Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
18/Nov/2014 - 10h00

Vereadores de Brumado estão insatisfeitos com a perda da água na barragem de Cristalândia

Vereadores de Brumado estão insatisfeitos com a perda da água na barragem de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os brumadenses estão contentes com as chuvas que vêm caindo no município neste mês de novembro. Apesar disso, o projeto de construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia ainda não saiu do papel. Com isso, as águas, que poderiam estar sendo armazenadas como parte do programa de convivência com a seca, estão se esvaindo junto com as chuvas. O assunto foi questionado pelo site Brumado Notícias junto aos vereadores da cidade, que voltaram a cobrar do governo do estado o início das obras, as quais já fizeram parte das propostas de campanha do atual governador e do novo governador eleito.

Vereadores de Brumado estão insatisfeitos com a perda da água na barragem de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 “É triste vermos que essa água não está sendo represada, pois a barragem atende hoje Brumado e Malhada de Pedras e poderia atender também as comunidades rurais, que no período da seca ficam na dependência dos carros pipas. Vamos unir forças com os demais vereadores para cobrarmos do novo governo as obras da segunda etapa da nossa barragem”, disse a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), que foi apoiada pelo vereador Weliton Lopes (SD). “A primeira etapa não foi construída apenas com o propósito de abastecimento humano, mas também visando à agricultura para favorecimento da economia regional. Minha indignação com o governo do estado é que até hoje os moradores da região de Cristalândia não têm água encanada em suas casas. É uma lástima inadmissível, pois o trabalhador rural daquela região passa sede enquanto que a água passa pelos canos em seu quintal”, destacou o parlamentar.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Salvador Ribeiro de Souza
Nem só o legislativo de Brumado, mas todas as forças politicas que representa a região, deviam pensar maior, ousar mais um pouco ao invés de reivindicar esta ínfima obra, (dado o potencial do rio) devia há muito brigar por uma grande barragem, capas de acumular toda a descarga daquele majestoso rio, por que assim poderia ser atendida a demanda não de apenas Brumado e Malhada de Pedras, mais de vários municípios da região que já não dispõem de fonte segura para o seu abastecimento. Um metro a mais na barragem de Cristalândia pouco significa, tanto pelo potencial de descarga do rio, como pela demanda da região. Mas Vale ressaltar que além dos rios citados há vários menores com potencial de barramento com acumulação suficiente para atender várias comunidades rurais da região. Há muito venho, através de carta chamado a atenção do governo do estado para necessidade de um programa de retenção (barramento) das águas que correm pelos rios da chapada, especialmente do Rio de Contas e Paraguaçu, já que são os mais caudalosos, porem estes barramentos tem que serem edificados próximas cabeceiras destes rios, no caso do Rio das Contas sugeri entre Cristalândia e a Cachoeira do Cantagalo. Esta é a forma mais adequada de potencializar ao máximo a contenção. Esta bandeira precisa ser levantada por todos da região.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo