Achei Sudoeste


Brumado: Vereador Weliton Lopes defende tombamento do Condado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Defensor da cultura e do patrimônio histórico de Brumado, o vereador Weliton Lopes (SD) vai apresentar na sessão da próxima segunda-feira (25) indicação solicitando do Executivo Municipal que seja tomada a iniciativa para o tombamento do prédio histórico Condado. O antigo Casarão do Condado é uma construção do século XIX, que fica localizada em uma das propriedades da Magnesita, em Brumado. O casarão foi moradia do Coronel Exupério Pinheiro Canguçu, último senhor do clã Pinheiro Pinto, família pioneira no povoamento dessas terras, que morreu no ano de 1900, se tornando um marco histórico importante para o município. Para chamar a atenção para a importância do casarão, o vereador vai lançar a campanha “O Condado é nosso”. “Estarei encaminhando cópias da indicação e também do projeto da campanha para duas pessoas que tem sido verdadeiros defensores de nossa história - o professor, advogado, cordelista José Walter Pires e a professora e proprietária da Escola Nossa Senhora de Fátima, Maria José Meirelles. Tenho certeza que estarão conosco nessa luta”, observou Lopes.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Genice do Vale Canguçu Moreira
Weliton, Eu sou bisneta do Coronel Exupério Pinheiro Canguçu. Meu avô era Inocêncio Pinheiro Canguçu e meu pai Genésio Pinheiro Canguçu (falecido em 2006). Ao ler esta reportagem , eu e minha mãe ficamos envaidecidas com a iniciativa do vereador Weliton Lopes. José Walter Pires e Maria José Meirelles são pessoas que tenho o maior respeito e admiração. Também acredito que estarão nessa luta. Estamos de dedos cruzados, na torcida por uma resposta satisfatória.
Graça Araújo
O último dono do condado foi o Sr. Prudente Leite, que vendeu para a Magnesita. O condado era patrimônio que pertencia a família Prudente Leite. Não tenho traumas aqui tive a decência de viver toda a minha infância. Fazendo Condado é linda demais. A vida, a família, a moral e os bons costumes eram da família de Prudente, o meu avô materno.