ele estava no Vila Nova Star, em São Paulo. Bolsonaro apresentava quadro de obstrução intestinal e segundo boletim médico, “ele seguirá com acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assistente”. Médico que cuidou do presidente, o cirurgião Antonio Macedo disse que o sistema digestivo de Bolsonaro já está funcionando e que inicialmente a dieta será pastosa. Bolsonaro foi hospitalizado em São Paulo, após passar pelo Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Ele também apresentava uma crise de soluços que durou pelo menos 11 dias.

Antes de ser preso, DJ Ivis gravou vídeo pedindo perdão à ex-mulher Foto: Reprodução/Metrópoles

O músico DJ Ivis, Iverson de Souza Araújo, gravou um vídeo pouco antes de ser preso por violência doméstica na última quarta-feira (14). Nas imagens, ele pede desculpas à esposa Pamella Holanda e chora. No domingo (11), a influencer divulgou vídeos em suas redes sociais onde Ivis aparece a agredindo. A gravação do pedido de desculpas foi divulgada pelo colunista Léo Dias, do site Metrópoles. Segundo ele, a intenção de Ivis era publicar o vídeo em suas redes sociais, mas a chegada da Polícia aconteceu antes da postagem.

Prefeito de Guanambi e prefeita de Conquista propõem movimento de fortalecimento regional Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Com o objetivo de unir o sudoeste da Bahia em torno das grandes demandas regionais, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), e o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (DEM), estão propondo a criação da Frente Integra Sudoeste (FIS), que será uma instância política formada por gestores municipais com o fim de viabilizar grandes projetos e investimentos para a região. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a apresentação da proposta da Frente para os demais gestores regionais acontecerá em reunião no próximo dia 30, em Vitória da Conquista, com a participação do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e que vai apresentar os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional. Petrolina é dos municípios que mais crescem no Norte e Nordeste e vem experimentando grandes avanços nos últimos anos. Sheila Lemos e Nilo Coelho estão discutindo a ideia há algum tempo e decidiram que é hora de levar o projeto ao conhecimento dos gestores de outros 72 municípios. Para delimitação geográfica da Frente, as duas lideranças consideraram a composição administrativa da Microrregião de Saúde definida pelo Governo do Estado. Todos os prefeitos serão convidados a participar por e-mail e telefone. 

Prefeito de Guanambi e prefeita de Conquista propõem movimento de fortalecimento regional

Segundo os organizadores da Frente, os municípios do Sudoeste têm inúmeras demandas comuns e vários projetos e ações que dependem do fortalecimento da região como um todo. Entre os investimentos apontados como fundamentais para impulsionar a economia e o desenvolvimento regional estão a barragem do Rio Pardo; um ramal da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) até Vitória da Conquista; a duplicação da BR 116 e a revitalização e ampliação do setor agropastoril (bacia leiteira, citricultura, ovinocultura, cafeicultura, entre outros potenciais). De acordo com as primeiras linhas da Frente Integra Sudoeste, a formação de uma força regional, que teria Vitória da Conquista como principal centro, pelas condições geográficas e pela estrutura já instalada, possibilitará o atendimento de importantes pleitos como o retorno da Superintendência Regional da Caixa, a implantação de um escritório da Embrapa, a criação das condições para a consolidação do turismo na Chapada Diamantina, a partir do Aeroporto Glauber Rocha, observando a rota de Ituaçu, além de grandes projetos como o Polo Têxtil, cuja cadeia produtiva e aproveitamento de mão de obra se estende por vários municípios.

Quase 16% da população brasileira está completamente imunizada contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Brasil já aplicou mais de 122 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até este sábado (17). A população totalmente imunizada contra Covid no país --aqueles que tomaram a segunda dose ou a dose única de vacinas contra a doença-- chegou a 15,93%. O balanço da vacinação deste sábado aponta que 88.707.871 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 41,89% da população brasileira. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa e foram divulgados às 20h deste sábado (17). Desde o início da vacinação contra Covid no Brasil, em janeiro, foram aplicadas 122.422.812 doses aplicadas no país, levando em conta as primeiras e as segundas doses, além das vacinas de dose única. Neste sábado, o país completa seis meses de imunização contra o coronavírus.

Brasil é o país com o maior gasto público com campanhas e partidos

O Brasil é o país com o maior gasto anual de dinheiro público com campanhas eleitorais e partidos em um ranking com 26 países. A comparação é feita pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e considera o orçamento dos fundos eleitoral e partidário. A lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada no Congresso Nacional em 15 de julho autorizou a elevação do Fundo Eleitoral para R$ 5,7 bilhões. O novo valor faria o gasto com as eleições e os partidos políticos subir de US$ 446 milhões anuais para US$ 789 milhões anuais, como destaca reportagem do Poder360. A pedido do site, o Impa atualizou a projeção de gastos do Brasil no estudo publicado em 22 de junho. O valor antigo do Fundo Eleitoral já colocava o Brasil como líder no gasto público entre os países pesquisados. O novo valor amplia a distância para os outros países. O Brasil teria 2,5 vezes o gasto do 2º colocado no ranking, o México (US$ 307,08 milhões por ano). Em relação aos países da América do Sul, a distância é ainda maior. O Chile gasta US$ 23,27 milhões; a Argentina, US$ 12,52 milhões. O Fundo Eleitoral brasileiro é o principal mecanismo de financiamento dos candidatos. O financiamento de campanhas eleitorais por parte de empresas foi vetado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2015.

Secretaria de saúde de Brumado confirma 12 novos casos de Covid-19 em 24h

Neste sábado, 17 de julho, o município de Brumado registra 9362 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 12 internações, 187 óbitos, 196 pacientes em tratamento e 8979 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Pai suspeito de estuprar filha e enteada é preso em Entre Rios Foto: Divulgação/PC

Um homem suspeito de estuprar filha e enteada foi preso na quinta-feira (15), no município de Entre Rios, no nordeste baiano, após cumprimento de mandado de prisão pela Delegacia Territorial da cidade. De acordo com informações da Polícia Civil, o homem já vinha abusando das crianças de 11 e 9 anos há mais de quatro anos. Por meio de denúncia anônima, os policiais conseguiram tirar as menores da guarda dele e entregá-las ao Conselho Tutelar. As meninas relataram os detalhes de como aconteciam os abusos e outra familiar também contou como eram realizados os abusos. O homem foi encaminhado para a DT de Entre Rios, onde o mandado de prisão foi cumprido. Ele segue à disposição da Justiça.

Arquivo