Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Prefeito de Brumado lamenta prejuízo à educação diante do não retorno presencial às aulas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante sua passagem por Brumado na última semana, o governador Rui Costa (PT) informou que, caso a taxa de contaminação da Covid-19 não aumente no estado após o período junino, as aulas presenciais poderão ser retomadas na Bahia no início do mês de agosto. Apesar disso, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), não demonstrou otimismo diante da projeção. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor frisou que o pleito é uma antiga reivindicação do município, porém a autonomia cabe ao Estado. “Como estar otimista depois de 2 anos jogados fora? Só tenho a lamentar! Um país que está tão atrasado na educação e ainda perder 1 ano e meio. Não tenho o que esperar. Qualquer coisa que chegar chega atrasada”, avaliou.

Brumado adotará senha eletrônica via WhatsApp para vacinação contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As queixas diante das grandes filas para obtenção de senhas para vacinação contra Covid-19 têm aumentado conforme se avança no plano de imunização em Brumado. Denúncias de venda de senhas permeiam o processo e o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que está ciente dos problemas nesse sentido. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele adiantou que a sua equipe de saúde está concluindo nesta semana um programa, via WhatsApp, para geração de senhas eletrônicas. “Vamos criar a fila eletrônica. Toda vez que o município informar que haverá campanha de vacina irá ser disponibilizado um número para o cidadão daquela idade. O cidadão fará um cadastro, receberá a informação de onde será vacinado e a sua senha. Espero que com esse novo formato de senhas eletrônicas a gente consiga sanar todos esses problemas”, explicou. Feres pediu a colaboração da comunidade para que as pessoas se atentem apenas a faixa etária do dia da vacinação a fim de não atrapalhar o processo. O programa de senhas eletrônicas deve ser implementado já na próxima semana.

Brumado chega a 186ª morte de coronavírus

Nesta segunda-feira, 12 de julho, o município de Brumado registra 9296 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 11 internações, 186 óbitos, 234 pacientes em tratamento e 8876 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Barra da Estiva: Grávida de 35 anos morre vítima da Covid-19 e bebê é retirado em parto de emergência Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A jovem Daiane Silva Caires, de 35 anos, moradora da cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, morreu em decorrência de complicações da Covid-19. Ela estava grávida. O óbito foi registrado na última sexta-feira (09), no Hospital de Campanha Fonte Nova, em Salvador. Em razão do agravamento do seu quadro de saúde, os médicos optaram por fazer uma cesárea de emergência. A recém-nascida está hospitalizada, mas não há informações sobre seu estado de saúde. O sepultamento de Daiane foi realizado no cemitério municipal de Barra da Estiva no último sábado (10).

Polícia Civil prende homem apontado como maior fornecedor de drogas do sudoeste baiano Foto: Divulgação/SSP-BA

Foi preso, durante o fim de semana, um homem considerado pela polícia o maior fornecedor de drogas da região sudoeste da Bahia. O suspeito, que estava foragido desde 2018, quando fugiu da prisão, foi capturado após uma ação de inteligência integrada em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), investigações apontavam que o suspeito estaria indo à Vitória da Conquista para se reunir com membros do grupo criminoso para traçar novas estratégias de distribuição e venda de drogas. A SSP informou que a distribuição de drogas foi prejudicada na região após a prisão de um dos integrantes do grupo criminoso, em São Paulo. Com isso, a chegada do acusado de liderar o tráfico passou a ser aguardada. “Ele precisou vir na cidade para organizar as coisas, porém a gente já vinha investigando e sabíamos a data e o veículo em que ele estava. Neste sábado, tivemos informações de que ele estaria trafegando entre Conquista e Poções, em um carro Toyota Corolla, placa QYP 0I81”, explicou o titular da Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista, delegado Cléber Rocha Andrade. A abordagem ao suspeito foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a abordagem, ele apresentou um documento falso e recebeu voz de prisão em flagrante. O mandado de prisão por fuga da cadeia foi cumprido na delegacia. A investigação contou com a colaboração da Polícia Civil dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Cordeiros: Jovem de 25 anos morre após ser atingido por caminhão que se desprendeu de oficina Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente em uma oficina acabou em tragédia no município de Cordeiros, a 124 km de Brumado, no último final de semana. Um caminhão que estava no local se desprendeu e atingiu o jovem Júlio César Ribeiro Pessoa, de 25 anos, fatalmente. Ele deixa esposa, a jovem Silvia Sampaio Ribeiro, e dois filhos, Heitor, 3 anos, e Arthur, 1 ano e 8 meses. O corpo foi velado na Igreja Batista Missionária Peniel. A comunidade está em luto pela morte precoce do jovem.

Dom Odontologia Premium cria o programa Fala Doutor para tirar dúvidas de pacientes Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Dom Odontologia Premium criou o Programa Fala Doutor especialmente para elucidar dúvidas dos pacientes e estreitar os laços com a comunidade. No primeiro episódio do programa, Luciane Castro e Leonam Azevedo responderam questionamentos sobre a mudança de nome da clínica, as razões para tal, a transformação da logomarca, os 15 anos de existência da unidade e o início de um novo ciclo. Nos próximos episódios, serão respondidas as dúvidas dos clientes enviadas nas redes sociais da clínica. Atualmente, o consultório está localizado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 99801-0440 (WhatsApp).

Jovem de 21 anos é executado com 7 tiros na zona rural de Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 18h do último sábado (10), um jovem de 21 anos foi executado com sete tiros na zona rural da cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, dois indivíduos em uma motocicleta abordaram a vítima, identificada como Eliomar Oliveira Silva, e efetuaram os disparos. O jovem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Natural de Vitória da Conquista, ele já possuía passagens por tráfico de drogas. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A polícia esteve no local, mas ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

Brasil ultrapassa marca de 110 milhões de doses de vacinas da Covid-19 aplicadas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais de 110 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram já aplicadas no Brasil, o que significa que mais da metade da população vacinável já recebeu pelo menos uma dose de imunizante, ou seja, mais de 80 milhões de pessoas. No país, considera-se público vacinável pessoas maiores de 18 anos, correspondendo a cerca de 160 milhões de brasileiros. Já foram distribuídas, pelo Ministério da Saúde, mais 143 milhões de doses de vacinas para os estados e o Distrito Federal, possibilitando a imunização de 100% dos grupos prioritários da campanha, com pelo menos uma dose da vacina. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que essa marca vai além dos números. “Os efeitos da nossa campanha de vacinação podem ser percebidos na redução de óbitos e de internações decorrentes da doença. Estamos no caminho certo para salvar cada vez mais vidas”. O ministro ressaltou a importância de a população completar o esquema vacinal com as duas doses dos imunizantes. “A melhor vacina é aquela aplicada no braço do brasileiro. E, para que ela tenha o efeito desejado, é preciso que a pessoa vá até o local de vacinação no prazo correto e tome a segunda dose. Só assim a imunização estará completa”, disse. O ministério lançou campanha para incentivar a vacinação com a segunda dose do imunizante. Entre as vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para serem aplicadas no Brasil, estão a AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/BioNTech e Coronavac/Butantan. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, é dose única.

Polícia Militar encontra dois corpos na cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois corpos foram encontrados na cidade de Brumado, na última sexta-feira (09). Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, um dos corpos foi localizado por volta de 8h, na Rua Francisco Ramos da Silva, no Bairro São Felix. Familiares acionaram a polícia e informaram que o homem se deitou para dormir na noite anterior e foi encontrado sem sinais vitais de manhã. A segunda ocorrência foi registrada por volta de 16h do mesmo dia, quando uma guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação até a Rua Francisco Soares Gomes, no Bairro Esconso. No local, os vizinhos sentiram um forte odor vindo de uma residência. Os militares adentraram na casa e encontraram o morador caído ao solo, já em estado de decomposição. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para adoção das medidas cabíveis. As causas das mortes ainda não foram reveladas.

Vândalos danificam 40 placas de trânsito por mês em Brumado gerando alto custo de reposição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está realizando um trabalho de sinalização vertical na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, informou que a Coordenação de Fiscalização e Engenharia avalia, no momento, o quantitativo necessário de novas placas para repor aquelas que foram vandalizadas ou roubadas. Segundo o coordenador, cerca de 40 placas de trânsito são vandalizadas, por mês, no município, gerando um alto custo para os cofres públicos. “A gente espera que a força de segurança pública possa encontrar os responsáveis. As placas são patrimônio público, pertencem ao município e são colocadas para proporcionar segurança viária para motoristas e pedestres”, argumentou. Ricardo salientou que esse trabalho de instalação de placas também está sendo feito na zona rural, nas estradas vicinais.

Fiocruz: Estudo mostra efetividade de vacinas em idosos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou que o esquema vacinal completo contra covid-19 (duas doses) garante taxas de efetividade médias de 79,8% em pessoas com 60 a 80 anos e de 70,3% em idosos com mais de 80 anos. Considerando-se uma média daqueles que receberam o esquema vacinal completo e aqueles que tomaram apenas a primeira dose, as taxas de efetividade ficam em 73,7% em idosos com até 79 anos e de 63% em pessoas com 80 anos ou mais. O estudo considerou os imunizados com Coronavac e AstraZeneca e foi feito com base em registros de hospitalização e morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que permitiu avaliar a efetividade em relação à redução de casos graves e óbitos. As duas vacinas têm, no entanto, taxas diferentes. Na Coronavac, por exemplo, a taxa de efetividade para pessoas com esquema vacinal completo é de 79,6% para pessoas com 60 a 79 anos e de 68,8% em idosos com 80 anos ou mais. Se forem considerados todos os imunizados, ou seja, aqueles com esquema vacinal completo e os que tomaram apenas a primeira dose, as taxas são de 70,3% em pessoas com 60 a 79 anos e de 62,9% em idosos com 80 anos ou mais, no caso da Coronavac. Para a AstraZeneca, no entanto, não foi possível avaliar a efetividade com o esquema vacinal completo, já que a segunda dose só é aplicada três meses depois da primeira. Portanto, a Fiocruz trabalhou com estimativas. A taxa de efetividade da AstraZeneca com aqueles que receberam pelo menos a primeira dose chegou a 81,7% para pessoas com 60 a 79 anos e de 62,8% naqueles com 80 anos ou mais.

Brumado: TCM considera regular admissão de temporários e multa prefeito em R$ 2 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros e auditores da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) consideraram regular, para fins de registro, o ato de admissão de pessoal temporário apresentado pela Prefeitura de Brumado, da responsabilidade do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, o auditor Antônio Emanuel Souza, imputou ao gestor uma multa de R$ 2 mil. O processo seletivo, que foi realizado no exercício de 2018, teve por objeto a contratação de pessoal temporário para atuação em programas na área da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC). O certame envolveu a oferta de 23 vagas, sendo efetivadas 27 contratações. Após analisar os documentos, o auditor Antônio Emanuel Souza verificou que foram apresentados todos os dados exigidos, contudo, sinalizou que não foi possível gerar o Demonstrativo de Admissão de Pessoal por Edital, vez que a administração municipal não numerou os contratos, informação necessária para geração do relatório, de forma a cumprir integralmente ao que determina a Resolução TCM nº 1282/09. O Ministério Público de Contas, através da procuradora Aline Paim Rio Branco, se manifestou pela concessão do registro do ato de admissão de pessoal, ao passo que, diante das falhas relacionadas ao sistema SIGA, recomendou que seja aplicada multa ao gestor responsável. Cabe recurso da decisão.

1,1 milhão tiveram auxílio emergencial cancelado ou bloqueado Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal cortou o pagamento do auxílio emergencial de 1.157.856 de beneficiários durante o mês de junho, informou o Ministério da Cidadania. Essas pessoas tiveram o benefício cancelado ou bloqueado. Desse total, 660.744 foram de bloqueios realizados após irregularidades constatadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e outros 497.092 foram de cancelamentos em função da revisão mensal. Em Mato Grosso do Sul, 493.271 pessoas foram selecionadas para receber a nova etapa do auxílio emergencial em 2021.  Até o momento, já foram pagas 3 parcelas do auxílio emergencial, das 4 programadas. Nesta semana, o governo confirmou que haverá prorrogação de mais 3 parcelas, entretanto, as datas de pagamento ainda não foram divulgadas. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial.

Governo Federal apoia a criação de polo da Rota do Mel em Bom Jesus da Lapa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está apoiando a implementação de um polo da Rota do Mel no estado da Bahia. As oficinas para a fixação da unidade, que vai atender criadores de abelhas de cerca de 50 municípios das regiões de Bom Jesus da Lapa e Irecê, foram realizadas nesta semana com a presença de técnicos do MDR. A ação está sendo desenvolvida por meio de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codevasf). “Acredito que a implantação da Rota é de fundamental importância. Ela contribuiria, sem dúvida nenhuma, para a geração de emprego e renda e para a diminuição das desigualdades regionais e sociais”, destaca o assessor especial do MDR Aldo Dantas. “Para se ter uma ideia, nós esperamos que, das quase 700 toneladas produzidas artesanalmente na região, seja possível duplicá-las para cerca de 1,4 mil toneladas”, completa. Nesta semana, foram sendo realizadas oficinas técnicas para a formatação do polo na região do Médio São Francisco. O MDR e a Codevasf se reuniram com associações e produtores para elaborar uma carteira de projetos e necessidades futuras para a ampliação da produção local. O estado da Bahia é um dos maiores produtores de mel do Brasil, sendo a sétima unidade da Federação que mais produziu em 2019, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outro ponto de destaque na formatação do polo na Bahia é que serão firmados termos de cooperação com o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) para a o desenvolvimento de ações de capacitação dos apicultores.

Bahia ultrapassa marca de 50% da população vacinada contra a Covid com a primeira dose Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais de 50% da população baiana com 18 anos ou mais recebeu a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. A marca foi alcançada neste sábado (10), segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). De acordo com a Sesab, ao todo 5.384.620 pessoas receberam a primeira aplicação e outras 202.885 já estão imunizadas com a vacina de dose única. Isso representa 50,1% da população baiana acima dos 18, estimada em 11.148.781. O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, avaliou que essa marca é fruto de diversos fatores, como o trabalho do estado em parceria com os municípios. “A Bahia é o estado do país que mais rápido aplica as vacinas, pois há uma sintonia entre a nossa operação logística, que distribui as doses para os 417 municípios em até 24 horas após a chegada da carga ao estado, com a estratégia de imunização dos gestores municipais, que inclui mutirões, drive-thru e até vacinação na residência”, afirmou o secretário.

Brumado: ONG AuAu promove feira de adoção de cães de rua e arrecada fundos para canil próprio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (09), acontece na cidade de Brumado, promovida pela ONG AuAu, uma feira de adoção de cães de rua. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um dos organizadores do evento, Cristiano Bernardes, disse que a iniciativa visa diminuir a quantidade de animais soltos nas ruas da cidade, bem como encontrar uma família para tantos cães abandonados. “Temos visto tantas situações de maus tratos, envenenamentos, então, essa feira é para evitar isso e desafogar as ruas porque só a ONG não dá conta. Queremos incentivar as pessoas a não maltratar um cachorro de rua. Esses animais passam fome, frio, sede”, afirmou. Segundo Bernardes, a ideia é sempre ajudar os animais abandonados, dando a eles melhores condições de vida. Valdir Rocha explicou que, para adotar um cão, o interessado precisa apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Também será realizada uma pequena entrevista com o interessado no local a fim de identificar os reais objetivos do mesmo diante da adoção, haja vista que, conforme Rocha, muitas vezes, o cachorro é retirado do canil, adotado e depois visto nas ruas novamente. Até o momento, 10 animais foram adotados. Durante a feira, a ONG também está arrecadando alimentos e fundos para construção de um canil próprio. “Precisamos da ajuda da população. Se você não tem condições de adotar, pode ajudar comprando uma rifa ou doando ração”, pediu.

CDL de Brumado na campanha Liquida Bahia 2021

Neste ano, a Liquida Bahia 2021 teve início na quinta-feira (08) e encerra no próximo dia 19 de julho. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para os consumidores participantes, a premiação inclui: 01 Fiat Strada 0 KM, 05 Motos Honda Pop 100, 10 Smart TVs de 50” (duas para cada regional) e 10 Vales Compras de R$ 1.000,00 para os vendedores que contiverem seus nomes nos cupons sorteados. A Liquida Bahia foi originalmente criada para aquecer as vendas em períodos de retração. Neste ano, foi planejada e elaborada para que o comércio de bens e serviços consiga um melhor desempenho em fluxo de caixa e melhores vendas. O evento proporciona a geração do aumento de emprego, renda e arrecadação para o estado e municípios participantes. A CDL de Brumado destaca que A Liquida Bahia foi originalmente criada para aquecer as vendas em períodos de retração, esse ano foi planejada e elaborada para que o comércio de bens e serviços no atual momento de retorno das atividades, consiga um melhor desempenho em fluxo de caixa e melhores vendas. Devemos ressaltar que, o referido evento proporciona a geração do aumento de emprego, renda e arrecadação para o estado e municípios participantes.

Brumado: Visando retorno das aulas presenciais, SMTT sinaliza faixas de pedestres nas escolas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoesste

Levando em conta a possibilidade de retorno presencial das aulas, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está instalando placas de sinalização de faixas de pedestres em frente às unidades escolares de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, explicou que as placas de advertência têm de ser posicionadas anteriormente às faixas para sinalizar aos motoristas a sua existência. O objetivo, segundo frisou, é evitar acidentes em locais de grande circulação de pessoas, especialmente crianças. “Estamos procurando antecipar a sinalização nesse segmento diante do retorno das aulas, que deve acontecer brevemente. Onde tem escola vai ter faixa de pedestre e sinalização”, pontuou.

Brumado: Pediatra Isabela Franco integra o quadro de especialistas da Clínica Exame

A pediatria é a área da medicina destinada ao acompanhamento da criança desde o seu nascimento até a adolescência. Este acompanhamento pode ser iniciado ainda na gestação com o objetivo de avaliar o crescimento e desenvolvimento da criança em todas as fases da sua vida. A pediatra Isabela Franco, que integra o quadro de especialistas do Laboratório e Policlínica Exame, salienta que tirar as dúvidas e receber todas as informações e orientações para chegada do seu filho é de muita importância. Conheça um pouco do seu currículo: Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz, residência médica pelo Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce, título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, qualificação em Suporte Avançado de Vida em Pediatria pela American Heart Association, especializando em Consultoria de Amamentação pela Unimaterna. Agende a sua consulta através dos telefones: (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Ibicoara: Prefeitos reúnem para a criação do Consórcio Chapada Diamantina Sul Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

10 prefeitos dos municípios que irão integrar o Consórcio Chapada Diamantina Sul estiveram reunidos na última sexta-feira (09), em Ibicoara, a 177 km de Brumado, para acertar os últimos detalhes da composição do consórcio e traçar um plano de ação para definir os setores que terão prioridade de investimentos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as cidades que farão parte do consórcio são: Rio de Contas, Barra da Estiva, Jussiape, Ituaçu Tanhaçu, Ibicoara, Contendas do Sincorá, Mirante, Iramaia e Caetanos. De acordo com os gestores, o objetivo desse consórcio de cooperação intermunicipal é unir forças, a fim de viabilizar a captação de recursos, através dos governos estadual e federal para alavancar a economia dos municípios consorciados. Ainda de acordo com os prefeitos, a iniciativa visa trazer melhorias para a região sul da Chapada Diamantina, nas áreas de da infraestrutura, educação, agricultura e turismo.

Prefeitura de Paramirim endurece medidas para conter o avanço da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diante do elevado aumento do número de casos confirmados de Covid-19 nos últimos dias, o prefeito de Paramirim, Gilberto Martins Brito (PSB), decretou medidas restritivas para frear a curva de transmissão da doença na cidade. Os novos protocolos de enfrentamento à pandemia propõem a limitação de circulação, proibições de atividades não essenciais, modificação no horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, e proibição de funcionamento de bares, restaurantes e similares nos finais de semana. O novo decreto prevê ainda advertência, multa e até cassação do alvará de funcionamento dos estabelecimentos que descumprirem as regras. O decreto prevê ainda que a feira-livre será realizada somente com pessoas do município. Segundo o secretário municipal de saúde, Wesley Marques, as medidas são necessárias em virtude do agravamento da situação atual. “Volto a fazer um apelo para mantermos as medidas de prevenção, como uso de máscara, álcool e o distanciamento social”, destacou. O uso de máscara em locais públicos é obrigatório. A gestão reforçará a fiscalização através da equipe de Vigilância Sanitária, com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Brumado tem 246 pessoas em tratamento da Covid-19

Neste domingo, 11 de julho, o município de Brumado registra 9288 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 12 internações, 185 óbitos, 246 pacientes em tratamento e 8857 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Guanambi: Funcionários da Embasa encontram feto com cordão umbilical em rede de esgoto Foto: Vilson Nunes

Funcionários da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) encontraram, na quinta-feira (8), um feto com cordão umbilical na rede de esgoto, situada no bairro Monte Azul, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo o jornalista Vilson Nunes, o feto – de aproximadamente 6 meses – estava preso nas grades de contenção por onde chega o esgoto bruto na estação de tratamento. O funcionário que fazia a manutenção da rede encontrou o feto. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local. Em seguida, o feto foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A Polícia Civil vai seguir com a investigação.

Motorista perde controle e capota veículo no Anel Rodoviário em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um motorista perdeu o controle da direção e capotou seu veículo na noite do último sábado (10), na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) ao site Achei Sudoeste, o acidente foi registrado na Avenida Governador Waldir Pires, no anel rodoviário da cidade. Ao atender a ocorrência, o condutor do automóvel não foi localizado no local do acidente. De acordo com o SMTRAN, dentro do carro foi localizada uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 2018, provavelmente do condutor do veículo. O veículo foi removido para o pátio da Superintendência de Trânsito.

Arquivo