Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Porto Seguro: Polícia interrompe velório de indígena morto a tiros para levar corpo ao DPT Foto: Reprodução/TV Bahia

A polícia interrompeu o velório de um indígena de 31 anos, identificado como Crislando Brito Bandeira, morto a tiros na terça-feira (15), no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, sul da Bahia, para levar o corpo dele para a perícia. Segundo a Polícia Civil, a ação foi necessária porque, após serem comunicados do crime, os Investigadores da 2ª DT/Arraial d’Ajuda foram à aldeia na noite de terça e já chegaram durante o velório da vítima. A polícia não detalhou o horário em que ocorreu o crime, mas destacou que o caso foi ainda na terça. A família de Crislando removeu o corpo do local do crime, antes da realização da perícia policial. De acordo com informações da Polícia Civil, ele foi baleado por homens que estavam a bordo de uma motocicleta. Não há informações sobre autoria ou motivação do homicídio. Ainda segundo a polícia, testemunhas foram intimadas a prestar depoimento. O caso foi registrado na 2ª Delegacia Territorial de Arraial D’ajuda, que investiga o crime.

Brumado: Cogitado, Manelão inicia articulações para sua candidatura a deputado estadual em 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As articulações para as eleições de 2022 já começaram no cenário municipal de Brumado. Cogitado por alguns partidos, Emanoel Araújo Lima, popular Manelão, disse ao site Achei Sudoeste que está se reunindo com algumas agremiações para definir o seu futuro político. “Estamos buscando uma agremiação para disputar as eleições a deputado estadual em 2022. Acho que nossa região precisa muito de uma representação política”, salientou. Manelão acredita que com sua experiência na política, tendo sido o candidato a deputado mais votado no município de Brumado, conseguirá uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Essa conversa de que Brumado não tem condições de fazer um deputado estadual não procede. Brumado tem mais de 50 mil eleitores hoje e eu acredito que, se a população abraçar a nossa candidatura, com certeza teremos um representante para a cidade e região”, defendeu. Para Araújo, o município está perdendo diversos pleitos importantes, a exemplo da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, devido à falta de representação política e a população precisa se comprometer a eleger um candidato da casa para defender e viabilizar essas demandas.

Copa América: Brasil goleia Peru por 4 a 0 e segue invicto em 2021 Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira conquistou mais uma vitória na Copa América, nesta quinta-feira (17), no estádio Nilton Santos. Com gols de Alex Sandro, Neymar, Éverton Cebolinha e Richarlison, o Brasil não deu chances para o Peru aparecer na partida e aplicou uma goleada de 4 a 0. O resultado mantém a equipe comandada por Tite na liderança do Grupo A da competição. Durante a partida, ainda houve um pênalti marcado para o Brasil. Contudo, após consulta ao VAR, o árbitro anulou a decisão. Não importou muito, já que Neymar marcou o seu 68º gol com a camisa verde e amarela oito minutos depois. A marca permite ao camisa 10 ultrapassar oficialmente Ronaldo na artilharia da seleção. À frente dele, agora, só Pelé, com 77 gols, pela contagem da Fifa. A contagem da Confederação Brasileira de Futebol coloca um número que demandará mais tempo para o craque Brasileiro alcançar, se isso chegar a acontecer: 95. Também foi a sexta partida consecutiva da seleção Canarinho sem sofrer gol. A seleção está invicta em 2021, com quatro vitórias em quatro duelos. São nove gols marcados, no total. O próximo compromisso do Brasil é contra a Colômbia, também no Nilton Santos, na próxima quarta-feira (23), às 21h.

Brumado: Prefeitura e empreiteira não se entendem e Rua Princesa Isabel convive com pavimentação danificada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os moradores da Rua Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca, convivem há mais de 1 ano com a via completamente esburacada, sem condições de trafegabilidade. Além dos transtornos aos moradores, os buracos têm causado prejuízos aos motoristas que trafegam pelo local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Jéssica Ataíde disse que a situação da via é deplorável. “Me sinto indignada. É uma situação deplorável”, relatou. Já o morador Gutemberg Leal contou que o poder público alega que a empreiteira responsável pela pavimentação está sendo acionada na justiça por conta do serviço mal feito. “Eles dizem que está na justiça. Há mais de ano, ninguém resolve nada. Quem é penalizado é a gente. Já quebrei meu carro por causa disso aí”, reclamou.

Brumado: Novo Horizonte alega que prefeitura dificulta renovação de alvará e diz que cumpre o TAC Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A garagem da Novo Horizonte foi interditada pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) após a empresa não ter cumprido os termos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a prefeitura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Paulo André, gerente da garagem na cidade de Brumado, declarou que a empresa vinha seguindo os termos propostos no acordo. "Estive na prefeitura várias vezes, eles forneceram pra gente o alvará provisório de 3 meses, pagamos todas as vias. Estávamos cumprindo a determinação de não fazer o embarque e desembarque de passageiros na garagem, com exceção dos moradores do São Félix. Fomos pegos de surpresa ontem a tarde com a lacração da garagem", afirmou. O gerente explicou que a garagem estava funcionando apenas para descarga de mercadorias e manutenção dos veículos. "Não sei o que está acontecendo que a prefeitura não está fornecendo o nosso alvará, mesmo com todas as vias pagas. Nossos impostos estão todos pagos. Eles não nos deram explicação sobre o motivo de não concederem o alvará", disse. Com a garagem de apoio interditada, os ônibus que chegam para manutenção estão ficando estacionados na Avenida Coronel Santos, gerando transtornos no fluxo de entrada da BA-262 na cidade.

Brumado confirma mais uma morte de coronavírus

Nesta quinta-feira, 17 de junho, o município de Brumado registra 8924 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 21 internações, 178 óbitos, 265 pacientes em tratamento e 8481 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: SMTT intercepta ônibus da Novo Horizonte após tentar desembarcar mercadorias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A garagem da empresa Novo Horizonte, em Brumado, foi interditada na última segunda-feira (14), pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Paulo André, gerente da empresa, disse que houve um desentendimento entre os passageiros e os fiscais da SMTT na última quarta-feira (16). “Teve um tumulto, mas, graças a Deus, conversamos e nos entendemos. Ficou tudo em paz”, afirmou. O gerente espera que, na próxima semana, o impasse com a prefeitura seja resolvido. Já o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, relatou que o lacre da garagem foi rompido e os fiscais do departamento tiveram de, novamente, interditar o local. “Esse portão central não deveria ter sido aberto, mas foi. Nós aproveitamos pra notificar a empresa desse rompimento. Também flagramos um ônibus da empresa dentro da garagem, com passageiros, nesse momento”, contou. Segundo Ricardo, o motorista do ônibus tentou furar o bloqueio, desconsiderando a ordem de parada e, por isso, a polícia foi acionada. “O portão foi lacrado novamente”, pontuou.

PM apreende drogas e prende traficantes na cidade de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na quarta-feira (16), em rondas pelo Bairro São José, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, a Polícia Militar avistou um indivíduo saindo de uma residência em atitude suspeita. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, na abordagem, os policiais viram outro indivíduo próximo do local arremessando um pacote em direção a um terreno baldio. Em revista nesse segundo indivíduo e no terreno baldio, os policiais localizaram o pacote com várias petecas de substância análoga à maconha. Indagado da procedência da droga, o indivíduo informou que na sua residência, ao lado do terreno baldio, havia mais drogas. Foram encontradas mais petecas de maconha, uma balança de precisão, R$ 479,20 em espécie, além de mais dois indivíduos na residência. O material e os elementos foram apresentados na delegacia para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

2ª Vara Cível da comarca de Brumado será instalada no dia 29 de junho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com publicações do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a 2ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Fazenda Pública da Comarca de Brumado será instalada no dia 29 deste mês, às 10h. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no período da tarde, às 15h30, será a cerimônia de inauguração da 2ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Fazenda Pública e a Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Livramento de Nossa Senhora. No dia, 30 de junho, às 10h, é a vez da instalação da Vara Criminal, Júri, Execuções Penais e Infância e Juventude da Comarca de Paramirim. Para a diretoria da 21ª Subseção da OAB-BA, com sede em Brumado, essas são importantes notícias para a sociedade e para advocacia das Comarcas de Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Paramirim.

Pós-graduação com descontos exclusivos é na Unopar de Brumado

Na Unopar de Brumado você faz a sua pós-graduação com 60% de desconto e em seis meses. Ao se matricular na pós-graduação na instituição, você usufrui de uma série de descontos exclusivos, como: degustação de 7 dias de acesso gratuito a mais de 200 cursos livres, sem taxa de matrícula, desconto na Livraria Saraiva e acesso exclusivo ao Portal de Vagas Conecta. Após finalizar o curso, o certificado digital é liberado imediatamente. Na Unopar, 100% dos cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As ofertas são por tempo limitado. Ligue agora mesmo para o número (77) 99955-3898 e saiba mais.

Caetité: Com malformação, criança de 2 anos passa por cirurgia para reconstrução do crânio Foto: Lucas França/Santa Casa de Misericórdia

Uma criança de dois anos que nasceu com malformação craniana passou por uma cirurgia que durou quase 6 horas para a reconstrução do crânio em Itabuna, no sul da Bahia. O procedimento foi realizado no Hospital Manoel Novaes (HMN), pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no dia 10 de junho e o pequeno Lucas Gabriel Pimentel deve ter alta nesta quinta-feira (17). De acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, é a primeira vez que este procedimento foi realizado em uma criança no sul do estado. Lucas Gabriel é natural de Caetité, a 100 km de Brumado. Ele nasceu prematuro, com 32 semanas e três dias, e com uma malformação craniana que levou a modificação do formato da cabeça e alteração da região superior do rosto. Segundo informações da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o menino sofria com uma patologia conhecida como craniossinostose (ou cranioestenose), que se caracteriza pelo fechamento precoce de uma ou mais suturas da calota craniana. Neste caso específico, foi identificado o fechamento precoce da sutura coronária esquerda e da sutura metópica, levando a uma assimetria importante da face e redução do espaço intracraniano à esquerda. Sem a cirurgia, Lucas Gabriel corria o risco de não atingir o máximo potencial cognitivo do cérebro, o que poderia causar atraso no seu neurodesenvolvimento. Esse foi o principal motivo da mãe dele, a manicure Keila Cristina Pimentel, ter buscado o atendimento especializado. De acordo com o médico neurocirurgião pediátrico, Fernando Schmitz, a cirurgia foi grande e complexa, pois exigiu conhecimento técnico e coordenação de toda a equipe envolvida.

Operação Faroeste: Homem é preso suspeito de pedir propina em nome de juiz que está na cadeia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (17), na cidade de Barreiras, região oeste da Bahia, suspeito de pedir propinas em nome do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, que está preso desde o ano passado, por participação em esquema de vendas de sentenças no estado, investigado pela Operação Faroeste. Sérgio está preso por suspeita de vender decisões para um falso cônsul da Guiné Bissau, de nome Adailton Maturino, na disputa por mais de 300 mil hectares de terra na região de Formosa do Rio Preto, também no oeste baiano. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF-BA), também foram feitas buscas em endereços ligados ao homem preso nesta quinta. As medidas cautelares são decorrentes de representação da Procuradoria Geral da República (PGR) e foram determinadas pelo relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Og Fernandes. Na representação em que requereu as medidas, a PGR enfatizou a participação do homem preso no microssistema criminoso, que incluiu a anulação e restabelecimento de decisões administrativas e de liminares, além da adulteração de documentos e movimentações bancárias por envolvidos no esquema. A intenção, com as as medidas cautelares é recolher elementos que permitam a continuidade da investigação acerca dos possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. As provas reunidas pela Polícia Federal, ainda segundo o MPF, sinalizam que os valores solicitados pelo homem preso nesta quinta alcançaria R$ 2,2 milhões. A prisão é temporária, mas pode ser prorrogada se for comprovada a necessidade de estender o prazo. Ainda segundo o MPF, a intenção é que, com as medidas cautelares, sejam recolhidos elementos para dar continuidade às investigações sobre os possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Caculé: MP recomenda revogação de lei que estabeleceu aumentos salariais de prefeito, vice e secretários Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o prefeito da cidade de Caculé, Pedro Dias da Silva (PSB), determinar o aumento do próprio salário, do vice-prefeito Willian Lima Gonçalves (PSB) e dos secretários municipais (veja aqui), o Ministério Público Estadual (MPE), através da Promotora de Justiça Fernanda Lima Cunha, recomendou ao Município que adote imediatamente as medidas administrativas e/ou legislativas tendentes a revogar a Lei Municipal 420/2020 e ao ressarcimento ao Erário dos valores pagos acima do subsídio fixado pela Lei Municipal 369/2016 do mês de janeiro de 2021 até a data de cumprimento desta Recomendação Ministerial. Segundo informou o MPE ao site Achei Sudoeste, o presidente do poder legislativo deverá, no prazo de dez dias úteis, encaminhar, por correspondência eletrônica, cópia do inteiro teor do processo legislativo que resultou na aprovação da Lei Municipal 420/2020. A presente recomendação leva em consideração a emergência em saúde pública em decorrência da pandemia, bem como o Decreto Municipal 1.548, de 16 de março de 2020, que declarou a situação de emergência em saúde pública no município de Caculé e que criou o Centro de Operações de Emergência em Saúde para monitoramento e enfrentamento da pandemia. O aumento salarial se opõe ao decreto em vigência no município, impossibilitando a geração de gastos como os citados, no ano de 2021.

Buscado maior popularidade, energia solar vive momento de expansão na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O engenheiro elétrico Tássio Anjos falou ao site Achei Sudoeste sobre os benefícios da instalação das placas fotovoltaicas para captação de energia solar. Além da sustentabilidade, o engenheiro apontou a economia como uma das principais vantagens do sistema. “Atrai muita gente hoje por causa da viabilidade de você deixar de pagar uma conta de R$ 400, R$ 500, ou até mais alta em caso de comércio ou indústria, para pagar uma taxa mínima. É uma economia mensal de até 95%”, frisou. O sistema possui até 25 anos de vida útil com imensa rentabilidade, depois de pago o investimento inicial. Para isso, Anjos citou que existem financiamentos bancários no mercado que custeiam a instalação do sistema. “Você troca o valor da conta de energia por uma parcela no banco”, pontuou.

Com inflação, Banco Central eleva juros ao nível de antes da pandemia Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em meio à pressão inflacionária mais recente no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (16), elevar a Selic (a taxa básica da economia) em 0,75 ponto porcentual, de 3,50% para 4,25% ao ano. Este foi o terceiro aumento consecutivo dos juros, na esteira da alta recente da inflação. Com a decisão de hoje, a Selic retorna ao patamar verificado em fevereiro de 2020 – antes da pandemia de covid-19. Com a pandemia, o BC fez um primeiro movimento no sentido de acelerar os cortes da taxa, que se manteve no mínimo histórico de 2% ao ano de agosto do ano passado a março deste ano. Em um segundo movimento, iniciado em março, o BC recomeçou a elevar a Selic, numa tentativa de controlar a inflação. O aumento do juro básico da economia reflete em taxas bancárias mais elevadas, embora haja uma defasagem entre a decisão do BC e o encarecimento do crédito (entre seis meses e nove meses). A elevação da taxa de juros também influencia negativamente o consumo da população e os investimentos produtivos. A decisão era largamente aguardada pelo mercado financeiro. De um total de 54 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 53 esperavam pelo aumento da Selic em 0,75 ponto, para 4,25% ao ano. Apenas uma casa – a Sicredi Asset – aguardava pela elevação de 1,00 ponto porcentual, com a Selic chegando a 4,50%. Para o fim de 2021, as instituições projetam desde uma Selic em 5% até um aumento dos juros a 7% ao ano. O Copom fixa a taxa básica de juros com base no sistema de metas de inflação. Neste ano, a meta central é de 3,75%, mas o IPCA pode ficar entre 2,25% a 5,25% sem que a meta seja formalmente descumprida. Para 2022, a meta central é de 3,5% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2% a 5%. Em maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país – ficou em 0,83% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o maior resultado para um mês de maio desde 1996 (1,22%).

Brumado: Com poucas doses para grupos prioritários, secretaria de saúde opta por vacinação por idade decrescente Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, disse que o município não tem recebido doses suficientes da vacina contra a Covid-19 para atender a todos os públicos prioritários. Embora haja um Plano Nacional de Imunização (PNI), o secretário salientou que a responsabilidade por definir o cronograma de vacinação, de acordo com cada público alvo previamente definido no referido plano, é dos Municípios. “Desde a última Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ficou acordado que 80% das doses recebidas seriam destinados ao público sadio e 20% para atender todo público previamente aprovado no PNI. É um quantitativo muito pequeno para dividir para vários grupos. Então, em Brumado, optamos por descer por idade”, explicou. Para o secretário, essa é a forma mais democrática de atender a população, visto que a média de idade dos pacientes internados na UTI Covid de Brumado é de 50,6 anos. “Acho que estamos corretos de vacinar por idade. Espero que nos próximos dias o Ministério da Saúde possa encaminhar um número maior de vacinas e que a gente consiga reduzir ao máximo essa idade, chegando aos 18 anos ainda neste ano de 2021”, avaliou. 

Jequié: Mulher é presa com 35 kg de maconha na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher foi presa com 35 kg de maconha nesta quarta-feira (16), no km 677 da BR-116, trecho do município de Jequié, na região sudoeste da Bahia, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ela estava em um ônibus de transporte interestadual que fazia a linha São Paulo (SP) x Aurora (CE). Durante a abordagem, os policiais localizaram uma mala e uma mochila contendo 52 tabletes de maconha, totalizando 35 kg da droga. A suspeita foi identificada como proprietária das bagagens. Ela informou que recebeu a droga em um hotel na cidade de Aracaju (SE) e iria transportá-la, pelo valor de R$1.000, até Vitória da Conquista, Centro-Sul baiano, cidade que realizaria a entrega. Com isso, a mulher foi presa pelo crime de tráfico de drogas e levada com a droga apreendida para a Delegacia de Polícia Civil de Jequié, para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis.

Brumado: Com novo empréstimo, prefeito amplia endividamento para mais de R$ 48 milhões, diz Beto Bonelly Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de empréstimo de R$ 23 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF), de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), para pavimentação de ruas, foi aprovado na última sessão legislativa. O vereador Beto Bonelly (PSB) votou contra a proposta pedindo esclarecimentos sobre quais ruas serão pavimentadas (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar frisou que está fazendo seu papel de fiscalizar a aplicação de dinheiro público. “Não são 23 reais, são 23 milhões de reais. O poder executivo já tem dois empréstimos, um de R$ 5 milhões e outro de R$ 20 milhões. São R$ 48 milhões em empréstimo. Ou seja, um endividamento do executivo. Quem vai pagar essa conta é a população”, criticou. Como presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal, Bonelly ressaltou que os detalhamentos solicitados acerca do projeto seriam de suma importância para avaliação da viabilidade da proposta. “Como o poder executivo pede ao legislativo que aprovemos um empréstimo de R$ 23 milhões a ser pago com recursos públicos, ou seja, dinheiro do povo, e não apresenta justificativa de onde vai gastar esse recurso?”, questionou.

Brumado: Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia Foto: Divulgação

Uma fazenda com 400 hectares está sendo vendida no Distrito de Cristalândia, às margens do Rio das Contas, na zona rural de Brumado. Toda cercada, a fazenda possui 33 hectares de irrigação automatizada: sendo 10 hectares de limão taiti, 06 hectares de tangerina, além de mais 17 hectares prontos para plantação.

Brumado: Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia Foto: Divulgação

O local também dispõe de 02 galpões, 02 depósitos, escritório, casa de moradia, 02 tratores, 02 carretas, roçadeira, sulcador, tombador e pulverizador jacto. Com 3 mil metros margeando o Rio das Contas, a fazenda tem transformador próprio de dupla tarifação de energia (linha verde), outorga d’agua e demais licenças ambientais. A estrada de acesso 100% asfaltada. Os interessados podem entrar em contato com o proprietário do imóvel através do número (77) 99968-1111.

Jovens vandalizam e quebram sepultura no Cemitério Municipal de Igaporã Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, um jovem aparece vandalizando túmulos no Cemitério Municipal de Igaporã, a 149 km de Brumado. No vídeo, é possível ver o jovem caminhando e pulando entre os túmulos e por cima deles. Em dado momento, ele quebra o mármore e cai dentro de uma sepultura. Tudo foi filmado por outro jovem, que sorri ao ver a cena. A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) localizou a dupla, que reside no Loteamento Santo Antônio, e conduziram os mesmos à Delegacia Territorial de Igaporã. Em depoimento, os jovens assumiram a autoria do fato e explicaram que estavam consumindo bebidas alcóolicas no último sábado (12), quando resolveram pular o muro do cemitério. A Polícia Civil investiga o caso.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Brumado: Homem é detido por caça ilegal em área de preservação ambiental na Serra das Éguas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última terça-feira (15), um homem foi detido por policiais militares por caça ilegal de animais silvestres na região da Serrá das Éguas, em Brumado, área de preservação ambiental. O indivíduo foi flagrado com duas espingardas e munições. Ele está detido à disposição da justiça. Este não é o primeiro caso de caça ilegal na área de proteção ambiental da Serra das Éguas. Infelizmente, a prática tem se tornado cada vez mais comum na região, inclusive para fins de lazer.

Saiba quando consultar um médico geriatra na Clínica Exame em Brumado

O geriatra Hernan Carlos, é o especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de complicações provocadas por uso de medicamentos ou exames em excesso. Uma dúvida comum entre as pessoas é: quando devo procurar um geriatra? verdade é que não existe uma regra para isso, já que a especialidade trata do envelhecimento humano. Então, se você se preocupa com isso e quer ter um envelhecimento saudável, tudo bem consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos, por exemplo. Mas levando em conta a idade em que uma pessoa é considerada idosa no Brasil, o ideal é que seja a partir dos 60 anos. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Brumado: De área de transbordo do mercado a abandono público, populares cobram reforma da Praça da Cebola Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Praça Armindo Pereira da Silva, popular Praça da Cebola, que já foi um dos principais pontos comerciais da cidade de Brumado, hoje se encontra abandonada. Nascido na região, o morador Antônio Marcos disse ao site Achei Sudoeste que, desde que foi criada, há 30 anos, a praça nunca foi reformada. “Hoje, está um descaso, feio, cheio de lixo, tudo abandonado. Meus filhos não podem nem brincar aqui”, relatou.

Brumado: De área de transbordo do mercado a abandono público, populares cobram reforma da Praça da Cebola Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Marcos contou que passou a infância brincando no local, época em que a praça viveu tempos de glória. Toda vizinhança já se mobilizou em prol da revitalização do espaço público, porém a prefeitura ainda não se manifestou sobre a reforma do local. Tamanho é o abandono da Praça da Cebola que o lugar tem virado ponto de usuário de drogas. “Dá até tristeza sair na porta de casa. Antigamente, dava gosto. Hoje, tá feio, até fezes jogam no meio da praça. Virou um depósito de lixo”, contou.

Patrolamento das estradas vicinais otimiza fluxo e o escoamento da produção rural em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Garantir a acessibilidade no meio rural é uma das prioridades da gestão do prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, em Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor destacou que o patrolamento das estradas vicinais é um dos seus compromissos com a população. Em breve, segundo garantiu, todas as estradas rurais estarão devidamente patroladas, possibilitando melhores condições de trafegabilidade e o escoamento da produção rural. “Sei a dificuldade que o homem do campo tem para ter acesso à cidade porque também sou da zona rural. Já sofri muito com estrada ruim e farei de tudo para termos estradas boas em nosso município”, afirmou. No momento, cerca de 60% das estradas já foram patroladas.

Arquivo