Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Sesab alerta para os perigos da realização de festas no São João em virtude da variante de Manaus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com alto potencial de transmissão e risco aumentado para internações, a variante da Covid-19 denominada P1, originária de Manaus (AM), atualmente é responsável por 80% das infecções na Bahia. As vésperas do São João, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emite um alerta para os 417 municípios sobre os riscos de festas e aglomerações neste período. Os dados sobre a disseminação da variante estão no boletim do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-BA) divulgado nesta sexta-feira (18). O Lacen-BA já realizou o sequenciamento de 257 amostras provenientes de pacientes de 98 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde da Bahia desde setembro de 2020 até 21 de maio de 2021. Até o momento não foi identificada nenhuma amostra com a variante indiana. Os resultados dos sequenciamentos mostram que o número de linhagens circulantes mudou com o tempo, sendo a variante B.1.1.7, conhecida como variante do Reino Unido, a mais comum no início da pandemia. “No comparativo mês a mês, vemos o crescimento da diversidade de cepas detectadas no estado, sendo oito agora. Entretanto, nos meses de fevereiro a maio deste ano, a variante P1 se tornou predominante, sendo a responsável pela aceleração do número de internações e elevação do número de óbitos em todo o Brasil, inclusive, na Bahia”, explica o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. O titular da pasta estadual da Saúde ressalta ainda que menos de 40% dos baianos tomaram a primeira dose, o que significa que o uso de máscara, a higiene frequente das mãos e o distanciamento social ainda são as atitudes mais eficientes para evitar a contaminação pela Covid-19. “A tradição junina em nosso estado é forte, mas para salvar vidas se faz necessário alguns sacrifícios e evitar aglomerações é o principal deles”, afirma Vilas-Boas. A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, muito cansaço, SRAG e/ou pneumonia.

Rui Costa define funcionamento apenas de serviços essenciais na região de Guanambi Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Apenas os serviços essenciais devem funcionar em 23 municípios da região de Guanambi a partir deste sábado (19). Fica determinada também a restrição de locomoção noturna das 20h às 5h. As medidas, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região, serão publicadas em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (19). As restrições valem até o dia 1º de julho, nos municípios de Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. Também fica proibida, nesses 23 municípios, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) ou em depósitos e distribuidoras, até as 5h de 1º de julho. Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres poderão operar apenas de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery), até as 24h.

Rui Costa define funcionamento apenas de serviços essenciais na região de Guanambi Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Já os estabelecimentos que funcionem como mercados devem comercializar somente gêneros alimentícios, bebidas não alcoólicas e produtos de limpeza e higiene, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas. Esses estabelecimentos devem isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostos os produtos não enquadrados como gêneros alimentícios ou produtos de limpeza e higiene. A lotação máxima permitida em cada estabelecimento comercial, de serviços e financeiro, como mercados e afins, bancos e lotéricas, cujo funcionamento esteja autorizado, deverá ser definida em ato editado por cada Município, considerado o tamanho do espaço físico, com o objetivo de evitar aglomerações. Ficam suspensos ainda, de 19 de junho a 1º de julho, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), nos 23 municípios. O decreto suspende também as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, apoiará as medidas necessárias adotadas nos municípios, em conjunto com Guardas Municipais. Os infratores podem ser autuados nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

Brumado registra novo óbito de Covid-19

Nesta sexta-feira, 18 de junho, o município de Brumado registra 8938 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 20 internações, 179 óbitos, 230 pacientes em tratamento e 8529 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Vacinação para Covid-19 na Bahia passa a ser apenas por critério de idade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A vacinação contra a Covid-19 na Bahia vai passar a ser feita apenas por critérios etários. A decisão foi tomada na quinta-feira (17), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne gestores de saúde municipais e do Estado. A decisão passa a valer a partir desta sexta-feira (18), com a publicação da nova resolução no Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a decisão visa corrigir assimetrias entre os municípios no processo de imunização. “A partir de agora, não haverá grupos prioritários, somente grupos por faixas de idade”, reiterou.

Trabalhadores de Aracatu são resgatados no interior paulista em situação análoga à escravidão Foto: Divulgação/MPT

Ao menos 56 funcionários de uma fazenda de café de Pedregulho (SP), dentre eles dez menores de idade, foram encontrados em situação análoga à escravidão nesta quarta-feira (16). Os trabalhadores foram resgatados e levados à sede do Ministério do Trabalho em Franca (SP). Eles são de Aracatu, cidade a 36 km de Brumado e foram conduzidos em um ônibus acima da lotação permitida contratado pelo dono da fazenda sem formalização da atividade. 

Trabalhadores de Aracatu são resgatados no interior paulista em situação análoga à escravidão Foto: Divulgação/MPT

Eles trabalhariam na safra do café, mas não havia prazo para retorno à cidade de origem. Sem dinheiro, os trabalhadores ficaram endividados em um comércio local para poder garantir o alimento e produtos de uso diário. O dono da fazenda responderá pelos crimes de sonegação, aliciamento de trabalhadores e tráfico de pessoas.

Grupo criminoso é investigado também por envolvimento com práticas de homicídios em Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O grupo em que o comerciante, que foi preso em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, é suspeito de ser integrante, também tem envolvimento com práticas de homicídios, além de tráfico de drogas. As informações são do G1. A prisão aconteceu na quarta-feira (16) e ele vai responder ao processo em liberdade após ser ouvido na delegacia e pagar fiança no valor de 15 salários mínimos. A Polícia Civil cumpriu mandados de busca decretados pela justiça em uma distribuidora de bebidas, em um sítio usados para realizações de eventos e em uma casa. De acordo com a polícia, nesses locais foram apreendidos documentos, computadores, celulares, uma espingarda calibre 38, munições e uma picape.

Malhada de Pedras já imunizou mais de 30% da população contra o coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais de 30% da população da cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, já foi vacinada contra a Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cleyderson Aguiar Caetano, salientou que o município tem procurado avançar no processo de imunização dos públicos previamente determinados pelos órgãos de saúde. “Considerando a população geral, já vacinamos mais de 30% das pessoas com a primeira dose. Estamos acima da média estadual”, informou. Os números refletem na taxa de contaminação e no número de casos graves da Covid-19 na cidade, os quais caíram drasticamente. Segundo o secretário, a pasta tem feito um trabalho de conscientização da população chamando a atenção para importância das medidas não farmacológicas de prevenção, como o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização constante das mãos. “Muitas pessoas ainda não compreendem a real situação da pandemia, insistem em descumprir as medidas preconizadas pelos órgãos de saúde. Estamos trabalhando para que a população entenda”, destacou.

 Rede clandestina de eletricidade é achada em casa de vereador de Paulo Afonso, no norte da Bahia Foto: Divulgação/Coelba

A casa de um vereador de Paulo Afonso, no norte da Bahia, estava funcionando com rede de energia clandestina. A informação foi divulgada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) nesta quinta-feira (17). De acordo com a Coelba, a irregularidade ocorria há mais de seis meses e dívida da unidade passava dos R$ 17 mil. A rede clandestina representou um desvio de 100 mil kWh que, segundo a Coelba, é energia suficiente para abastecer o município de Macururé, cidade do norte baiano com aproximadamente 10 mil habitantes, durante uma semana. O vereador, que não teve o nome divulgado, não chegou a ser preso, pois fez a negociação da dívida durante a ação da Coelba realizada na quarta-feira (16), no bairro Jardim Aeroporto. Segundo a Coelba, o furto na unidade do vereador, abastecia também outras duas unidades que pertencem a familiares. A operação em Paulo Afonso foi realizada após mapeamento da concessionária de energia, que através da análise em softwares, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica, identificou a rede clandestina em investigação de campo. A irregularidade encontrada representava, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que a ligação foi feita fora dos padrões técnicos. A Coelba ressaltou que o furto de energia é crime e conta com pena de até oito anos de reclusão.

Casal com criança é preso traficando drogas na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/PM

Na última quarta-feira (16), a polícia recebeu uma denúncia de que havia um casal com uma criança em uma motocicleta e que o indivíduo adulto estava passando drogas nas proximidades da Gruta do Taquari, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a guarnição, em patrulhamento, avistou o casal e deu voz de parada. Com o mesmo, foram encontradas 02 substâncias análogas à maconha dentro da bolsa da criança. Após questionamentos, o indivíduo relatou que armazenava a droga na sua residência e que saía para fazer as entregas. O revistado levou a guarnição até sua casa, onde foram encontrados mais de 28 pequenos pacotes de substância análoga à maconha. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Livramento para serem tomadas as medidas cabíveis.

São João: Guanambi não decreta feriado, restringe bebidas alcoólicas e impõe multa para aglomerações Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Guanambi, a 141 km de Brumado, não decretará feriado ou ponto facultativo na semana dos festejos de São João. O Decreto nº 331, publicado no Diário Oficial do Município e assinado pelo prefeito Nilo Coelho (DEM), reafirma que a Prefeitura terá expediente normal de 21 a 25/06/2021. A publicação considera o cenário epidemiológico da cidade, o qual enseja preocupação por conta da gravidade dos casos e o aumento expressivo do número de mortalidade, sendo que o mês de junho, até o dia 17, já foram registrados 1.154 casos positivos e 15 óbitos, bem como a alta taxa de ocupação dos leitos. Coelho manteve as medidas contra a propagação do coronavírus na cidade. O toque de recolher segue às 20h, o comércio seguirá funcionando normalmente nos dias de semana em horário comercial e no sábado até as 12h. Segundo o decreto, fica vedada a venda de bebida alcóolica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) e o funcionamento dos estabelecimentos comerciais que operem como bares e distribuidoras de bebidas, das 20h de 18 de junho até às 5h, de 28 de junho de 2021. A prefeitura da cidade ainda estipulou multa que parte de R$ 500, podendo ter o valor multiplicado pelo número de reincidências, destacando-se que a fixação do quanto será determinada pela administração pública à luz da análise do caso concreto observando a capacidade econômica do infrator (imóvel), a gravidade da falta cometida considerando-se a quantidade de pessoas e a reincidência do infrator. De acordo com a prefeitura, os valores arrecadados a título de multa serão utilizados para a aquisição de cestas básicas revertidas em favor das famílias residentes neste município que se encontrem em situação de vulnerabilidade e distribuídas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

TCM reduz ressarcimento imputado a ex-prefeito de Mirante Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sessão desta quinta-feira (17), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acataram recurso ordinário apresentado pelo ex-prefeito de Mirante, Francisco Lúcio Meira Santos (PT), para reduzir de R$ 3,5 mil para R$ 2 mil a multa aplicada em razão de pequenas irregularidades e erros formais na prestação de contas relativas ao exercício de 2019. O relator do recurso, conselheiro Fernando Vita, também reduziu o valor do ressarcimento aos cofres municipais de R$ 56.425,53 para R$ 11.380,00. Foi mantido o mérito do parecer, pela aprovação com ressalvas das contas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o ex-prefeito apresentou, no recurso, diversos processos de pagamentos que não foram encaminhados na 1ª fase de análise dessas contas, no valor total de R$45.045,53, sanando parcialmente a irregularidade que motivou a determinação inicial de ressarcimento. O valor de R$ 11.380,00 – relativo ao processo de pagamento nº 405 – permanece pendente de comprovação.

Brumado: Meio rural também está sendo imunizado contra a Covid-19, afirma secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Até o momento, o município de Brumado vacinou cerca de 18 mil pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e cerca de 7 mil pessoas com a segunda dose. Apesar do avanço do plano de imunização na cidade, há muitas queixas do público da zona rural quanto a dificuldades de acesso à vacina. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, explicou que cada posto na zona rural fica responsável por sua unidade referenciada. “Não há necessidade de o paciente sair da zona rural e vir pra cá. Temos algumas regiões rarefeitas que não têm o Programa da Atenção Básica na localidade, mas a nossa referência é a UBS Liziane dos Santos Alves, que fica em frente ao CMEAS. Temos 3 equipes ali e uma delas é justamente pra atender essas regiões onde não há cobertura da Atenção Básica”, esclareceu. Feres garantiu que está acompanhando de perto a vacinação na zona rural, bem como cobrando maior celeridade no processo de imunização a fim de o mesmo estar em compatibilidade com a sede. “Estou monitorando pra que a gente consiga avançar na idade também na zona rural”, asseverou.

Turismo será incrementado em Porto Seguro, Mucugê e Comandatuba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A expectativa para a próxima temporada de férias por parte do trade turístico ganhou um reforço com a implantação de novas rotas e a retomada de diversos voos para Salvador e outros destinos do estado entre os meses de junho e julho. O movimento de reabertura de empreendimentos, de acordo com os entrevistados, está intrinsecamente ligado ao avanço da campanha de imunização da população contra a Covid-19 no Brasil. A maior concentração de voos novos e retomados no estado está na capital, com a reativação de linhas internacionais e nacionais para diversas regiões do país, indicando que o setor começa a reagir depois de 15 meses de pandemia. No interior a retomada de rotas e a implantação de novas opções aumentam a esperança de incrementar a atividade turística, com foco em Mucugê (Chapada Diamantina), Comandatuba (município de Una) e Porto Seguro. Na Costa do Descobrimento a oferta de voos já cresceu em junho, passando de 288 realizados em maio, para 410 até o final deste mês. Novidade para a região é a inclusão de Porto Seguro nas rotas da ITA, do grupo Itapemirim. A partir de 30 de junho entre Salvador e Guarulhos e a partir do próximo mês também de voos vindos de Confins (MG) e do Rio de Janeiro.

Malhada de Pedras: Comunidade do Bezerro Gordo na expectativa para receber água canalizada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, está viabilizando água para zona rural. Cerca de 3 mil metros de tubulação serão instalados para levar água tratada para comunidade do Bezerro Gordo (veja aqui). O equipamento já chegou na prefeitura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Santina Vicente da Cruz disse que a água encanada era um desejo antigo dos moradores da região. Até então, a comunidade era abastecida pela Operação Pipa, do Exército Brasileiro. “Graças a Deus, com esse novo prefeito, vamos obter essa conquista. É muita alegria! Vai mudar muita coisa ter água potável nas torneiras”, contou. A moradora salientou que, agora, a comunidade terá mais qualidade de vida.

Detran-BA anuncia uso do PIX para pagamento de taxas de serviços Foto: Divulgação/Detran-BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) anunciou, na quarta-feira (16), a possibilidade de uso do PIX para o pagamento de taxas de serviços, exceto para licenciamento e multas. A previsão é de que a novidade esteja disponível a partir de agosto. A medida foi anunciada pelo órgão, em Brasília, no Distrito Federal, durante o 69° Encontro Nacional dos Detrans, que teve como tema “Tecnologias, Soluções e Melhorias para o Trânsito”. Segundo o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, a implantação do sistema que irá gerar o documento com QR-Code, para que a pessoa possa pagar débitos no órgão de trânsito fazendo um PIX, está em fase final, na Bahia. Ainda segundo Rodrigo Pimentel, o procedimento será feito através do SAC Digital. A digitalização de serviços foi tema de um dos painéis do encontro dos Detrans, que contou com a participação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e de empresas de tecnologia.

Brumado: Engenheiro elétrico cobra mais investimentos nas fontes de energias alternativas a nível nacional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A captação da energia solar começou a ser implementada no Brasil recentemente, em meados de 2015. Na Bahia, o mercado ganhou maior engajamento no ano de 2019. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o engenheiro elétrico Tássio Anjos informou que, hoje, a região sudoeste possui uma demanda significativa pela instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar. “No que se refere à parte residencial, em Brumado está começando agora. Estamos dando um salto gigante. Em regiões próximas, essa tecnologia ainda não está bem difundida”, avaliou. Anjos salientou que tem buscado expandir o projeto de energia sustentável para cidades menores e também para zona rural. Para o engenheiro, a matriz enérgica brasileira deveria investir mais em usinas solares, tendo em vista a economia e sustentabilidade do sistema.

Porto Seguro: Polícia interrompe velório de indígena morto a tiros para levar corpo ao DPT Foto: Reprodução/TV Bahia

A polícia interrompeu o velório de um indígena de 31 anos, identificado como Crislando Brito Bandeira, morto a tiros na terça-feira (15), no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, sul da Bahia, para levar o corpo dele para a perícia. Segundo a Polícia Civil, a ação foi necessária porque, após serem comunicados do crime, os Investigadores da 2ª DT/Arraial d’Ajuda foram à aldeia na noite de terça e já chegaram durante o velório da vítima. A polícia não detalhou o horário em que ocorreu o crime, mas destacou que o caso foi ainda na terça. A família de Crislando removeu o corpo do local do crime, antes da realização da perícia policial. De acordo com informações da Polícia Civil, ele foi baleado por homens que estavam a bordo de uma motocicleta. Não há informações sobre autoria ou motivação do homicídio. Ainda segundo a polícia, testemunhas foram intimadas a prestar depoimento. O caso foi registrado na 2ª Delegacia Territorial de Arraial D’ajuda, que investiga o crime.

Brumado: Cogitado, Manelão inicia articulações para sua candidatura a deputado estadual em 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As articulações para as eleições de 2022 já começaram no cenário municipal de Brumado. Cogitado por alguns partidos, Emanoel Araújo Lima, popular Manelão, disse ao site Achei Sudoeste que está se reunindo com algumas agremiações para definir o seu futuro político. “Estamos buscando uma agremiação para disputar as eleições a deputado estadual em 2022. Acho que nossa região precisa muito de uma representação política”, salientou. Manelão acredita que com sua experiência na política, tendo sido o candidato a deputado mais votado no município de Brumado, conseguirá uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Essa conversa de que Brumado não tem condições de fazer um deputado estadual não procede. Brumado tem mais de 50 mil eleitores hoje e eu acredito que, se a população abraçar a nossa candidatura, com certeza teremos um representante para a cidade e região”, defendeu. Para Araújo, o município está perdendo diversos pleitos importantes, a exemplo da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, devido à falta de representação política e a população precisa se comprometer a eleger um candidato da casa para defender e viabilizar essas demandas.

Copa América: Brasil goleia Peru por 4 a 0 e segue invicto em 2021 Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira conquistou mais uma vitória na Copa América, nesta quinta-feira (17), no estádio Nilton Santos. Com gols de Alex Sandro, Neymar, Éverton Cebolinha e Richarlison, o Brasil não deu chances para o Peru aparecer na partida e aplicou uma goleada de 4 a 0. O resultado mantém a equipe comandada por Tite na liderança do Grupo A da competição. Durante a partida, ainda houve um pênalti marcado para o Brasil. Contudo, após consulta ao VAR, o árbitro anulou a decisão. Não importou muito, já que Neymar marcou o seu 68º gol com a camisa verde e amarela oito minutos depois. A marca permite ao camisa 10 ultrapassar oficialmente Ronaldo na artilharia da seleção. À frente dele, agora, só Pelé, com 77 gols, pela contagem da Fifa. A contagem da Confederação Brasileira de Futebol coloca um número que demandará mais tempo para o craque Brasileiro alcançar, se isso chegar a acontecer: 95. Também foi a sexta partida consecutiva da seleção Canarinho sem sofrer gol. A seleção está invicta em 2021, com quatro vitórias em quatro duelos. São nove gols marcados, no total. O próximo compromisso do Brasil é contra a Colômbia, também no Nilton Santos, na próxima quarta-feira (23), às 21h.

Brumado: Prefeitura e empreiteira não se entendem e Rua Princesa Isabel convive com pavimentação danificada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os moradores da Rua Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca, convivem há mais de 1 ano com a via completamente esburacada, sem condições de trafegabilidade. Além dos transtornos aos moradores, os buracos têm causado prejuízos aos motoristas que trafegam pelo local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Jéssica Ataíde disse que a situação da via é deplorável. “Me sinto indignada. É uma situação deplorável”, relatou. Já o morador Gutemberg Leal contou que o poder público alega que a empreiteira responsável pela pavimentação está sendo acionada na justiça por conta do serviço mal feito. “Eles dizem que está na justiça. Há mais de ano, ninguém resolve nada. Quem é penalizado é a gente. Já quebrei meu carro por causa disso aí”, reclamou.

Brumado: Novo Horizonte alega que prefeitura dificulta renovação de alvará e diz que cumpre o TAC Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A garagem da Novo Horizonte foi interditada pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) após a empresa não ter cumprido os termos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a prefeitura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Paulo André, gerente da garagem na cidade de Brumado, declarou que a empresa vinha seguindo os termos propostos no acordo. "Estive na prefeitura várias vezes, eles forneceram pra gente o alvará provisório de 3 meses, pagamos todas as vias. Estávamos cumprindo a determinação de não fazer o embarque e desembarque de passageiros na garagem, com exceção dos moradores do São Félix. Fomos pegos de surpresa ontem a tarde com a lacração da garagem", afirmou. O gerente explicou que a garagem estava funcionando apenas para descarga de mercadorias e manutenção dos veículos. "Não sei o que está acontecendo que a prefeitura não está fornecendo o nosso alvará, mesmo com todas as vias pagas. Nossos impostos estão todos pagos. Eles não nos deram explicação sobre o motivo de não concederem o alvará", disse. Com a garagem de apoio interditada, os ônibus que chegam para manutenção estão ficando estacionados na Avenida Coronel Santos, gerando transtornos no fluxo de entrada da BA-262 na cidade.

Brumado confirma mais uma morte de coronavírus

Nesta quinta-feira, 17 de junho, o município de Brumado registra 8924 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 21 internações, 178 óbitos, 265 pacientes em tratamento e 8481 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: SMTT intercepta ônibus da Novo Horizonte após tentar desembarcar mercadorias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A garagem da empresa Novo Horizonte, em Brumado, foi interditada na última segunda-feira (14), pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Paulo André, gerente da empresa, disse que houve um desentendimento entre os passageiros e os fiscais da SMTT na última quarta-feira (16). “Teve um tumulto, mas, graças a Deus, conversamos e nos entendemos. Ficou tudo em paz”, afirmou. O gerente espera que, na próxima semana, o impasse com a prefeitura seja resolvido. Já o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, relatou que o lacre da garagem foi rompido e os fiscais do departamento tiveram de, novamente, interditar o local. “Esse portão central não deveria ter sido aberto, mas foi. Nós aproveitamos pra notificar a empresa desse rompimento. Também flagramos um ônibus da empresa dentro da garagem, com passageiros, nesse momento”, contou. Segundo Ricardo, o motorista do ônibus tentou furar o bloqueio, desconsiderando a ordem de parada e, por isso, a polícia foi acionada. “O portão foi lacrado novamente”, pontuou.

PM apreende drogas e prende traficantes na cidade de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na quarta-feira (16), em rondas pelo Bairro São José, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, a Polícia Militar avistou um indivíduo saindo de uma residência em atitude suspeita. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, na abordagem, os policiais viram outro indivíduo próximo do local arremessando um pacote em direção a um terreno baldio. Em revista nesse segundo indivíduo e no terreno baldio, os policiais localizaram o pacote com várias petecas de substância análoga à maconha. Indagado da procedência da droga, o indivíduo informou que na sua residência, ao lado do terreno baldio, havia mais drogas. Foram encontradas mais petecas de maconha, uma balança de precisão, R$ 479,20 em espécie, além de mais dois indivíduos na residência. O material e os elementos foram apresentados na delegacia para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

Arquivo