Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Grávida é enforcada e abandonada em matagal na cidade de Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma mulher grávida foi vítima de tentativa de feminicídio pelo companheiro na última sexta-feira (8), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Após ser enforcada, a vítima acordou em um matagal sem nenhuma documentação. De acordo com a mulher, que não quis ser identificada, ela se negou fazer um aborto proposto pelo companheiro. Ela detalha que no dia em que foi atacada. o homem a buscou no trabalho e disse que eles iriam fazer um passeio com um amigo em um distrito próximo, que fica a 30 minutos de Vitória da Conquista. No local, o agressor enforcou a vítima e achou que ela havia morrido. No entanto, a mulher tinha apenas desmaiado. Ela foi deixada em um matagal sem nenhuma documentação. Mais tarde quando acordou, a mulher conseguiu pedir ajuda a dois ciclistas que passavam pelo local. “Foi Deus que colocou dois ciclistas passando na estrada, vindo na minha direção. Eu só tive força para levantar e acenar para eles me ajudarem”, comentou a mulher. A vítima tinha um relacionamento com um homem de 30 anos e, após descobrir a gravidez, ficou sabendo que o companheiro era casado. A partir daí o homem se tornou agressivo e obrigou a mulher a abortar. “Todo tempo ele me pressionava psicologicamente. Eu não tinha voz, porque ele me pressionava. Ele me buscava no trabalho, me procurava, falava que eu ia destruir a vida dele, que eu tinha que dar um jeito nisso”, relatou a vítima.

Paramirim registra seis mortes por coronavírus em menos de duas semanas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Saúde de Paramirim, a 129 km de Brumado, comunicou nesta terça-feira (12) o sétimo óbito por coronavírus. É o sexto em apenas 13 dias. Trata-se de um homem de 85 anos, portador da doença de alzheimer, que foi diagnosticado com Covid-19 e deu entrada no Hospital Aurélio Rocha no dia 7. Em seguida, em razão da gravidade do caso, foi solicitada a transferência do paciente para unidade de maior suporte. Após piora do quadro clínico e complicações da doença, o paciente veio a óbito na terça (12). No total, a cidade possui 72 casos ativos. O momento é de crescimento da doença no município.

Prefeito de Goiânia, Maguito Vilela morre aos 71 após Covid-19 Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-governador de Goiás e prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), faleceu nesta quarta-feira (13), aos 71 anos. A informação foi confirmada pelo secretário de Comunicação da capital, Bruno Rocha Lima. O político estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, lutando contra uma infecção pulmonar, em decorrência da Covid-19, da qual já havia se recuperado. A nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da capital informou que “a família está providenciando o traslado do corpo de São Paulo para Goiás e ele deve ser sepultado em Jataí, sua terra natal”. O Hospital Albert Einstein confirmou a morte do político. Segundo a unidade de saúde, Maguito faleceu às 4h10 desta quarta-feira. De acordo com o G1, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em intervalo de menos de dez dias em agosto de 2020. No dia 19, morreu Nelma Vilela Veloso, de 76 anos, que tinha diabetes e problemas pulmonares, comorbidades que agravaram o quadro. Já no dia 28, a irmã mais velha, Nelita Vilela, de 82 anos, também faleceu. O político passou por vários cargos públicos em Goiás: vereador, prefeito, governador e senador. Foi eleito gestor da capital com 52% dos votos no 2º turno das Eleições 2020, tomou posse de forma virtual e se licenciou do cargo. Relembre a carreira dele. Com a morte de Maguito, o vice Rogério Cruz (Republicanos) deve assumir a administração de Goiânia.

Caetité: Prefeitura suspende cobrança e contrato com empresa da Área Azul por conta da pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Caetité, a 100 km de Brumado, suspendeu a cobrança pelas vagas de estacionamento rotativo na Zona Azul. Também foi suspenso o contrato com a empresa responsável pela arrecadação e organização do serviço. A suspensão ocorreu por meio de decreto editado pelo prefeito Valtécio Aguiar (PDT) e publicado nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Município. De acordo com o documento, o motivo para isenção da cobrança está relacionado às dificuldades enfrentadas pelo comércio local e pelos consumidores durante o período da pandemia. Em comunicado na página oficial, a prefeitura reforçou que a decisão se baseou no momento de sensibilidade geral causado pela crise. A Zona Azul começou a funcionar em 19 de julho de 2018 em Caetité. A cobrança era de R$ 2 por veículo, com limite de permanência de até duas horas, durante o horário comercial.

Temendo nova onda da Covid-19, Dom Basílio restringe atendimento de comércio não essencial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao lado do secretário de saúde, Valmon Félix, o prefeito do município de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), comunicou a restrição no atendimento do comércio não essencial em razão do aumento de casos da Covid-19, a chamada segunda onda. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito salientou que a medida visa conter a proliferação do vírus, especialmente nesse período de pico da doença. “Diante disso, estamos comunicando a toda população que emitiremos um novo decreto municipal com restrições ao funcionamento de atividades não essenciais no município. O funcionamento estará suspenso por 10 dias, sobretudo de bares, restaurantes, academia e atividades coletivas de esporte. Isso fará com que possamos controlar o avanço da Covid-19 em Dom Basílio. Peço a compreensão de todos”, afirmou. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o decreto nº 047/2021 foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (13). A suspensão das atividades do comércio não essencial se dará no período de 13 a 22 de janeiro de 2021. O funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes ocorrerá apenas por delivery. Já a feira livre funcionará até o meio dia. 

Butantan divulga eficácia geral de 50,4% da vacina CoronaVac Foto: Divulgação

A CoronaVac registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil, informou nesta terça-feira (12) o Instituto Butantan, que desenvolve a vacina contra a Covid-19 em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa em São Paulo. Chamado de eficácia global, o índice aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos – sejam eles leves, moderados ou graves. O número mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%. Na semana passada, o instituto divulgou que a CoronaVac atingiu 78% de eficácia na prevenção de casos sintomáticos leves, mas que precisaram de cuidado médico. Aquele anúncio, portanto, descartou os infectados que não precisaram de atendimento. No entanto, quando esse grupo também foi levado em conta, aumentou o total de casos no cálculo – chegou-se, assim, à eficácia global de 50,38%. Na prática, significa que a CoronaVac tem potencial de: reduzir pela metade (50,38%) os novos registros de contaminação em uma população vacinada; reduzir a maioria (78%) dos casos leves que exigem algum cuidado médico. Além disso, nenhum dos vacinados foi internado ou morreu.

Brumado: 'Também somos gente', diz idosa ao cobrar pavimentação prometida há 2 anos na Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradora da Rua Gabriel Messias, na Vila Presidente Vargas, a dona de casa Doralice Santos denunciou ao site Achei Sudoeste que a via está abandonada. Segundo ela, há cerca de dois anos foram instaladas as guias na rua, porém a prefeitura não voltou para pavimentar o local. “Quase todo mundo que mora aqui é idoso. A gente vive nessa situação com poeira, lixo, mato e até cobra já matamos aqui. Os candidatos só passam aqui em época de eleição pedindo voto. É gente que mora aqui, gente de bem, não somos bicho”, declarou. Aos 73 anos, a idosa relatou ainda que o mato e o lixo estão tomando conta da rua. “Nem parece uma rua. O carro do lixo não vem até aqui. Nem rede de esgoto tem”, criticou. Ela apela ao poder público que intercedam pelos moradores e realizem a pavimentação na localidade. "Estou pedindo ajuda", finalizou.

A modalidade de trabalho temporário gerou mais de 2 milhões de vagas no país em 2020. O balanço é da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). Diante de um ano desafiador, devido à pandemia, o número de contratações chegou a 2.002.920, aumento de 34,8% com relação a 2019, quando foram geradas 1.485.877 vagas temporárias, segundo a entidade. O número de vagas temporárias foi puxado pelo setor da indústria - 65% das contratações temporárias foram dentro do setor - para atender à demanda complementar de trabalho em segmentos como Alimentos, Farmacêutica, Embalagens, Metalúrgica, Mineração, Automobilística, Agronegócio e Óleo e Gás. O setor de serviços foi responsável por 25% das vagas criadas, e o comércio, por 10%. O cenário de 2020 difere dos demais anos, já que historicamente o comércio é que costuma puxar as contratações de trabalhadores temporários, principalmente no 2º semestre. Em 2020, a indústria se apoiou na modalidade para repor o quadro de funcionários e conseguir suprir a demanda do mercado. Já a taxa média de efetivação no ano passado foi de 20%. Nos anos anteriores, ela ficava entorno dos 15%, segundo a Asserttem. Para Marcos de Abreu, presidente da entidade, os números reforçam o papel que o trabalho temporário vem desempenhando no país e durante a pandemia, como uma solução para a sobrevivência das empresas e para o combate ao desemprego. “Estamos muito felizes com os resultados de 2020, que representam o maior patamar já registrado desde o início da série histórica, iniciada em 2014”, afirma.

Brumado: Consulta pública de volta às aulas não apresenta opções claras e não atinge objetivo, diz APLB Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado abriu uma consulta pública para ouvir a comunidade acerca do protocolo de segurança elaborado pelo Conselho Municipal de Educação para retomada das aulas presenciais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vanuza Lobo, presidente da APLB Sindicato, criticou a abordagem da consulta pública. “O documento é grande e denso. Poderiam ser perguntas objetivas. Essa consulta deveria ser simplificada”, afirmou. Para Lobo, a consulta deve ser simples e clara para atender a todos os públicos, de A a Z, do professor ao pai de família sem muita instrução, o que não acontece nesse caso. Além disso, a sindicalista argumentou sobre a falta de espaço para apresentação de sugestões acerca do processo de retorno das aulas. “Na minha opinião, essa consulta não surtiu efeito”, reiterou.

Nova variante do coronavírus foi encontrada no Amazonas, dizem cientistas Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images

Uma nova variante do coronavírus foi encontrada no Amazonas, segundo informações divulgadas pela Fiocruz Amazônia nesta terça-feira (12). A variante, que chegou ao Japão após viajantes passarem pelo estado, apresenta uma série de mutações vistas pela primeira vez, informou o pesquisador e vice-diretor da instituição, Felipe Naveca. No domingo (10), o governo japonês anunciou que as autoridades de saúde do país encontraram a variante do vírus em quatro viajantes que estiveram no Amazonas e voltaram ao Japão em 2 de janeiro. Até esta segunda (11), mais de 216 mil pessoas foram infectadas pela Covid-19 em todo o estado. Conforme nota técnica da Fiocruz Amazônia, amostras detectadas em japoneses que passaram pela região amazônica podem ter evoluído de uma linhagem viral que circula no Amazonas desde abril do ano passado, e “podem ser representantes de um vírus potencialmente de uma linhagem emergente no Brasil”. “A variante encontrada por pesquisadores japoneses a partir de pessoas que estiveram no Amazonas tem uma série de mutações que ainda não tinham sido encontradas. Algumas mutações dela envolvem mutações na proteína Spike, que faz a interação inicial com a célula humana, então isso chama muita atenção”, explicou Naveca. Ainda conforme a nota, as sequências amostradas dos japoneses acumularam um número incomum de alterações genéticas, além daquelas na proteína Spike, que se assemelham ao padrão observado em linhagens do Reino Unido e da África do Sul. Segundo Naveca, essa nova variante carrega mutações que já foram associadas à maior transmissão, mas ainda não é possível afirmar se ela é mais transmissível ou não.

Rio de Contas: Barragem do Luiz Vieira é recuperada e risco de rompimento eliminado Foto: Kal Comunicação

As obras de recuperação da Barragem do Luiz Vieira, em Rio de Contas, a 78 km de Brumadoi, foram concluídas pela empresa Opemacs Serviços Técnicos Ltda. Os trabalhos foram orçados em R$ 2.510.929,73. Devido ao assoreamento, o açude teve a sua capacidade reduzida para 99.352.000 m³. Após as obras de recuperação e a eliminação do risco de rompimento, agora o próximo passo é a dragagem, para evitar o seu aterramento ao longo dos anos. A barragem atende ao Perímetro Irrigado de Brumado e possui fundamental importância para o consumo humano e a agricultura.

Governo Federal decide antecipar 13º salário de aposentados Foto: Reprodução

Diante do aumento no número de casos de Covid-19 neste início de ano, o governo Jair Bolsonaro decidiu antecipar novamente os pagamentos do 13º de aposentados do INSS e do abono salarial. A medida já havia sido adotada em 2020. Segundo assessores presidenciais, a intenção é pagar a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em fevereiro e a segunda, em março. O mesmo calendário seria usado no pagamento do abono salarial. A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, já providencia a formalização da medida e avalia se realmente será possível fazer a primeira antecipação já no próximo mês. A medida não tem custo extra para o governo, porque há verba prevista no Orçamento de 2021. “Como houve um recrudescimento da doença, em vez de ficarmos esperando, vamos agir e seguir o mesmo protocolo do ano passado, quando antecipamos o 13º dos aposentados e o abono salarial. Vamos fazer o mesmo agora, já está decidido, provavelmente em fevereiro e março”, disse ao blog do Valdo Cruz, um assessor presidencial. Segundo esse assessor, essa antecipação vai atender, neste momento, a uma parcela da população que sofre mais diretamente com o coronavírus, como os idosos.

Bandidos roubam pneus de motocicletas novas na agência dos Correios de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (12), cinco motocicletas que estavam no depósito da unidade dos Correios de Brumado tiveram suas rodas de liga leve furtadas. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, bandidos invadiram o local e levaram 10 rodas. Não há indícios de arrombamento na unidade. Imagens de monitoramento podem auxiliar na identificação dos criminosos. A Polícia Civil vai investigar o crime. Com o furto, parte dos serviços de entrega poderá ser afetado nos próximos dias. No final de 2020, as agências dos Correios de todo o país receberam novas motocicletas para reforçar o serviço de entregas nas cidades. No ano passado, segundo a empresa, foram investidos mais de R$ 140 milhões na aquisição de novos veículos.

Aracatu: Falso funcionário da EPCL é preso suspeito de aplicar golpe do gato de energia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (11), a policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam um homem suspeito de tentar aplicar um golpe se passando por funcionário da empresa terceirizada da Coelba, a Empreendimentos, Projetos e Construções Ltda (EPCL), na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo a denúncia, uniformizado, o falso funcionário encontrava gatos de energia em residências na zona rural, onde aplicava multas. Usando o suposto nome de Cristian, ele pressionava as vítimas alegando que, se elas não pagassem a multa no valor de R$ 3 mil, a energia da casa seria cortada. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em uma residência localizada na Fazenda Milagres, o morador desconfiou da ação e acionou a polícia. Após diligências, o acusado foi localizado e encaminhado à 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado.

Brumado: APLB avalia protocolos e cobra dados técnicos de biossegurança para retorno das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Juntamente com o Conselho Municipal de Educação e o Ministério Público, a APLB Sindicato está colaborando no processo de avaliação do protocolo de biossegurança para retomada das aulas presenciais em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vanuza Lobo, presidente da APLB, disse que ainda falta a realização de um estudo técnico para endossar a viabilidade do documento. “Não temos aporte para fazer esse estudo. Precisaríamos da Vigilância Sanitária, do parecer de um infectologista, de pediatras, psicólogos, segurança e medicina do trabalho. Precisamos do parecer deles para avalizar e dizer como deve ser esse retorno. Tem que haver esse estudo técnico. São vidas!”, pontuou. Lobo criticou que o Município, apesar de ter toda a máquina pública à sua disposição, não apresentou sequer a participação da Secretaria de Saúde na elaboração do protocolo. “Como vamos levar crianças, adolescentes e professores em um espaço para trabalhar sendo que não houve um estudo técnico? O documento contou apenas com o senso comum. Tem referenciais, mas no corpo do documento não existem as questões de logística, cronograma, como vai ser o distanciamento. Somos a favor do retorno, mas com segurança, depois da vacina”, declarou.

Brumado tem 5 pacientes internados por conta da Covid-19

Nesta terça-feira, 12 de janeiro, o município de Brumado registra 4073 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11857. Entre os diagnósticos: 5 internações, 45 óbitos, 261 pacientes em tratamento e 3767 recuperados. No momento, 137 ainda aguardam resultado laboratorial e 7011 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Rui Costa comanda primeira reunião com grupo de trabalho para viabilizar nova montadora para a Bahia Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A primeira reunião do Grupo de Trabalho que foi criado pelo governo estadual para viabilizar a atração de uma nova montadora para a planta da Ford instalada na Bahia foi realizada na tarde desta terça-feira (12), na sede da Governadoria. “A partir de hoje [12], esse grupo irá trabalhar para apresentar o que a Bahia tem a oferecer para esses investidores, que é uma belíssima estrutura, já que temos a maior planta industrial automotiva da América do Sul, estrutura portuária, o parque tecnológico do Senai Cimatec Industrial, inclusive com campo de prova. É tudo isso que vamos apresentar. Já enviamos os primeiros documentos a embaixadas de outros países e estamos esperando que eles nos ajudem a encontrar esses fabricantes para que eles vejam que excelente oportunidade é investir no Brasil e na Bahia”, detalhou o governador Rui Costa. O governador também fez questão de reforçar que o Estado vai dar todo o suporte necessário aos trabalhadores da Ford, inclusive com a elaboração de um banco de dados para servir de subsídio para empresas que possam vir a empregá-los. Além de Rui e de trabalhadores da montadora, participaram do encontro representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, da Casa Civil e das secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz), de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Polícia apreende explosivo e munição para fuzil em área de mata de Simões Filho Foto: Divulgação/SSP-BA

Explosivo e munições foram apreendidos em uma área de mata na localidade de São José, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, na segunda-feira (11). Suspeitos que estavam no local conseguiram fugir. Segundo a polícia, equipes da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) encontraram os materiais ilícitos durante uma patrulha, quando visualizaram homens em uma área de mata fechada. Quando os policiais se aproximaram, o grupo atirou contra a equipe e fugiu. Sacolas que estavam com os criminosos foram abandonadas no local. Dentro delas foram apreendidos um explosivo e munições para fuzil e espingarda. Os materiais foram apresentados na 22ª Delegacia Territorial (DT) do município.

Ibicoara: Terreno desmatado é encontrado em área de proteção ambiental Foto: Reprodução/TV Bahia

Um terreno desmatado de cerca de sete hectares, o que equivale a sete campos de futebol, foi descoberto em uma área de proteção ambiental da cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, no último fim de semana. Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente e da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental da cidade, a fiscalização chegou à área desmatada após denúncias de incêndios no local, que fica a cerca de cinco quilômetros da zona urbana da cidade. Aproximadamente 126 metros cúbicos de madeira foram encontrados no local e, segundo a prefeitura, o material será doado. A administração municipal acredita que o local teria sido desmatado para uma plantação irregular de café. Ainda segundo a prefeitura de Ibicoara, a área desmatada fica dentro de uma propriedade privada. Os proprietários estão sendo procurados.

Casal suspeito de matar policial militar em São Paulo é preso no interior da Bahia Foto: Reprodução/TV Globo

Um casal suspeito de matar um policial militar na cidade de Embu das Artes (SP), em 2018, foi preso na segunda-feira (11), no município de Saúde, no interior da Bahia. Rui Joaquim da Silva e Fabiana dos Santos Bianchi estavam foragidos desde 2018, quando o crime ocorreu. De acordo com a Polícia Militar de Jacobina, que fica a cerca de 40 km de Saúde, uma denúncia anônima informou que o casal estava escondido no município. Desde então, os suspeitos passaram a ser monitorados e, quando estavam aguardando atendimento médico no Hospital Municipal de Saúde, foram presos por uma equipe da 24ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). No momento da prisão, segundo a polícia, Rui Joaquim apresentou uma Carteira de Habilitação falsa. Já Fabiana apresentou um documento de identificação de uma das irmãs. “É gratificante contribuir para a captura de foragido da justiça, sobretudo daqueles que tiraram a vida de um irmão de farda. Esta prisão foi fruto de um trabalho de inteligência da 24ª CIPM, unidade operacional composta por verdadeiros guerreiros, sempre ávidos no combate à criminalidade. Todo efetivo policial que se envolveu nesta diligência está de parabéns”, disse o Major Flailton Olivera, Comandante da 24ª CIPM. Ainda segundo a polícia, os dois suspeitos também têm mandados de prisão preventiva expedidos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) por crimes contra o patrimônio.

Frota da Prefeitura de Guanambi está sucateada e atrapalha ações da nova gestão Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um dos principais desafios do prefeito Nilo Coelho (DEM) será recuperar o conjunto de veículos e máquinas pertencentes à prefeitura de Guanambi indispensável para o funcionamento da administração pública. De acordo o secretário de Infraestrutura Michel Macêdo, a frota de sua pasta está com 70% do seu maquinário sem a menor condição de funcionamento, impossibilitando a execução de ações importantes e urgentes como recuperação de vias públicas e obras estruturantes no município. Diversas máquinas pesadas, fundamentais para a realização de inúmeras tarefas encontram-se sem a menor condições de uso, causando um prejuízo imensurável para a municipalidade. Ainda segundo o secretário, não existia uma gestão de frota, ou um simples controle de troca de óleo ou revisões dos veículos adquiridos, o que levou a dois veículos novos, avaliados em mais de R$ 700 mil reais, simplesmente perderem a garantia.

Frota da Prefeitura de Guanambi está sucateada e atrapalha ações da nova gestão Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Também por falta de gestão de frota, a maioria dos veículos da Secretaria Municipal de Saúde encontram-se inutilizados. O ônibus usado para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) – patrimônio de R$ 569 mil – e que realiza três viagens por semana, perdeu a garantia por falta da revisão obrigatória. Segundo a secretária da pasta, Roberta Gonçalves, o veículo do gabinete está sendo utilizado para transporte de pacientes, devido o sucateamento das ambulâncias. Por outro lado, o município pagava mensalmente uma alta quantia de aluguel de uma série de veículos, muitos deles, velhos e usados, a preços muito acima do valor de mercado. A equipe de transição tinha feito um levantamento por secretaria e ficou abismada com as péssimas condições da frota própria. Dos ônibus do programa Caminho da Escola, apenas um funciona perfeitamente, os demais se encontram em estado deplorável de conservação, desde a parte mecânica, elétrica, pneus, estofados, etc. Segundo o secretário de Planejamento, Inácio Paz Lira Júnior, o município irá implantar um novo e eficiente modelo de gestão de frota, com um profissional experiente que saiba orientar, treinar a equipe e ainda oferecer a manutenção necessária da frota municipal e acompanhar demandas simples do dia a dia, como troca de óleo, revisões obrigatórias, entre outros.

Funcionários da Ford realizam protesto contra fechamento de fábrica em Camaçari Foto: Reprodução/TV Bahia

Trabalhadores da Ford protestam contra o fechamento da fábrica da montadora em Camaçari, região metropolitana de Salvador, na manhã desta terça-feira (12). Na segunda (11), a montadora anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil após um século (veja aqui). Depois do protesto na sede da fábrica, o grupo seguiu em carreata para o Centro Administrativo de Camaçari. De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Júlio Bonfim, durante uma reunião com o presidente da Ford na América do Sul, a empresa informou que a decisão de encerramento da produção foi tomada por causa da instabilidade econômica do país. “Ontem eu tive uma convocação por parte da Ford e nessa reunião, eu esperava que a tratativa era referente aos 460 trabalhadores da Ford que estavam suspensos por contrato em lay-off [suspensão temporária]. Mas fomos surpreendidos por um anúncio, por parte do presidente América do Sul, informando da instabilidade econômica do país e a incerteza econômica do país por parte do governo federal, isso dito pelo próprio presidente América do Sul da Ford. E também a questão do coronavírus impactou diretamente no encerramento das atividades da Ford”, contou Júlio. Por meio de nota, o Ministério da Economia afirmou que lamenta a decisão global e estratégica da Ford de encerrar a produção no Brasil. Disse ainda que a decisão da montadora destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no país; que muitos registram resultados superiores ao período pré-crise. Com o encerramento das atividades no Brasil, a Ford também fechará as fábricas de Taubaté (SP) e Horizonte (CE), além de Camaçari. De acordo com o presidente do sindicato, o impacto será da perda de emprego de 12 mil trabalhadores diretos. No entanto, a Ford alega que serão cinco mil empregos afetados.

Policlínica Regional em Vitória da Conquista contrata médicos com remuneração de até R$ 10 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Policlínica Regional em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, está contratando médicos com remuneração de até R$ 10 mil, no regime CLT, o que garante férias e 13º salário. São vagas para médico angiologista e neurologista, com cargas horárias que variam de 12 a 20 horas semanais. O processo seletivo simplificado analisa os currículos e os títulos dos candidatos e o período de inscrição vai de 13 a 19 de janeiro de 2021. Os interessados devem entregar a documentação na sede do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga (Cisvita), localizado na Avenida Juracy Magalhães, nº 3340, Ed. Multiplace Conquista Sul, Sala 303, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista. Mais informações estão disponíveis no site www.cisvita.ba.gov.br ou pelo telefone (77) 3025-6417.

Após décadas, negociação salarial da Magnesita em Brumado supera negociações de Contagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo com a crise mundial provocada pela pandemia, o presidente do Sindicato dos Mineradores de Brumado (Sindmine), Édio Pereira, destacou os bons acordos firmados entre os trabalhadores e as empresas mineradoras em Brumado. Segundo Édio, a categoria fez acordos melhores do que os bancários, petroleiros e os metalúrgicos. Além disso, pela primeira vez, o Sindimine fez um acordo com a Magnesita/Brumado melhor, em termos de reajustes salariais, do que o realizado pela empresa em Contagem (Minas Gerais). “Quebramos esse paradigma. Foi uma conquista impressionante. Eles fecharam em 3.89%, em duas vezes. Nós recebemos em parcela única. O ticket deles aumentou em R$ 6, o nosso aumentou em R$ 15. Nossos acordos fechados aqui foram bem melhores do que a nível nacional. Isso mostra a força e a capacidade de articulação do sindicato”, argumentou ao site Achei Sudoeste.

Arquivo