Achei Sudoeste


I Torneio de Pesca Esportiva e Combate à Pesca Predatória é realizado em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Barragem do Rio do Antônio, trecho que margeia o anel rodoviário da BR-030, foi palco do I Torneio de Pesca de Brumado. A competição reuniu 70 pescadores da cidade e de municípios vizinhos. O torneio é de pesca esportiva, através do qual os peixes pescados são mantidos vivos e, após serem pesados, são devolvidos ao rio. Para incentivar os competidores, o torneio contou com a premiação do menor e maior peixe, bem como a quantidade e pesagem de grupo. As premiações foram para as categorias de barco, barranco e mirim, este último para incentivar as crianças e conscientizá-las. Alex Figueiredo de Pinho, membro coordenador do torneio, esclareceu ao site Brumado Notícias que o evento seria, a princípio, apenas um encontro de amigos para pescaria e uma feijoada, mas logo que lançado o convite apareceram dezenas de interessados e, segundo ele, a confraternização se transformou em uma competição. Alex destacou que o assunto ficou ainda mais sério ao se observar que o local que poderia melhor ser aproveitado para eventos esportivos e recreativos para a comunidade está sofrendo com a poluição e a pesca predatória. 

I Torneio de Pesca Esportiva e Combate à Pesca Predatória é realizado em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os organizadores do evento esperam que o torneio sirva de alerta quanto aos investimentos em esportes aquáticos no local. “Este aqui é dos poucos trechos do rio que o ser humano ainda não poluiu completamente, mas a pesca predatória e o despejo de lixo podem logo matar o pouco que ainda resta do nosso manancial. Então nosso torneio tem por objetivo chamar as autoridades para que possamos buscar meios de melhor utilizar esse rio sem prejudicá-lo, como esse torneio de pesca esportiva. Também pode ser organizado uma maratona de natação e daí por diante, tudo para se ter um novo espaço de lazer para as nossas famílias. É um espaço natural que está em abandono, mas que revendo os conceitos poderá ser bem aproveitado”, disse o pescador Alex Pinho. Após a feijoada e premiação, a coordenação já lançou projeto para os próximos torneios.

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Tatiana de Souza Porto Aguiar
A organização do evento está de parabéns pela iniciativa.