Achei Sudoeste


Brumado: Secretaria de Saúde tenta diagnosticar causa da morte de um bebê
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma criança de pouco mais de um ano deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, na última semana com suspeita de ter contraído Leishmaniose Visceral, também conhecida como calazar. A criança foi transferida às pressas para a cidade de Vitória da Conquista, onde ficou internada até a última sexta-feira (18), quando não resistiu e faleceu. Embora os médicos suspeitassem de Leishmaniose, o site Brumado Notícias apurou junto ao setor de endemias do município que a menina também apresentou sintomas comuns à dengue hemorrágica. Por conta disso, ainda não se tem uma definição quanto a real causa da morte da criança, que morava no Bairro Baraúnas. Este ano já houve cinco notificações de Leishmaniose em Brumado, das quais três casos foram confirmados, um descartado e este último ainda está sem definição.

Brumado: Secretaria de Saúde tenta diagnosticar causa da morte de um bebê
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo o setor de endemias, a secretaria municipal de saúde não conta com uma equipe de controle de combate à doença por causa do número reduzido de profissionais. Os últimos concursados ainda não assumiram o posto e a prefeitura está impedida de fazer contratações. Para aumentar o efetivo, seria necessário realizar um novo concurso público. Os coordenadores do setor de endemias alertam que em toda a cidade circula o mosquito vetor da doença, assim como uma grande quantidade de cachorros de rua que não são acompanhados. Nesta quinta-feira (24) e no sábado (26), uma equipe de agentes de endemias vão realizar um trabalho de inspeção e borrifação de produtos de controle do mosquito da dengue e do mosquito palha. O resultado da pesquisa laboratorial do material colhido da criança só sairá no prazo de trinta dias.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Carolina Pecora
Gostaria de alertar as entidades de interesse que em torno da minha casa na rua Augusto Canguçu – Baraúnas tem um terreno bem grande como local propenso a ter o mosquito palha e Aedes (dengue). Este terreno tem muito mato, água parada e lixo, também há muitos cachorros na rua. Não sei a quem informar se é a agente de saúde ou agente de endemias; que por um acaso pouco se passa na minha residência por isto então estou passando a informação por aqui.