Achei Sudoeste


Associações de Brumado e Malhada de Pedras recebem selo para comercialização da agricultura familiar
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No ano em que é celebrado o Ano Internacional da Agricultura Familiar, as Associações de Moradores do Campo Seco, em Brumado, e Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, recebem o selo de certificação da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) para comercialização dos produtos agrícolas produzidos nas comunidades. A solenidade de entrega do selo aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na sede do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC), em Brumado, durante o Seminário de Economia Solidária do Sertão Produtivo. 

Associações de Brumado e Malhada de Pedras recebem selo para comercialização da agricultura familiar
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O evento contou com a presença de vários representantes comunitários e de associações ligadas à agricultura familiar. Também estiveram presentes representantes do Centro Público de Economia Solidária (CESOL), da Superintendência Estadual da Agricultura, do Sebrae e das secretarias de agricultura dos municípios representados. Gustavo Pinheiro, engenheiro agrônomo representante da SUAF, destacou que o evento teve por objetivo apoiar os empreendimentos da agricultura familiar para promoção da economia solidária e inclusão dos grupos associativos, além de incentivar a criação de emprego e renda para os produtores da agricultura familiar. “O seminário visa difundir a informação necessária aos grupos de empreendimento como forma de promover ações de olho na inclusão no mercado formal e informal. O selo é de grande valia, pois mostra a certificação de origem da agricultura familiar do produto, o que garante a isenção de Impostos na comercialização”, disse o engenheiro ao site Brumado Notícias.

Associações de Brumado e Malhada de Pedras recebem selo para comercialização da agricultura familiar
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já o coordenador da CESOL, Warlei Oliveira, ressaltou que o selo garante um preferencial de mercado aos produtos e a associação recebe ainda a qualificação de produção do Sebrae. A presidente da Associação da Comunidade Lagoa das Cacimbas, Clenilde Ribas Pires, apontou que o selo é um incentivo muito grande para a associação. O presidente da Associação do Campo Seco, onde se produz derivados do umbu, estava em êxtase por conta da conquista. “Agora a nossa usina do umbu vai decolar, pois nossa produção será uma realidade nas prateleiras dos comércios em nossa região”.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.