Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Abasteça no JF Auto Posto II e concorra a prêmios em Brumado

O JF Auto Posto II, localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, está com uma super promoção com show de prêmios. Além de você abastecer o veículo com combustível da melhor qualidade e com o melhor preço da cidade, ainda vai concorrer a prêmios. É isso mesmo, todo sábado, o JF Auto Posto II vai sortear diversos brindes para seus clientes. No abastecimento de qualquer combustível acima de R$ 30,00, no JF Auto Posto II, solicite o seu cupom e participe da promoção.

Morte de criança de 9 anos em explosão por vazamento de gás foi a notícia que mais repercutiu em maio

No topo do ranking das notícias mais acessadas no site Achei Sudoeste uma tragédia provocada por vazamento de gás na comunidade da Lapinha, no Arrecifinho, em Brumado. No local, uma criança de apenas 9 anos morreu durante a explosão em sua residência. O caso repercutiu bastante e comoveu a cidade (veja aqui). Em seguida, a notícia da intubação de uma paciente com coronavírus na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Brumado assustou a comunidade. A mulher de 39 anos, que faz hemodiálise no município, já estava internada na UTI quando testou positivo para a doença (veja aqui). Em terceiro lugar, um fato que gerou revolta e indignação em Brumado. Um motorista contaminado com a Covid-19 foi flagrado transportando passageiros em plena feira livre (veja aqui). Na sequência, a pandemia continuou no foco: um caminhoneiro foi o 10º paciente a testar positivo para Covid-19 na cidade. O mesmo havia chegado recentemente do sudeste do país (veja aqui). Por último, uma tragédia familiar: Um homem de 40 anos, natural da cidade de Brumado, matou a companheira, de 24, e depois cometeu suicídio na casa em que os dois moravam, em Montes Claros, no Norte de Minas (veja aqui).

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Corpo de homem é encontrado em estado de decomposição na cidade de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado em estado de decomposição na tarde do último domingo (20), no Residencial Brisas I, na cidade de Brumado. Segundo informou o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) ao site Achei Sudoeste, o corpo foi encontrado por moradores na Rua Teotônio Souza Silva. Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no local e registrou a ocorrência. Até o momento, a polícia não sabe o motivo da morte. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A polícia civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Conquista: Casal é preso transportando 62 kg de cocaína escondidos em fundo falso de caminhonete Foto: Divulgação/PRF

Um casal foi preso na noite de quinta-feira (17), na BR-116, em trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, após ser flagrado transportando 61,90 kg de cocaína em uma caminhonete. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), A prisão aconteceu em frente a unidade policial da PRF, localizada no Km-830 da rodovia. Ainda de acordo com a PRF, por volta das 18h30, policiais deram ordem de parada a uma caminhonete e, ao solicitar documentação do motorista e passageira do veículo, os policiais perceberam que o casal aparentava nervosismo. Os agentes então decidiram fazer uma fiscalização mais detalhada no carro. Durante fiscalização de combate a crimes ambientais, PRF resgata 25 aves silvestres mantidas em cativeiro dentro de carro de passeio. Ao revistar o compartimento de carga, a equipe encontrou 60 tabletes de cocaína escondidos em um fundo falso da caminhonete. Após ser questionado, o motorista de 34 anos relatou que receberia R$ 15 mil para transportar a cocaína até a capital baiana. O casal foi preso em flagrante delito por tráfico de drogas e apresentado à autoridade policial de plantão da Delegacia de Polícia Civil.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Brumado: Guarda Civil Municipal reforça segurança na feira livre e na Praça Coronel Zeca Leite Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Guarda Civil Municipal (GCM) está intensificando a segurança na região da Feira Livre, em Brumado, bem como na Praça Coronel Zeca Leite. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Jussimar Santos, comandante da GCM, destacou que, nessa época de final de ano, o fluxo de pessoas aumenta na cidade e a presença da guarda nos locais visa garantir a segurança da população. Além disso, segundo informou, a GCM recebeu diversas denúncias de que quadrilhas estariam agindo no Mercado Municipal.

Brumado: Guarda Civil Municipal reforça segurança na feira livre e na Praça Coronel Zeca Leite Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Nada mais justo do que no mês de dezembro, de bastante movimento, a GCM atuar com mais intensidade. Dez guardas municipais estão trabalhando todas as sextas-feiras no Mercado Municipal, ao longo desse mês. Também intensificaremos esse trabalho nas praças, através de rondas noturnas. O objetivo é transmitir a sensação de segurança aos munícipes”, pontuou. Aproveitando a oportunidade, o comandante desejou boas festas à comunidade e fé e esperança para superar o momento pandêmico. “Que 2021 venha com muita paz e saúde para todos”. 

Brumado: 'Tenho 13 anos de fidelidade ao PT', diz prefeito ao convidar sigla para compor seu governo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os bastidores da politica brumadense foram sacudidos na quinta-feira (17) com o convite feito pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ao Partido dos Trabalhadores (PT) para compor a sua equipe de governo em 2021 (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor ponderou que todos estão convidados para conhecer a prefeitura pelo lado de dentro e há muito equívoco no sentido de criar falsas discórdias. “Fui eleito em 2005, quando o governador era Paulo Souto (DEM). Dois anos depois, o governo muda de mão, passa ao governador Jaques Vagner (PT) e ao vice Edmundo Pereira Santos (MDB). Na época, fiz uma carta aberta ao vice-governador estendendo a mão no sentido de que fizéssemos uma parceria em favor de Brumado. Não fomos entendidos pela vice-governadoria, então procurei quem estava acima. Fui bem recebido”, contextualizou. Vasconcelos relatou que Wagner facilitou os trabalhos para o Município e ambos acabaram criando uma relação pessoal. “Essa relação nunca se estremeceu, sempre se manteve sólida. Apesar de termos filosofias ideológicas diferentes, há respeito mútuo. Sempre honrei meu compromisso com Jaques Wagner, fui para o palanque com ele. Ou seja, a nossa fidelidade ao PT, que comanda a Bahia há tantos anos, é desde 2007. Já são 13 anos de fidelidade ao PT, mas que não é correspondida nos últimos 3 anos. Estendemos a mão de novo, quem sabe, um dia, a outra mão aperta a minha”, salientou. Para o prefeito, a liderança do partido no município causa muita discórdia e prejudica os interesses de Brumado.

Brumado: Homem de 61 anos morre afogado em lagoa na região do Distrito de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 61 anos, identificado como Edigar Lima Ferreira, foi encontrado morto neste domingo (20), em uma lagoa no trevo de acesso da BR-030 ao Distrito de Ubiraçaba, zona rural do município de Brumado. Segundo informou o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) ao site Achei Sudoeste, Edigar é morador da Fazenda Pôr do Sol, que fica localizada na região do Distrito de Uiraçaba. Uma guarnição 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez o levantamento cadavérico. O corpo de Ferreira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.

Brumado: Recesso do MP vai do dia 21 de dezembro a 6 de janeiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O expediente do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) será suspenso entre os próximos dias 21 de dezembro a 6 de janeiro de 2021 em razão do recesso forense, que ocorrerá no mesmo período. Os promotores de Justiça trabalharão em regime de plantão, conforme escala publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). O expediente dos serviços administrativos considerados essenciais e/ou que não admitam interrupção obedecerá o atual horário estabelecido no protocolo de retorno ao trabalho presencial. Dessa forma, os atendimentos ocorrerão de 9h às 14h de forma presencial e de 15h às 18h de forma remota.

O Governo da Bahia anunciou nesta sexta-feira (18) que vai antecipar aos 417 municípios do estado, no próximo dia 30 de dezembro, as respectivas cotas do ICMS a ser arrecadado nos dias 28 e 29, que de acordo com o calendário das transferências constitucionais só seriam repassados em janeiro. Segundo o governo, a antecipação, que será feita pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), atende a pedido encaminhado ao governador e à Secretaria da Fazenda pela União dos Municípios da Bahia (UPB). O órgão informou que o cronograma de repasses para os próximos dias, definido após entendimento do Estado com o Banco do Brasil, prevê ainda que o imposto arrecadado entre os próximos dias 21 e 25 estará nas contas dos municípios no dia 29 de dezembro. A arrecadação relativa à movimentação econômica do dia 30, último antes do tradicional feriado bancário do dia 31, será repassada em 5 de janeiro. “Num ano atípico como 2020, em que todos os entes federativos sofreram com os impactos da pandemia e ainda arcam com as despesas exigidas pela área de saúde, a antecipação é um alívio no caixa dos municípios”, disse o governador Rui Costa. O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, afirmou que, mesmo com as pesadas perdas do início da pandemia, o Estado conseguiu aos poucos retomar o ritmo da arrecadação, que não deve superar a de 2019, mas conseguiu alcançar patamar similar ao do ano passado, o que se reflete nas transferências aos municípios.

Prefeito Herzem Gusmão é internado por complicações da Covid-19 em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/Instagram

Mais de uma semana após ser diagnosticado com a Covid-19, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, reeleito no pleito municipal deste ano, deu entrada, na sexta-feira (18), no Hospital Samur para continuação do tratamento contra a doença. Segundo a assessoria da prefeitura, Herzem Gusmão apresenta complicações pulmonares e evoluiu para a necessidade do uso de oxigênio. A confirmação do diagnóstico para Covid-19 aconteceu na segunda-feira (7). De acordo com o G1, a prefeitura informou que o prefeito vai passar por novas avaliações e exames médicos na unidade hospitalar e que novas informações serão atualizadas periodicamente. Na segunda-feira, o órgão municipal informou que a mulher do prefeito, Luci Gusmão, também teve diagnóstico positivo para Covid-19. Ela tem sintomas leves e cumpre isolamento em casa. Herzem Gusmão foi reeleito prefeito de Vitória da Conquista, em segundo turno, no dia 29 de novembro. O prefeito teve 54% dos votos válidos. Ele derrotou Zé Raimundo, que teve 46% dos votos. A eleição em Vitória da Conquista tinha 18,17% de abstenção, 1,25% votos brancos e 3,44% votos nulos.

Veículos clandestinos são apreendidos durante operação na BR-116 no sudoeste baiano Foto: Divulgação/ANTT

Treze veículos clandestinos foram apreendidos nas praças de pedágio da BR-116 nas cidades baianas de Rafael Jambeiro, Nova Itarana e Jequié, no sudoeste do estado. A informação é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) responsável por uma operação realizada na região entre a última terça-feira (15) e sexta (18), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a agência, a operação teve como objetivo o combate ao transporte clandestino interestadual de passageiros. Além dos 13 veículos apreendidos, foram realizadas 24 abordagens, 25 autos de infração e 297 passageiros foram transferidos para outros ônibus para seguirem viagem em veículos regulares. A ANTT detalhou que as principais irregularidades encontradas foram para-brisas trincados, extintores de incêndio vazios e vencidos, condutores sem vínculo empregatício, ausência de identificação das saídas de emergência e execução de serviços de transporte de passageiros sem autorização prévia. A agência alerta sobre os perigos de utilizar o transporte clandestino de passageiros. Segundo a ANTT, é comum encontrar no transporte clandestino, motoristas que não possuem treinamento, cumprem jornadas exaustivas de trabalho e os veículos são precários, geralmente apresentando péssimo estado de conservação e manutenção, o que aumenta a letalidade dos acidentes envolvendo esse tipo de transporte. A ANTT informou ainda que os passageiros que optam pelo transporte clandestino ficam expostos, pela não adoção das determinações vigentes de higienização dos veículos o que causa risco de infecção pelo novo coronavírus.

328 pacientes continuam em tratamento do novo coronavírus em Brumado

Neste sábado, 19 de dezembro, o município de Brumado registra 3605 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10631. Entre os diagnósticos: 03 internações, 42 óbitos, 328 pacientes em tratamento e 3235 recuperados. No momento, 211 ainda aguardam resultado laboratorial e 6136 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Guanambi: MP recomenda medidas para proteger patrimônio público durante transição de mandato Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE)recomendou ao atual prefeito do município de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães (PSB), e ao candidato eleito para o cargo, Nilo Augusto Coelho Moraes (DEM), a adoção de uma série de medidas de prevenção de danos ao patrimônio público neste momento de transição de mandato. Um dos objetivos, explica a promotora de Justiça Tatyane Caires, é assegurar a normalidade dos atos de gestão municipal, com a manutenção do quadro de servidores e a regularidade da prestação de serviços públicos, especialmente aqueles considerados essenciais, como saúde, educação e limpeza pública. Para elaboração das recomendações, a promotora de Justiça considerou a recente realização das eleições e o dever de plena observância das regras de transição de mandato dos gestores, com a instauração de uma equipe de transição para o novo Governo Municipal. Ela também recomendou a Jairo Magalhães que mantenha em funcionamento os projetos iniciados, desde que não haja restrições legais, não iniciando outros sem atendimento àqueles em andamento e contempladas as despesas de conservação do patrimônio público; que preserve o patrimônio público material e imaterial, além de documentos e sistemas informatizados, mantendo os registros contábeis atualizados e íntegros e adotando as medidas necessárias a fim de impedir que empresas privadas prestadoras de serviços levem consigo informações imprescindíveis à continuidade administrativa; zele pela manutenção e transmissão dos bens, arquivos, livros contábeis, computadores, mídias, sistemas, extratos bancários e documentos públicos, incluindo-se os procedimentos licitatórios e os processos de pagamento.

Guanambi: MP recomenda medidas para proteger patrimônio público durante transição de mandato

A transparência pública e o acesso à informação foram pontos destacados por Tatyane Caires, que orientou o prefeito a garantir o acompanhamento e a atuação plena e independente do sistema de controle interno e da Comissão de Transição de Governo, além de manter atualizadas as prestações de contas para com a Câmara de Vereadores e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Diversas outras medidas foram recomendadas, como priorizar, neste contexto pandêmico, os gastos em ações e serviços públicos essenciais de maior relevância social. Ao prefeito eleito, Nilo Coelho, foi recomendado com relação à gestão que se iniciará que realize as devidas comunicações sobre a ocorrência de fatos que possam indicar a prática de ilícitos ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas; designe para compor a Comissão Permanente de Licitação servidores municipais com grau de instrução compatível com a responsabilidade do cargo; abra pasta específica para arquivar a documentação quando da celebração de convênio, contrato de repasse ou instrumento correlato com a União, seus Ministérios, Autarquias ou empresas públicas federais; preste contas de todos os convênios, contratos de repasse ou instrumentos correlatos celebrados com os Governos Federal e Estadual; abstenha-se de convidar ou habilitar nos processos licitatórios empresas visivelmente “de fachada” e de emitir cheques nominais à própria Prefeitura, sacando-os, em seguida, na boca do caixa.

Brumado: Major Leila visita Batalhão de Polícia Rodoviária e traça estratégias para seu comando na 2ª CIPRv Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A major Leila Gonçalves, comandante da 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), em Brumado, visitou na última quarta-feira (16), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPR), na cidade de Salvador. Gonçalves conheceu a maior estrutura na Bahia de policiamento rodoviário. A major foi recepcionada pelo tenente coronel César de Oliveira Castro, que apresentou a unidade, bem como o sistema de vídeo monitoramento tático, que é referência no Estado, além do mais novo projeto em execução, “Pista não é Pasto” que servirá de exemplo para implantação futura na área da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Brumado, inovando, assim, todo trabalho e melhorando ainda mais a qualidade do serviço prestado ao usuário nas rodovias. Durante o encontro, Leila destacou que fará um planejamento importante na prevenção de acidentes causados por animais nas rodovias do sudoeste baiano. “Com este projeto, cuja ação pioneira na nossa região ajudará de forma mais efetiva na prevenção de acidentes que causam prejuízos materiais e até mesmo óbitos decorrentes de animais soltos às margens das rodovias”, disse a major. De acordo com ela, com o projeto espera conscientizar tanto os motoristas nos cuidados ao dirigir, quanto os proprietários dos animais.

Brumado chega a 315 casos ativos da Covid-19

Nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o município de Brumado registra 3589 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10578. Entre os diagnósticos: 03 internações, 42 óbitos, 315 pacientes em tratamento e 3232 recuperados. No momento, 238 ainda aguardam resultado laboratorial e 6136 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Braulina Lima é diplomada e lança nova logomarca da prefeitura de Aracatu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, diplomou nesta sexta-feira (18), a professora Braulina Lima Silva (Republicanos), como prefeita eleita do município de Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Silva teve 5.875 votos, ou seja, ou 58,08% dos votos válidos, no último pleito municipal que ocorreu em 15 de novembro.

Braulina Lima é diplomada e lança nova logomarca da prefeitura de Aracatu

Após a diplomação, Lima divulgou a nova logomarca da prefeitura de Aracatu para os próximos quatro anos de sua administração. De acordo com Braulina, a nova logomarca da prefeitura para o quadriênio 2021/2024 foi inspirada na tradução do nome indígena da cidade que é “Bons Ventos” ou “Bons Ares”. “A Logomarca traz a imagem de um catavento formado por pessoas simbolizando um governo do povo, onde o poder público figura enquanto impulsionador do desenvolvimento, tal como faz o catavento, transformando o vento em energia produtiva. A logo traz ainda parte do escudo da bandeira, representando o trabalho de amparo e assistência que a população deve receber do poder público municipal. As cores modernas representam um novo tempo, tempo de reconstruir”, disse a prefeita eleita que irá tomar posse em 1º de janeiro de 2021.

Beto de Preto Neto é diplomado prefeito do município de Malhada de Pedras Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O professor Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, foi diplomado nesta sexta-feira (18) prefeito do município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. A cerimônia foi virtual e presidida pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral de Brumado. Beto foi eleito no último dia 15 de novembro e derrotou a atual prefeita da cidade, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP). Silva teve a preferência de 52,50%, ou seja, 3365 votos do eleitorado contra 47,50%, 3044 de Santos. “Este é um documento com vários significados, o qual me proporciona sentimentos indescritíveis. Hoje fui diplomado como prefeito de Malhada de Pedras, nossa amada cidade. Isso me traz um grande senso de responsabilidade. Esse diploma mostra que, nos próximos quatros anos, meu foco principal será cuidar da nossa cidade, do nosso povo. Agradeço a Deus, à minha família e a todos os malhadapedrenses que acreditaram em mim. Serei um prefeito do povo, porque eu sou um homem do povo. Gratidão a todos que me ajudaram chegar até aqui!”, disse ao receber o seu diploma.

Brumado: Com presença de secretários e servidores, prefeito inaugura iluminação natalina na Praça Coronel Zeca Leite Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Já na noite desta quinta-feira (17), após reunião com secretários e servidores, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) inaugurou a iluminação natalina na Praça Coronel Zeca Leite. Ao Achei Sudoeste, o secretário de cultura, esportes e lazer, Paulo Lobo, disse que, apesar do orçamento apertado e de ter sido um ano difícil, a prefeitura conseguiu viabilizar a decoração do principal ponto de lazer da comunidade. “Com todas as dificuldades desse ano, temos aí uma praça linda. As pessoas que vêm de fora no final de ano vão encontrar uma praça embelezada. Não é como esperávamos, podemos muito mais, mas, na medida do possível, entregamos uma praça todo iluminada”, afirmou. Para 2021, o secretário espera que o Município possa dar uma alavancada. “Tenho certeza que 2021 será um ano diferente, muito melhor que 2020”, declarou, otimista. 

Sete vereadores declaram apoio à chapa de Rey de Domingão à presidência da Câmara de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em reunião nesta quinta-feira (17), oito dos quinze vereadores eleitos para próxima legislatura firmaram apoio à candidatura de Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão para presidente da Câmara Vereadores de Brumado. O discurso de todos foi no sentido de que não irão aderir à base do governo municipal, mas sim contribuir e aprovar todos os projetos de interesses da população brumadense. Já Domingão anunciou que pretende fazer uma administração antenada com os anseios da população e que irá dar toda estrutura para que os parlamentares possam exercer seus mandatos com muito trabalho. O grupo oposicionista anunciou que irá conversar com os demais vereadores para convencê-los da importância da independência e harmonia entre os poderes. Além de Rey a chapa tem como vice-presidente Rubens Araújo (Podemos), primeiro secretário Tiago Amorim (PP) e segundo secretário Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem. Além destes, estiveram presentes os vereadores Vanderlei Bastos Miranda (PDT), Boca, Luís Carlos Caíres da Silva (PP), o Palito, João Vitor Moura Vasconcelos (DEM) e Harley Souza Lopes (Republicanos). 

Ibicoara: Homem é encontrado morto com golpes de picareta Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (17), um assassinato brutal foi registrado em Canjerana, na região rural da cidade de Ibicoara, a 178 km de Brumado. Na comunidade, um homem teria sido morto com golpes de picareta enquanto dormia. A vítima foi identificada como Valdir Moura Couto, 51 anos, natural de Iramaia. Policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estiveram no local, bem como uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Civil investiga o caso. Não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

Trabalho infantil atinge 1,8 milhão de menores no Brasil, diz IBGE Foto: Ministério Público do Trabalho

O trabalho infantil - que é ilegal - diminuiu nos últimos anos no Brasil, mas o país não tem o que comemorar. Dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2019, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes estavam trabalhando, sendo que 40% delas exerciam atividades consideradas as piores formas de trabalho infantil. Outros cerca de 235 mil menores de 18 anos trabalhavam no país, mas em condições legais. De acordo com o G1, a legislação brasileira proíbe que menores de 13 anos de idade exerçam qualquer tipo de atividade de trabalho, remunerado ou não, indiferente da carga horária. Só é permitido trabalhar no país a partir dos 14 anos, mas sob condições específicas, como a de menor aprendiz, que tem carga horária reduzida, por exemplo. Havia três anos que o Brasil desconhecia o retrato do trabalho infantil. Os últimos dados divulgados pelo IBGE eram referentes a 2016 e foram apresentados em novembro de 2017. As divulgações dos anos seguintes foram adiadas devido à uma revisão metodológica para a classificação do trabalho infantil. Com a nova metodologia, o número real de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em 2016 mais que dobrou em relação ao que havia sido divulgado – passou de 998 mil para 2,1 milhão.

Arquivo