Achei Sudoeste


Obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste avançam na Bahia
Conforme o cronograma, as primeiras etapas (lotes 2, 3 e 4) serão entregues no final de 2014. (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)

A construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) tem avançado em trechos importantes. Conforme o cronograma, as primeiras etapas (lotes 2, 3 e 4) serão entregues no final de 2014. A previsão é de que os trabalhos sejam acelerados para a conclusão no prazo, que vai até 2015. Totalizando 1527 quilômetros de extensão, a ferrovia vai ligar Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao Porto Sul, no município baiano de Ilhéus. A intervenção deve funcionar em 2016, contando com apoio do Governo do Estado e investimentos do governo federal estimados em R$ 6 bilhões. As obras foram retomadas na região de Ilhéus, onde a Fiol se integrará ao Porto Sul. O lote 1 possui 125 quilômetros de extensão e passa ainda pelos municípios de Uruçuca, Aurelino Leal, Gongogi, Ubaitaba e Itagibá. O contrato no valor de R$ 608 milhões tem prazo de conclusão de 22 meses. Também foi liberado o início das obras nos lotes 5 (Guanambi/Bom Jesus da Lapa) e 5A, que corresponde à construção da ponte sobre o Rio São Francisco, a maior ponte ferroviária do Brasil, com três quilômetros de extensão. No total, o lote tem 162 quilômetros, cortando as cidades de Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa. O valor do contrato é de R$ 850 milhões, com vigência de 24 meses.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.