Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Marido flagra esposa com amante dentro de sua casa e incendeia imóvel Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O marido flagrou a sua esposa com um amante dentro de sua própria residência, na noite desta terça-feira (22), na Rua Beijamin Santos, no Bairro São Félix, em Brumado e incendiou o imóvel. O fato foi confirmado ao site Achei Sudoeste pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com testemunhas, o marido ficou em fúria com o flagrante, acabou quebrando diversos objetos, em seguida colocando fogo no colchão do casal e incendiando a casa. As chamas destruíram tudo que ambos possuíam no imóvel. Ninguém se feriu. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) esteve no local e registrou a ocorrência. O marido e sua esposa foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Brumado.

Brumado: Secretaria de saúde aciona PM para conter ação de cambistas na vacinação contra Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de saúde de Brumado teve de acionar a polícia, na tarde desta terça-feira (22), para impedir a ação de cambistas na porta do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que a Polícia Militar já foi informada sobre a prática na porta das escolas aonde acontece a vacinação. “Parece que tem um grupo buscando senhas pela manhã para, no outro dia, um cambista ficar tentando vender senhas na porta das escolas. Peço, mais uma vez, a colaboração da população: não comprem senhas, principalmente quando estamos no período de segunda dose. Nesse caso, já programamos a quantidade certa de pessoas/doses para aquele dia”, relatou. Feres esclareceu que, no caso específico da segunda dose, as senhas são distribuídas apenas para organização da fila, visto que todas as pessoas já estão previstas para segunda dose. “Hoje, prevendo esse possível problema, já peço: não comprem senhas. Essa prática de venda de senhas é perversa. Uma equipe da polícia dará suporte para pegarmos em flagrante esses cidadãos”, reiterou.

Operação de combate ao tráfico prende casal e idosa no extremo sul da Bahia Foto: Divulgação/PC

Uma operação de combate ao tráfico de drogas prendeu em flagrante um casal e uma idosa, no bairro do Marotinho, localizado no município de Itamaraju, extremo sul da Bahia. A ação foi deflagrada com base nas apurações realizadas pela equipe da Delegacia Territorial (DT) de Itamaraju.  De acordo com a polícia, a operação resultou na apreensão de R$ 2.269 em espécie, além de 519 porções de crack, uma espingarda, uma balança e celulares. O material apreendido será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser submetido à perícia. As investigações devem continuar com o objetivo de prender outros envolvidos. O delegado Rui Pinheiro de Sousa, titular da DT/Itamaraju, explicou que os endereços alvos das equipes policiais foram levantados como pontos de armazenamento e distribuição dos entorpecentes. No imóvel onde a droga foi apreendida, um casal foi preso em flagrante. “Eles foram autuados na unidade policial e devem ser encaminhados à audiência de custódia da Justiça”, declarou o delegado. O homem também é investigado por uma tentativa de homicídio. Já a arma de fogo, uma espingarda, estava escondida sobre o telhado de um cômodo nos fundos da casa de uma idosa de 61 anos. “As apurações indicam que a filha e o genro dessa mulher são os responsáveis pela distribuição de drogas, naquele bairro”, completou o titular.

Brumado atinge 9 mil casos confirmados de Covid-19

Nesta terça-feira, 22 de junho, o município de Brumado registra 9000 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 19 internações, 180 óbitos, 251 pacientes em tratamento e 8569 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Bom Jesus da Lapa e Sítio do Mato distribuem prêmios para estimular vacinação contra a Covid-19 Foto: Divulgação

Já pensou ir ao posto de saúde tomar a vacina contra a covid-19 e sair de lá com um liquidificador ou batedeira? Se estiver grávida, pode levar até enxoval completo e um berço para o bebê. Em cidades baianas como Bom Jesus da Lapa e Sítio do Mato, no oeste do estado, é possível. Isso porque, para estimular a vacinação, as prefeituras dessas cidades começaram a sortear prêmios entre os imunizados.  Em Bom Jesus da Lapa, com quase 70 mil habitantes, a iniciativa ocorre desde a quinta-feira (17) focada, inicialmente, nas gestantes. Segundo o secretário de Saúde Euler Nogueira, o município tem cerca de 850 mulheres grávidas, mas apenas 98 compareceram para tomar a 1ª dose da Pfizer. Foi então que o gestor pensou em criar o sorteio valendo o enxoval completo e um ensaio fotográfico. Três dias depois, o número de imunizadas saltou para 400. “As gestantes estavam com receio de receber a vacina. Tivemos dia em que nenhuma delas procurou a 1ª dose. E se elas não tomam, temos que dar vazão, vacinar outro grupo. Só que elas são prioridade e precisam ficar imunizadas”, diz o secretário, que fez contato com os comerciantes do município para conseguir os prêmios. “Liguei para o pessoal, pedi ajuda e ainda brinquei que só queria coisa boa. Em pouco tempo, tínhamos 20 tipos de prêmios. Depois, os próprios comerciantes começaram a aparecer para fazer doação. Arrecadamos liquidificador, batedeira, ferro de passar, espremedor de fruta, purificador de ar”, enumera. A participação dos comerciantes fez a ação ser ampliada para o público que não retornou para a 2ª dose. Em Bom Jesus da Lapa, havia 600 ampolas da AstraZeneca paradas aguardando as pessoas que tem direito de tomar o reforço. Com a iniciativa, qualquer um que tomar a 2ª dose na cidade pode participar do sorteio, que é semanal. O primeiro ocorre amanhã, com cinco prêmios. Já o sorteio das gestantes ocorrerá quando todas forem vacinadas ou as doses da Pfizer acabarem. “Por causa do show de prêmios, vacinamos até domingo 180 pessoas que estavam com a data de retorno atrasada”, aponta o secretário.

Brumado: Agência do Sebrae tem atendimento suspenso no feriado de São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As agências do Sebrae em Brumado e em toda a Bahia terão o atendimento presencial suspenso na próxima quinta-feira (24), por conta do feriado regional de São João. Neste dia, a Central de Relacionamento também não atenderá o público, retomando na sexta-feira (25). Já o atendimento presencial nas agências de todo o estado retorna à atividade na segunda-feira (28). As informações completas sobre agendamentos e serviços oferecidos pelo Sebrae podem ser obtidas pelo 0800 570 0800.

Homem 'surta' e destrói equipamentos em hospital de Simões Filho Foto: Reprodução/G1

Um homem que deu entrada no Hospital Municipal de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, teve um “surto” e quebrou uma mesa, danificou uma cadeira e outros equipamentos na unidade, na noite de segunda-feira (22). De acordo com o G1, imagens feitas por pacientes, que estavam em um saguão no hospital, mostram o homem proferindo palavrões e arrastando uma maca. Ele também estava com um ferimento no pé. A prefeitura de Simões Filho informou que o paciente deu entrada na unidade de emergência após um trauma frontal de cabeça, e que entrou em surto psiquiátrico ao chegar na unidade. Ainda segundo a prefeitura, ele foi atendido por uma equipe médica, e foi internado. O paciente aguarda regulação para avaliação com um médico vascular. O órgão não informou o que foi danificado, nem o prejuízo causado pelo paciente.

Hemoba funciona em horário especial durante período junino em Brumado e Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) vai funcionar em horário especial para os voluntários interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea nesta semana de celebrações juninas. Em Brumado e Guanambi, as unidades do Hemoba não terão expedientes na quinta-feira (24). A Hemoba destaca que foram reforçadas as medidas de prevenção contra o coronavírus e que continua recebendo os candidatos à doação, que estejam bem de saúde e fora dos grupos de risco, de forma espontânea, por ordem de chegada. Para assegurar a vinda dos doadores de forma sistematizada, a Fundação disponibilizou canais para agendamento das doações. Confira os telefones para agendamento nas unidades: Brumado - (77) 3441-1363 / Guanambi - (77) 3451-7004.

Polícia apreende camisas de bloco junino que planejava festa clandestina de São João em Cruz das Almas Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma ação policial realizada na segunda-feira (21) apreendeu 142 camisas de um bloco junino que planejava fazer uma festa clandestina de São João em Cruz das Almas, cidade do recôncavo da Bahia. Um decreto estadual proíbe festas na Bahia, por causa da pandemia. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a festa estava programada para ocorrer no dia 24 de junho, na Rua Santo Antônio. A delegacia da cidade, contudo, descobriu os planos da festa e conseguiu mandado de busca e apreensão com a Justiça, que foi cumprido na segunda-feira, na casa do organizador do evento. Ainda de acordo com informações da SSP-BA, o bloco junino estava vendendo as camisas por R$ 17. Além das 142 camisa, foram apreendidos um caderno de anotações de compra e venda dos abadás. “Fizemos o trabalho de investigação e descobrimos o responsável pela venda das camisas. No dia que seria o evento, vamos contar com o apoio da Polícia Militar, para que, se haja algum indicativo de festa, ou aglomeração, possamos punir diante da lei os envolvidos”, explicou o delegado Cristóvão Éder, titular da delegacia da cidade.

Guanambi vai combater eventos clandestinos durante o São João para evitar disseminação da Covid-19 Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Planejamento para ampliação e reforço das equipes de fiscalização de aglomerações e eventos ilegais de festejos juninos na sede e zona rural para combater a propagação do coronavírus, esta foi a finalidade de uma reunião realizada na sede do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guanambi, a 141 km de Brumado na segunda-feira (21). O comandante tenente-coronel Arthur Mascarenhas, o Superintendente de Trânsito João de Deus Cotrim, a diretora da Vigilância Sanitária Luciana Aparecida Farias e servidores municipais finalizaram as tratativas e fecharam os últimos detalhes para a ação. A operação está sendo preparada e terá um efetivo ampliado e de plantão para cobrir os três distritos e a sede, além de locais que estão sendo utilizados para aluguel de casas para eventos ilegais como nas margens da barragem do Poço do Magro, informação que foi levantada previamente. As pessoas que forem flagradas em aglomerações, serão autuadas, multadas em R$ 500,00 cada, como também os organizadores dos eventos ilegais, que alugam casa de eventos para este fim. Será feita a apreensão dos equipamentos de som e encaminhamento dos responsáveis para a Delegacia de Polícia Civil para tomada de providências. Além do levantamento prévio de informações, a PM e os órgãos municipais seguem trabalhando com as denúncias que chegam pelos canais telefônicos, seja o 190 (PM), ou pelos números da Vigilância Sanitária: Horário Comercial (77) 3451-4261 ou no plantão dos fins de semana: (77) 99961-4362 e (77) 99976-2072. A identidade do denunciante será preservada.

Brumado: Bandidos invadem propriedade no Santa Inês, abatem e furtam leitoas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um furto de porcos foi registrado na Fazenda Reis Silva, nas imediações do Santa Inês, na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o proprietário do local, o pecuarista André Alves, disse que percebeu o ocorrido no início da manhã desta segunda-feira (21), quando chegou ao local para alimentar os animais. Segundo Alves, os porcos foram abatidos ainda dentro do chiqueiro. “Acredito que isso tenha acontecido por conta da proximidade do São João. Muita gente aqui ao redor cria porcos. Eles mataram os porcos pra deixar uma espécie de aviso. Parece que vão voltar pra pegar o restante”, contou. O pecuarista alertou os proprietários de porcos na região para o ocorrido, que pode se repetir em outras propriedades. “Todo mundo na comunidade cria animais aqui na região. Infelizmente, muitas pessoas se aproveitam do momento pra praticar suas ideias erradas. Temos que nos precaver”, disse. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia local.

Uma mulher foi morta com golpes de faca pelo companheiro, no domingo (20), na cidade de Cravolândia, no Vale do Jiquiriçá, no interior da Bahia. A informação é da Polícia Civil. De acordo com a polícia, a vítima foi identificada como Adriana Jesus Ferreira, de 45 anos. Além disso, um homem também ficou ferido na ação. A polícia, no entanto, não detalhou o estado de saúde dele. O caso será investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Cravolândia.

Brumado: Mesmo com liminar favorável, Novo Horizonte espera consenso com a prefeitura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma liminar da justiça no último domingo (20) permitiu que a empresa Novo Horizonte reabrisse a sua garagem na cidade de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gerente da empresa no município, Paulo André, destacou que a decisão representa uma vitória para todos os brumadenses, haja vista a importância do serviço para a comunidade. “Já anexei mais alguns documentos na prefeitura para obtenção do alvará. Estamos agora aguardando uma resposta quanto à liberação do nosso alvará”, pontuou, acrescentando que voltou até a prefeitura para reforçar o pedido do documento, visto que já havia ido anteriormente para realização dos trâmites burocráticos. O gerente explicou que a liminar manteve o acordo que havia sido firmado com a prefeitura através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o qual possibilita o embarque e desembarque de passageiros na garagem apenas em situações excepcionais, a manutenção dos veículos da frota no local, abastecimento, venda de passagens nos guichês e transbordo de mercadorias. “Estamos tomando todas as medidas cabíveis para continuarmos abertos, oferecendo o serviço para população”, reiterou.

Carreta com combustíveis inflamáveis pega fogo no oeste da Bahia Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma carreta foi atingida por um incêndio na manhã desta segunda-feira (21), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, o caso ocorreu na rua Xique-Xique, bairro Santa Cruz. Por volta das 6h30min, equipes foram acionadas com urgência para combater as chamas, já que o veículo estava estacionado em uma área próxima a residências. Por causa da presença de combustíveis inflamáveis, a guarnição utilizou líquido gerador de espuma apagar o fogo. O trabalho durou cerca de 30 minutos. Apesar do susto, não há registro de feridos. Não há informações sobre o que causou o incêndio.

MP orienta Guanambi, Candiba e Pindaí a proibir realização de festejos juninos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí, na região sudoeste da Bahia, foram orientados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para proibir a realização de festejos juninos nas cidades, inclusive feiras, quadrilhas e shows, em razão da pandemia do coronavírus. Segundo a promotora de Justiça, Tatyane Miranda, os municípios também devem cancelar qualquer evento presencial público que se destine às tradicionais comemorações juninas e gere aglomerações, independente do número de participantes, com ou sem comercialização de ingressos. “A ocorrência de eventos presenciais enquanto perdurar a pandemia do coronavírus é desaconselhada pelas autoridades sanitárias, diante do alto risco de transmissão do coronavírus”, destacou Miranda, na recomendação. O MP-BA orientou também que as cidades revoguem quaisquer autorizações e alvarás sanitários eventualmente expedidos para a realização de festejos juninos privados, que promovam aglomeração de pessoas, como festas e quadrilhas.

Mulher morre após acidente entre motos em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma mulher de 43 anos morreu após um acidente entre duas motos, no domingo (20), na Avenida Filipinas, no bairro Felícia, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Civil, um dos condutores estaria visivelmente alcoolizado e teria se recusado a ir para o hospital, deixando o local. Outras duas vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo informações da polícia, a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Vereadora de Itambé morre em decorrência do novo coronavírus Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Morreu, no último sábado (19), em Itambé, cidade que fica no sudoeste da Bahia, a vereadora e professora, Aleciene Chaves Gusmão, de 44 anos, por complicações da Covid-19. A professora Aleciene Gusmão foi secretária de educação, cultura e esporte e também esteve a frente da Associação de Professores Estaduais da Bahia (APLB). De acordo com o G1, por causa da morte de Aleciene Gusmão, a prefeitura de Itambé decretou luto por três dias. A vereadora deixou marido e um filho.

“Poderosos pela fé!”, este é o tema do Congresso de 2021 das Testemunhas de Jeová. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será totalmente on-line, respeitando os protocolos de saúde para evitar riscos de contaminação pela Covid-19. A programação incluirá discursos, palestras, vídeos, entrevistas e leituras dramatizadas de trechos da Bíblia. O programa será transmitido em mais de 500 idiomas durante seis finais de semana em julho e agosto de 2021, reunindo entre 15 a 20 milhões de pessoas em 240 países. A programação estará disponível em seis partes — a primeira, a partir de 28 de junho de 2021, no site JW.ORG. No Brasil, uma das novidades será o recurso de audiodescrição para pessoas cegas ou com deficiência visual. A programação também será disponibilizada para os surdos, em língua brasileira de sinais.

Mulher de Livramento de Nossa Senhora é perseguida e agredida ao pedir para cliente colocar máscara Foto: Reprodução/TV TEM

A mulher que foi agredida por um homem que se negou a usar a máscara protetiva em uma padaria da cidade de Palmares Paulista é a baiana Adriana Araújo da Silva, de 38 anos, natural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Adriana trabalhava normalmente no local quando, na sexta-feira (11), o elemento, identificado como Márcio Roberto Rodrigues, entrou no estabelecimento com a máscara no queixo. De acordo com o G1, ao solicitar que o mesmo arrumasse a máscara, Adriana surpreendeu-se com a reação do indivíduo. Márcio Roberto só parou de atacar Adriana porque outras pessoas interviram e evitaram que ela fosse morta. As agressões covardes e brutais provocaram diversos ferimentos na mulher, que foi internada e submetida a procedimentos cirúrgicos no braço esquerdo. Ao receber alta do hospital no domingo (13), Adriana prestou depoimento à polícia. Delegado e investigadores se mostraram indignados e devem oferecer denúncia ao Ministério Público, que, por sua vez, deve encaminhar o caso à justiça como tentativa de feminicídio.

OAB mobiliza campanha de arrecadação de alimentos e celulares para doar a famílias carentes de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a 21ª Subseção da OAB está promovendo duas campanhas sociais. A primeira para arrecadar alimentos para famílias em situação de risco alimentar. Ao Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Kléber Lima Dias, informou que a OAB tem doado cestas básicas para famílias hipossuficientes. “Já doamos mais de 100 cestas básicas. Quem quiser doar pode ir até a sede da OAB, na Avenida João Paulo, próximo ao Fórum. Pode ser qualquer tipo de alimento não perecível”, disse. Dias afirmou ainda que a OAB também está promovendo uma campanha para doação de eletrônicos. “Se você tiver algum celular, tablet ou computador mais antigo, que está sem uso, e quiser doar, a gente tem feito a manutenção. Se o equipamento tiver bom, a gente doa para famílias carentes. Se o equipamento eletrônico não tiver condições de ser reaproveitado, encaminharemos para o descarte correto”, explicou. Os equipamentos eletrônicos, conforme salientou, são de suma importância para acessibilidade digital dessas famílias.

Manhã fria e nublada marcou primeiro dia do inverno em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A primeira manhã de inverno começou fria e nublada na cidade de Brumado. O primeiro dia da estação mais fria do ano começou oficialmente às 00h32 de segunda-feira (21). Por conta da localização geográfica, as baixas temperaturas não costumam ser registradas com frequência na cidade, onde o tempo é predominantemente quente. Em outras cidades da região, a variação térmica é mais sentida. Em Vitória da Conquista, os termômetros costumam registrar até 10ºC. A cidade está 923 metros acima do nível do mar.

Marcelo Queiroga defende aulas presenciais com professores sem 2ª dose de vacina Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu nesta segunda-feira (21) a volta às aulas presenciais já no segundo semestre, mesmo que ainda haja professores que não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid. O ministro participou de uma audiência pública na comissão do Senado que acompanha as ações do poder público de combate à pandemia. As aulas presenciais na rede pública de ensino nos estados foram suspensas assim que os primeiros casos de Covid começaram a ser registrados no Brasil, entre fevereiro e março de 2020. Até agora, não houve reabertura efetiva. “Estamos há mais de um ano sem aulas, já distribuímos doses aos professores de atenção básica. No meu entendimento, não é fundamental que todos os professores estejam imunizados com duas doses para o retorno às aulas”, afirmou o ministro. Queiroga disse que a testagem fará parte da estratégia para o retorno das aulas presenciais. “Com a estratégia adequada de testagem, podemos compatibilizar o retorno das aulas com a identificação dos casos positivos e, a partir daí, ter, já no segundo semestre, o retorno de aulas”, completou o ministro.

257 pessoas estão em recuperação do novo coronavírus em Brumado

Nesta segunda-feira, 21 de junho, o município de Brumado registra 8990 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 17 internações, 180 óbitos, 257 pacientes em tratamento e 8553 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Ministro da Saúde diz que todos os adultos devem tomar 1ª dose até setembro Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (21) que toda a população adulta brasileira deve estar vacinada com a primeira dose até setembro. Em audiência na comissão de Covid-19 do Senado, Queiroga afirmou que os brasileiros acima de 18 anos estarão totalmente imunizados, com as duas doses de vacina, até o final do ano. Segundo o ministro de acordo com a disponibilidade de doses e “pelo ritmo” da vacinação foi possível estabelecer esses marcos. Dados do Ministério da Saúde mostram que até o momento cerca de 58,8 milhões de pessoas foram imunizadas com a primeira dose no país. Inicialmente, setembro era a previsão da pasta para que fosse concluída a vacinação dos grupos prioritários. “Pelo ritmo que nossa campanha vem adquirindo nas últimas semanas, no último mês, já é possível antever que toda a população brasileira acima de 18 anos pode ser imunizada com uma dose da vacina até o mês de setembro”, afirmou o ministro. “E pelas 600 milhões de doses que já dispomos é possível antever também que tenhamos a população brasileira acima de 18 anos vacinada até o final do ano de 2021, o que consideramos dentro das condições de carência de vacina no mundo, uma meta bastante razoável e que faz jus à força e à tradição do nosso programa nacional de imunização”, disse.

Arquivo