Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Carro da Câmara de Brumado é flagrado com membros de empresa para licitação em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um veículo oficial da Câmara de Brumado foi flagrado nesta quinta-feira (22) transportando membros de uma empresa para participar de uma licitação na cidade de Caetité. O site Achei Sudoeste recebeu um vídeo gravado por uma pessoa ainda desconhecida. De acordo com o vídeo, as pessoas flagradas fazem parte da empresa Brumalimp. Segundo a Receita Federal, a Brumalimp está sediada na Rua Amâncio Leite, 87, Sala 101, no Bairro do Tanque em Brumado. A empresa foi aberta em 06 de janeiro de 2021 e tem um capital social de R$ 200 mil.

Tentativa de assalto é registrada a correspondente bancário em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 15h26 da última quarta-feira (21), o correspondente bancário da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, foi vítima de uma tentativa de assalto. A guarnição deslocou-se até o local e constatou o crime. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o correspondente, relatou que, enquanto efetuava o transporte do malote, foi surpreendido por dois indivíduos em uma motocicleta. Eles anunciaram o assalto e o correspondente resistiu, sendo atingido por dois disparos de arma de fogo. Um dos projéteis o atingiu próximo à virilha. As guarnições estão realizando buscas, porém os criminosos ainda não foram localizados.

Bancários promovem ação solidária para doação de alimentos, itens de higiene e produtos de limpeza

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região lança, nesta quarta-feira (21), a Ação Solidária da Categoria Bancária. A campanha tem o objetivo de arrecadar e promover a doação de alimentos, itens de higiene e produtos de limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade. A campanha terá como locais de arrecadação as agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Itaú e Santander. Inicialmente, a ação acontece em Brumado, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora, Poções e Vitória da Conquista. Este é o segundo ano da Ação Solidária. Em 2020, com a disseminação do coronavírus e o aumento do desemprego, a categoria aprovou a destinação de R$20.000 do orçamento anual do Sindicato, distribuindo 412 cestas, no total de 4,5 toneladas de alimentos e produtos de higiene, para 10 instituições sociais da região. A pandemia e a falta de políticas emergenciais por parte do governo federal agravaram ainda mais a pobreza para milhões de brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu pela primeira vez a marca recorde de 14,7%, com o total de 14,8 milhões de desocupados. Segundo o relatório mais recente da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO, em inglês), estima que 23,5% da população brasileira tenha vivenciado insegurança alimentar moderada ou severa. Isso significa que 49,6 milhões de pessoas deixaram de comer ou tiveram uma redução significativa na qualidade e na quantidade de alimentos ingeridos.

Brumado: Mesmo com vacinação, professores não se sentem seguros para retorno das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na próxima segunda-feira (26), as aulas serão retomadas nas redes estadual, municipal e privada na cidade de Brumado (veja aqui). Embora estejam sendo gradativamente vacinados, muitos profissionais da educação não se sentem seguros em retornar à sala de aula. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a professora da rede estadual, Samantha Cerqueira, disse que está feliz em ser vacinada, porém insegura em retornar ao ambiente escolar. “Ainda é tudo muito precipitado, muito solto. Falta estrutura e um planejamento mais eficaz”, destacou. Além disso, Cerqueira frisou que a imunização também deveria se estender aos alunos e ao corpo administrativo, tendo em vista que o ambiente escolar é de todos. A professora Tamires Moura reforçou as críticas da colega. “Acredito que não estamos preparados porque os estudantes ainda não estão vacinados. Precisamos de maior efetividade nos protocolos de segurança em razão dos riscos”, reiterou.

Brumado: Proativa Contabilidade comemora 15 anos de excelentes serviços prestados

A Proativa está debutando! Fundada em 01 de agosto de 2006, há 15 anos, a Proativa Contabilidade nascia na cidade de Brumado. Empresa pautada em rígidos princípios e valores éticos, com foco total na satisfação dos seus clientes. “Por esses 15 anos precisamos agradecer a todos que escreveram e escrevem essa história: Deus, familiares, clientes, servidores públicos e privados, fornecedores e a nossa competente equipe de funcionários. Não conseguiríamos chegar até aqui sem vocês. Nosso muito obrigado!”, disse a direção da empresa.

Irmãos brigam por causa de herança na cidade de Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (20), uma guarnição da Polícia Militar lotada no município de Rio do Antônio, a 68 km de Brumado, foi acionada para averiguar uma ocorrência envolvendo dois irmãos. Bem no centro da cidade, na Avenida Aulino Silva, os irmãos se desentenderam e entraram em luta corporal. A briga foi causada em razão da necessidade de assinatura em um documento fruto de herança. A guarnição realizou rondas e diligências com o intuído de localizar o suposto autor da agressão, um senhor de 65 anos. Porém, até o momento, o agressor não foi localizado. Diante do ocorrido, a vítima foi orientada a formalizar a denúncia através de um boletim de ocorrência na delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Brumado: Com colapso hídrico no meio rural, diretor cobra ampliação da Barragem de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diante da crise rural instalada no meio rural de Brumado (veja aqui), o diretor de agricultura e recursos hídricos de Brumado, Márdio Davi Alves, defendeu que a solução seria a implementação de outros programas, além da Operação Pipa, para assistir as comunidades rurais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele informou que, hoje, 16 caminhões pipa fazem a distribuição de água tratada na zona rural, porém, nessa época de seca, seriam necessários, pelo menos, 25. Em virtude da estiagem prolongada, ele cobrou a ampliação da Barragem de Cristalândia como uma alternativa para reverter a situação. “Isso é uma bandeira do nosso município, a ampliação da barragem. O aumento da capacidade de água favoreceria muito a zona rural. Precisamos que isso seja feito o mais rápido possível”, enfatizou.

Criative Fotografia dispõe de máquina com melhor qualidade e revelação em Brumado

Chegou na Criative Fotografia, em Brumado, o novo minilab Noritsu QSS-3501. Essa máquina possui a maior tecnologia e qualidade em revelação de fotos do mercado. Além disso, possui capacidade de produção de até? 1200 fotos por hora, tamanhos que varia de 10x15 até 60x90. Ela utiliza tecnologia a laser para colorac?a?o das imagens, sendo minuciosa nos detalhes. Suas fotos têm durabilidade de até? 150 anos sem desbotar, se bem conservadas! Venham conferir essa novidade. Hoje, a loja trabalha com revelação com entrega no mesmo dia. A Criative também dispõe de vários produtos na parte de fotografia para melhor atender clientes e parceiros. A loja fica localizada na Rua Oflávio Silveira Torres, 27. Revele suas fotos sem sair de casa, enviado as imagens pelo WhatsApp (77) 99942-0844.

Brumado acelera vacinação dos profissionais da educação para assegurar retorno das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Município de Brumado, através das Secretarias de Saúde e Educação, tem se empenhado para garantir a completa imunização dos profissionais da educação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário João Nolasco disse que o município tem acelerado a vacinação desses profissionais, tendo em vista o retorno das aulas presenciais na próxima segunda-feira (26). Até o momento, foram imunizados todos os servidores da educação a partir dos 34 anos. “Vamos vacinar todos. Teremos 100% dos professores vacinados, não só do município, mas da rede estadual e privada”, assegurou.

Com o cartão GRNCRED você tem crédito fácil e confiável!

Na última semana, o GRNCRED firmou uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) na qual injetará mais de 1 milhão de reais em crédito no comércio local (veja aqui). Esse investimento possibilitará o aquecimento de toda economia de Brumado, através dos estabelecimentos parceiros. Mais afinal o que é o GRNCRED? O GRNCRED é um cartão de crédito, lançado pelo Grupo Róbinson Nunes, aceito em toda a rede de postos de combustíveis do grupo e em estabelecimentos comerciais credenciados, tais como supermercados, padarias, açougues, farmácias e outros, principalmente nas regiões sudeste, centro-sul e extremo oeste da Bahia. Quais as vantagens ser GRNCRED? Descontos exclusivos; até 40 dias para pagar; parcelamento da troca de óleo na rede postos do Grupo Róbinson Nunes em até 4x sem juros; programa de fidelidade: o cliente acumula pontos e pode troca-los por diversos prêmios. Aproveite essa oportunidade e faça já ou seu GRNCRED, nos pontos de venda: Sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) e Posto Sabrina II, na Rua Ernesto Carneiro Nº 09. Saiba mais pelo site www.grncred.com.br ou pela nossa central telefônica 0800 591 8705, e ainda, se preferir, nos chame pelo WhatsApp (77) 99999-3007.

Brumado: Barrados de fiscalizar ginásio de esportes, vereadores vão à polícia e acionam Ministério Público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os vereadores estão sendo impedidos de adentrar no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, localizado na Avenida Centenário, em Brumado, para realizar ações de fiscalização. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Vanderlei Bastos Miranda (PDT), popular Boca, disse que o Guarda Municipal do local informou que a ordem vem de cima. Após a negativa, ele levou o caso ao conhecimento da Polícia Militar que, por sua vez, orientou os parlamentares a procurarem o Ministério Público. “É isso que iremos fazer agora mesmo. Só em Brumado que a gente vê esse tipo de coisa. Não vamos baixar a cabeça para o prefeito. É nosso papel de vereador eleito pelo povo fiscalizar o equipamento público”, destacou. Boca espera que o órgão tome as medidas cabíveis e garanta o direito do vereador de fiscalizar. “A Câmara é independente. O prefeito estava acostumado a ter uma Câmara submissa”, completou. Também presente no local, o vereador Harley Lopes (Republicanos) contou que esteve na prefeitura para falar com o secretário de esportes, porém o mesmo não foi encontrado. Ambos foram recebidos pelo secretário municipal de administração. “Fomos recebidos a pedradas, com chacota. Eles têm que colocar na cabeça que o povo nos elegeu para exercer esse trabalho”, criticou. Para Harley, a prefeitura está podando o trabalho do legislativo.

Brumado: Curso Superior em Farmácia é na Unopar

O curso de Farmácia na Universidade Unopar tem a missão principal de capacitar os alunos para trabalhar no planejamento e desenvolvimento de remédios, cosméticos e uma extensa gama de artigos de higiene e uso pessoal. Já estão abertas as matrículas para o curso na Unopar de Brumado! Fique por dentro das opções de desconto por meio do WhatsApp: (77) 3451 5400. A unidade fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, número 55, Bairro do Hospital.

Corpo de idosa de 70 anos é encontrado em Ituaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Ituaçu, a 98 km de Brumado, na última terça-feira (20), policiais militares encontraram o corpo de uma idosa na Fazenda Chico Roso, na zona rural. Eles foram ao local após denúncia anônima. Segundo a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na região, a polícia localizou o corpo de Maria dos Santos Andrade, de 70 anos, com indícios de enforcamento. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo da idosa para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Brumado: CDL realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Secretário assegura que Brumado está adotando medidas para retorno seguro das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de educação de Brumado, João Nolasco, declarou que o município está pronto para retomar as aulas nas escolas. Segundo ele, o Município elaborou um protocolo de biossegurança para impedir a proliferação do vírus no ambiente escolar. Nesse aspecto, conforme frisou, as escolas foram devidamente estruturadas para garantir a segurança de alunos, professores e servidores. Hoje, a rede municipal é composta por 9.500 alunos. Nas primeiras duas semanas, as aulas serão ministradas apenas durante meio período. Nolasco destacou que a ideia é fazer um processo de transição para sentir o impacto do retorno das aulas na comunidade. “Vamos voltar gradativamente. Não haverá nenhuma obrigação, ficará a critério dos pais. Faremos um acompanhamento diário. A partir da terceira semana, voltaremos de forma integral”, informou. Na capital do minério, as aulas presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (26) (veja aqui).

Endocrinologia na Clínica Exame: Conheça a atuação e quais as doenças mais comuns

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. Trata-se de uma especialidade médica que cuida de doenças relacionadas a alterações hormonais e metabólicas. Veja alguns exemplos: Diabetes; Osteoporose; Obesidade; Alterações na tireoide; Puberdade precoce; Problemas de crescimento; Distúrbios na menstruação; Problemas com a menopausa. Além das situações acima, você deve procurar um Endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo, como: distúrbios de sono e desenvolvimento sexual irregular, por exemplo, pois podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo. A melhor forma de descobrir se o acompanhamento é necessário, no entanto, é fazendo um check-up pelo menos uma vez ao ano. Cuidar da sua saúde inclui procurar o especialista certo para cada disfunção. Saber o momento em que o corpo acende o alerta e pede mais atenção é ideal para a prevenção de doenças. Caso tenha se identificado com o que falamos aqui, então não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp). Laboratório e Policlínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.

TCM mantém multa a prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão desta quarta-feira (21), realizada por meio eletrônico, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) negou provimento ao recurso apresentado pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e manteve a decisão que julgou parcialmente procedente denúncia apresentada em razão de irregularidade na tomada de preço realizada para a prestação de serviços de pavimentação na estrada de ligação entre o distrito de Ubiraçaba e Samambaia, no exercício de 2019. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, relator do recurso, manteve a multa imputada ao prefeito no valor de R$ 2,5 mil. A denúncia foi apresentada pela empresa “Eliva Empreendimentos em Engenharia”, que se insurgiu contra exigências contidas no edital. No seu entender, essas exigências estariam em descompasso com as disposições legais, restringindo o rol de licitantes. O conselheiro Raimundo Moreira, relator da denúncia, considerou que a exigência da visita técnica e a obrigatoriedade da realização pelo responsável técnico, violaram a ampla competitividade do certame. Além disso, entendeu ser irrazoável o pequeno lapso de apenas dois dias estabelecido entre a visita técnica e a apresentação das propostas. O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, também recomendou a procedência parcial da denúncia, com imputação de multa ao gestor.

Operação Pipa não dá conta e crise hídrica no meio rural de Brumado castiga mais de 300 comunidades Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora a Operação Pipa esteja funcionando de acordo com o cronograma do Exército Brasileiro, a crise hídrica se instalou no meio rural de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Márdio Davi Alves, diretor de agricultura e recursos hídricos, explicou que a operação não tem dado conta de atender, de modo satisfatório, todas as comunidades rurais atingidas pela seca. “A quantidade de água não é satisfatória para o momento atual de seca”, pontuou. Segundo o diretor, na seca, o consumo de água aumenta em todos os sentidos e o líquido oferecido pelo Exército através da operação acaba sendo utilizado pelos beneficiários para outras finalidades, além de para matar a sede e cozinhar. Diante disso, Davi destacou que a água fica realmente escassa. “A seca está muito drástica em nosso município”, reiterou. Hoje, mais de 300 comunidades são afetadas pela estiagem prolongada.

Brumado confirma a 189ª morte de Covid-19

Nesta quarta-feira, 21 de julho, o município de Brumado registra 9423 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 8 internações, 189 óbitos, 193 pacientes em tratamento e 9041 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Prefeitura decreta retorno das aulas presenciais para a próxima segunda-feira (26) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado decretou o retorno das aulas presenciais na rede municipal para a próxima segunda-feira (26). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, comemorou a notícia. Segundo ele, desde que as aulas foram suspensas em virtude da pandemia, a administração vem trabalhando para garantir essa retomada em condições de segurança. “A gente vem procurando corrigir os erros do passado e, hoje, estamos com todo protocolo de segurança pronto, dando apenas a última revisada para retomarmos as aulas na segunda-feira. Essa data já está definida”, declarou. O decreto determinando o retorno das aulas deve ser publicado no Diário Oficial do Município até amanhã (22).

Eleições 2022: ACM Neto lidera intenções de votos para governador da Bahia, diz Real Time Foto: Reprodução

Pesquisa Real Data Big Time, divulgada nesta terça-feira (20), pela TV Record Bahia, aponta a liderança do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) na corrida ao Palácio de Ondina, nas eleições de 2022. De acordo com o levantamento, ACM Neto pontuou 41% das intenções de votos para governador da Bahia na pesquisa estimulada, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados. O senador Jaques Wagner (PT) vem em seguida, com 27% das intenções. O ministro João Roma (Republicanos) aparece com 4% e Hilton Coelho (Psol) tem 2%. Brancos e nulos somam 11%. Entre os entrevistados, 15% não souberam ou não responderam a pergunta. A consulta foi realizada em todo o estado entre os dias 13 e 15 de julho, com 1.200 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo, com nível de confiança de 95%, conforme a Real Data Big Time. Na pesquisa induzida de intenção de votos para o governo da Bahia, com apoio de um possível presidenciável, ACM Neto, com o apoio de Ciro Gomes (PDT), também lidera as intenções, com 35% das preferências. Já Jaques Wagner, com o apoio de Lula (PT), tem 29%. João Roma com apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chega a 15%. E Hilton Coelho, com apoio de Guilherme Boulos (Psol), vai a 2%. No cenário acima, a simulação de segundo turno entre Neto e Wagner, o democrata venceria o petista com 48% contra 35%. Se a simulação for entre Neto e Roma, o ex-gestor soteropolitano vence com 59% das intenções, contra 15% do seu afilhado político. Na simulação entre Wagner e Roma, o ex-governador vence o colaborador do governo Bolsonaro com 45% contra 18% do republicano. Ainda conforme os números da Real Data Big Time, ACM Neto é o candidato preferido em Salvador e na Região Metropolitana (RMS), no Centro-Norte/Nordeste e Sudoeste baiano. Já Jaques Wagner lidera no Sul e no Vale São Francisco/Oeste baiano. O líder demista segue em primeiro também entre os eleitores homens e mulheres, entre todas as faixas etárias (16 a 24 anos, 25 a 44, 45 a 59 e 60 anos ou mais) e entre todas as faixas de renda (até dois salários mínimos, de dois a cinco salários, de cinco a 10 e acima de 10 salários), e lidera ainda entre católicos e evangélicos.

Vereador de Brumado passa por cirurgia para retirada de pedras na vesícula Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Desde o mês de fevereiro, o vereador João Vasconcelos (DEM) foi diagnosticado com pedras na vesícula. Desde então, o parlamentar teve diversas crises, necessitando ser internado por dezenas de vezes. Por conta do quadro, ele precisou passar por uma cirurgia na manhã desta terça-feira (20). “Chorando de dor, há 6 meses vim lutando para que saísse a cirurgia. Graças ao nosso Senhor Jesus Cristo que ontem, 20 de julho, por volta de 8h, dei entrada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, e às 14h fui operado por um competente médico de nossa cidade, o qual muito me honro de ser amigo, Doutor Jorge Almeida”, relatou. Em suas redes sociais, Vasconcelos agradeceu as mensagens de carinho e pediu orações para sua recuperação. “Ainda estou sentindo um pouco de dor, mas irá passar! Conto com a cooperação de todos, pois estarei me afastando por um período das redes sociais e dos compromissos assumidos que havia feito durante a semana, como reuniões, encontros e visitas. Logo, logo voltarei a ativa, me aguardem amigos”, destacou.

Operação Bandeirantes: Polícia prende suspeitos de matar empresário que denunciou grileiros Foto: Divulgação/SSP-BA

Três policiais militares e dois empresários foram presos, na manhã desta quarta-feira (21), sob suspeita de matar o empresário Paulo Grendene (veja aqui). As prisões aconteceram em uma ação realizada nas cidades de Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia. Em junho deste ano, a vítima foi assassinada a tiros em uma emboscada, após denunciar um esquema de grilagem investigado na Operação Faroeste. Os cinco foram detidos por mandados de prisão, cumpridos pela Polícia Civil. Um sexto homem, que também é investigado pelo crime está sendo procurado pela polícia, segundo a delegada Rogéria Araújo, diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin). “Ainda temos mais um dos alvos, que não foi localizado, mas a equipe está na rua. Esperamos cumprir totalmente esses mandados, além de 11 mandados de busca e apreensão que já foram feitos com apreensão de arma de fogo e aparelhos eletrônicos para serem encaminhados para a perícia”, disse. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a polícia apreendeu oito armas de fogo, três carros e um moto usadas para cometer homicídios, além de porções de maconha e munições. Dois alvos de cumprimento de mandado de prisão também foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Além dos mandados de prisão, são cumpridos outros de busca e apreensão. A ação é um desdobramento da Operação Faroeste, que investiga um esquema de venda de sentenças judiciais e grilagem de terras envolvendo a cúpula do Judiciário na Bahia.

TCM rejeita contas de 2019 e aplica multa de R$ 61,4 mil no prefeito de Boquira Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitaram as contas da Prefeitura de Boquira, da responsabilidade do prefeito Luciano de Oliveira e Silva (PSB), o Luciano da Farmácia, relativas ao exercício de 2019. O gestor superou o limite máximo para despesa total com pessoal, descumprindo o previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. A decisão foi proferida na sessão desta quarta-feira (21), realizada por meio eletrônico. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, a despesa total com pessoal – com a aplicação da Instrução TCM nº 003 – representou 60,06% da Receita Corrente Líquida de R$46.210.659,55, superando o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Por esse motivo, o gestor foi multado em R$ 57.600,00 – que corresponde a 30% dos subsídios que recebeu ao longo do ano –, vez que não reconduziu os gastos com pessoal ao limite previsto na LRF. Ele terá que pagar ainda outra multa, de R$ 4 mil pelas demais irregularidades apontadas no relatório técnico das contas. O relatório técnico também registrou, como irregularidades, a inexpressiva arrecadação de dívida ativa do município; a ausência de remessa e/ou remessa incorreta de dados e informações da gestão pública municipal pelo sistema SIGA, do TCM; elaboração de orçamento sem critérios adequados de planejamento; e publicações intempestivas dos decretos de abertura de créditos adicionais suplementares. Em relação às obrigações constitucionais, o prefeito aplicou 28,15% da receita resultante de impostos (compreendida a proveniente de transferências) na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, superando o mínimo exigido de 25%, e investiu nas ações e serviços públicos de saúde 15,32% da arrecadação dos impostos, sendo o mínimo previsto de 15%. Na remuneração dos profissionais do magistério foram investidos 89,77% dos recursos do Fundeb, também atendendo ao mínimo de 60%. A Prefeitura de Boquira apresentou uma receita arrecadada no montante de R$ 47.797.158,63 e promoveu despesas no total de R$ 48.515.389,12, o que levou a um déficit orçamentário de R$ 718.230,49. Os recursos deixados em caixa – R$16.460.868,12 – foram suficientes para cobrir despesas com “restos a pagar” e de “exercícios anteriores”, o que demonstra a existência de equilíbrio fiscal nas contas. Cabe recurso da decisão.

Sem energia elétrica, moradores de Morro de São Paulo reclamam dos prejuízos Foto: Divulgação/Coelba

Moradores e turistas da ilha de Morro de São Paulo, na cidade de Cairu, baixo-sul da Bahia, reclamam da falta de energia na região desde a tarde de segunda-feira (19). Todos citam prejuízos causados pela interrupção do serviço. Alguns lugares estão também sem água e o comércio está totalmente comprometido. De acordo com o G1, a região de Boipeba também foi afetada pelo problema. Na terça-feira (20), a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que havia iniciado a reparação de quatro estruturas da linha de transmissão e deu previsão de retorno à normalidade até a noite. No entanto, nesta quarta (21) os reparos ainda não haviam sido finalizados. A empresa afirmou que o local é de difícil acesso e as más condições do terreno, localizado em área de mata fechada e alagado por causa das chuvas, dificultam a chegada de equipamentos, o que causou atraso nos trabalhos. Segundo os moradores, pousadas, hotéis, restaurantes e obras de construção civil estão funcionado de forma improvisada. O engenheiro Luiz Heleno Fernandes, que trabalha no local, disse que Morro está vivendo uma situação caótica. “Você não pode tirar dinheiro porque nada funciona. Não pode pagar com o cartão porque internet também não funciona. Inúmeros prejuízos das pousadas, do comércio, da nossa obra que funciona aqui. Está um caos”, disse. A Coelba disse que mais de 70 eletricistas, operadores e engenheiros atuam na recomposição da rede elétrica que atende a Morro de São Paulo e localidades próximas. Segundo a companhia, avarias provocadas por intervenção externa podem ter provocado o dano na estrutura de transmissão.

Arquivo