Achei Sudoeste


Brumado: Secretário de meio ambiente rebate suspeitas sobre alvará para parque eólico
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de agricultura, recursos hídricos e meio ambiente de Brumado, Frederico Neves, rebateu os questionamentos levantados pelos vereadores e pela comissão especial a respeito das liberações de alvarás para a extração de areia e saibro que serão utilizados nas obras do Parque Eólico, na região do distrito de Cristalândia. O relator da comissão, Castilho Viana (PSB), classificou os alvarás como duvidosos por caracterizarem condutas viciosas. Ele alegou falta de uma contrapartida em benefício da comunidade. Já o primeiro secretário da mesa legislativa, Weliton Lopes, declarou que o secretário agiu com “irresponsabilidade e falta de comprometimento com as comunidades” na medida em que assinou as licenças dando carta branca às empresas para explorar a região. Em sua defesa, o secretário explicou que o procedimento é padrão e todos os documentos necessários foram apresentados e todas as etapas cumpridas. “Dessa forma, a secretaria não pode dificultar as licenças para o empreendimento, pois está tudo regularizado. Além disso, vão trazer benefícios para o município”, respondeu.

Brumado: Secretário de meio ambiente rebate suspeitas sobre alvará para parque eólico
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em seguida, Neves disse que as petições de licenças e suas respectivas liberações foram avalizadas por 12 técnicos aprovados pelo conselho municipal de meio ambiente. “Cabe a quem acusou apontar e provar tais vícios”, afirmou. O secretário deixou claro que está nas mãos do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) negociar as contrapartidas em prol das comunidades, o que, segundo ele, está sendo feito. “O prefeito está em Salvador junto ao secretário de infraestrutura hídrica apresentando a proposta para execução do projeto de abastecimento da região de Cristalândia, que terá ações da Embasa, com o município e o apoio do empreendimento. A licença ambiental não compete ao município, mas sim ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para empreendimentos dessa natureza. O município fez a liberação apenas para a extração de areia e saibro, minerais que serão utilizados nas bases das torres de captação do vento e na melhoria das estradas de acesso ao Parque Eólico”, finalizou o secretário.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.