Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Secretário de Saúde da Bahia afirma que medidas restritivas podem endurecer por conta do coronavírus Foto: Romildo de Jesus

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse na manhã desta segunda-feira (24), que o governo estadual pode decretar medidas ainda mais rigorosas caso o número de pessoas que precisem de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) siga em crescimento nesta semana. Durante o Jornal da Manhã, programa da TV Bahia, o gestor afirmou que a Bahia está em uma “situação extremamente pressionada, mas que pelo menos parou de piorar gravemente como estava no começo da semana passada”. No domingo (23), o governo da Bahia prorrogou o toque de recolher em todo o estado até o dia 1º de junho e proibiu a venda de bebida alcoólica, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 28 maio até 5h de 31 de maio. “Eu classificaria essas medidas como um estado ainda 'light' do que poderá ser, porque felizmente ao longo da semana, a coisa não degenerou de vez e a gente não entrou em uma situação de crise, mas se persistirem essas atitudes de flagrante e desobediência ao distanciamento, se continuar subindo na velocidade que vinha subindo na semana passada e nós chegarmos em uma situação de crise, de pessoas sem terem onde serem internadas, não há dúvidas de que as medidas deverão se tornar mais rigorosas”, disse Fábio Vilas-Boas. O secretário de Saúde revelou que no mês de abril, 50 pacientes esperavam de um dia para o outro, por leitos de UTI, na Bahia. Atualmente esse número subiu para 150 pessoas, sendo que outras 150 aguardam por leitos clínicos. “Então isso não é confortável. Nós estamos em uma situação extremamente pressionada, mas que pelo menos parou de piorar gravemente como estava no começo da semana passada”, contou.

Foragido por homicídio em Pernambuco é preso em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 29 anos, foragido da Justiça pernambucana por homicídio foi preso na última sexta-feira (21), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O suspeito possui um mandado de prisão aberto por homicídio qualificado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela prisão, o suspeito foi encontrado durante uma abordagem a um ônibus que fazia o trajeto de São Paulo (SP) com destino a Natal (RN). Ele foi reconhecido após consultas ao banco de dados policiais. Com o homem foram encontrados na sua bagagem, facas, um canivete, um punhal, munições e uma espingarda. A arma de fogo foi modificada para disparar munições calibre 22. O suspeito foi encaminhado e preso em uma delegacia de Vitória da Conquista.

'Novo colapso, como o de março, se avizinha', diz Rui sobre crescimento da Covid-19 Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

O governador Rui Costa (PT) afirmou que o crescimento acelerado de casos de Covid-19 no estado tem preocupado o governo e que a sirene de alerta está ligada. Ele citou que, na última sexta-feira (21), o número de casos ativos estava em 19 mil. No pico do colapso de março, o número chegou a 22 mil. “Se não fizermos nada, um novo colapso, como o de março, se avizinha”, alertou o governador. Rui disse que os casos de Covid-19 estão aumentando simultaneamente em todas as regiões do estado. “Os casos estão crescendo em todo o estado, e é uma situação mais grave. Quando acontece em cada região de uma vez, vamos equilibrando, mas agora estão crescendo em todo o estado”, pontuou o governador, na manhã desta segunda-feira (24). Ele disse ainda que o crescimento de casos preocupa mais que a ocupação dos leitos de UTI. “O que mais me preocupa é o crescimento acelerado do número de casos, a ocupação de leitos é consequência, não é a causa. A causa é a contaminação, que está crescente”, explicou.

Pai tenta matar o próprio filho a tiros no distrito de Cascavel em Ibicoara Foto: Divulgação/PM

Um pai tentou matar o próprio filho a tiros, no último domingo (23), no Distrito de Cascavel, na cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O filho, vítima do crime, teria acionado a polícia por volta das 12h10. Uma guarnição se dirigiu ao local e deteve o acusado. Após a abordagem, a polícia militar encontrou um revólver calibre .32, três munições deflagradas e uma munição intacta. Todo o material apreendido e o suspeito do crime foram apresentados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado.  

Urandi: PRF apreende 50 toneladas de carga irregular de farinha de trigo Foto: Divulgação/PRF

A Policia Rodoviário Federal (PRF) apreendeu no domingo (23), 50.000 kg de farinha de trigo transportados de forma irregular, no KM 851da BR-122. As equipes abordaram uma combinação de veículos de carga para verificação, em Urandi, a 205 km de Brumado. O motorista do caminhão apresentou uma nota fiscal duvidosa, além de trafegar em uma rota divergente da apresentada. O homem acrescentou também que havia abastecido o veículo em Dourados (MS) e seguiria para Altamira (PA). O motorista foi encaminhado com o veículo e a carga apreendidos ao posto fiscal da região para as medidas cabíveis.

Brumado: PM apreende material utilizado em caça ilegal em área de preservação ambiental Foto: Divulgação/PM

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia de Independente de Polícia Militar (CIPM), apreendeu na noite do último domingo (23), material utilizado em caça ilegal em área de preservação ambiental de uma mineradora da cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um vigilante da empresa teria acionado a polícia, após suspeita do crime no local. O vigilante ainda informou que os supostos autores teriam imprimido fuga. O material apreendido foi levado para a Delegacia Territorial de Brumado.

Guanambi: Lei seca, toque de recolher e sanitização do prédio administrativo para conter avanços da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 80 casos de coronavírus em Guanambi, a 141 km de Brumado. No total, são 322 casos ativos da doença na cidade, dos quais 35 pacientes estão internados. No momento, o município possui 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Diante da gravidade da situação, a prefeitura baixou um novo decreto endurecendo as medidas de combate e enfrentamento à Covid-19. Segundo o documento, a venda de bebida alcoólica foi proibida nos finais de semana e o toque de recolher antecipado para às 21h. Além disso, o prédio da prefeitura teve de passar por sanitização após alguns servidores testarem positivo para a doença. 

Guarda municipal de Jaguaquara morre após batida entre duas motos na BR-420

Um guarda municipal da cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, morreu após uma batida entre duas motos, na sexta-feira (21), na BR-420, no Vale do Jiquiriçá. Segundo informações da delegacia de Jaguaquara, o acidente, que causou a morte de Anderson Barbosa da Silva, de 34 anos, aconteceu por volta das 17h30, em uma curva nas imediações da cidade de Santa Inês. De acordo com a polícia, o outro motociclista também sofreu lesões no corpo, foi socorrido e levado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) da cidade para o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele. Nas redes sociais, a Prefeitura de Jaguaquara lamentou a morte do guarda municipal. “A vida nos surpreende com muitas coisas. As despedidas desagradáveis de forma precoce nos deixam com os corações apertados e tomados por uma dor enorme. A todos os amigos e familiares do nosso guerreiro Anderson, os nossos sentimentos. Que Deus possa confortar os corações de vocês e cobri-los com a sua misericórdia. Nos despedimos com saudades dos momentos de trabalho, de confraternização, de sua amizade sincera e tranquila. Ficarão registrados na nossa memória e no nosso coração!”, escreveu.

Após prefeitura beneficiar a Zadar, Amarildo Bomfim defende incentivos fiscais e tributários ao comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de indicação, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) solicitou ao Executivo Municipal, representado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, a concretização de um Programa de Concessão de Incentivos Fiscais e Tributários aos comerciantes da cidade. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que o comércio foi um dos setores mais afetados desde o início da pandemia e, auxiliando o setor, a prefeitura estará protegendo a economia local, garantindo a manutenção dos empregos e mitigando os impactos econômicos e sociais. “Apesar de os comerciantes locais, em sua grande maioria, não possuírem contrato com a prefeitura, de forma a requisitarem a manutenção de um equilíbrio econômico contratual, até o presente momento, os mesmos sequer usufruíram de algum auxílio proposto pelo Município para passarem com um pouco mais de tranquilidade por esse período difícil”, afirmou. Na oportunidade, Bomfim citou que, com a alegação de manter o equilíbrio econômico contratual com a empresa Zadar, a prefeitura suspendeu temporariamente o repasse de 22,5% sobre a receita bruta auferida pela concessionária, responsável pela gestão do estacionamento rotativo na cidade, devendo fazer o mesmo pelos demais comerciantes (veja aqui).

Bahia tem o maior número de desalentados do país, aponta pesquisa Foto: Reprodução

A Bahia tem o maior número de desalentados, pessoas que desistiram de procurar emprego, do país, segundo uma Pesquisa Nacional de Amostras por Domicilio. A pandemia é umas das principais causas dessa desistência. De acordo com o G1, os setores de alimentação e hospedagem foram os que mais demitiram em 2020. Segundo dados da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, só os hotéis fecharam 15 mil postos e 17 mil comerciários ficaram desempregados. Ao todo cerca de 36 mil baianos ficaram desalentados em 2020. Os dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicilio são recolhidos desde 2012 e de lá para cá, a população mais que dobrou. Os números saltaram de 323 mil para 808 mil, um aumento de 150%. “A gente sabe que os jovens têm mais dificuldades de se inserirem no mercado de trabalho, mas tem a ver com uma baixa escolaridade da população, com vários fatores. Então um mercado que não absorve, que não dá conta da demanda, ele favorece o desalento”, explicou a supervisora do IBGE, Mariana Viveiros. O setor de tecnologia foi o que mais contratou no período da pandemia. Com o aquecimento das vendas online, as pessoas que trabalham com desenvolvimento de aplicativos foram os mais procurados.

Projeto social Ações do Reino está arrecadando alimentos para atender famílias carentes em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Desenvolvido por um grupo de amigos no ano de 2019, o projeto Ações do Reino visa arrecadar alimentos para atender famílias carentes na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da campanha, Fabrício Matos disse que a ideia é ajudar os mais necessitados nesse momento de crise provocado pela pandemia. “No final de ano de 2020, fizemos algumas ações para assistência a algumas famílias, bem como distribuímos algumas cestas básicas. Agora, estamos novamente fazendo essas arrecadações para doar às famílias que estão passando por necessidade nesse momento de pandemia”, salientou. Segundo Matos, a mobilização tem ganhado a adesão da comunidade e algumas doações já foram feitas no último final de semana. “O povo de Brumado é muito acolhedor. Queria aproveitar o espaço para pedir aos comerciantes e empresários da cidade que olhassem com mais atenção para os projetos sociais, não só o nosso. Que venham a assistir o nosso projeto para que possamos ajudar mais pessoas”, acrescentou. O projeto é idealizado por voluntários, sem ligação com nenhuma denominação religiosa. os interessados em doar, podem ligar para (77) 99978-7786.

Homem apontado como maior assaltante de banco da Bahia é preso em São Paulo Foto: Tony Silva/PC

Um homem apontado como maior assaltante de banco da Bahia foi preso no sábado (22), por policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), em Osasco, na Grande São Paulo. A informação foi confirmada pela Polícia Civil da Bahia. Foram cumpridos dois mandados de prisão contra o suspeito. No momento da prisão ele apresentou documento falso, sendo autuado em flagrante também por uso de documento falso. Segundo o diretor do Draco, delegado José Bezerra Alves Júnior, o homem é o suspeito de praticar todos os ataques a instituições financeira, exceto o de Abaré, ocorridos no interior da Bahia. “Ele foi beneficiado pela saída temporária de Natal e, não voltou mais para a cadeia. Ele já acumula passagens por roubo a banco em diversos estados e a fuga dele da cadeia contribuiu para o aumento dos ataques nos primeiros meses do ano na Bahia”, informou. Também participaram da prisão policiais da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Guanambi), a Superintendência de Inteligência da Secretária da Segurança Pública (SSP), com a colaboração de unidades da Polícia Civil de São Paulo.

Câmara de Vereadores de Caetité denuncia prefeito de se utilizar máquina pública para autopromoção Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores denunciou o prefeito da cidade de Caetité, Valtécio Aguiar (PDT), por utilizar a máquina pública para se autopromover. O gestor e a primeira dama foram filmados entregando kits alimentação para alunos carentes da rede pública como uma estratégia de marketing. As imagens estariam sendo usadas de forma contundente e contínua pelo setor de publicidade da prefeitura para promover a popularidade do gestor, a qual estaria em baixa. Para os vereadores, a ação pode configurar uma infração ao princípio da impessoalidade. Se comprovado, o prefeito pode responder por crime de improbidade administrativa. A Câmara Municipal pretende acionar o Ministério Público Estadual (MPE).

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Manutenção das instituições de caridade em Guanambi será assunto de audiência pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 28 deste mês, às 16h, o Ministério Público Estadual (MPE), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) vão realizar uma audiência pública para discutir a manutenção de instituições de caridade no município de Guanambi, a 141 km de Brumado, especialmente: a Associação Benemérita de Caridade Lar dos Velhinhos, Casa do Bom Samaritano e Casa de Acolhida Madre Ippolita. Na oportunidade, serão debatidas as dificuldades enfrentadas pelas associações e organizações civis sem fins lucrativos. Segundo a promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, que presidirá a audiência, a audiência será uma oportunidade para avaliar e aprimorar a participação da sociedade na definição de estratégias para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Check-up cardiovascular na Clínica Exame em Brumado

O check-up cardiovascular tem o objetivo de identificar problemas de saúde em estágios iniciais ou que ainda não tenham se manifestado, aumentando assim as chances de sucesso no tratamento, na cura e na prevenção de complicações futuras. Além da avaliação clínica, ele consiste também na realização exames laboratoriais e de imagem. Algumas condições avaliadas: Hipertensão; Cardiopatia hipertensiva; Dislipidemias (“Colesterol alto”); Diabetes; Doença renal crônica; Arritmias cardíacas; Doenças das válvulas do coração; Doenças da aorta. Além dessas, outras doenças também podem ser avaliadas de acordo com o perfil, a idade e a queixa de cada paciente. Essa avaliação periódica é recomendada principalmente para homens e mulheres a partir dos 40 anos, porém avaliações mais precoces (a partir dos 20 anos), podem ser recomendadas a depender do perfil e dos hábitos de cada paciente (como na presença de obesidade e tabagismo, por exemplo) ou também da presença de histórico familiar algumas doenças, como infarto precoce, morte súbita e hipercolesterolemia familiar. Trago como diferencial o acompanhamento completo e individualizado com total agilidade, priorizando a qualidade e a sua saúde sempre. Você poderá contar com atendimento especializado e renomado, garantindo assim um padrão de excelência em sua consulta. Gostou de saber um pouco melhor sobre essa especialidade médica no dia a dia? Então não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp). O Laboratório e Policlínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655.

Brumado: Pacientes denunciam precariedade e abandono médico nos atendimentos na clínica de hemodiálise Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Paciente da Clínica de Hemodiálise de Brumado, Maria Edna da Silva Lima, denunciou ao site Achei Sudoeste que a unidade está defasada e em estado precário de atendimento. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, Edna relatou que tem dias que faltam insumos básicos para tratamento dos pacientes, como capilares, heparina e soro. “Negligência total. Não aguentei. A gente teve que fazer denúncias. Graças a Deus, o Ministério Público tomou providências e a clínica já foi vendida. Ficamos sabendo que, no dia 1º, o novo dono vai receber a clínica”, afirmou. Segundo a denunciante, alguns pacientes estão sofrendo com a falta do tratamento devido, inclusive necessitando de atendimento suplementar no hospital em razão das consequências da hemodiálise feita de forma inadequada, sem o soro. “Hoje pela manhã várias pessoas não dialisaram porque eles estão fazendo uma mistura de vitamina C com antibiótico. Aí tem gente que não reage, o sangue coagula”, contou. Maria Edna denunciou ainda que o antigo dono abandonou a clínica de hemodiálise sem nenhum suporte. “Lá só tem a enfermeira, as técnicas de enfermagem e o rapaz que trabalha no almoxarifado. Não tem médico nefrologista, não tem coordenadora, não tem secretário. Não tem nada. Sem condições. Nos deixaram abandonados. Uma pouca vergonha”, lamentou.

Brumado: Envolvidos em atos homofóbicos são autuados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O autor de ataques homofóbicos, cometidos em uma rede social, contra uma pessoa de identidade preservada, foi localizado na sexta-feira (22), por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Brumado. A vítima, que está sobre proteção da Polícia Civil, sofreu os ataques na internet a respeito da sua orientação sexual.  O delegado titular da DT de Brumado, Fabio Lago, informou que outras pessoas, que fizeram comentários com o mesmo teor homofóbico, também irão responder. “A vítima registrou a ocorrência de posse de todas as informações, imediatamente tomamos as providências necessárias. Os autores foram indiciados na Lei nº 7.716/89, sobre praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, disse. Ainda segundo o delegado, os autores podem passar por centros educacionais. “Representei para eles participem de programas e campanhas de enfrentamento da violência contra a comunidade LGBTQIA+ em centros de educação”, finalizou.

Atlético de Alagoinhas conquista Campeonato Baiano pela primeira vez na história Foto: Divulgação

Depois de empatar por 2 a 2 em casa, no estádio Carneirão, o Carcará derrubou o Bahia de Feira na grama sintética da Arena Cajueiro por 3 a 2, neste domingo, para se sagrar campeão baiano pela primeira vez em sua história de 51 anos. Com uma campanha segura, o Atlético de Alagoinhas chegou à última rodada da primeira fase já classificado, com 13 pontos conquistados: quatro vitórias, quatro derrotas e um empate. Já garantido na fase seguinte, a equipe relaxou e foi derrotada pelo Vitória da Conquista, caindo da vice-liderança para a 4ª posição, fator que lhe tirou o direito de decidir semifinais e finais dentro de casa. Só que o Carcará mostrou sua força na semifinal ao derrubar o Juazeirense, equipe de melhor campanha na competição. O time de Alagoinhas venceu o jogo de ida por 2 a 1, perdeu a volta por 1 a 0, mas garantiu a vaga na final nos pênaltis, em uma atuação iluminada do goleiro Fábio, que defendeu três cobranças. Na decisão contra o Bahia de Feira, surgiu outro herói: Ronan. Sai dos seus pés do atacante os dois gols do Carcará que garantiram o empate no jogo de ida, fundamental para manter a equipe viva. O segundo deles, no último minuto de jogo, foi uma pintura: ele saiu driblando desde o meio-campo e acertou um belo chute no ângulo. E mais estava por vir. Na partida de volta, na Arena Cajueiro, o time não se abateu com o gol contra de Iran. Tampouco o zagueiro, que pouco tempo depois se redimiu e empatou. Depois, Ronan brilhou mais uma vez em cobrança de pênalti. Por sinal, gol que deu ao atacante o topo da artilharia do campeonato, com cinco gols marcados, três deles nos dois jogos das finais. Mais tarde, Dionísio fez o gol do título. O vice-campeonato estadual de 2020 foi doloroso para o Atlético de Alagoinhas, que fez dois jogos duríssimos diante do Bahia e só foi derrotado nos pênaltis. Mas, no fim, pareceu uma etapa para o título que estava por vir. Em 2021, o Carcará se mostrou pronto e seguro diante de todas adversidades que vieram. E foram muitas. Com justiça, campeão Baiano 2021.

Governo prorroga toque de recolher até 1º de junho em toda a Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo do Estado decidiu manter a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais, até o dia 1º de junho. Nas regiões da Chapada, Oeste, Sudoeste e Extremo-Sul, as medidas de restrição de locomoção tem validade das 20h às 5h. Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. O funcionamento de bares e restaurantes deve ficar limitado às 19h todos os dias, até 1º de junho. No final de semana, o funcionamento dos bares e restaurantes deve estar restrito à comercialização de alimentos e bebidas não alcoólicas, pois das 18h de 28 maio até as 5h de 31 de maio, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos fica proibida, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), com exceção apenas para as regiões de saúde que alcancem a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, durante cinco dias consecutivos. A circulação das lanchinhas deve ser suspensa das 22h30 às 5h, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação durante o fim de semana.

Governo prorroga toque de recolher até 1º de junho em toda a Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos. Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras em todos os municípios baianos, até 1º de junho. A atualização do decreto determina ainda a permissão de eventos profissionais e científicos com até 50 pessoas; além de atos religiosos litúrgicos desde que esses ocorram com 25% da ocupação dos espaços. Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a 50% da capacidade.

Mulher é detida em Vitória da Conquista por uso ilegítimo de uniforme da PM Foto: Divulgação/PM

Uma mulher de 24 anos, utilizando a farda completa da Academia de Polícia Militar da Bahia, foi detida em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, por uso ilegítimo de uniforme da corporação no sábado (22). De acordo com informações da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a mulher foi encaminhada ao batalhão do município após ter sido abordada no Terminal Rodoviário de Vitória da Conquista.  No local, ela havia se identificado como aluna da academia. Segundo a 78ª CIPM, a suspeita chegou a dizer que estava em uma missão da Academia de Polícia Militar, tendo sido designada para fazer uma apresentação sobre o início das aulas da instituição. Em virtude da desconfiança, a mulher foi conduzida ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSO) onde a guarnição continuou com as investigações sobre o fato, até confirmar que ela não pertencia ao quadro da PM baiana. Após ser questionada sobre o fato, a moça admitiu que não era policial e disse que havia agido daquela forma para dar orgulho a família. Diante do fato, a civil foi conduzida ao Distrito Integrado De Segurança Pública (DISEP). No local, ela foi enquadrada na contravenção penal de uso ilegítimo de uniforme ou distintivo. Com ela, foi apreendido um saiote da PM-BA, uma calça da PM-BA, uma tarjeta com o nome da mulher, luvas de ALOF 1º ano, uma camisa branca bordada com o nome, uma máscara o brasão da PM, um Gorro de pala da PM e um cinto de guarnição.

Banco do Brasil desativa agências de 26 cidades baianas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Banco do Brasil desativou agências de 26 cidades baianas por causa de um plano de organização de ganhos de eficiência operacional. Segundo informações do Sindicato dos Bancários da Bahia, as agências foram fechadas entre janeiro e maio deste ano. Já são 127 desativações no estado, nos últimos três anos. De acordo com o G1, o Banco do Brasil informou que ativou a intenção de fechamento de 46 agências na Bahia. Dessas, algumas como Filadélfia e Retirolândia, entraram na justiça. A instituição afirmou que recorreu da decisão e aguarda a intimação para o cumprimento das medidas cabíveis sobre a ação movida pela prefeitura da cidade de Barrocas, que também entrou na justiça pedindo a reabertura do posto de atendimento, que está fechado desde o dia 17 de maio. Em decisão dada na última terça-feira (18), a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Regina Helena Santos e Silva, determinou que atendimento na agência de Barrocas fosse mantido pelo Banco do Brasil enquanto durar o enfrentamento contra a Covid-19. Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 1 mil por dia. Entretanto, mesmo com a decisão, a agência da cidade foi fechada.

Bahia lidera geração de empregos no Nordeste em março Foto: Reprodução/TV Bahia

A Bahia foi o estado da região Nordeste que mais gerou empregos em março de 2021. Ao todo, foram 9.820 postos com carteira assinada, segundo dados do Ministério da Economia, sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). A área da Administração Pública lidera o ranking das contratações no estado, com 4.273 postos de trabalho. O setor foi impulsionado por empregos gerados na área da saúde, em função da pandemia. De acordo com o G1, outros setores que tiveram destaque foram Indústria em geral (2.719 postos), Informação, Comunicação e outras atividades (1.536 postos), além da Construção Civil (1.478 postos). Muita gente não só conseguiu uma colocação no mercado de trabalho, mudou de emprego, mas também ingressou em áreas profissionais que nunca tinha atuado.

15 brumadenses estão hospitalizados em tratamento da Covid-19

Neste sábado, 22 de maio, o município de Brumado registra 8473 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19529. Entre os diagnósticos: 15 internações, 171 óbitos, 261 pacientes em tratamento e 8041 recuperados. No momento, 65 ainda aguardam resultado laboratorial e 10623 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Bolsonaro é autuado por andar sem máscara e causar aglomeração no Maranhão Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi autuado pela secretaria de Saúde do Maranhão por descumprimento de normas sanitárias durante visita ao estado nesta sexta-feira (21). O registrou do auto de infração foi feito às 11h10 em São Luís, capital do estado.  Segundo as autoridades estaduais, Bolsonaro deixou de usar máscara e causou aglomeração com mais de 100 pessoas na cidade de Açailândia.? “Descumprimento da obrigação do uso de máscara de proteção como medida destinada a contribuir para a contenção e prevenção da Covid-19 em locais de uso coletivo, ainda que privado. Promover em evento da presidência da República aglomerações sem controle sanitário com mais de 100 pessoas”, diz trecho do auto de infração ao qual o Painel teve acesso. O presidente será notificado no Palácio do Planalto e terá 15 dias para se defender. As multas por essas infrações variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Arquivo