Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Empresa de Brumado vai investir R$ 6 milhões na modernização de sua indústria e gerar 30 novos empregos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma empresa do ramo de Argamassa e Rejunte, da cidade de Brumado, anunciou nesta segunda-feira (12) um investimento no valor de R$ 6 milhões na modernização de sua indústria e a geração de 30 novos empregos. Os protocolos de intenções destes novos investimentos foram assinados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Estaremos promovendo novos empregos para o interior. Isso é fruto do trabalho do Governo do Estado, que tem buscado continuadamente atrair e prospectar empresários e empreendimentos para a Bahia. Hoje estou muito feliz em anunciar a previsão desses novos postos de trabalho e volume de investimentos em meio a essa crise causada pela Covid-19, em que tantos brasileiros estão precisando trabalhar e levar sustento para suas famílias”, comemorou o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico. “Os investimentos que serão realizados na ampliação da fábrica trarão grandes benefícios para a região, pois, além dos empregos diretos e indiretos gerados, ocorrerá também o aquecimento da economia regional, em virtude do aumento das operações de compras de insumos e de vendas dos produtos acabados, que são realizados basicamente com empresas baianas”, comentou o empresário brumadense Renan Rocha.

Brumado: Falta de conhecimento técnico de vereadores é um dos motivos para adiamento de sessão virtual, diz Verimar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A sessão legislativa da Câmara de Brumado, que seria realizada na segunda-feira (12), foi adiada para a próxima sexta-feira (16) por conta do agravamento dos casos de Covid-19, o novo coronavírus (veja aqui). Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, através de sua assessoria parlamentar, a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), presidente em exercício da Câmara de Brumado, explicou que quantidade relevante dos vereadores não dispõe de suporte tecnológico para participar das sessões virtuais, visto que moram na zona rural, onde não há internet de qualidade. Além disso, Meira justificou, na nota, que muitos também não possuem o conhecimento técnico adequado para manipulação dos aparelhos eletrônicos durante as sessões na plataforma virtual e precisam ir aos gabinetes para participarem das atividades remotas. “Considerando-se as explanações coerentes e verídicas ministradas àqueles detentores do Poder Político de Brumado, o povo brumadense, esta Casa Legislativa continuará trabalhando com segurança e empatia para garantir qualidade de vida para a população brumadense que fomos eleitos para representar”, salientou. A parlamentar também frisou que a compreensão e o bom senso devem vigorar na atuação dos bons gestores públicos no combate da pandemia de coronavírus. Para ela, a compreensão humanitária ao se compreender que os setores jurídico e administrativo do Poder Legislativo, além da presidência, estavam afastados com suspeita ou diagnóstico de coronavírus.

Covid-19: Sintomas de longa duração chamam a atenção de médicos e pesquisadores Foto: Felipe Iruatã/A Tarde

Quase 80 milhões de pessoas se recuperaram da Covid-19 em todo o mundo desde o início da pandemia, e cerca de 12 milhões delas vivem no Brasil. À medida que os pacientes vencem a doença, sintomas de longa duração chamam a atenção de médicos e pesquisadores, motivando o debate sobre uma síndrome pós-Covid, tema recentemente abordado em audiência pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e em evento da Academia Nacional de Medicina. Doutor em Medicina e Saúde Pública, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Educação Médica da Santa Casa de Feira de Santana e pós-doutor pelo Johns Hopkins Hospital (USA), o cardiologista André Almeida não tem dúvidas sobre a caracterização da síndrome. De acordo com o jornal A Tarde, um dos convidados da audiência realizada na Alba, ele considera que a diversidade de órgãos afetados e de sintomas apresentados pelos recuperados da Covid-19 deixam isso claro. “Foram observadas alterações fibróticas (cicatrizes) nos pulmões no acompanhamento de sobreviventes da Covid-19. A duração do estado hiperinflamatório induzido pelo vírus Sars-CoV-2 é desconhecida. Eventos tromboembólicos são notados em cerca de 5% das pessoas que estão na fase pós-aguda da Covid. Ansiedade, depressão, distúrbios do sono e distúrbio pós-traumático ocorrem em 30% a 40% dos sobreviventes da Covid-19”, elenca.

Brumado: Populares imobilizam assaltante em supermercado no Bairro das Flores Foto: Divulgação/PM

No sábado (10), um homem foi contido por populares ao anunciar um assalto a um supermercado no Bairro das Flores, em Brumado. Segundo testemunhas, ele entrou no local com uma arma do tipo garrucha, calibre 32, por baixo da roupa. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, ao perceberem o que estava acontecendo, clientes partiram pra cima do assaltante, conseguindo imobilizá-lo até a chegada da polícia. No local, os militares encontraram o indivíduo já detido. De acordo com a PM, a arma está sem munição. O homem foi conduzido e apresentado na delegacia Territorial de Brumado.

Baianos com síndrome de down são incluídos no grupo prioritário de vacinação de coronavírus Foto: Sergio Lucena/PMJP

Os baianos portadores de síndrome de Down, farão parte do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. A mudança vem após um pedido da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), acatado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). “Recebemos o comunicado com muita satisfação. Importante o Estado reconhecer esse público como prioritário. Esperamos que a vacinação comece o quanto antes possível”, comemorou a defensora pública Lívia Almeida. Atualmente, o estado está na segunda fase de vacinação, que abrange a população entre 60 a 74 anos. Com a alteração, as pessoas com Down deixam a fase 4 e agora fazem parte da fase 3 do plano de imunização.

Home office deve continuar após pandemia, diz estudo Foto: Reprodução

Após um ano da pandemia de Covid-19, que levou milhares de empresas em todo o país a adotarem o formato home-office, 69% dos trabalhadores se sentem melhor ao trabalhar em casa e após a pandemia aceitariam migrar para um modelo híbrido de trabalho, de acordo com a pesquisa encomendada pela Citrix. Para a realização do levantamento, foram entrevistados os profissionais de áreas como indústria, manufatura, financeiro e serviços, de cinco países, sendo eles, México, Chile, Colômbia, Argentina e Brasil. Ainda segundo a pesquisa, 73% dos brasileiros acreditam que os escritórios tradicionais serão usados apenas em atividades específicas ou em grupo. Além disso, 76% passaram a cogitar mudanças para outras cidades que lhe conferem maior qualidade de vida.

Covid-19: Brumado não tem nenhum óbito nas últimas 24h e 2 pacientes recebem alta hospitalar

Nesta segunda-feira, 12 de abril, o município de Brumado registra 7601 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17964. Entre os diagnósticos: 37 internações, 142 óbitos, 749 pacientes em tratamento e 6710 recuperados. No momento, 114 ainda aguardam resultado laboratorial e 9249 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

'Esta doença não é gripe', alerta OMS após explosão de casos da Covid-19

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adahnon, expressou, nesta segunda-feira (12), preocupação com o aumento exponencial de casos e mortes da Covid-19 no mundo e advertiu que a doença não é uma simples gripe. “Esta doença não é gripe. Pessoas jovens e saudáveis morreram e ainda não entendemos totalmente as consequências de longo prazo da infecção para aqueles que sobrevivem”, afirmou Tedros. Sem citar nomes e exemplos de países, o diretor-geral afirmou nesta segunda que, apesar do aumento nos casos, alguns países continuam permitindo festas e aglomerações. “Também queremos a reabertura das sociedades e economias e a retomada das viagens e do comércio. Mas, neste momento, as unidades de terapia intensiva em muitos países estão transbordando e as pessoas estão morrendo, e isso é totalmente evitável. Em alguns países, apesar da transmissão contínua, os restaurantes e casas noturnas estão lotados, os mercados estão abertos e lotados, com poucas pessoas tomando precauções”, disse.

Vitória da Conquista: Homem invade escritório da Embasa e fere funcionários com golpes de faca Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um homem invadiu a sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, e atingiu dois funcionários do local com golpes de faca, na manhã desta segunda-feira (12). As informações são do G1. Um segurança, que tentou conter o suspeito, teve a mão cortada e um chefe de atendimento foi ferido gravemente no abdômen. Segundo a Polícia Militar, uma funcionária também foi feita refém, mas liberada em seguida. De acordo com informações de funcionários, o homem esteve no escritório na sexta-feira (9), fazendo uma reclamação e pedindo religação no fornecimento de água, que havia sido cortado por causa de atraso nos pagamentos. Nesta segunda, ele voltou ao local e cometeu o ataque. Exaltado, ele procurou o gerente local da Embasa, mas não encontrou e atingiu os servidores. Uma equipe da 77ª CIPM foi acionada e prendeu o suspeito em flagrante. O segurança, que teve a mão ferida, recebeu atendimento médico e foi liberado em seguida. O gerente foi levado para uma unidade de saúde e não teve o estado de saúde divulgado. O suspeito foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

 Operação de combate a crimes ambientais resgata 130 animais silvestres na região de Paulo Afonso Foto: Divulgação/PRF

Uma operação de combate a crimes ambientais resgatou 130 animais silvestres na manhã de domingo (11), em localidades de Paulo Afonso, no norte da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que integrou a operação conjunta com o Inema, ICMBio, Ministério Público da Bahia e a ONG Animalia. De acordo com a PRF, a operação teve como objetivo o combate aos crimes contra a fauna, coibindo a criação ilegal e o tráfico de animais. Durante a ação, os policiais flagraram com grande quantidade de aves aprisionadas em gaiolas sujas, bem como apetrechos como sacolas para esconder os pássaros e armadilhas. A PRF informou que algumas pessoas foram encontradas nos locais da operação, mas não detalhou quantas. Elas foram detidas e cada uma, assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Todas responderão na Justiça Criminal por suas condutas praticadas contra o meio ambiente. O INEMA aplicou multas e sanções administrativas. As aves foram encaminhadas aos cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema onde foram triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários, biólogos e demais profissionais. Alguns dos animais tinham condições de serem reinseridos na natureza e foram soltos em seus habitats ainda durante a operação.

Malhada de Pedras e Jânio Quadros identificam frascos de vacina da Covid-19 com quantidade menor de doses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Frascos de vacinas CoronaVac e Astrazeneca com quantidades menores de imunizante que as descritas na embalagem foram identificados ao menos em 32 municípios da Bahia. A situação foi notificada à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A situação também ocorreu com pelo menos sete cidades do Paraná. O caso foi notificado ao Ministério da Saúde por meio do Notivisa (sistema desenvolvido pela Anvisa). De acordo com a Sesab, 98 notificações de suspeita de queixa técnica por dose (volume) menor que o declarado no rótulo das vacinas para Covid-19 de cidades baianas foram lançadas no Notivisa, entre 2 de fevereiro e 10 de abril deste ano. De acordo com o órgão estadual de Saúde, das notificações, 86 (87,8%) são relativas as vacinas Coronavac e 12 (12,2%) a vacina Oxford/Astrazeneca. A Secretaria de Saúde da Bahia detalhou que 84 das 98 notificações já estão em processo de investigação. O registro de frascos com menor rendimento aconteceu nas cidades baianas de Salvador, Iramaia, Conceição do Almeida, Umburunas, Malhadas de Pedras, Mucugê, Nazaré, Buerarema, Presidente Jânio Quadros, Chorrochó, Várzea do Poço, Amargosa, Baianópolis, Governador Mangabeira, Milagres, Cordeiro, Caetanos, Tabocas do Brejo Velho, Ibitiara, Madre de Deus, Araci, Serrinha, Aratuípe, Morro do Chapéu, Teofilândia, Conceição da Feira, Brejões, Heliópolis e Piraí do Norte. Até esta segunda-feira (12), 2.036.242 pessoas receberam a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 na Bahia. Deste total, 1.051.280 pessoas foram vacinadas com a segunda dose.

Motorista quebra cancela de pedágio ao fugir com 260 kg de maconha em veículo na BR-324 Foto: Divulgação/PRF

Uma perseguição policial inicia na BR-324 terminou com mais de 267 quilos de maconha apreendidos em um carro, na manhã desta segunda-feira (12), na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 4h30 da madrugada, policiais realizavam fiscalização Km-599 da BR-324, altura de Simões Filho, quando sinalizaram para que o condutor de uma caminhonete com placas de Dias D’Ávila parasse. O motorista desobedeceu a ordem e fugiu em velocidade pela rodovia, quando começou a perseguição. Ainda de acordo com a PRF, o suspeito acessou as rodovias estaduais BA-526 (Cia-Aeroporto) e BA-099 (Estrada do Coco), e chegou a quebrar a cancela de uma praça de pedágio. Na altura da localidade de Abrantes, o homem abandonou o veículo e correu para um matagal. Em seguida, os policiais fizeram uma vistoria na caminhonete, momento em que foram encontrados dezenas de sacos de maconha in-natura e prontas para venda. A PRF ainda destacou que a ocorrência foi apresentada na delegacia de Polícia Civil, para registro do crime e demais procedimentos cabíveis. Forças policiais foram acionadas e buscas foram iniciadas para encontrar o suspeito.

Ambulância de Caetité pega fogo próximo ao Hospital do Rim em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma ambulância da secretaria de saúde do município de Caetité pegou fogo na vizinha cidade de Guanambi, na tarde desta segunda-feira (12). De acordo com assessoria de imprensa da prefeitura de Caetité, o incêndio ocorreu por volta das 14h40. Segundo o motorista, o fogo iniciou após ele tentar ligar o veículo. Uma falha mecânica pode ter provocado o incêndio. Ninguém se feriu. A ambulância transportava pacientes para realização de hemodiálise. O Corpo de Bombeiros de Guanambi atendeu a ocorrência e conteve as chamas. Uma nova ambulância buscou os pacientes e transportou de volta para Caetité.

Instituto Butantan estuda aplicação de 3ª dose da Coronavac Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Responsável pela fabricação da Coronavac no Brasil, o Instituto Butantan estuda a possibilidade de ser necessária uma aplicação de uma 3ª dose do imunizante contra a Covid-19 para garantir a segurança dos vacinados. Em entrevista para a CNN, o diretor médico de pesquisa clínica da entidade, Ricardo Palacios, explicou que além da dose de reforço, o Instituto estuda a possibilidade de combinar imunizantes após a aprovação da ButanVac pela Anvisa. “Existem grandes preocupações sobre como melhorar a duração da resposta imune, e uma das alternativas que tem sido considerada é uma dose de reforço, seja com a própria Coronavac, seja com outros imunizantes. Possivelmente a combinação dessas vacinas conseguirá melhorar a duração da resposta imune, dar um reforço adicional”, afirmou. Ainda de acordo com Palacios, a nova recomendação de intervalos entre as doses da Coronavac, que anteriormente era de 14 dias e agora passa a ser de 28, pode garantir uma maior eficácia do imunizante. A ButanVac, vacina 100% nacional feita pelo Butantan, aguarda pelo aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a fase de testes clínicos com humanos. Caso seja aprovada, a expectativa é que o Instituto disponibilize 40 milhões de doses a partir de julho.

Vitória da Conquista: Ocupação de leitos de UTI para Covid-19 é de 97% Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A situação dos leitos de UTI para Covid-19 em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, está no limite. Nesta segunda-feira (12), o Hospital São Vicente de Paulo opera com carga máxima, com os dez leitos ocupados [taxa de 100%]. O quadro é quase semelhante nas outras duas unidades que têm UTIs na rede pública. No local com mais UTIs, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), 39 dos 40 leitos estão em atividade. Há apenas uma vaga de UTI também no Hospital das Clínicas de Conquista (HCC), com 19 dos 20 leitos em serviço. Por isso, a taxa geral de ocupação de UTI é de 97%. Segundo boletim deste domingo (11), a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 69,2%. Nas unidades públicas que atendem casos de Covid-19 na cidade, 122 pessoas estão internadas, em leitos clínicos ou em UTIs.

Estudo comprova eficácia de 62,3% da CoronaVac em intervalo maior de 21 dias entre as doses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Estudo clínico final sobre a Coronavac divulgado neste domingo (11) mostra que a eficácia da vacina é maior do que nos resultados iniciais divulgados entre dezembro e janeiro. O estudo foi feito pelo Instituto Butantan, que produz a vacina em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Segundo artigo científico encaminhado para revisão e publicação na revista científica Lancet, uma das mais respeitadas do mundo, a eficácia para casos sintomáticos de Covid-19 atingiu 50,7%, ante os 50,38% informados inicialmente. Ou seja, a vacina reduz pela metade os novos registros de contaminação em uma população vacinada. Segundo o estudo encaminhando neste domingo, a eficácia da CoronaVac pode chegar a 62,3% com um intervalo de mais de 21 dias entre as duas doses da vacina. O estudo diz, no entanto, que a eficácia mínima da vacina já aparece na segunda semana depois da primeira dose. O índice de eficácia global aponta a capacidade do imunizante de proteger em todos os casos – sejam eles leves, moderados ou graves. O número mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%. Os resultados também apontaram que para os casos que requerem assistência médica a eficácia da vacina variou entre 83,7% e 100%, quando o estudo preliminar que subsidiou a autorização do uso emergencial do imunizante no país indicava entre 78% e 100%. Participaram do estudo entre 21 de julho e 16 de dezembro de 2020 12.396 participantes, todos voluntários, em 16 centros de pesquisa brasileiros. Todos receberam ao menos uma dose da vacina ou placebo. Desse total, houve 9.823 participantes receberam as duas doses. Ninguém morreu por Covid-19 durante o estudo.

Moradores encontram corpo em estado de decomposição em Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (10), um corpo em estado de decomposição foi encontrado em terreno baldio na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Moradores da Rua Juvêncio Rodrigues de Souza acionaram a Polícia Militar, que prontamente isolou a área. Segundo as investigações, trata-se de Marcílio da Silva Amorim, de 60 anos, natural de Barra da Estiva. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A causa da morte está sendo investigada pela Polícia Civil.

Vereador João Vasconcelos anuncia investimentos de R$ 750 mil para o município de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador João Vitor Moura Vasconcelos (DEM), anunciou nesta segunda-feira (12), os investimentos na ordem de R$ 750 mil, para pavimentação de ruas no município de Brumado. De acordo com o parlamentar, o referido valor é a última parcela de um convênio no total de R$ 3 milhões oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Maia (DEM). Vasconcelos disse que a parcela se refere a uma proposta de 2017, não tendo como alterar a destinação, que segundo ele, não pode ser aplicado no combate a Covid-19. “O recurso de convênio tem destinação específica, por isso não tem possibilidade de destinar para o combate ao coronavírus”. De acordo com João, novas tratativas com Maia serão realizadas para buscar liberação de recursos para a Covid-19.

Rio de Contas: Jovem tenta pegar arma de PM e acaba baleado acidentalmente Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (11), policiais militares da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Rio de Contas, a 78 km de Brumado, atenderam a uma denúncia de briga generalizada no Bairro Olaria. De acordo com relato dos policiais, durante a abordagem, um jovem de 22 anos tentou tomar a arma de um dos militares e acabou atingido acidentalmente na altura da coxa. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, imediatamente, os policiais priorizaram o atendimento do ferido, que foi levado ao Hospital de Rio de Contras (HRC) e logo atendido pela médica plantonista. A unidade de saúde não divulgou um boletim sobre o estado de saúde do paciente.

Gestão de Terezinha Baleeiro deixa débito de INSS de mais de R$ 10 milhões para Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A gestão da ex-prefeita Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP), em Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, deixou um débito no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o município no valor de R$ 10.494.528,51. Além disso, comprometeu diretamente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) através da autorização para desconto direto nos repasses das cotas do dia 10/01, no valor de R$ 200.932,38, dia 10/02 no valor de R$ 240.187,42; 10/03 no valor de R$ 223.133,38 e 10/04 no valor de R$ 291.166,89. Tudo isso referente às competências dos meses 10, 11, 12 e 13° do ano de 2020. Desses valores comprometidos com o recurso do FPM, a gestão de Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, pagou R$ 441.119,80 e parcelou o restante, ficando ainda R$ 9.515.708,48 referente às retificações de GFIP do período de 05/2017 a 09/2020 - o Município vinha declarando as GFIP’s desse período com valores menores, somente a parte de segurados, restando à parte patronal. E, agora, no período de 20/11/20 a 02/12/20, houve retificações de todo esse período, incluindo a parte patronal, mas que gerou um saldo devedor grande para o município. A ex-prefeita tentou parcelar o débito, mas a justiça não permitiu, porque encarou que a ex-gestora estaria querendo burlar a lei, visto que os valores pleiteados no parcelamento incluem contribuição previdenciária retida dos servidores públicos e não recolhidas, para as quais a ausência de repasse caracteriza crime de apropriação indébita, prevista no art. 168-A do Código Penal, e cujo parcelamento é expressamente vedado pelo art. 14, I, da Lei nº 10.522/021. Atualmente, o total do débito deixado pela ex-prefeita é de R$ 10.053.408,75, tendo em vista que a atual gestão municipal pagou R$ 441.119,80.

Homem investigado por transportar armas e munições para facção criminosa é preso em Simões Filho Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem investigado por transportar armamento e munições para uma facção criminosa de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, foi preso na sexta-feira (9), no bairro Góes Calmon. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a prisão foi um desdobramento da terceira fase da Operação Lilith, que busca coibir homicídios decorrentes da disputa entre facções criminosas. Com o homem, foram encontrados 14 munições, um revólver, três rádios comunicadores e duas placas de veículos. “Estávamos em campo cumprindo os mandados da operação, quando nosso setor de inteligência recebeu a denúncia. De pronto fomos para o local indicado e interceptamos o homem”, informou o titular da 22ª DT/Simões Filho, delegado Leandro Acácio. Ainda segundo a SSP, o suspeito tem passagens por porte ilegal de arma de fogo e por receptação. Ele foi encaminhado para a 22ª DT e segue à disposição da justiça.

Brumado: Central Covid tem agilizado os atendimentos mediante whatsApp, ressalta secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Central de Informação Covid foi unificada no número (77) 99961-0113 e os atendimentos passaram a ser feitos via WhatsApp. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que a modernização da ferramenta tem agilizado os atendimentos. “Estamos conseguindo chegar mais próximo dos pacientes e conseguido marcar os exames em tempo hábil”, destacou. O secretário apelou à população que faça a sua notificação assim que os primeiros sintomas surgirem, por mais simples que sejam, a fim de que o teste para detecção do vírus seja feito o mais rapidamente possível. “E, caso o paciente tenha necessidade de qualquer atendimento médico, não espere, procure logo a UPA. Quanto mais rápido iniciarmos o tratamento inicial melhor”, afirmou. Basta mandar uma mensagem no whatsapp do número (77) 9961-0113, selecionar a opção nº 1 e efetuar a sua notificação. Depois de finalizada, aguarde, pois, a Central entrará em contato brevemente.

Sistema Bravo de gestão escolar de aulas remotas chega a Caetité

Através do contrato de prestação de serviço 020/2021, a Prefeitura Municipal de Caetité, a 100 km de Brumado, contratou a empresa WSouza, responsável pelo maior sistema de gestão escolar do estado. O sistema é utilizado por mais de 3000 escolas em mais de 70 municípios no Nordeste. Municípios como Brumado, Caculé, Ibiassucê, Urandi e Guanambi já utilizam o mesmo sistema a mais de 3 anos. Maiores informações a respeito da plataforma SGE Bravo podem ser obtidas através do site oficial da empresa: www.sistemagestaoescolar.com.br.

Brumado: Distribuição de insulina na base regional de saúde só deve ser normalizada no final do mês Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Moradores das cidades de Rio de Contas e Jussiape denunciaram a faltando dois tipos de insulina desde o mês de fevereiro no Núcleo Regional de Saúde em Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Evangivaldo Alves Rocha, coordenador da Base Regional de Saúde, esclareceu que a Insulina Glargina está realmente em falta devido à grande demanda de pacientes cadastrados para uso do medicamento. “A Diretoria de Assistência Farmacêutica nos informou que já foi feita a compra, mas o laboratório está tendo dificuldades para entregar essa insulina. Logo o problema será regularizado”, afirmou. O coordenador salientou que, até o final do mês, o medicamento deve estar disponível na Base Regional, a qual atende a 13 municípios da região.

Arquivo