Achei Sudoeste


Assembleia debate futuro da comercialização e do transporte de leite em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta quarta-feira (19), foi realizada uma assembleia na Usina de Beneficiamento da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Brumado, com a presença de representantes sindicais, do Sebrae e do Instituto Camargo Correia, para deliberação sobre o futuro da produção, transporte e comercialização do leite e seus derivados no município. No encontro foi debatido mais uma vez o prazo concedido até o final deste mês pelo promotor Ruano Fernando para que os produtores se adequem às normas de transporte, conservação e higiene para comercialização do alimento na cidade. Segundo apurou o site Brumado Notícias, atualmente, além do leite pasteurizado na usina de beneficiamento ser comercializado em padarias e supermercados, também é entregue em domicílios por leiteiros. Nesses casos, o leito é acondicionado em vasilhames pretos presos às motocicletas. 

Assembleia debate futuro da comercialização e do transporte de leite em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No entanto, de acordo com avaliação da Vigilância Sanitária e do Ministério Público Estadual, o transporte é irregular, pois não oferece condições adequadas para o leite processado, o que pode afetar diretamente a qualidade nutricional do produto, bem como a saúde dos consumidores. Apesar de concordarem com as determinações da lei, os leiteiros apontam questões de ordem comercial e financeira para se adequarem à normativa exigida. Em audiência com o promotor no mês de junho deste ano, foi definido que a partir do dia 1º de janeiro de 2017 haverá uma fiscalização pontual para inibir o transporte irregular do leite em Brumado.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.