Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Dengue ultrapassa 340 casos confirmados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O boletim epidemiológico das arboviroses, divulgado nesta quinta-feira (04), mostra que a cidade de Brumado possui 343 casos confirmados de dengue, sendo que 15 pacientes apresentam sintomas graves da doença. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, houve um aumento de 49 casos com relação ao último boletim. 538 casos ainda estão sendo investigados. Ainda segundo o boletim, também foram confirmados: 15 casos de zika vírus e 7 de Chikungunya. Os bairros com maior número de casos são: Dr. Juracy, Malhada Branca, Olhos D’água e Santa Tereza. 

Vacina brasileira contra a Covid-19 entra em fase de testes em animais Foto: NIAID-RML/AP

Pesquisadores do Brasil que desenvolvem uma vacina contra o coronavírus Sars-Cov-2, o vírus responsável pela doença Covid-19, anunciaram que o estudo entrou em uma nova fase pré-clinica. A imunização, que segue um modelo diferente do empregado em outros países será testada em camundongos. O projeto é liderado por cientistas da Faculdade de Medicina da USP e pelo Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor). A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Após esta fase dos estudos chamados "pré-clínicos", os pesquisadores poderão começar a testar a vacina em voluntários humanos. É neste momento que se identifica qual é a concentração capaz de introduzir uma resposta rápida e duradoura do sistema imunológico da vacina em animais. “Já conseguimos desenvolver três formulações de vacinas que estão sendo testadas em animais. Em paralelo, estamos formulando diversas outras para identificar a melhor candidata”, disse Gustavo Cabral, pesquisador responsável pelo projeto à agência Fapesp. As partículas usadas na vacina são induzidas a carregar fragmentos do novo coronavírus e, assim, gerar uma resposta do corpo humano com segurança. O modelo escolhido pelos brasileiros é diferente de outros internacionais que usam as vacinas baseadas fundamentalmente em mRNAm (RNA mensageiro).  Esse modelo deve demorar mais tempo e leva em conta uma multiplicidade de fatores que faz com que muitas vezes a vacina obtida não seja eficaz. Há desenvolvimento de vacinas em andamento nos Estados Unidos, na Alemanha, na Austrália e na China.

Covid-19: Com 80% dos leitos de UTI ocupados, Jequié descarta flexibilizar retorno do comércio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade de Jequié possui 440 casos confirmados da Covid-19, 1125 notificações suspeitas, 1533 pessoas em isolamento domiciliar, 16 óbitos, 157 pacientes recuperados e 23 aguardando resultado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Vítor Lavinsky, ponderou que, apesar dos números serem significativos, a cidade tem conseguido fazer o achatamento da curva de propagação do vírus. O Município adotou, segundo frisou, diversas medidas restritivas de isolamento social, dentre as quais: o fechamento de diversas ruas a fim de dificultar a livre circulação dos carros, a implantação do toque de recolher das 17h às 5h, a desinfecção de espaços públicos e a realização de barreiras sanitárias 24 horas na BR-116. Com 89% dos leitos de UTIs e 79% dos leitos clínicos ocupados, o secretário descartou qualquer possibilidade de flexibilização de funcionamento do comércio local. “Ainda não é o momento”, avaliou.

Eleições 2020: TSE autoriza convenções partidárias virtuais Foto: Roberto Jayme/TSE

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, por unanimidade, nesta quinta-feira, 4, a realização virtual das convenções partidárias para a escolha dos candidatos que disputarão as eleições municipais previstas para outubro deste ano. A decisão ocorre em razão da pandemia do novo coronavírus. O TSE respondeu a uma consulta feita pelos deputados federais Hiram Manuel (PP-RR) e Célio Studart (PV-CE), e pelo partido Republicanos. De acordo com a decisão, as legendas terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem necessárias para as convenções. De acordo com o calendário eleitoral, as convenções deverão realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Na avaliação do relator do caso, o ministro Luís Felipe Salomão, negar a adoção do formato virtual equivaleria a ignorar a realidade enfrentada pelo país no combate à Covid-19. “Diante do calendário eleitoral, poderia inviabilizar etapa imprescindível à concretização de eleições democráticas e transparentes”, afirmou. A pandemia de coronavírus pode causar o adiamento das eleições. Como a Revista Veja mostrou, o pleito pode ser adiado para que o primeiro turno ocorra em novembro e o segundo turno em dezembro. Outra hipótese discutida pelo TSE e por parlamentares é que haja datas diferentes em cada estado, a depender do risco a que os eleitores estarão expostos com o avanço da Covid-19.

Brumado: Água da operação pipa é o único recurso para o meio rural no combate a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semar), juntamente com o Exército, garantiu o retorno da Operação Pipa ao município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da Semar, Márdio Davi Alves, explicou que o meio rural já estava sofrendo com a escassez de água potável e a operação vem para suprir essa demanda. Segundo o diretor, a prefeitura gasta em torno de R$ 24 por mês para comprar a água da Embasa e distribuir nas localidades rurais com maior necessidade. “A gente faz tudo pra que essa água chegue à população mais carente, onde não existe água encanada”, frisou. No momento, 280 comunidades estão sendo assistidas com a operação. Especialmente em meio ao combate ao novo coronavírus, Márdio salientou que a zona rural não pode ficar sem água.

Na quarta-feira (3), um homem foi detido por tráfico de drogas no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista, sudoeste do estado. Na ação, uma adolescente de 12 anos, que estava junto com o suspeito, foi apreendida. Segundo informações da Polícia Militar, guarnições da 78ª CIPM realizavam rondas no bairro, quando notaram nervosismo por parte do suspeito, que foi abordado pelos policiais. Com ele, foram encontradas 21 embalagens de maconha, dois aparelhos celulares e a quantia de R$ 65. De acordo com o G1, na ação, o homem, a adolescente e as drogas foram conduzidos para a delegacia da cidade. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Brumado: Clínica de Hemodiálise segue protocolos para assegurar a saúde dos pacientes e servidores contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Três pacientes que fazem tratamento na clínica de hemodiálise que atende Brumado e toda microrregião, foram diagnosticados com a Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o nefrologista Paulo Roberto esclareceu que, hoje, após um amplo trabalho de investigação, não há nenhum paciente positivo em tratamento na unidade. Desde o mês de março, o médico informou que a clínica iniciou um protocolo de prevenção entre os funcionários e pacientes a fim de garantir a segurança de todos. “Fazemos o rastreio não só na clínica, como também antes do transporte desses pacientes que vêm oriundos de outros municípios. Os pacientes, que estão aqui três vezes na semana, são monitorados de forma intensa”, assegurou. No momento, 187 pacientes fazem diálise na clínica – os mesmos são oriundos dos 21 municípios que abrangem a microrregião de saúde. Paulo explicou que, mesmo com o surgimento dos casos na unidade, as atividades não podem ser suspensas, visto que o paciente renal crônico necessita do tratamento de diálise para sobreviver. “Se você para um serviço dessa natureza, você tem um número imenso de mortes. Não podemos optar por parar, pois a consequência são mortes”.

Com 1.012 novos casos, Bahia passa de 23,4 mil registros de coronavírus e tem 790 mortes Foto: Paula Fróes/GOVBA

A Bahia registrou 1.012 novos casos de pacientes infectados pelo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta quinta-feira (4). Com a atualização dos dados, a Bahia totaliza 23.463 casos confirmados de Covid-19. Do total de pacientes infectados, 8.430 estão recuperados e 790 morreram. De acordo com a Sesab, 28 óbitos foram contabilizados no boletim epidemiológico desta segunda, e eles são referentes a um período de 13 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas, conforme explica a secretaria. Segundo a Sesab, as notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. Ainda no boletim epidemiológico, a Sesab aponta que 14.243 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 3.337 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. O boletim epidemiológico ainda registra 43.181 casos descartados e 134.327 notificações em toda a Bahia. Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h30 desta quinta-feira.

RHI Magnesita mantém ciclo sustentável de alto impacto em Brumado Foto: Divulgação/RHI Magnesita

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, empresas renovam seu compromisso com a sustentabilidade e com a redução do impacto de suas operações junto ao meio ambiente. A RHI Magnesita investe em ações que vão do reflorestamento até a reciclagem de resíduos. Entre os projetos de destaque da empresa está a iniciativa “Vínculos Sustentáveis”, criada em 2018, que apoia a produção de vassouras por mulheres da comunidade de Brumado. A cidade zerou o descarte de garrafas PET e, mensalmente, cerca de 12 mil garrafas são direcionadas para a produção artesanal de 1.100 vassouras, gerando renda para 29 famílias em situação de vulnerabilidade social. Outro exemplo positivo na cidade é o projeto de desenvolvimento de plantas nativas e revegetação de áreas degradadas. A empresa mantém um viveiro onde, somente em 2019, foram cultivadas mais de 26 mil mudas de espécies como Marinheiro, Madeira Nova, Surucucu e Racha Racha, que são típicas da região. Desse total, 6 mil mudas foram plantadas pela empresa, com apoio dos funcionários, em áreas da unidade e também em outras localidades do município. Com o trabalho de revegetação, somente em 2019, foi recuperada pela RHI Magnesita em Brumado uma área de 25 mil m². Dentro da empresa, um programa de reaproveitamento de água permitiu a recirculação de 98,4% da água nos processos industriais de Brumado no ano passado. Outro índice positivo, medido entre 2013 e o primeiro trimestre de 2020, foi o de consumo de combustíveis fósseis na unidade, que alcançou 16%, provocando uma redução de aproximada de 10 mil toneladas por ano na utilização de combustível fóssil na planta.

Brasil passa de 600 mil casos de Covid-19 e 34 mil mortos pelo vírus

Veja os dados sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (4), segundo levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde. Foram registradas 34.021 mortes provocadas pela Covid-19 e 614.941 casos confirmados da doença em todo o país. Além de passar a marca de 600 mil infectados, o Brasil ultrapassou o número de óbitos da Itália por Covid-19. Nesta quinta, a Itália aparece com 33.689 mortos no balanço global da universidade Johns Hopkins. Somos agora o terceiro país com mais vítimas pela doença, atrás apenas de EUA e Reino Unido.

Municípios da região sul da Bahia somam esforços para conter avanço do coronavírus Foto: Wikipédia

É grande a quantidade de casos confirmados do novo coronavírus na região sul da Bahia. Só nas cidades de Itabuna e Ilhéus são, respectivamente, 1033 e 570 pessoas contaminadas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o repórter Cledeilton Santos, da Rádio Alternativa FM de Arataca, informou que, apesar da situação, o comércio reabriu em Ilhéus, porém o Ministério Público pretende ingressar com uma ação para fechar os serviços não essenciais. Em Itabuna, após mais de 80 dias de comércio fechado, o prefeito disse que vai reabrir as atividades, visto que o fechamento não impediu o avanço da doença na cidade. O Ministério Público e a Câmara Municipal estão debruçados sobre a questão a fim de garantir a segurança da população. “A situação na região continua complicada e caótica, assim como em todo país. Em todas as cidades pequenas há casos de coronavírus na região”, afirmou. Em alguns municípios, segundo relatou, a prefeitura chegou a decretar o toque de recolher na tentativa de conter o avanço do vírus.

Polícia apreende três toneladas de maconha, e 250 mil pés são incinerados em Seabra Foto: Divulgação/PC

Oficiais da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) apreenderam três toneladas de maconha pronta para consumo nesta quinta-feira (4), em ação realizada na zona rural de Seabra, região da Chapada Diamantina, na Bahia. Na operação, os policiais também encontraram cerca de 250 mil pés de maconha espalhados em oito roças da região. Todos foram incinerados, de acordo com informações da Polícia Civil. Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas, e um carro, que seria utilizado para fazer o transporte da droga, foi apreendido. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito é integrante de uma quadrilha de traficantes de Seabra, que está sendo investigada. Ele está à disposição da Justiça.

Vitória da Conquista: PRF apreende carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 2 milhões Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão baú carregado com centenas de caixas de cigarros de origem clandestina na noite desta quinta-feira (04), no Km 830 da BR-116, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a PRF ao site Achei Sudoeste, durante ações de fiscalização e combate ao crime, os policiais deram ordem de parada ao caminhão com placas de Guarulhos (SP). De acordo com a polícia, foram solicitados os documentos de porte obrigatório e durante a entrevista o motorista confessou que o veículo estava carregado de tecidos e mudança, porém apresentou certo nervosismo e informações desencontradas, o que levou a equipe a aprofundar a vistoria no conjunto. Ao vistoriar o compartimento de carga, os policiais encontraram cerca de 500 mil maços de cigarros paraguaios, mercadoria avaliada em quase dois milhões de reais. O motorista de 45 anos foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal local para os procedimentos cabíveis. A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de 2 a 5 anos de reclusão.

Governo Federal libera crédito de R$ 60 bi para estados Foto: Foto: Isac Nóbrega/PR

Mais de uma semana depois de sancionar o socorro a estados e municípios, o presidente Jair Bolsonaro editou, na noite desta quinta-feira, medida provisória (MP) que abre crédito de R$ 60 bilhões no Orçamento deste ano para transferir aos governos regionais. De acordo com o jornal o Globo, a MP ainda não significa que a primeira das quatro parcelas vai cair imediatamente na conta dos governos regionais. A previsão do Ministério da Economia é que isso só ocorra no dia 9. “A edição dessa MP é um dos procedimentos necessários ao pagamento e está dentro do prazo estimado”, informou a pasta. A publicação da medida provisória é apenas uma das etapas do processo burocrático dentro do governo para os estados receberem os recursos. O dinheiro ainda tem que percorrer burocracias bancárias do governo e nos bancos públicos para chegar nas contas dos governos locais.

Brumado: Aurino Rocha repudia campanha ofensiva nas redes sociais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O médico oftalmologista Aurino Rocha (Podemos) gravou um vídeo repudiando as campanhas ofensivas nas redes sociais, que para o pré-candidato a prefeito de Brumado, nada contribui para a cidade. “Quero me manifestar contra essa atitude desrespeitosa, suja e irresponsável com a população de Brumado”, disse. Rocha ressaltou que quando ingressou no processo político, foi para justamente, oferecer a população uma oportunidade de pôr um fim nesse tipo de política que a população não aceite mais. “Isso não contribui em nada no desenvolvimento de nosso município”, disparou. Aurino acredita que é possível mudar esta política para um outro nível de entendimento entre as pessoas. “Os interesses públicos têm que ser maiores do que os interesses particulares”, finalizou.

Epidemia de dengue afeta mais de 4 mil pacientes no sudoeste da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A região sudoeste da Bahia tem vivido uma epidemia de dengue. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde na cidade de Vitória da Conquista, Karoline Rebouças, disse que o órgão tem atuado, junto às bases regionais de cada município, em uma ampla frente de combate ao mosquito aedes aegipty. Uma das ações inclui o bloqueio costal e a pulverização de inseticida em áreas com maior índice de infestação. Segundo a coordenadora, o bloqueio já teve início nas cidades de Aracatu, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Ibicoara, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Rio de Contas e Tanhaçu. “É necessário todo cuidado nesse momento e isso parte de cada um de nós”, afirmou. Rebouças frisou que houve um crescimento alto de notificações da dengue neste ano de 2020, na região - 3 óbitos e 3 pacientes grave estão incluídos nesses números. Em toda regional, são, em média, 4 mil casos registrados da doença. Brumado lidera as notificações de arboviroses na microrregião. Já são mais de 290 casos só da dengue na cidade.

Brumado: Hospital Professor Magalhães Neto já realizou mais de 2,5 mil tomografias em um ano Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Inaugurado há cerca de um ano, o setor de tomografia do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, apresenta números significativos de procedimentos. Rapidamente, o tomógrafo começou a suprir a grande demanda da saúde da população local. Os resultados positivos foram inquestionáveis, tanto que, até o momento, foram realizadas 2.585 tomografias. Outro ponto importante é alto grau de resolutividade dos procedimentos, o que trouxe esperança e resgate da autoestima para os milhares de pacientes que foram atendidos. Para os pacientes do município, a realização de uma tomografia era um grande desafio, que envolvia viagens, muito cansaço e até frustrações.

Secretaria de saúde confirma quatro novos casos da Covid-19 em Brumado

A secretaria de saúde do município de Brumado confirmou na noite desta quinta-feira (04) mais quatro casos da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, dois infectados são profissionais da área da saúde (veja aqui). O número de confirmados com o vírus chegou a 44, sendo que 16 já foram curados e 28 estão em tratamento. As notificações suspeitas somam 1335. Três pacientes estão internados em Vitória da Conquista. No momento, 89 ainda aguardam resultado laboratorial e 285 já foram descartados. De acordo com a Sesau, as notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a secretaria de saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 99961-0107; (77) 99961-0110; (77) 99961-0115; (77) 99961-0118; (77) 99961-0119; (77) 99961-0128; (77) 99961-0131e (77) 99961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos!

Coronavírus chega a 72% das cidades do país; 30% já confirmaram mortes

Veja os dados sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (4), segundo levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde. Foram registradas 32.688 mortes provocadas pela Covid-19 e 590.485 casos confirmados da doença em todo o país. O balanço do Ministério da Saúde na quarta-feira (3) registrou 1.349 novos óbitos, número recorde de vítimas anotadas em um dia, totalizando 32.548 mortos e 584.016 casos. No Brasil, o coronavírus já chegou a 72% das cidades brasileiras e já matou em 30% delas. Há um mês, a pandemia tinha alcançado 40% dos municípios, e 13,4% deles tinham confirmado mortes pela Covid-19. Consulte o número de casos e mortes em sua cidade no Mapa do Coronavírus. Das 20 cidades com maior mortalidade no Brasil, 12 estão no Amazonas e só três fora da Região Norte. No ranking, aparecem cinco capitais, nesta ordem: Belém (3°), Fortaleza (6°), Recife (10°), Manaus (12°) e Rio de Janeiro (16°).

Membro de facção criminosa morre em confronto com a Polícia Militar em Guanambi Foto: Divulgação/PM

Jeferson de Jesus Ramos Campos, 22 anos, mais conhecido como Jefinho, morreu na manhã desta quinta-feira (4), após trocar tiros com policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, a ocorrência foi registrada na Avenida Sandoval Morais, no Bairro Brasília. No local, a guarnição foi surpreendida com tiros ao tentar fazer uma abordagem. Durante a troca de tiros, o indivíduo acabou sendo atingido – embora tenha sido socorrido, ele não resistiu. Jefinho era acusado de atuar no tráfico de drogas no município. Com ele, a polícia apreendeu uma pistola 9 mm (de uso restrito), com 02 carregadores e 34 munições. Além da arma, foram localizados um caderno de anotação do tráfico e uma pequena quantidade de drogas.

RHI Magnesita distribui máscaras de tecido em Brumado

Em parceria com um grupo de mulheres de várias comunidades pertencentes a seus projetos sociais, a RHI Magnesita está produzindo e distribuindo máscaras de tecido artesanais a seus colaboradores e moradores de Brumado, Contagem e Uberaba. Cerca de 3.000 máscaras estão sendo produzidas diariamente para aqueles que mais precisam. O uso da máscara de tecido ajuda a combater a disseminação do Coronavírus. Por isso, lembre-se sempre: ao sair de casa, use máscara. #JuntosSomosMaisFortes.

Enxurrada alaga ruas e causa transtornos em Itaquara Foto: Redes Sociais

Uma enxurrada alagou e causou transtornos nas ruas da cidade de Itaquara, no sudoeste da Bahia, na noite de quarta-feira (4). Há bastante lama espalhada pela cidade. Por meio de nota enviada ao G1, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a inundação foi provocada por uma tromba d’água. Já a prefeitura de Itaquara informou que uma equipe do município está em campo analisando o que teria provocado a situação. A administração municipal também informou que a equipe está fazendo o levantamento de prejuízos e danos e que, por isso, ainda não há informações de desabrigados ou desalojados. Através de vídeos feitos por moradores, é possível ver as ruas alagadas. A água alcançou a área de algumas casas e, em um imóvel, é possível notar que uma estrutura metálica utilizada para cercar o local foi arrastada pela água. A Embasa detalhou que a tromba d’água foi um fenômeno que ocorreu em Jaguaquara, mas acabou atingindo Itaquara, cidade vizinha. A Embasa informou que houve a disseminação de uma informação falsa de que a enxurrada ocorrida em Itaquara tivesse sido proveniente de vazamento na estação de tratamento de esgoto localizada em Jaguaquara. A empresa nega qualquer vazamento em sua estação e informa que o local de tratamento segue funcionando dentro da normalidade, registrando as vazões habituais.

Ginecologia e Obstetrícia é no Centro Médico São Gabriel em Brumado

Os exames ginecológicos são os mais importantes na vida de uma mulher, pois é por meio deles que é possível realizar o diagnóstico e fazer a prevenção de várias doenças como o câncer do colo do útero. É recomendado que a visita ao ginecologista seja feita pelo menos uma vez ao ano para exames e avaliação de rotina. No Centro Médico São Gabriel você conta com o especialista em Ginecologia e Obstetrícia Sérgio Luiz Rodrigues. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp). O Centro Médico São Gabriel fica localizado na Praça dos Meiras, em Brumado.

Brumado: Enfermeira da UPA e técnica em enfermagem do PSF de Arrecife testam positivo para coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais duas profissionais de saúde do município de Brumado testaram positivo para a Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário de saúde do município (Sesau), Cláudio Soares Feres. De acordo com ele, a enfermeira é lotada no Centro de Atendimento ao Covido-19, na Unidade de Pronto de Atendimento (UPA 24h). Já a técnica em enfermagem atua no Posto de Saúde da Família (PSF) na comunidade de Arrecife. Segundo a secretaria de saúde, a técnica teve contato com o motorista da localidade que havia testado positivo para a doença (veja aqui). A Sesau informou que as profissionais já estão afastadas das atividades. Agora, a cidade tem quatro profissionais da saúde que foram infectados pelo vírus (veja aqui e aqui).

'O estado nos deixou sozinhos', diz prefeito de Urandi, que registra 79 casos e 02 óbitos do novo coronavírus Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em meio há 79 casos da Covid-19, a cidade de Urandi, a 205 km de Brumado, já registrou dois óbitos decorrentes da doença: uma mulher de 72 anos, cardiopata, e um idoso que já havia sofrido um AVC. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Dorival Barbosa do Carmo (PP), informou que, somente dez dias após o município confirmar o primeiro caso da doença, o secretário de saúde do estado entrou em contato com a Administração. “Já tínhamos 42 casos confirmados e, só 10 dias depois, é que ele me deu um telefonema. O Estado enviou EPIs. Acredito que não em quantidade suficiente, mas mandou”, relatou. Apesar da iniciativa do Governo do Estado, Dr. Dorival afirmou que o Município está atuando sozinho no combate à doença, inclusive com a implantação do toque de recolher. Para ele, o Estado deveria montar barreiras sanitárias na divisa com Minas Gerais a fim de proteger a toda região, ceder profissionais habilitados para lidar com a doença, bem como definir outras estratégias para o enfrentamento à pandemia, auxiliando o Município nesse trabalho. “Somos uma federação, mas os municípios estão atuando por conta própria. Temos tentado manter contato com a secretaria estadual de saúde, mas tenho me sentido sozinho aqui no município. O secretário não responde as minhas mensagens. Queremos a presença e o apoio técnico e logístico do Estado. Não temos estrutura para conter a propagação do vírus”, cobrou.

Arquivo