Achei Sudoeste


Secretária de educação pede colaboração diante da proposta de expansão da educação de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sua primeira entrevista à imprensa após retornar ao comando da Secretaria Municipal de Educação, Acácia Gondim pediu um pouco mais de paciência e colaboração dos professores, pais e alunos diante da proposta de expansão da educação no município. Acácia ficou o primeiro quadrimestre do ano afastada da secretaria para cuidar de questões pessoais na capital. Natural de Barra da Estiva, ela declarou que iniciou a sua formação acadêmica em Brumado e se sente na obrigação de retribuir ao município. “Esse é meu empenho: colaborar para a expansão da educação”, disse ao site Brumado Notícias. A secretária afirmou que está preocupada com o aumento da demanda do ensino especializado para crianças portadoras de necessidades especiais, uma vez que, segundo ela, a União e o Estado não têm dado suporte aos municípios para suprir essa carência. “Não temos uma formação de professores nessa área, o que exige uma dedicação extra do educador em dar a devida atenção ao aluno especial. Esse talvez seja o nosso maior desafio dentro da lei de acessibilidade e inclusão social, uma lei necessária, mas, com os municípios despreparados e desestruturados para suprir essa carência, vamos buscar mecanismos para ajudar na educação especial”, ponderou. 

Secretária de educação pede colaboração diante da proposta de expansão da educação de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A secretária também assumiu que o município precisa se adequar melhor para implantar com sucesso o ensino de tempo integral. “Há muito ainda o que fazer, vejo muitas dificuldades, mas que podem ser resolvidas com muito trabalho. A proposta do ensino de tempo integral é excelente, pois oferta um ensino de maior qualidade, porém se faz necessária a estruturação física e pedagógica das escolas para atender as necessidades do corpo docente e dos alunos”, ressaltou. Gondim declarou que tem visitado as unidades educacionais buscando avaliar as necessidades para implantação do ensino integral. “Não dá pra começar tudo de vez agora, terá que ser um processo gradativo. Para esse ano é impossível implantar o tempo integral em todas as unidades, porém vamos buscar o aprimoramento das que já foram iniciadas e no próximo ano daremos atenção às demais”. Por fim, a secretária pediu empatia aos pais, alunos, professores e aos servidores em geral. “Peço que tenham um pouco mais de paciência e colaboração, pois se todos entenderem a natureza real da proposta vamos resolver esse impasse sem maiores transtornos. Temos que nos unir em prol da evolução da educação pública para os nosso filhos”, finalizou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.