Achei Sudoeste


Brumado: Abandonada, usina de umbu da Lagoa Funda é depredada e saqueada
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A exemplo da usina de beneficiamento de umbu do povoado da Lagoa do Arroz, em Brumado, que foi invadida por sem tetos, a unidade construída na comunidade da Lagoa Funda também foi esquecida pelo poder público e está sendo consumida pela ação do tempo, pelos vândalos e por saqueadores que estão subtraindo o maquinário lá abandonado. A usina da Lagoa Funda e outras quatro espalhadas pelo interior do município foram construídas no período de 2008 a 2009 através de recursos oriundos do Ministério da Integração Nacional e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). 

Brumado: Abandonada, usina de umbu da Lagoa Funda é depredada e saqueada
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na época, além dos espaços físicos, também foram adquiridos equipamentos caros, cisternas e caixas de decantação para o funcionamento de cada usina, que tinha por meta auxiliar os agricultores na renda familiar e incentivar a preservação e a cultura da lavoura do umbu em cada comunidade assistida. O site Brumado Notícias colheu informações com os moradores da localidade que a unidade funcionou por poucos dias, mas, devido à falta de incentivo, as atividades logo pararam e a usina foi abandonada. 

Brumado: Abandonada, usina de umbu da Lagoa Funda é depredada e saqueada
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nossa reportagem registrou que o local está bastante depredado. Maquinários que seriam utilizados no processo de fabricação de doces, compotas e derivados do fruto, estão cobertos pela poeira. Além disso, várias embalagens de papelão e de vidro, que seriam utilizadas no armazenamento de itens produzidos, estão empoeiradas e jogadas no chão. Sem a produção, o investimento aplicado nestes empreendimentos, serviram apenas para gerar ônus aos cofres públicos, não beneficiando às famílias ruralistas que deveriam ser assistidas no melhoramento da renda familiar e no incentivo à cultura do umbu.   

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Ubiratã Cardoso
Nosso dinheiro jogado fora. Escrevam aí: ninguém tomará providências.