Achei Sudoeste


Lagoa Real: Prefeito diz que Fiol causará impacto negativo ao homem do campo
Para Zezinho (PSD), todo empreendimento de grande porte tem seus aspectos positivos e negativos e que tudo precisa ser debatido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Representantes da Valec e deputados que compõem à Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) ouviram atentamente as críticas e sugestões dos vereadores, representantes de comunidades rurais e do prefeito de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, quanto aos impactos causados pelas obras da ferrovia nos pequenos municípios e no campo. Para Zezinho, a longo prazo, municípios de pequeno porte como Lagoa Real irão sofrer com as obras da Fiol.  “Todo empreendimento de grande porte tem seus aspectos positivos e negativos e é preciso pesar isso. Pra quem fica o aspecto positivo e quem vai assumir o ônus disso tudo? Há um desenvolvimento que não é sustentável e um limite de desenvolvimento. O limite para Lagoa Real é a construção da ferrovia. Enquanto ela está sendo construída está gerando emprego, aumento na arrecadação do ISS, mas isso vai findar com a conclusão da obra. Para o nosso município, a ferrovia simplesmente vai passar. Nossa cobrança é com relação à real sustentabilidade para os pequenos municípios”, disse o prefeito em seu pronunciamento durante a audiência pública que debateu os avanços das obras da ferrovia. 

Lagoa Real: Prefeito diz que Fiol causará impacto negativo ao homem do campo
Francisco José Cardoso de Freitas ainda ressaltou sério problema de desapropriação e a falta de respeito com os produtores rurais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor reafirmou a sua preocupação reforçando que as perspectivas futuras quanto às obras da ferrovia não são animadoras para os produtores rurais de Lagoa Real. “Não sei se é uma visão simplista, mas a longo prazo Lagoa  Real irá sofrer mais com o ônus do que se beneficiar com o bônus. Essa é uma visão de quem vive no município e convive com o sofrimento da seca sem boas perspectivas. Há um problema sério de desapropriação e uma falta de respeito com os produtores rurais, pois o valor da terra não é só o valor material de venda, mas é o valor de quem viveu toda a vida naquela terra e que dali tira todo seu sustento. Não se mede o valor imaterial. Por onde a Fiol passar vai causar um grande impacto na vida do homem do campo, pois seus efeitos negativos já são sentidos por conta da perda de terras produtivas, criação animal e deslocamento desses animais. Isso não está sendo respeitado”, asseverou o prefeito. Ao final da audiência, a deputada estadual e presidente da Comissão Especial da Fiol, Ivana Bastos (PSD) garantiu ao prefeito e aos demais participantes do debate que todos os pontos apresentados serão levados para a Assembleia Legislativa, entre os quais um plano de recuperação das estradas vicinais. Bastos também garantiu que irá agregar forças pela implantação do Porto Seco em Brumado.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Caxião Ribeiro
Quero parabenizar o posicionamento e a preocupação do Prefeito de Lagoa Real. Mas acho que uma da causas que traz preocupação é a questão da trafegabilidade das estradas vicinais, que pelo andar da obra tudo indica que não irão construir nem túnel, muito menos viadutos, dando a entender que trafego sobe os trilhos. Isto é preocupante. Quanto o posicionamento da deputada Ivana Bastos, acho inadequado e inoportuno a sua defesa para que o porto seco fique em Brumado, visto que neste município concentra vários empreendimentos industriais, tais como: frigorifico, magnesita, industria de cimento, xilolite e comercio ativo, o que lhe dá uma renda bem superior aos municípios da região a exemplo de Lagoa Real, por isto acho que o mais prudente e justo é que essa deputada e os demais deputados da nossa região tivesse lutando para que este porto viesse a ficar em Lagoa Real ou Ibiassucê, e assim a renda estaria sendo feita. na minha modesta opinião os investimentos públicos precisa levar em conta esta questão.