Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/Set/2014 - 10h30

Municípios da microrregião de Brumado lideram o IDEB, mas vereador critica índice do estado

Municípios da microrregião de Brumado lideram o IDEB, mas vereador critica índice do estado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Weliton Lopes (SDD) apresentou dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Bahia, de acordo com o qual quatro municípios da microrregião lideram o índice geral do estado. São eles: Malhada de Pedras, Licínio de Almeida, Caculé e Brumado. O vereador elogiou os administradores dos municípios, suas secretarias de educação e todo corpo docente envolvido na educação básica. Lopes fez uma avaliação do crescimento em Brumado apontando que a implantação do sistema de escolas em tempo integral, a municipalização do ensino básico e o fim das salas multisseriadas ajudaram a cidade a dar um salto significativo. Em 2005, o IDEB de Brumado era de 2,9. Em 2013, o índice subiu para 5,6. Quanto ao ranking nacional, o parlamentar culpou o governo estadual, que, segundo ele, permitiu a queda acentuada na educação da Bahia, deixando o estado em 22º lugar no país. 

Municípios da microrregião de Brumado lideram o IDEB, mas vereador critica índice do estado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Nos últimos oito anos, a educação só fez regredir em nosso estado. O governo posicionou a Bahia entre os piores na educação no Brasil. É lamentável que um sindicalista como o governador tenha permitido uma greve recorde dos professores. A Bahia não conseguiu atingir a média estabelecida pelo MEC, que era 3,6 em 2013, chegou apenas a 2,9. Foi reprovada, perdeu de ano, não fez o dever de casa, não teve compromisso com os professores e nem com os nossos estudantes. E, para piorar, a secretaria estadual se nivela por baixo comparando a Bahia com outros estados que também estão abaixo da média”, disparou Lopes. O vereador ainda citou que o próprio governo federal petista tem reprovado o governo estadual da mesma sigla no que tange à educação. “O governo federal está apontando que seu aliado, o governo da Bahia, é um péssimo gestor em educação. A criança que com oito anos de idade entrou na escola durante o atual governo passou um período perdido por conta da falta de compromisso desse governo com a educação, pois o método pedagógico adotado pela Bahia é um dos mais atrasados do país”, destacou o parlamentar.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo