Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
25/Set/2014 - 21h00

Brumado sediou I Encontro Regional do Mais Médicos

Brumado sediou I Encontro Regional do Mais Médicos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cerca de 90 médicos cubanos e uma médica boliviana estiveram presentes nesta quinta-feira (25) no Clube Social de Brumado, onde foi realizado o I Encontro Regional do Sudoeste da Bahia do Programa Mais Médicos. O evento foi iniciado com um café da manhã e, em seguida, foi formada a mesa de debates. Além dos médicos estrangeiros, também estiveram presentes coordenadores das regionais de saúde da Dires de Brumado, Caetité, Guanambi, Boquira e alguns de Vitória da Conquista representando os 42 municípios das regionais. Na mesa, além do coordenador geral da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), também estavam a representante do Ministério da Saúde, Eliana Amorim; do Ministério da Educação e Cultura, Maira das Graças Santos; tutoras do Mais Médico na região sudoeste, a argentina Maria Caputo e Rita Alaíde; o médico Henrique Perez, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, e o diretor da Dires 19, Dante Guedes. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Guedes declarou que o encontro visa avaliar o desenvolvimento do programa, que busca uma via emergencial para atender as comunidades menos assistidas. Maria Caputo comentou que o programa “chegou em boa hora e esta dando conta de fazer justiça ao garantir o direito à saúde e à atenção básica”. 

Brumado sediou I Encontro Regional do Mais Médicos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já o secretário brumadense destacou a escolha do município para sediar o evento. “Só temos que agradecer a organização do evento pela escolha de Brumado para sediar esse encontro”, disse Feres. O secretário abordou que o município melhorou sua oferta de serviços e infraestrutura, mas está faltando o profissional médico no mercado para suprir a demanda. Falando em nome dos demais médicos, Henrique Perez, o único cubano em Brumado, que atende na unidade Paulo Vargas, no Bairro Dr. Juracy, destacou que para eles a maior dificuldade foi a barreira linguística. Porém, segundo ele, com a colaboração dos pacientes todos têm se adaptado bem e o programa tem sido um sucesso. “Estamos aqui para atender a população carente, e é um prazer para nós podermos contribuir com a saúde do Brasil”, ressaltou o médico. O ponto principal do encontro foi a promoção da assistência nas unidades básicas de saúde nos municípios representados. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo