Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
20/Ago/2014 - 17h00

Há mais de uma década, Brumado mantém decreto de emergência em função da seca

Há mais de uma década, Brumado mantém decreto de emergência em função da seca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cerca de trezentas comunidades, quase 20 mil pessoas, estão passando por dificuldades referentes ao abastecimento de água no meio rural, em Brumado. Há mais de uma década, a prefeitura vem mantendo o decreto de estado de emergência por conta da seca, que começou no final do mandato de Edmundo Pereira Santos e foi mantido durante os dois mandatos de Eduardo Vasconcelos. Agora, o documento foi renovado com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). Desde então, as famílias nessas comunidades estão sendo assistidas através da Operação Pipa, do Exército Brasileiro, que mantém 23 caminhões levando água até as comunidades mais afetadas.

Há mais de uma década, Brumado mantém decreto de emergência em função da seca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, informou ao site Brumado Notícias que neste ano o problema se amenizou por causa das fortes chuvas do final de 2013. Apesar disso, ele aponta que a criação animal e a lavoura estão totalmente comprometidas, o que afeta diretamente a agricultura e renda familiar, refletindo também na economia do município. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Aroldo Meira, destacou que, mesmo com os avanços das políticas públicas voltadas ao homem do campo, a seca tem castigado as lavouras e provocado uma grande migração dos camponeses para as cidades. “Muitas comunidades estão zeradas de água e com isso muitos lavradores estão desistindo das suas plantações”, alertou o sindicalista. 

Há mais de uma década, Brumado mantém decreto de emergência em função da seca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário de agricultura e recursos hídricos, Frederico Neves, prevê que o problema será agravado entre o mês de setembro e meados de outubro, quando a estiagem fica mais rigorosa com as altas temperaturas. Neves ressaltou que todo o empenho do município e de associações está sendo realizado em prol da melhor convivência com a seca. A manutenção e ampliação do sistema de abastecimento simplificado em algumas comunidades, através de poços artesianos e dessalinizadores, é um exemplo dessa política. Segundo o secretário, será iniciado o processo de limpeza de aguadas, cacimbas, barragens e rio para o abastecimento nas regiões mais afetadas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo