Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Novo Horizonte não renova alvará, descumpre TAC e tem garagem interditada em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No final da tarde da última segunda-feira (14), a garagem da empresa Novo Horizonte foi interditada na cidade de Brumado. Fiscais da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Administração, Tributos e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) participaram da operação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, esclareceu que, a partir de hoje (14), a empresa não possui mais alvará para funcionamento. “No momento, a empresa não dispõe de alvará municipal”, enfatizou. Em dezembro do ano passado, quando a garagem foi interditada pela primeira vez (veja aqui), a Novo Horizonte assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município a fim de resolver os impasses burocráticos existentes, porém o documento não foi cumprido. “A empresa não vem cumprindo esse TAC, possibilitando agora uma nova interdição. No TAC, a empresa podia fazer embarque e desembarque na garagem excepcionalmente, mas isso é uma rotina. A garagem não tem condições de oferecer conforto aos usuários do sistema”, explicou. Vale salientar que a empresa pode se regularizar diante do efetivo cumprimento do TAC.

Brumado: Unopar conta com curso superior de bacharelado em Nutrição

Agora, a Unopar conta em sua grade curricular com o curso superior de bacharelado em Nutrição. A graduação se destina às pessoas que querem trabalhar na área da saúde de forma a transformar a vida dos pacientes com uma alimentação equilibrada, saudável e voltada para suas necessidades específicas. Com o diploma do curso de Nutrição, você poderá atuar em diversas áreas, como: atendimento em clínicas e consultórios, área esportiva, hospitalar, atuação no setor público em escolas, postos de saúde, coordenação de equipes da cozinha em indústrias, restaurantes, hotéis, entre outras funções. A unidade de ensino fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, 55, no Bairro do Hospital. Os números são (77) 3441-7979 e (77) 99806-8684 (WhatsApp). 

Prefeitura de Brumado estabelece condições de pagamento do IPTU e do ISSQN Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em publicação no Diário Oficial, a prefeitura de Brumado estabeleceu o Calendário Fiscal de Tributos e Rendas do Município para o exercício de 2021. Segundo o Decreto nº 5.519, o IPTU poderá ser pago em cota única até o dia 9 de agosto de 2021, com redução de 10%. O contribuinte também poderá dividir o pagamento do imposto em cinco parcelas mensais e consecutivas, com valor mínimo de R$ 25 por parcela, sem o referido desconto. Nesse caso, o vencimento da primeira parcela será em 09 de agosto de 2021. Já o ISSQN, devido pelos prestadores de serviço, será recolhido até o dia 15 do mês subsequente ao fato gerador. 

Após incêndio, diretor do Ifba engrossa cobranças para instalação do Corpo de Bombeiros em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um incêndio foi registrado no pátio do Ifba, unidade de Brumado, no último sábado (12). Toda uma logística foi montada para conter o fogo e não permitir que o mesmo chegasse às instalações do instituto. Equipes brigadistas de empresas locais, polícia militar e a comunidade se uniram para apagar as chamas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da instituição, professor Rui Santana, chamou a atenção para a necessidade de instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade. “Isso é uma chamada de alerta para o município no sentido de que existe a necessidade premente, já que Brumado cresce, de ter o Corpo de Bombeiros aqui. O prefeito deve encampar essa luta para que o município não sofra consequências piores”, afirmou. Para o diretor, o patrimônio do município precisa ser preservado.

Malhada de Pedras avança na vacinação e secretária de educação planeja retorno das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o avanço do plano de vacinação na cidade, a prefeitura de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, já está se preparando para o retorno das aulas presenciais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária municipal de educação, Elisângela Ventura, frisou que, embora a maior parte dos profissionais da educação estejam vacinados, ainda não há uma data definida para esse retorno. “A gente preza pela saúde e para que todos os nossos profissionais estejam vacinados”, pontuou. Desde a segunda-feira (14), a secretaria de saúde iniciou a vacinação dos profissionais da educação a partir dos 35 anos. Por ora, Ventura disse que a pasta está trabalhando na elaboração do protocolo de segurança para o retorno das aulas nas escolas.

Após nove dias, Brumado registra morte em decorrência de Covid-19

Nesta segunda-feira, 14 de junho, o município de Brumado registra 8831 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 17 internações, 177 óbitos, 231 pacientes em tratamento e 8423 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Polícia apura invasões a residências e pede apoio da comunidade para identificar meliantes Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Neste final de semana, duas residências foram invadidas na cidade de Brumado (veja aqui). Em um dos assaltos, os criminosos se passaram por servidores da Coelba para ter acesso às casas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), alertou que muitos assaltantes estão se passando por servidores uniformizados para enganar as pessoas. “A comunidade precisa ser orientada. Para qualquer tipo de serviço, o cidadão tem que solicitar à empresa caso seja necessário adentrar a residência. Se chegarem na porta querendo entrar, a pessoa não deve conceder o acesso”, destacou. Para o Major, falta malícia da comunidade em desconfiar desse tipo de conduta. Os casos já estão sendo investigados pela polícia. “A PM irá acompanhar junto com a Polícia Civil dando todo suporte para tentar elucidar os dois casos”, garantiu. Para informar sobre qualquer pista para auxiliar a polícia, a comunidade pode ligar para 190.

Uma carga de produtos falsificados foi interceptada, no domingo (13), por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos em Rodovias (Decarga), em Feira de Santana, no interior da Bahia. A informação é da Polícia Civil. De acordo com o titular da Decarga, delegado Gustavo Coutinho, no caminhão eram transportados mais de 10 mil pares de calçados e bolsas, réplicas de marcas famosas. A carga, segundo a polícia, foi avaliada em R$ 800 mil. O caminhão saiu de Nova Serrana, em Minas Gerais, com destino às cidades do Nordeste. O motorista do caminhão, interceptado em um posto de combustível, nas proximidades do bairro Conjunto Jomafa, foi autuado em flagrante. Os empresários responsáveis pela compra e distribuição dos produtos já foram identificados e devem responder judicialmente. O motorista do caminhão está à disposição da Justiça.

Brumado: Polícia investiga se incêndio no Ifba foi acidental ou de origem criminosa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (12), um incêndio foi registrado na área de vegetação localizada dentro do pátio do Ifba, em Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da unidade, professor Rui Santana, disse que, a princípio, o fogo teria sido causado por fogos juninos. “Não sabemos se esses fogos foram lançados acidentalmente ou se foi provocado para tal. Só a perícia vai dizer”, pontuou. Segundo o diretor, apenas a parte de vegetação foi consumida pelo fogo. A Polícia Militar foi acionada, bem como equipes de brigadistas de empresas locais, as quais conseguiram conter o fogo. Somente por volta de 00h30, as chamas foram totalmente debeladas. “As nossas instalações não foram atingidas, graças a Deus. Isso é muito importante. Lamentamos muito isso ter acontecido. É o nosso patrimônio. Não podemos deixar isso ocorrer em outras oportunidades ”, destacou. 

Rui Costa diz que deve retomar aulas presenciais após taxa de ocupação ficar abaixo de 80% Foto: Divulgação/Secom

O governador Rui Costa disse na manhã desta segunda-feira (14) que pretende retomar as aulas presenciais na rede pública de ensino quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI ficar abaixo de 80% na Bahia. A afirmação foi feita durante a entrega de uma encosta construída no bairro de Praia Grande, em Salvador. Ele garantiu que aguarda também a queda no número de contaminados pela Covid-19 – que, segundo o último boletim divulgado pela Sesab, registrou 13 mil casos ativos da doença. Rui disse ainda que, mesmo com o número alto de pessoas contaminadas, não é possível esperar mais tempo para que os alunos voltem à sala de aula. “Não dá mais para esperar. Estou esperando número de contaminados e ocupação de UTI, e voltamos às aulas na rede pública no estado”, disse o governador. A Secretaria da Saúde (Sesab) segue monitorando a média de contaminados pela Covid-19 na Bahia. E segundo o chefe do Executivo, a ideia é que o estado consiga reduzir a média para 10 mil casos ativos (além da redução dos leitos de UTI) e manter os números em baixa para que o retorno às aulas seja anunciado. “Se conseguirmos voltar a 8 ou 10 mil casos, e um patamar abaixo de 80% [de ocupação dos leitos]. Se a gente conseguir uma semana inteira abaixo de 80%. Esses números tem que trabalhar juntos. Os dois números têm que cair juntos. Se caírem, nas próximas semanas anunciaremos a retomada das aulas”, afirmou.

Com voto de minerva da presidente, Câmara de Brumado aprova empréstimo milionário ao executivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após ter colocado o projeto de lei de autoria da prefeitura de Brumado, através do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), para contratar operação de crédito no valor de R$ 23 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) em única votação e caráter de urgência urgentíssima (veja aqui), a presidente do legislativo, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), com seu voto de minerva, aprovou a proposta de empréstimo, na sessão desta segunda-feira (14). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a votação saiu novamente empatada em 7x7, sendo necessária a participação da petista para desempate do projeto. Este é o segundo projeto seguido que Meira vota a favor do poder executivo. O primeiro foi no último dia 31 de maio, quando Verimar rejeitou a retomada do Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAAES), que beneficiava os universitários (veja aqui). Para o projeto do empréstimo foram favoráveis Tiago Amorim (PP), Renato Teixeira (Sem Partido), Santinho (PSB), Lia Teixeira (PCdoB), Paulo César (PCdoB), Wanderly Nem (DEM), Palito (PP) e Verimar (PT). Sendo contrários: Beto Bonelly (PSB), Amarildo Bomfim (PSB), João Vasconcelos (DEM), Harley Lopes (Republicanos), Juvêncio Rubens (Podemos), Wanderley Boca (PDT) e Rey de Domingão (DEM).

 

 

Guanambi: Matricula on-line será feita através do Sistema Bravo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o objetivo de resguardar a saúde dos cidadãos de Guanambi, a Secretaria Municipal de Educação realizará o processo de matrícula via internet, através do Sistema de Gestão Escolar Bravo. No município, a plataforma estabelece uma importante parceria com a empresa Aqualis no fornecimento do serviço de gestão escolar informatizado. Com a decisão de realizar a matrícula via internet, a secretaria também busca dar maior celeridade ao processo de matrícula, assegurando o direito a vaga nas escolas municipais para todos os alunos. 

Brumado: Recém-nascido apresenta complicações na pele e família aguarda transferência Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um bebê nasceu no Hospital Municipal de Brumado está com complicações na pele. A família relatou ao site Achei Sudoeste que a vaga para transferência da criança foi obtida no Hospital da Criança, em Feira de Santana, porém, agora, é necessário o transporte. Tio do recém-nascido, Anagildo Aguiar, disse que o bebê precisa ser tratado por um especialista que atende na referida unidade de saúde. Segundo ele, o bebê apresentou manchas estranhas em um dos braços, o que teria sido identificado como um problema de coagulação sanguínea. “Já tem dias que estamos correndo atrás. A família está toda angustiada. Só falta o transporte”, contou, bastante emocionado. 

Malhada de Pedras: Projeto de reestruturação da educação visa quitar dívida da alfabetização Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretária de educação de Malhada de Pedras, Elisângela Ventura, falou ao site Achei Sudoeste sobre o projeto de educação de jovens, adultos e idosos que está sendo promovido no município. O objetivo, segundo especificou, é erradicar o analfabetismo na cidade. “É um projeto inovador que, se Deus quiser, vai dar certo. As expectativas são ótimas. Vamos alavancar a educação no nosso município”, garantiu. Além disso, Ventura explicou que a proposta também preconiza reformular o currículo da educação de jovens e adultos, saindo dos moldes tradicionais. O foco será a preparação do público alvo para o mercado de trabalho. “Vamos conceder bolsas financeiras para o incentivo à matrícula e a sua permanência na escola. Buscamos com esse projeto ressignificar essa trajetória de estudos de jovens e adultos e equiparar as desigualdades”, completou. A secretaria vai realizar uma carreata de mobilização para a abertura das matriculas do programa nesta terça-feira (15).

Foragido por homicídio é preso com carro roubado na BR-101, no sul da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 32 anos, foragido por homicídio foi preso no Km 720 da BR-101, no trecho da cidade de Eunápolis, sul da Bahia, na sexta-feira (11). Ele foi detido com um carro roubado, por mandado de prisão. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem foi encontrado durante uma abordagem de fiscalização. Ele não teve a identidade divulgada. Depois que os policiais identificaram o registro de roubo no sistema, o homem, disse que teria comprado o carro há cerca de 15 dias, por R$ 12.500. Em seguida, os policiais descobriram ainda que, na verdade, ele roubou o veículo. Dentro do carro, os agentes também encontraram oito celulares sem notas fiscais. Ainda na verificação, a PRF descobriu que ele estava foragido pelo homicídio, cometido no Espírito Santo. O homem foi levado para a delegacia de Eunápolis, onde as medidas cabíveis serão adotadas. Ele está à disposição da Justiça.

Brumado: Prefeito cobra retorno de imposto único sobre mineradoras e critica contribuição da Magnesita Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), criticou o fato de Brumado ter perdido muitas oportunidades no que se refere ao imposto sobre as mineradoras. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que na época da cobrança do Imposto Único Sobre Mineradoras, Brumado faturava de forma diferenciada, porém não soube aproveitar bem esse dinheiro. “Esse dinheiro se aplicou em tudo, menos em alavancar uma estrutura capaz de atender a finalidade para a qual o imposto foi criado”, afirmou. A constituição de 1988 mudou o imposto para Contribuição Financeira Sobre Estação Mineral (CEFEM). Em Brumado, o gestor declarou que a maior mineradora do município não paga o devido para explorar as riquezas minerais locais. “Infelizmente, a Magnesita tem usado de artifícios contábeis e jurídicos que a tem isentado de pagar um grande volume. Isso fez falta. Não fez falta maior porque nós fizemos a diversificação da nossa pauta de arrecadação e Brumado tem crescido com grande esforço”, pontuou. O prefeito tem lutado junto à Agência Nacional de Mineração para desfazer esse equívoco com relação à contribuição financeira das mineradoras, sobretudo da Magnesita. “Esse dinheiro tem de ser empregado em obras estruturantes para garantir sustentabilidade econômica ao município”, finalizou.

Nova Itarana: Foragido por tráfico de drogas é preso com dupla armada na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um jovem de 20 anos, foragido da Justiça por tráfico de drogas, foi detido com outros dois homens no Km 567 da BR-116, com um revólver e munições. Aos policiais, um deles confessou que saiu de Sergipe para praticar roubo a veículos no interior baiano. O caso aconteceu no final da tarde de sexta-feira (11), no trecho da cidade de Nova Itarana, no Recôncavo Baiano. O trio foi encontrado em um carro, durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a fiscalização, os três apresentaram nervosismo e contradições nas respostas. Os policiais revistaram o veículo e encontraram o revólver embaixo do banco do passageiro e munições no bolso do suspeito que dirigia o veículo. Depois de pesquisa no sistema, os agentes da PRF também identificaram que o jovem de 20 anos tinha mandado de prisão em aberto por tráfico, emitido no estado de Sergipe. Os três foram presos em flagrante e levados para delegacia, onde estão à disposição da Justiça.

Homem morre em confronto com a polícia no Bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante rondas realizadas no Bairro Taquari, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) percebeu um indivíduo em atitude suspeita em frente a uma residência com um saco plástico na mão na última sexta-feira (11). Ao se aproximar para fazer a abordagem, o indivíduo efetuou disparos contra a guarnição, fugindo para o interior da residência. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, durante o confronto, o elemento foi atingido. Junto ao corpo, foi encontrado um saco plástico contendo substâncias análogas a drogas e um revólver. O socorro foi prestado, porém o óbito foi constatado no Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva. Todo material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis.

Brumado: Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia Foto: Divulgação

Uma fazenda com 400 hectares está sendo vendida no Distrito de Cristalândia, às margens do Rio das Contas, na zona rural de Brumado. Toda cercada, a fazenda possui 33 hectares de irrigação automatizada: sendo 10 hectares de limão taiti, 06 hectares de tangerina, além de mais 17 hectares prontos para plantação.

Brumado: Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia Foto: Divulgação

O local também dispõe de 02 galpões, 02 depósitos, escritório, casa de moradia, 02 tratores, 02 carretas, roçadeira, sulcador, tombador e pulverizador jacto. Com 3 mil metros margeando o Rio das Contas, a fazenda tem transformador próprio de dupla tarifação de energia (linha verde), outorga d’agua e demais licenças ambientais. A estrada de acesso 100% asfaltada. Os interessados podem entrar em contato com o proprietário do imóvel através do número (77) 99968-1111.

Brumado: Populares cobram funcionamento da UBS no Irmã Dulce e médicos para a UBS do CAIC Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores denunciaram ao site Achei Sudoeste que, embora possua uma estrutura completa para atendimento, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Irmã Dulce não funciona. Os moradores da comunidade estão tendo de buscar atendimento na UBS do CAIC, onde as queixas também são muitas. Segundo a moradora Carina Araújo, na unidade faltam médicos e dentistas. “Desde quando estava grávida da minha menina, que hoje vai fazer 1 ano, estou com dor de dente e não tenho atendimento nenhum. 1 ano sem conseguir atendimento”, relatou. Morada do Irmã Dulce, Vitória Bonfim contou que precisa sair cedo de casa com 3 filhos para buscar atendimento na UBS do CAIC. “Só Deus pra nos ajudar. Temos o posto no bairro, mas não podemos usar. O posto tá pronto, mas não chegou a ser inaugurado. Não temos proveito nenhum”, destacou. As moradoras reclamam que precisam se deslocar grandes distâncias para chegar à unidade de outra comunidade, mas também não há a devida assistência médica no local. “Não tem previsão de dentista e nem de médico”, criticaram. 

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Livramento de Nossa Senhora: 46ª CIPM intensifica policiamento com a Operação Fogueira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seguindo as diretrizes do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, irá intensificar as ações de policiamento ostensivo nos nove municípios de sua área de atuação com a Operação Fogueira. A operação iniciou no último dia 12 e seguirá até 30 de junho com o objetivo de manter a tranquilidade e a ordem pública e fazer valer o cumprimento dos Decretos Estaduais de prevenção à Covid-19. O policiamento será intensificado através de rondas e ações presenciais nas localidades rurais e urbanas. Segundo o comando, os policiais militares da 46ª CIPM estarão trabalhando incansavelmente para que a população continue sendo protegida não só contra ações delituosas, como também contra o coronavírus.

Clínica Exame: Quando devo ir em um reumatologista e o que faz essa especialidade?

O especialista Dimitri Ferreira é o profissional que atua na área da reumatologia e tem como função pesquisar, diagnosticar e tratar diversas doenças que atacam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e, eventualmente, outros órgãos internos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas. Dentre essas doenças, as consideradas mais comuns são: Osteoartrose, artrite reumatoide, osteoporose, tendinite, gota, espondiloartrites, fibromialgia. As doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, podendo atingir também as crianças e os jovens. Há alguns fatores que predispõem uma pessoa a desenvolver reumatismos: excesso de peso; herança genética; traumatismos; sedentarismo; distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão. Os sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ao acordar, dor no corpo, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tudo isso causa limitações em tarefas simples do dia a dia, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Assim, se você apresenta alguns desses sintomas, deve procurar a ajuda de um médico reumatologista. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor será o prognóstico. Com o tratamento adequado, é possível levar uma vida sem dor e diminuir os riscos de incapacidade física. Para agendamento de consultas, entre em contato com os números (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655.

Prefeito de Malhada de Pedras anuncia obra de abastecimento de água que beneficiará 60 famílias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, está viabilizando água para zona rural. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor informou que cerca de 3 mil metros de tubulação serão instalados para levar água tratada para comunidade de Bezerro Gordo. Na região, 60 famílias serão beneficiadas com o projeto, que é uma parceria do Município com o Governo do Estado. “É um prazer muito grande. Fico feliz quando a gente consegue realizar nossos projetos em prol do povo. É uma necessidade que está sendo realizada agora”, afirmou. O material já se encontra no pátio da prefeitura apenas aguardando o início das obras, o que deve acontecer em breve. Para o prefeito, o abastecimento do meio rural é uma das prioridades de sua gestão e a expectativa é de que o projeto também seja expandido para outras comunidades. “Água é vida e isso me realiza”, destacou.

Arquivo