Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Defensoria Pública Estadual registra aumento nos pedidos de divórcios durante a pandemia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesse período de pandemia, a Defensoria Pública Estadual registrou um aumento no número de pedidos de divórcios na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a defensora pública Maiara Pereira informou que houve um crescimento substancial desse tipo de demanda ao longo dos últimos sete meses. “De volume de trabalho, apesar da pandemia, não houve diminuição. Continuamos trabalhando da mesma forma. Conseguimos manter a integridade do serviço”, pontuou. 

STF nega pedido de Lula para suspender caso triplex no STJ Foto: Divulgação/PT

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender o andamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) do processo do triplex. O petista foi condenado no caso a 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com o G1, no mês passado, Fachin já havia negado outro pedido com o mesmo objetivo, mas argumentos diferentes. A defesa do ex-presidente tenta anular o julgamento da Quinta Turma do STJ que analisou recurso contra a decisão que manteve a condenação do petista no caso. Os advogados alegam que não foi assegurada ampla defesa porque o advogado Cristiano Martins, que coordena a defesa de Lula, não pôde participar da sessão. Argumentam também que o Supremo ainda discute se o ex-juiz Sergio Moro atuou com parcialidade nos casos envolvendo o ex-presidente. Em setembro, a Quinta Turma do STJ negou um recurso que pedia o impedimento de diversas autoridades em casos envolvendo o petista. Na ocasião, porém, os ministros decidiram atender parcialmente um recurso do ex-presidente e reduzir o valor da indenização a ser paga no caso do triplex em Guarujá. A multa definida inicialmente era de R$ 4,1 milhões, mas o novo valor ainda não foi informado. Fachin afirmou que não identificou ilegalidade que justifique conceder uma liminar (decisão provisória) para paralisar o processo. O ministro citou que não há previsão para manifestação da defesa nessa fase processual.

Érico Cardoso confirma primeira morte em decorrência da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Saúde de Érico Cardoso, a 144 km de Brumado, confirmou o primeiro óbito em decorrência do novo coronavírus. O óbito foi registrado na última segunda-feira (02). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de um paciente do sexo masculino, de 50 anos, que deu entrada no Hospital Municipal no dia 27 de outubro. Ele chegou a ser transferido para o Hospital José Américo Rezende, na cidade de Paramirim, onde faleceu. Todos os familiares e contactantes do paciente já estão em isolamento, sendo monitorados pelas equipes de saúde do município.

Brumado: Abasteça no JF Auto Posto II e concorra a prêmios

O JF Auto Posto II, localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, lançou uma super promoção com show de prêmios. Além de você abastecer o veículo com combustível da melhor qualidade e com o melhor preço da cidade, ainda vai concorrer a prêmios. É isso mesmo, todo sábado, o JF Auto Posto II vai sortear diversos brindes para seus clientes. No abastecimento de qualquer combustível acima de R$ 30,00, no JF Auto Posto II, solicite o seu cupom e participe da promoção.

Com estragos causados pelas chuvas, Irecê se mobiliza para ajudar famílias mais afetadas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A cidade de Irecê, no norte da Bahia, ganhou visibilidade nacional devido aos estragos causados pelas fortes chuvas que continuam a cair no município. Chegaram a ser registrados 190 mm de chuvas na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o repórter Bruno Araújo, da Rádio 101 News, disse que, com o decreto de emergência publicado pela prefeitura, a cidade passará a receber ajuda do Governo Estadual, bem como donativos de populares para auxiliar as pessoas mais atingidas. “A cidade está totalmente acabada. As ruas estão reviradas, cheias de buracos e crateras. O Hospital Regional foi invadido pelas águas, assim como vários pontos comerciais. Apesar dos estragos, ninguém perdeu a vida, graças a Deus”, relatou. Segundo Araújo, muitas famílias estão desabrigadas e necessitando de ajuda de todo tipo, desde roupas e colchões até remédios. A Polícia Militar de toda Bahia está se mobilizando para recolher donativos para essas famílias. A Defesa Civil está realizando um levantamento dos pontos mais críticos para que possa ser feito os reparos necessários. Além da situação caótica, o repórter chamou a atenção para o aumento do número de casos de coronavírus na cidade.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Brumado: Uneb retoma aulas mediante plataforma emergencial remota a partir do dia 09 de novembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir da próxima segunda-feira (09), a Uneb retomará as aulas remotamente em todos os campi. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora do Campus XX, em Brumado, Jaciara de Oliveira Santana, frisou que se trata de um plano emergencial por um período extraordinário. “Não é educação à distância, é ensino remoto, um plano emergencial para esse período de pandemia. Estamos no processo de formação dos professores para utilização das plataformas”, pontuou. Hoje, cerca de 450 alunos fazem parte do campus no município. Quanto ao retorno presencial, a diretora disse que não há previsão, tendo em vista o contexto da pandemia e a possibilidade de uma segunda onda. “A gente não tem ainda uma referência, vai depender do contexto da pandemia. Isso foge do nosso controle. É muito difícil prevermos o que vai acontecer”, completou. 

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Retomada do campeonato brumadense de futebol depende de aval da justiça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de esportes, Paulo Lobo, informou que a retomada do Campeonato Brumadense de Futebol depende do aval da justiça e das autoridades sanitárias do município e do estado. “Houve uma reunião entre a Liga Brumadense de Futebol e os clubes para definir a questão do protocolo para retomada do campeonato. Eu acho que, dificilmente, os clubes vão querer jogar sem público, mesmo porque é o público que consegue mantê-los. A principal renda dos clubes é a bilheteria”, disse. O secretário frisou que é um anseio da administração municipal retomar os jogos do campeonato, cumprindo todas as medidas sanitárias necessárias para prevenção da propagação do coronavírus. “Ainda não me inteirei do que foi definido na reunião. Vamos aguardar”, completou. 

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Brumado: Defensoria Pública Estadual retorna atendimento ao público com agendamento remoto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Defensoria Pública Estadual (DPE) retomou na terça-feira (03) os atendimentos presenciais na cidade de Brumado após 7 meses de fechamento ao público. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a defensora pública Maiara Pereira explicou que esse retorno será gradual, assim como tem sido com os demais órgãos de justiça. “Os agendamentos para os atendimentos estão sendo feitos, exclusivamente, por telefone e pela internet. O assistido faz esse agendamento on-line ou via telefone e a gente realiza o atendimento presencial”, disse. A medida, segundo frisou, visa evitar a formação de aglomerações na unidade, tendo em vista que o seu espaço é limitado, bem como impedir a propagação do novo coronavírus. Os canais para agendamento são: 129, 0800 071 3121 e o (77) 3441-5048; ou pelo site www.defensoria.ba.def.br. “Assim também conseguimos otimizar os trabalhos”, destacou Pereira.

Juiz defere liminar e pune responsáveis por divulgação de pesquisa eleitoral falsa em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz José Eduardo das Neves Brito deferiu liminar apresentada pela coligação “Novas ideias para mudar Caetité” em face de José Carlos Duca e Márcio Araújo Lopes em razão da divulgação de pesquisa eleitoral não registrada. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os representados teriam divulgado a referida pesquisa, que aponta a vitória do candidato a prefeito Aldo Gondim (PSD), nos grupos de WhatsApp denominados “Chicote Estrala” e “Caetité Debate Político”. O magistrado considerou que a pesquisa divulgada pelos representados não está registrada perante a Justiça e a conduta configura-se como grave violação à legislação eleitoral, decorrente da propagação de pesquisa sem a mínima idoneidade jurídica. José Carlos e Márcio Araújo deverão se retratar nos grupos declarando que divulgaram pesquisa falsa. “A prática imputada aos representados compreende dano ao equilíbrio do pleito eleitoral, uma vez que a divulgação de suposta vitória de um candidato poderá induzir eleitores desinformados a exercer o voto com base em tais parâmetros, além de constituir prática de divulgação de notícias falsas “fake news”. Fixo, para caso de descumprimento do quanto determinado, multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) até a alçada de 106.410,00 (cento e seis mil, quatrocentos e dez reais), nos termos do artigo 17 da Resolução TSE 23.600/2019”, sentenciou o juiz.

Riacho de Santana: Idoso de 81 anos é a segunda vítima do coronavírus Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um idoso de 81 anos é a segunda morte em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus, no município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. O óbito foi confirmado nesta quarta-feira (04) pela secretaria de saúde local. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o idoso era morador do centro da cidade e tinha comorbidades. De acordo com a pasta, ele estava internado no Hospital Municipal Amália Coutinho. A secretaria solicita da população os cuidados para o enfrentamento a pandemia. A cidade tem 96 casos confirmados de Covid-19, sendo que 92 estão recuperados, além de dois óbitos e dois pacientes em tratamento.

Casa desaba parcialmente em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma casa desabou parcialmente em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na madrugada desta quarta-feira (4). Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O caso ocorreu no bairro Brasil. Nas imagens dá para ver que apenas um dos cômodos ficou de pé. Toda a fachada do imóvel, no entanto, foi ao chão. De acordo com o G1, chovia muito no momento do desabamento, apesar disso, não há informações se a situação ocorreu por causa da chuva.

Buerarema: Duas mulheres são presas com quase 8 kg de cocaína em mala de carro alugado Foto: Divulgação/PRF

Duas mulheres foram presas por tráfico de drogas após serem flagradas, na madrugada desta quarta-feira (4), com quase 8 Kg de cocaína escondidos na mala de um carro na BR-101, trecho da cidade de Buerarema, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela prisão e apreensão da droga, o veículo usado pelas mulheres era alugado. A polícia informou ainda que a droga está avaliada em R$ 310 mil. Aos policiais, a passageira disse que já tem passagens pela polícia por tráfico e homicídio. Ela informou que recebeu ordem para levar a droga de Porto Seguro a Itabuna, ambas cidades também no sul da Bahia, e por medo de morrer resolveu fazer o serviço. Disse ainda que pediu a amiga, que estava com ela no veículo e também foi presa, que alugasse um carro. A PRF informou que o veículo onde as mulheres estavam foi abordado na altura do quilômetro 524 da rodovia. Após desconfiar das informações dadas pelas mulheres e das informações desencontradas das ocupantes, os policiais decidiram fazer uma fiscalização mais minuciosa no carro e acharam a droga. No porta-malas foi encontrada uma caixa de papelão contendo 15 tabletes de cocaína que estavam embalados e prontas para comercialização. Ao todo foram apreendidos 7,6 kg da droga. A PRF encaminhou a ocorrência para a delegacia da Polícia Civil. As presas responderão pelo crime de tráfico de drogas.

Serviço de melhoria suspende abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras, diz Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com comunicado da Embasa, para possibilitar a realização de serviço de melhoria na Barragem de Cristalândia, será necessário suspender o fornecimento de água em Brumado e em Malhada de Pedras nesta sexta-feira (06), das 8h às 17h. O abastecimento será restabelecido logo após a conclusão do trabalho e regularizado gradativamente em até 48 horas nas áreas afetadas. A Embasa recomenda que a população utilize de forma criteriosa a água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício.

Martins, conhecido como Totô (PP), foi preso na noite de terça-feira (3), suspeito de oferecer dinheiro a policiais militares, para a liberação de um carro que havia sido apreendido fazendo propaganda eleitoral abusiva. De acordo com o G1, a defesa do candidato nega a acusação. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o flagrante foi registrado em áudio por um comandante da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Santo Amaro. A gravação não foi divulgada. Ainda segundo a SSP-BA, o candidato foi encaminhado à 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e, em depoimento, teria confessado ser dele a voz gravada pelos policiais. O advogado Rodrigo Carmona, que defende o candidato, afirmou que a denúncia da SSP não procede e que o candidato “negou veementemente” a acusação. Segundo ele, a defesa sequer teve acesso ao áudio citado pela SSP-BA. “Não houve nenhuma confissão. Muito pelo contrário, ele negou todos os fatos. Ele não afirmou nada perante a delegada. Inclusive, a própria pessoa que teve o carro apreendido também negou esta tentativa de suborno. É a palavra de um policial contra a de um cidadão”, declarou. A SSP afirmou que o candidato foi autuado em flagrante por corrupção ativa e segue custodiado na Coorpin de Santo Amaro, à disposição da Justiça.

Polícia Civil pede prisão de ex-prefeito após ameaçar atual gestor em Jussiape Vagner Freitas, ex-prefeito de Jussiape. (Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste)

Na tarde do último sábado (31), o prefeito e candidato à reeleição em Jussiape, Eder Jackes Souza Aguiar (MDB), compareceu à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para relatar que foi ameaçado de morte por Vagner Neves Freitas (PTB), correligionário político da oposição. Vagner seria um conhecido traficante de drogas na região. Segundo informou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, Vagner tem contrariado as regras de distanciamento e não aglomeração em razão da Covid-19, o novo coronavírus, promovendo festas e pagando trios elétricos para o povo, tudo a custo próprio, financiando a compra de votos com dinheiro produto de crime. Quando prefeito de Jussiape, Freitas teve o mandado cassado pela Câmara de Vereadores, em razão de ter sido preso em flagrante delito por tráfico de drogas no Mato Grosso, com um grande carregamento de cocaína. Consta que Neves é traficante de drogas, ligado à facção criminosa denominada de Primeiro Comando da Capital (PCC), indivíduo de altíssima periculosidade, mandante do triplo homicídio que vitimou, no ano de 2012 o então prefeito de Jussiape, Procópio Alencar, a primeira-dama do município, Jandira Oliveira Alencar, e o gerente local da Embasa, Ordelange Novaes, fato amplamente divulgado pela mídia na época. Ao tomar conhecimento das graves ameaças, o delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira representou pela prisão de Vagner Neves, por ser indivíduo contumaz na prática de delitos contra a vida e tráfico de drogas.

Vitória da Conquista e Ilhéus: PF apura fraudes no seguro-desemprego e em empréstimos junto à Caixa Foto: Divulgação/PF

Duas operações da Polícia Federal foram deflagradas na manhã desta quarta-feira (4) em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, e Ilhéus, sul do estado, com a finalidade de combater fraudes na obtenção do benefício do seguro-desemprego e em empréstimos junto à Caixa Econômica Federal. Juntas, as fraudes totalizam quase R$ 300 mil de prejuízo. Ambas as operações estão sendo deflagradas de forma simultânea, já que, segundo a PF, alguns investigados são suspeitos de participação nos dois esquemas criminosos. No total, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca, todos em Jequié, sudoeste da Bahia, além de medidas cautelares diversas e do bloqueio de R$ 94 mil em bens dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pelas Varas da Justiça Federal de Jequié e de Ilhéus. Em Vitória da Conquista, foi deflagrada a Operação Demissio, que apura as fraudes no seguro-desemprego. De acordo com a PF, o grupo investigado simulava vínculos empregatícios fictícios mediante inserção de dados falsos nos sistemas públicos (CAGED e CNIS), bem como inseria anotações falsas nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social, com o objetivo de simular o preenchimento dos requisitos para requerimento e saque do benefício de seguro-desemprego.

Líder do tráfico é morto a tiros em Guanambi; este é o sexto homicídio do ano na cidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (31), um homicídio foi registrado na Rua Otacílio Fernando, no Bairro Monte Pascoal, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. A vítima, identificada como Antônio Marcos Lima, de 35 anos, foi assassinada com vários tiros. Por volta de 22h30, ele teria sido surpreendido por dois indivíduos em uma moto preta. Segundo a polícia, Antônio Marcos gerenciava o tráfico de drogas no bairro e possuía diversas passagens criminais. Era desafeto de Robério Cardoso Barbosa, conhecido como Capetinha, que morreu em confronto com a polícia em janeiro deste ano. Este é o sexto homicídio do ano na cidade.

Brumado: TRE-BA acata recurso e Márcio Moreira é absolvido da pena de mais de 11 anos de prisão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O suplente de deputado estadual Márcio Moreira da Silva (Patriota) teve o seu recurso eleitoral acatado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que reformou a sentença do juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, através da qual havia sido condenado a pena de onze anos, três meses e vinte e cinco dias de reclusão, em regime inicial fechado,  pela prática do delito previsto no art. 299, da Lei 4.737/65 (corrupção eleitoral), por três vezes, par. 5º, II e III, da Lei 9.504/97, em continuidade delitiva; art. 5º, c.c. art. 11, III, da Lei 6.091/74 (transporte irregular de eleitores no dia das eleições), c.c. arts. 71 e 29, do CP, durante as eleições 2012 (veja aqui). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o plenário do tribunal foi unânime e acatou a tese da defesa para derrubar a condenação. Em nota enviada à imprensa, Moreira destacou um trecho da decisão do juiz relator do caso no TRE-BA, que diz não existir provas suficientes para a condenação. “Ao revés do entendimento formado pelo juiz a quo, no caderno processual não há provas suficientes acerca da ocorrência do multicitado crime de transporte de eleitores, não sendo, portanto, justificável uma condenação criminal com espeque em meras suposições e/ou conjecturas acerca da realização do delito”. Ainda de acordo com a nota, os juízes consideraram que Márcio foi condenado mesmo sem existirem provas contra ele, sendo a sentença baseada em mera suposição da justiça eleitoral de Brumado. Silva ainda ingressou com novo recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra os demais aspectos da sentença, a exemplo da multa aplicada.

TRE-BA lança canal para denúncias sobre aglomerações nas campanhas eleitorais Foto: Reprodução/TV Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou neste sábado (31), o Disque-Aglomeração, canal exclusivo para denúncias ligadas à concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral em municípios do estado. O serviço funcionará todos os dias, das 9h às 24h, por meio do número (71) 3373-9000. “O TRE-BA coloca à disposição da coletividade um canal direto para o combate às aglomerações nos atos das campanhas eleitorais. Temos que ficar atentos para possibilitar à Justiça Eleitoral da Bahia punir os candidatos irresponsáveis que ainda insistem em afrontar as normas sanitárias e eleitorais. Esses maus políticos e candidatos serão alcançados pela mão forte da Justiça Eleitoral”, afirma o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior. Ao receber a denúncia, o atendente anotará nome, telefone e CPF do denunciante, além do local do ilícito, e encaminhará os dados para providências imediatas da Juíza Coordenadora do Plano Integrado de Segurança – Eleições 2020. Conforme prevê a Resolução Administrativa Nº 37/2020, a juíza Isabella Lago poderá exercer o poder de polícia em todos os municípios da Bahia. De acordo com o normativo, o exercício do poder de polícia se dará de forma emergencial, nos casos de denúncias recebidas pelo Disque-Aglomeração , e de forma concorrente, sem prejuízo do exercício do poder de polícia do respectivo juiz eleitoral.

Prefeito de Contendas do Sincorá é multado em R$ 7 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão desta terça-feira (03), realizada por meio eletrônico, aprovou com ressalvas as contas da Prefeitura de Contendas do Sincorá, da responsabilidade do prefeito Ueliton Valdir Palmeira Souza (PL), o Didi, relativas ao exercício de 2019. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro Fernando Vita, relator do parecer, no entanto, multou o prefeito em R$ 7 mil por irregularidades remanescentes no relatório técnico, entre elas: falta de comprovações de incentivo à participação popular e à realização de audiências públicas; descumprimento ao princípio da publicidade para os decretos de abertura de créditos suplementares; e insignificante cobrança da Dívida Ativa Tributária. O gestor cumpriu todas as obrigações constitucionais, vez que aplicou 29,50% dos recursos específico na área da educação, 16,74% dos recursos nas ações e serviços de saúde e 90,63% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério. A despesa com pessoal representou 47,90% da receita corrente líquida, atendendo ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda sobre Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB alcançado no município com relação aos anos iniciais do ensino fundamental (5° ano) foi de 5,10, acima da meta projetada de 4,80. Esse índice foi superior ao IDEB do Estado da Bahia, que foi de 4,90, mas inferior ao nacional, registrado em 5,70. Com relação aos anos finais do ensino fundamental (9° ano), o IDEB observado foi de 3,80, não atingindo a meta projetada de 4,30. O índice foi igual ao IDEB do Estado da Bahia, que foi de 3,80, mas inferior ao nacional, registrado em 4,60. Cabe recurso da decisão.

Novos tremores de terra são registrados em Amargosa Foto: Divulgação

Novos tremores de terra foram registrados na madrugada desta terça-feira (3), em Corta Mão, distrito de Amargosa, cidade do recôncavo da Bahia. A informação é do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Não houve registro de feridos e nem de casas destruídas. De acordo com o laboratório, os eventos, que ocorreram às 0h41 e 0h50, foram sentidos pela população do distrito. A magnitude do tremor foi calculada em 1.9. A região apresentou, este ano, uma intensa atividade sísmica. O último tremor, com magnitude de 1,8 foi notado em 27 de outubro em Amargosa. O maior deles (4,2 de magnitude) e que assustou a população, ocorreu no mês de agosto e também foi sentido em cidades próximas como Mutuípe e São Miguel das Matas. Apesar dos prejuízos nos imóveis e estabelecimentos comerciais, ninguém teve ferimentos graves. Por causa dessas atividades sísmicas o Laboratório Sismológico da UFRN informou que, em parceria com a Defesa Civil do estado da Bahia, realizou em 22 de outubro uma palestra informativa sobre sismicidade. O evento, que ocorreu nas localidades de Corta Mão e São Miguel das Matas e tinha como objetivo orientar, tranquilizar e informar a população das localidades mais afetadas pelos tremores de terra recentes. O Laboratório Sismológico segue monitorando e divulgando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real.

Homem morre vítima de descarga elétrica enquanto ordenava vaca em Candiba

Um fazendeiro morreu na cidade de Candiba, na região sudoeste da Bahia, após sofrer uma descarga elétrica enquanto fazia a ordenha de uma vaca. Segundo informou o repórter Vilson Nunes ao site Achei Sudoeste, Manoel Messias Rodrigues Gomes era muito conhecido na região. A fatalidade aconteceu na manhã do último sábado (31), por volta de 9h20, na Fazenda Vargem do Rancho. O corpo foi encontrado por familiares. A perícia ainda será realizada, mas a família acredita que ele tenha encostado em algum fio desencapado.

Arquivo