Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado tem 12 hospitalizados e 234 pessoas em tratamento da Covid-19

Nesta terça-feira, 18 de maio, o município de Brumado registra 8395 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19420. Entre os diagnósticos: 12 internações, 171 óbitos, 234 pacientes em tratamento e 7990 recuperados. No momento, 83 ainda aguardam resultado laboratorial e 10557 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Augusto Aras manda à CPI da Covid investigações sobre Rui Costa e mais quatro governadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou à CPI da Covid investigações em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) referentes a eventuais irregularidades no combate à Covid-19. São citados os governadores do Amazonas, Wilson Lima (PSC); da Bahia, Rui Costa (PT); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); do Pará, Helder Barbalho (MDB), e de São Paulo, João Doria (PSDB). As informações são da CNN Brasil. Contra o governador baiano, há um inquérito aberto investigando a compra de respiradores. O ofício é assinado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e endereçado ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM). Aras diz que o levantamento é “oriundo da Assessoria Jurídica Criminal no STJ deste gabinete, contendo informações acerca dos procedimentos investigativos criminais em que se apuram crimes relacionados à aplicação de recursos destinados ao combate à pandemia e que estão sob a responsabilidade daquela assessoria”. “O compartilhamento de documentos e informações entre autoridades em esforços apuratórios são muito úteis para o progresso de suas respectivas linhas investigativas, preservando-as nos casos sigilosos de sua exposição”. Quem remeteu os processos a Aras foi a subprocuradora-geral, Lindôra Araújo. Ela escreve que “nesses casos, o acesso aos autos da investigação dependem de prévia autorização do ministro relator (do STJ)” e encaminha também um link para que a CPI possa acessá-los. 

Brumadense comemora bom momento no time profissional do Palmeiras Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Vanderlan Barbosa da Silva, é mais uma Cria da Academia que vem recebendo chances e aproveitando muito bem. Foi assim, principalmente, na vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta, no último dia 9, triunfo que encaminhou a classificação alviverde para a fase decisiva do Campeonato Paulista. “Após o jogo em Campinas, senti um mix de sentimentos: euforia, alegria… Não consegui nem dormir direito. Foi uma sensação inexplicável. Foi muito bom voltar para casa e ouvir falarem bem de mim e do Michel (estreante no confronto), que fizemos uma partida segura e saímos sem tomar gol, que é o principal objetivo da zaga”, afirmou. O lateral-esquerdo/zagueiro de 18 anos chegou ao Palmeiras em 2017, para o Sub-15. “Nasci em Brumado-BA, cidade que fica 500 quilômetros de Salvador. Saí de casa aos 13 anos para jogar no Jacuipense-BA, onde fiquei por nove meses e acabei chamando a atenção de um captador do Palmeiras. Aí joguei pouco no meu primeiro ano aqui, depois no Sub-16 comecei a me destacar um pouco e me firmei mesmo como titular no Sub-17”, disse, aproveitando para explicar a origem de sua polivalência. “O Artur Itiro (técnico do Sub-17) exige bastante isso da gente e me acostumei a jogar nas duas posições”. A estreia pelo Profissional foi no dia 26 de janeiro, no empate com o Vasco, pelo Brasileiro (veja aqui). Depois, ele atuou contra Atlético-MG (também pelo Brasileiro), Botafogo-SP, Santo André e Ponte Preta (os três últimos pelo Paulista).

Brumadense comemora bom momento no time profissional do Palmeiras Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Às vésperas de uma possível estreia na Libertadores, o garoto almeja seguir correspondendo e trilhar caminhos parecidos com os dos conterrâneos Danilo e Wesley. “Eles também são baianos e são inspirações para mim. O Danilo, por exemplo, estava até pouco tempo treinando comigo no Sub-20, fez um bom treino, subiu para o Profissional e hoje é uma realidade. Quero fazer o mesmo”. No treino desta segunda (17), Vanderlan, Pedro Bicalho e Gustavo Garcia passaram pelo trote do elenco e tiveram o cabelo cortado de maneira, digamos, inusitada. “Os autores foram Lucas Lima e Jailson. Falaram que já havia passado a hora de cortar e não tivemos escolha: era cortar ou cortar (risos)”, brincou o jovem, que valorizou o fato de fazer parte de um grupo tão qualificado. “Aqui tem grandes estrelas, jogadores renomados que ganharam vários títulos na carreira. Agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de estar aqui com jogadores que eu só via pela televisão. Sobre disputar competições como Libertadores, sempre sonhei com isso e hoje estou podendo realizar”, concluiu Vanderlan, que, entre outros títulos na base, conquistou o Mundial de Clubes Sub-17 em 2019 pelo Verdão.

Mais mochilas com pasta base de cocaína são encontradas em praia do sul da Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Mais mochilas com pasta base de cocaína foram encontradas em praia do sul da Bahia. Na segunda-feira (17), cerca de 30 kg da substância foram encontradas dentro de duas mochilas laranjas, na praia de Mar Moreno, no município de Belmonte, extremo sul do estado. Esta é a terceira praia do extremo sul onde são encontradas as mochilas laranjas, com pasta base de cocaína dentro. Na última sexta-feira (14), cerca de 52 kg de cocaína foram encontrados dentro de duas mochilas laranjas na praia de Pau Fincado, em Nova Viçosa, na mesma região (veja aqui). De acordo com o G1, dois dias antes, na quarta-feira (12), cerca de 20 kg de cocaína foram encontrados dentro de uma mochila laranja na praia de Trancoso, em Porto Seguro. A droga foi achada por banhistas e entregue à Polícia Militar, que apresentou o material à Polícia Civil. De acordo com a Polícia Militar, no caso de Belmonte, policiais avistaram uma movimentação estranha de pessoas no local e, ao se aproximarem, as pessoas correram e eles encontram as mochilas. Ainda segundo a polícia, a suspeita é deque um navio cargueiro teria passado pela região e despejado as mochilas no mar. O caso está sendo investigado.

Situação de emergência é reconhecida pelo Governo Federal em Brumado e Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com a Portaria nº 945, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (17), as cidades de Brumado e Lagoa Real tiveram a situação de emergência decretada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O decreto se deve ao período de estiagem no município. Com o reconhecimento federal, ambos podem solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres naturais. A situação de emergência também foi decretada em mais 9 municípios da Bahia.

Para 26%, equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho piorou na pandemia, diz pesquisa Foto: Jeshoots.com/Unsplash

As incertezas a respeito do fim da pandemia, os desafios do trabalho remoto, além das oportunidades reduzidas de descanso e férias foram fatores que resultaram em níveis significativos de estresse nos profissionais brasileiros. De acordo com o 15º Índice de Confiança da Robert Half, 26% dos entrevistados consideram que a sensação de equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho piorou. Para outros 26%, a sensação se manteve igual desde o início da pandemia. Os principais motivos apontados pelos 52% dos entrevistados (soma dos dois grupos) são: piora da saúde mental (32%); falta de contato próximo com a equipe e gestores (16%); espaço físico inadequado para o trabalho (10%). Segundo a pesquisa da consultoria de recrutamento especializado, para 28% dos recrutadores entrevistados, a saúde mental é a maior preocupação de 2021. Por conta do prolongamento da pandemia e necessidade de distanciamento social, muitos profissionais e empresas optaram pelo adiamento das férias no último ano, o que resultou em cargas pesadas de trabalho que não foram alternadas com o descanso necessário, segundo a Robert Half. “As companhias, portanto, também devem balancear possíveis planos de férias atrasados com as ambiciosas agendas de recuperação dos negócios. Uma boa alternativa dentro deste contexto é o recrutamento de profissionais para projetos a fim de preencher as lacunas temporárias deixadas por colaboradores permanentes que estejam de licença. Desta forma, a força de trabalho não se sente sobrecarregada com a necessidade de absorção de demandas”, afirma a consultoria de recrutamento especializado.

Carro de policial da Cipe Sudoeste é roubado em rodovia de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada desta terça-feira (18), o carro de um policial militar da Cipe Sudoeste, um Chevrolet Cobalt, cor branca e placa OLD-8559, foi roubado em uma rodovia nas proximidades de Brumado. Segundo informações da PM, ele foi abordado por quatro elementos que estavam em uma Amarok preta. Buscas foram realizadas na região, mas, até o momento, o veículo com todos os pertences da vítima não foi recuperado. Na ocorrência, o cabo contou que os indivíduos foram violentos durante a ação, porém não identificaram se tratar de um oficial da PM.

Brumado: Idoso denuncia arrombamento de propriedades rurais para caça predatória de veados no Arrecifinho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o produtor rural Evangelista Brito Rocha denunciou que caçadores de veados estão arrombando propriedades rurais na região do Arrecifinho, na zona rural de Brumado. Segundo ele, os caçadores furtam os arames das propriedades. “Eles estão caçando lá direto, principalmente dia de domingo. Várias vezes, eles cortam e levam os arames”, relatou. Seu Evangelista disse que os prejuízos são muitos, tendo em vista que os produtores têm de comprar novos arames e ainda pagar pela instalação. “A gente tem de colocar pra o gado não passar de uma manga pra outra”, completou. Os moradores acreditam que se trata de gente da própria região que está cometendo os furtos.

Famílias de Vitória da Conquista recebem donativos entregues pela polícia militar Foto: Divulgação/SSP-BA

Para garantir que a dispensa de moradores carentes de Vitória da Conquista continue abastecida durante a pandemia do novo coronavírus, equipes da Patrulha Solidária do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sudoeste distribuíram 150 cestas básicas na sexta-feira (14) e no sábado (15). Na ação, cobertores também foram doados. urante o sábado, os policiais se uniram aos parceiros do projeto ‘Filhas do Rei’, Escola Yoga Ashram Dharmananda, com responsáveis do Instituto Federal da Bahia (Ifba) de Conquista e do Colégio Oficina para entregar 70 cestas básicas. Moradores dos bairros Santos Dias, Sisal, Nova Cidade, Vila Elisa e do povoado Baixa da Fartura, pré-cadastrados e acompanhados pela unidade, e famílias que os PMs notaram a necessidade de apoio, receberam em suas casas, além dos kits de alimento, cobertores que ajudarão a combater o frio. “Já havíamos doado 80 kits na sexta-feira e ontem seguimos nesse apoio. O frio começou a apertar aqui na região, então os nossos parceiros nos ajudaram também com cobertores novinhos”, contou a coordenadora da Patrulha Solidária da PM, tenente Maria Alice de Santana.

PM busca apoio da prefeitura para reforçar fiscalização ao toque de recolher em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, falou sobre a interrupção de uma festa clandestina com mais de 100 pessoas na zona rural de Brumado (veja aqui). Na Fazenda Furado dos Veados, os participantes se aglomeravam e não usavam a máscara protetiva em descumprimento ao decreto estadual que proíbe a realização de eventos como forma de prevenção à Covid-19. Para o Major, as pessoas não estão se dando conta da gravidade do atual momento da pandemia. “Em conversa com o secretário de saúde, ele se mostrou preocupado porque os índices estavam caindo, mas voltaram a apresentar tendência de aumento. Em reunião que será agenda com o comitê gestor, reveremos o que podemos fazer para conter esse aumento”, adiantou. O Major pediu apoio da prefeitura para, além de investir na conscientização da comunidade, ajudar reforçar a fiscalização ao toque de recolher no município. “Precisamos estabelecer os índices mínimos de contaminação. Vamos agir com mais rigor”, enfatizou. 

'Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa', diz Jair Bolsonaro sobre isolamento social Foto: AFP

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou de "idiotas" as pessoas que ainda estão em casa para manter o distanciamento social e evitar a disseminação da covid-19. A fala aconteceu em conversa com apoiadores nesta segunda-feira (17), em Brasília, que foi gravada e divulgada por um canal bolsonarista. Bolsonaro também elogiou o agronegócio, setor que fez um ato em homenagem ao presidente no final de semana. Ele disse que o homem do campo não suspendeu suas atividades e não parou durante a pandemia, garantindo a alimentação de todos.  “O agro realmente não parou. Tem uns idiotas aí, o 'fique em casa'. Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa. Se o campo tivesse ficado em casa, esse cara tinha morrido de fome, esse idiota tinha morrido de fome. Daí, ficam reclamando de tudo”, disse o presidente. O isolamento é apontado por especialistas como uma das maneiras mais efetivas para conter o avanço do coronavírus. Bolsonaro é crítico dessa e de outras medidas de contenção, como uso de máscaras. Segundo levantamento divulgado hoje pelo Datafolha, o isolamento atingiu o nível mais baixo no Brasil desde o início das restrições impostas para conter o avanço do coronavírus. Três em cada dez brasileiros adultos (30%) estão totalmente isolados, saindo de casa só quando inevitável. O maior índice foi em abril do ano passado, 72%. Em março desse ano, o número chegou a 49%.

Prefeita de Vitória da Conquista diz que vai continuar no DEM e apoia ACM Neto em 2022 Foto: Divulgação

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, afirmou que continua no partido pelo qual foi eleita vice-prefeita, o DEM, e leal ao compromisso com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). O ex-prefeito pretende disputar o governo da Bahia em 2022. “Tenho um compromisso e uma prioridade primordial: realizar obras e programas sociais que proporcionem desenvolvimento e bem-estar para nosso município e nossa população. Para isso, vamos conversar com todos os que puderem apoiar, construindo pontes e derrubando muros”, afirma a prefeita. Sheila destaca que o prefeito Herzem Gusmão (MDB), que morreu em março deste ano, lhe deixou uma lição que norteia sua gestão, “a preocupação com as pessoas, com obras e ações que melhorem a cidade e de todos, é a meta, e é isso o que buscamos em todas as instâncias, o que não significa posicionamento político-partidário”, explicou Lemos.

Monitor da Violência: Bahia tem maior índice de presos provisórios do país e menor taxa de superlotação Foto: Reprodução/TV Bahia

Dados do Monitor da Violência divulgados nesta segunda-feira (17) apontaram que, do total de presos na Bahia, 49,4% são provisórios, ou seja, aguardam o julgamento encarcerados. A taxa no estado é a maior do país. Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo do G1, dentro do Monitor da Violência, e têm como base informações oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Segundo o levantamento, em números brutos, a Bahia possui 6.483 presos provisórios, de um total de 13.125 pessoas presas no estado (o levantamento não inclui regime aberto, medida de segurança, regime domiciliar e presos em delegacias). Em números brutos, a Bahia é o 11º colocado entre os estados com mais pesos provisórios. São Paulo lidera a lista, com 48.216 presos provisórios, seguido por Minas Gerais (26.742) e Rio de Janeiro (19.027). Contudo, quando comparada quantidade de presos provisório com o total de pessoas presas em cada estado, a Bahia tem o maior índice. Logo atrás vêm Ceará (48%), Maranhão (46,3%) e Piauí (45%).

Evento de futebol com aglomeração de pessoas é dispersado na zona rural de Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último domingo (16), a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) pôs fim a uma festa clandestina com aglomeração de pessoas na comunidade de Veredinha, zona rural de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a PM montou uma operação conjunta com as guarnições da sede, do açude e do distrito para averiguar a denúncia de que iria ocorrer um evento futebolístico no povoado, com aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas. No local, os policiais orientaram os participantes sobre o descumprimento do Decreto Estadual e, em seguida, encerraram o evento.

Empresário brasileiro gasta R$ 450 mil para vacinar família nos EUA Foto: Getty Images

Quase meio milhão de reais. Foi esse o custo que um empresário da construção civil de São Paulo bancou para levar a família para tomar a vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos. O valor da jornada dos sete adultos e duas crianças - que incluiu 15 dias no México para cumprir quarentena imposta pelas autoridades americanas - seria o suficiente para comprar 45 mil doses de Coronavac, o imunizante mais usado no Brasil até agora. As informações são da BBC News Brasil. De acordo com a publicação, o empresário é dono de incorporadoras e imobiliárias com capital social declarado de mais de R$ 10 milhões. Aos 60 anos, ele é o patriarca de uma família que qualifica como “unida e conservadora”. Ele, a mulher, de 57, as três filhas do casal, com idades entre 24 e 35 anos de idade, e dois genros embarcaram para o México em meados de abril, pouco antes que o país batesse a marca de 400 mil mortos na pandemia. “Vários amigos nos EUA e o gerente do banco me alertaram que eu conseguiria tomar as doses lá e já estávamos ficando loucos trancados em casa”, disse o empresário, que relata ter cumprido quarentena rigorosa, em uma casa de campo, por mais de um ano. Ele tem comorbidades: além de problemas cardíacos, é obeso. E via no novo coronavírus uma ameaça grave, especialmente “depois que um amigo de 48 anos, semi-atleta e sem problemas de saúde, faleceu de covid”. E embora sua vez na fila não estivesse distante no calendário vacinal do governo federal, o empresário não queria deixar o restante da família para trás - para a filha de 24, por exemplo, não há nem previsão de imunização no país. Todos receberam a vacina de dose única da Janssen em Orlando, na Flórida.

Operação Argos: Sete veículos são apreendidos pela PM no distrito de Mato Grosso em Rio de Contas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (15), a Polícia Militar apreendeu sete veículos por ausência de documentos - seis motocicletas e um carro - no Distrito de Mato Grosso, na zona rural de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a apreensão aconteceu durante fiscalização de policiamento contra ações delituosas e o cumprimento do decreto estadual que restringe aglomerações de pessoas em festas clandestinas e estabelecimentos comerciais. Os veículos foram encaminhados à Delegacia Territorial de Polícia de Livramento de Nossa Senhora. A Operação Argos, coordenada pela 46ª CIPM, teve o apoio da Cipe Sudoeste e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Além das apreensões veiculares, a ação resultou na autuação de um homem por embriaguez ao volante. No final de semana anterior, a PM precisou usar bomba de efeito moral para dispersar uma aglomeração que acontecia na mesma localidade

Covid-19: Governador Rui Costa prevê aumento do número de mortes na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) prevê um aumento do número de mortes decorrentes da Covid-19, tendo em vista as aglomerações registradas durante o final de semana em toda Bahia. Diante do crescimento de casos ativos da doença, o governador lamentou a falta de conscientização das pessoas. “Eu fico chocado com a insensibilidade de algumas pessoas que, mesmo com mais de 430 mil brasileiros mortos, fazem festas, aglomeração com 800, 300 pessoas... É muito triste ver isso, ver jovens que deveriam estar dando exemplo de consciência e comportamento, mas que estão contribuindo”, declarou. Costa salientou que o desrespeito às medidas sanitárias explica por que o estado não consegue diminuir o número de contaminados, cerca de 15 mil no momento. “O vírus continua se reproduzindo nessas festas clandestinas, em bares às vezes com a porta fechada”, lamentou.

Rio do Pires: Servidor público é agredido na secretaria de saúde por colega após discussão sobre Bolsonaro e Lula Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Rio do Pires, a 181 km de Brumado, um servidor público municipal foi atacado por um colega dentro da secretaria de saúde após uma discussão sobre política. O idoso ficou bastante ferido e o fato só não culminou em uma tragédia porque colegas afastaram o agressor. A discussão aconteceu dentro da prefeitura, na última quinta-feira (13). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vítima, Manoel Neto dos Santos, 64 anos, relatou que o colega se alterou durante uma discussão sobre Jair Bolsonaro (Sem Partido) e Luís Inácio Lula da Silva (PT). “Entramos em uma discussão sobre Bolsonaro e Lula. Conversa vai, conversa vem eu citei uma palavra que ele não gostou. Ele chamou Lula de ladrão e eu falei que isso já está no sangue do político. Quando eu falei isso ele se alterou”, afirmou.

Rio do Pires: Servidor público é agredido na secretaria de saúde por colega após discussão sobre Bolsonaro e Lula Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Seu Manoel disse que chegou a pedir desculpas quando viu que o colega ficou muito nervoso, mas o mesmo não se conteve. “Quando eu tentei sair, ele me pegou pela gola da camisa e me deu vários golpes: chutes, pontapés. Não sei por que razão. Até agora não conseguir entender”, acrescentou. O servidor já realizou corpo de delito e irá registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia local. “Irei ingressar na justiça também. Quero que ele pague. Tem que doer no bolso. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer porque sou uma pessoa de bem. Foi uma violência do nada”, declarou. O agressor já foi afastado pelo prefeito Gilvanio Antônio dos Santos (PP), o Vânio de Gildásio, que também abriu processo administrativo disciplinar para apurar o caso. Consta que o servidor possui histórico de outras atitudes desse tipo na cidade.

Brumado confirma mais uma morte de coronavírus

Nesta segunda-feira, 17 de maio, o município de Brumado registra 8375 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19359. Entre os diagnósticos: 13 internações, 171 óbitos, 238 pacientes em tratamento e 7966 recuperados. No momento, 84 ainda aguardam resultado laboratorial e 10535 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Covid-19: Rui Costa anuncia suspensão de transporte intermunicipal e proíbe festas juninas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa anunciou nesta segunda-feira (17) que o transporte intermunicipal será suspenso pelo segundo ano consecutivo no período do São João a São Pedro, para evitar que as pessoas viajem nas datas festivas de junho. “O que nós vamos fazer novamente, e eu já posso anunciar desde já, é suspender o transporte intermunicipal no período do São João e do São Pedro, que será feito para evitar que as pessoas viagem. A gente não consegue impedir que todas as pessoas se desloquem, mas pelo menos a gente consegue diminuir a quantidade de pessoas que viajam, e isso nós vamos fazer, porque não é possível gerar aglomeração”, disse Rui. O governador também adiantou que nenhuma festa junina será permitida na Bahia, independentemente do número de público. A medida foi tomada para frear o avanço da segunda onda da Covid-19 no estado. “Nós não permitiremos qualquer festa de São João em nenhuma região, em nenhuma cidade, independentemente de público. Não será permitida nenhuma comemoração no São João. Nós temos que ter responsabilidade e eu chamo atenção das pessoas. Fazer festa, fazer aglomeração nesse momento é desrespeitar completamente a vida humana e aquelas famílias que estão com parentes internados ou perdendo parentes”.

Jacobina: Filha do cantor Canindé morre vítima de Covid-19, aos 22 anos Foto: Divulgação

A jovem Clara Mascarenhas, 22 anos, filha do músico Canindé, morreu, nesse domingo, 16, vítima da Covid-19, no Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina. Ela fazia graduação em Música, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e integrava o Grupo de Violoncelos da instituição. Clara Mascarenhas fez participação no DVD gravado pelo pai em 2020, tocando violoncelo. A direção da Escola de Música a definiu como “talentosa musicista, dona de uma simpatia enorme e de uma personalidade acolhedora”. Em nota, a gestão municipal manifestou pesar e solidariedade aos familiares e amigos da jovem. “A Prefeitura de Jacobina, em nome do prefeito Tiago Dias e da vice-prefeita Kátia da Saúde, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Clara Mascarenhas, aos 22 anos. Clara é filha de Canindé, um dos artistas mais proeminentes da nossa terra, e foi uma jovem alegre, ativa nas redes sociais e que tinha um futuro brilhante pela frente. Infelizmente, Clara foi mais uma vítima da Covid-19”, diz trecho da nota. A mãe de Clara, a empresária Luciana Mascarenhas, também contraiu a doença, mas recebeu alta na segunda-feira passada.

Caetité: Idoso agredido dentro de sua residência no Distrito de Maniaçu não resiste e morre

O idoso de 75 anos que teve o pescoço cortado por bandidos que invadiram a sua residência no Distrito de Maniaçu, zona rural de Caetité, a 100 km de Brumado, não resistiu e morreu no último sábado (15). José Pereira da Silva foi encontrado por populares com ferimentos provocados por um objeto cortante (veja aqui). O idoso estava na rua, mas, quando retornou para casa, foi surpreendido pelos bandidos. O caso aconteceu no dia 11 deste mês, causando grande comoção na comunidade pela crueldade dos criminosos. O corpo foi velado e sepultado no distrito no sábado. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o crime.

Governo Federal muda posição e passa a contraindicar cloroquina para Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após retirar da página oficial do Ministério da Saúde orientações sobre uso da cloroquina, azitromicina e ivermectina no tratamento da Covid cerca de uma semana atrás, a pasta elaborou um novo documento contraindicando o uso desses medicamentos em pacientes hospitalizados com a infecção. Noticiado pela Folha de S. Paulo e obtido pela TV Globo, o documento também aborda outros medicamentos até então defendidos pelo governo e pelo presidente Jair Bolsonaro, como a hidroxicloroquina e o remdesivir. Chamado de “Diretrizes Brasileiras para Tratamento Hospitalar do Paciente com Covid-19”, o documento será colocado para consulta pública pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando desde o segundo semestre do ano passado que a cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina não tem eficácia comprovada contra a Covid-19 e podem provocar efeitos colaterais. Esta é a primeira vez, em mais de um ano de pandemia, que o Ministério da Saúde elabora documento desaconselhando tais drogas para tratar a Covid-19.

Cipe Sudoeste apreende farto material entorpecente e prende quadrilha na cidade de Rio de Contas Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Neste domingo (16), por volta de 16h, após receberem informações sobre intenso tráfico de drogas na Rua Cel. Carlos Souto, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, guarnições da Cipe Sudoeste apreenderam as pessoas envolvidas, duas armas longas e farto material entorpecente e de acondicionamento para comércio da droga. Oito indivíduos, sendo 4 homens e 3 mulheres, foram conduzidos à delegacia de Livramento de Nossa Senhora para as medidas cabíveis. Na ação, foram apreendidos: 44 porções médias e uma porção grande de substância análoga a maconha, com peso aproximado de 771 gramas; 09 tabeltes de substância análoga a maconha, com peso aproximado de 8 kg; 10 papelotes de substância análoga a cocaína, com peso aproximado de 11 g; 11 gramas de sementes, de substância análoga a maconha, com peso de 11 gramas; 01 espingarda cal. 12; 01 espingarda cal. 24; 43 munições intactas, cal. 40; 14 munições intactas, cal. 38; 21 munições intactas, cal. 380; 23 munições intactas, cal. 12; 06 munições intactas, cal. 24; 02 cápsulas deflagrada, cal. 38; 01 balança de precisão, marca bestfer; 05 gandolas camufladas do Exército Brasileiro; 02 calças camufladas do Exército Brasileiro; 02 camisas internas camufladas do Exército Brasileiro; 02 toucas ninja; 02 pares de botas cano curto; material próprio para acondicionamento, distribuição e comercialização de entorpecentes; R$ 224,45 em moedas; R$ 5.455,00 em espécie; e 05 celulares de diversas marcas.

Arquivo