Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Chuva de gols e organização marcam 1ª rodada da Copa Brahma de Futsal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A primeira rodada da Copa Brahma de Futsal, disputada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, foi marcada pela boa pontaria e chuva de gols das equipes que deram espetáculo em quadra, além da excelente organização do evento, que vem arrancando elogios dos torcedores. Os jogos da quinta-feira (18) e da sexta-feira (19) somaram 36 gols, uma média de 09 gols por partida. Na quinta-feira os resultados foram: ArtFerro 4 x 2 São Félix e Laricas 5 x 4 Poeirão. Já nos jogos da sexta-feira o Vitória bateu o Dom Basílio por 7 x 4, enquanto a equipe União venceu o Barra de Cimento por 6 x 4. A chuva de gols e o bom nível técnico das equipes vêm criando expectativas nos torcedores, que simulam os resultados e preferências para as disputas da rodada desta semana. Além dos bons jogos nas quatro linhas, vale ressaltar o padrão da organização do evento, que conta com toda uma logística para recepcionar bem os torcedores e manter a segurança do evento. Presença marcante do 24º BPM, com reforço da Guarda Civil Municipal (GCM) e de uma ambulância de primeiros socorros. Uma variada praça de alimentação e, para coroar, show musical com Cris Pimenta abrilhantando a noite de sexta-feira. Idealizador do evento, Alecarlos Pires pontua a presença do grande público e reforça o convite para os próximos jogos. “A torcida tem sido um show à parte e só temos que agradecer a todos que estão prestigiando nosso projeto com muita resenha, companheirismo e paz nas arquibancadas. Estendemos nossos agradecimentos a todos os parceiros que muito tem colaborado para o bom andamento da nossa primeira Copa Brahma de Futsal. Quinta tem mais”.

Estudo define as 5 frutas mais saudáveis do mundo Foto: FreePik

Estudo realizado pela Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA) mostrou quais são os 41 alimentos mais saudáveis do mundo. As informações são do jornal o Globo. No top 10, estão verduras e legumes, como agrião, acelga e espinafre. As frutas, apesar de não estarem presentes entre os primeiros lugares, fazem parte importante da lista. Durante a análise, os cientistas focaram na concentração de 17 nutrientes essenciais, incluindo vitaminas A e B12, em relação à quantidade de calorias presente em cada alimento. O método da pesquisa busca entender quais alimentos oferecem uma maior quantidade de nutrientes em relação à sua ingestão calórica. Entre as frutas, o azedo limão foi o mais bem listado. Segundo os cientistas, ele tem 53 mg de vitamina C a cada 100 gramas e contém cálcio, magnésio, potássio, além de fibras. A vitamina C é importante para o sistema imunológico, protege contra os radicais livres e é necessária, por exemplo, para a produção de colágeno. Em segundo lugar está o morango com 62 mg a cada 100 gramas de vitamina C, os morangos contêm ainda mais vitamina C do que as frutas cítricas. Além disso, eles são ricos em ácido fólico, ferro, magnésio e cálcio. O ferro contribui para a formação normal de glóbulos vermelhos e auxilia no transporte de oxigênio. Em terceiro lugar está a laranja, uma das frutas que mais tem vitamina C. Além disso, elas são ricas em potássio e magnésio, mineral essencial que regula uma variedade de reações bioquímicas e funções celulares no corpo. Logo em seguida, os pesquisadores, colocaram a toranja entre as frutas mais saudáveis do mundo, mais especificamente a variedade vermelha e rosa. Elas contêm vitamina A ou betacaroteno, que são importantes para melhorar a visão e o sistema imunológico. Por último, mas não menos importante, as amoras que são ricas em cálcio, potássio e magnésio, além de ferro e manganês. Os pigmentos contidos nelas, chamados antocianinas, conferem a cor escura às amoras e protegem as células contra os radicais livres. Além de destacar as comidas mais saudáveis do mundo, o estudo reforça a importância de uma alimentação diversificada e equilibrada, que inclua tanto vegetais quanto frutas, para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais.

Bom Jesus da Lapa: PM cumpre mandado contra acusado de estupro em Brasília Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) cumpriu nesta segunda-feira (22), um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), contra um homem acusado de estupro em Brasília. O foragido da justiça foi localizado por volta das 17h10, em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Após denúncias anônimas que apontavam o paradeiro do acusado, ele foi localizado e identificado através de seu Registro Geral (RG). A guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) deu a voz de prisão para o indivíduo. O homem foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa. A Justiça do Distrito Federal fará a transferência do custodiado.

Lula aposta que economia em 2024 crescerá mais do que o previsto Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (23), que a economia brasileira vai crescer mais do que os especialistas falaram até agora. As informações são da Agência Brasil. “A economia em 2024 vai crescer mais do que todos os analistas econômicos falaram até agora, todos, sem distinção. E vai crescer porque as coisas estão acontecendo no Brasil”. Durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Lula desafiou os profissionais de imprensa a estudar o que tem ocorrido no país nos últimos 14 meses, sob a gestão dele. “Vocês vão constatar que, nunca antes na história do Brasil, houve uma quantidade de política de inclusão social colocada em prática, algumas que já tínhamos feito e que tinham desaparecido e que estão voltando agora. E outras que começam a voltar”.

Caetité: Justiça Federal condena ex-prefeito Zé Barreira a mais de 5 anos de detenção Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça Federal, em Guanambi, julgou parcialmente procedente, nesta segunda-feira (22), o pedido formulado na denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e condenou o réu José Barreira de Alencar Filho, o Zé Barreira, ex-prefeito de Caetité e pré-candidato nas eleições 2024, a 5 anos e 6 meses de detenção. Na denúncia, o MPF apontou que Barreira, na condição de prefeito da cidade, e mais 9 pessoas fraudaram o caráter competitivo das Cartas Convite CC 012/2012 e CC 037/2011, bem como das Tomadas de Preços TP 005/2011, TP 006/2011 e TP 006/2012, com final direcionamento dos certames em favor das empresas JK Tech e Construtora Fernandes, ambas pertencentes ao acusado Josmar Fernandes dos Santos. O prefeito e os demais réus teriam se associado para a prática seriada de crimes entre os anos de 2009 e 2016, no município. A Justiça considerou o então prefeito responsável desde a nomeação da CPL até a homologação do certame nitidamente fraudulento, em que sequer estiveram presentes à sessão de licitação os representantes das empresas envolvidas. “Consoante apurado, operava-se um esquema para beneficiar a pessoa de Josmar Fernandes, não tendo havido efetiva concorrência no certame, circunstância que não passaria alheia ao então gestor municipal, mormente em um Município de pequeno porte. Está suficientemente provado que o então prefeito deliberou pela homologação do certame conspurcado e pela adjudicação de seu objeto à empresa “vencedora”, não obstante as fraudes alhures demonstradas”, sentenciou a juíza Daniele Abreu Danczuk. A pena privativa de liberdade imposta ao acusado foi estabelecida em cinco anos e seis meses de detenção e a pena de multa em duzentos e oitenta e dois dias-multa, cada qual destes no valor de um terço do salário mínimo vigente à época do fato delituoso, que deverá ser corrigida monetariamente e recolhida no prazo de dez dias após o trânsito em julgado da presente sentença. A magistrada fixou o regime inicial semiaberto para o início do cumprimento, haja vista a previsão do art. 33, caput e §2o, “b” do Código Penal, determinou que a substituição da pena é incabível e concedeu o direito de Zé Barreira em apelar em liberdade. Os demais réus condenados, também poderão recorrer em liberdade, de acordo com a decisão.

PF registra 45 propriedades e mais de 200 animais em ação contra deputado Foto: Agência Alba

A Polícia Federal fez a alienação antecipada de 45 propriedades urbanas e rurais e de 245 semoventes, como são chamados os animais de bando que constituem um patrimônio, nesta segunda-feira (22). As informações são do G1. Isso significa que os bens foram categorizados como garantia para o pagamento de uma dívida. A decisão foi tomada pela 1ª Vara Criminal de Feira de Santana, no âmbito da Operação Hybris II. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro vindos de jogos de aposta, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais no município e em cidades próximas. De acordo com a PF, trata-se de um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023, tendo como um dos alvos o deputado estadual Binho Galinha (Patriota). Na época, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, o bloqueio de mais de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas. As investigações seguem em andamento. Para o cumprimento da decisão publicada nesta segunda, a PF contou com apoio da Receita Federal, do Ministério Público Estadual (MP-BA) e da Força Correcional Integrada.

Caçamba desgovernada atinge árvore, derruba poste e quase provoca tragédia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta terça-feira (23), um grave acidente foi registrado na Rua Bela Vista, no Bairro Cidade das Esmeraldas, em Brumado. No local, uma caçamba desceu a via desgovernada, atingiu uma árvore, derrubou um poste e, por pouco, não provocou uma tragédia. A dona de casa Eliana Aguiar estava em casa com o marido e os filhos quando escutou um barulho muito forte. Ao site Achei Sudoeste, ela contou que, há anos, o poste ficava bem no meio da rua e, mesmo ciente do problema, os responsáveis não realizavam a sua retirada. O acidente só não terminou em fatalidade porque a árvore impediu que a caçamba batesse em cheio na residência da família.

Caçamba desgovernada atinge árvore, derruba poste e quase provoca tragédia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“O coração foi a mil, nunca passei um susto tão grande como hoje. A árvore foi a nossa salvação, ela que nos livrou”, relatou. Segundo Eliana, o poste ficou completamente destruído, tamanha a força do impacto da batida. “Podia ter sido fatal. Se não fosse a árvore todos nós teríamos morrido e o primeiro seria meu filho, que estava no quintal. Ia perder a minha família toda”, afirmou, ainda em pânico. O proprietário da caçamba deixou o veículo ligado na via e o mesmo acabou descendo cerca de 300 metros desgovernado na via. O veículo só parou após entrar em uma quadra no final da rua.   

Confirmado laboratorialmente um caso de cólera no Brasil Foto: Divulgação

Foi confirmado laboratorialmente um caso de cólera autóctone no Brasil, no município de Salvador, na Bahia, com a identificação do agente Vibrio cholerae O1 Ogawa (toxigênico). O indivíduo não tem histórico de deslocamento para países com ocorrência de casos confirmados, nem de contato com outro caso suspeito ou confirmado da doença. Entretanto, o caso foi detectado por meio de vigilância ativa laboratorial. Trata-se de um homem de 60 anos, residente no município de Salvador, que apresentou um desconforto abdominal e diarreia aquosa, em março de 2024. Duas semanas antes ele havia feito uso de antibiótico para tratamento de outra patologia. Trata-se de um caso isolado, tendo em vista que não foram identificados outros casos, após a investigação epidemiológica realizada pelas equipes de saúde locais junto às pessoas que tiveram contato com o paciente. Considerando que o período de transmissibilidade da doença é de um a dez dias após a infecção, mas que para as investigações epidemiológicas, no Brasil, está padronizado o período de transmissibilidade de até 20 dias por uma margem de segurança, o paciente não transmite mais o agente etiológico desde o dia 10 de abril. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ressalta que todas as medidas necessárias para prevenção e controle, como análise da água, foram prontamente implementadas e que a situação está sendo monitorada.

Atendimento móvel do TRE-BA chega a Malhada de Pedras e Aracatu Foto: Divulgação/TRE-BA

Os municípios de Malhada de Pedras e Aracatu receberão o atendimento do “TRE em Todo Lugar”. Os serviços do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) serão disponibilizados em um caminhão do projeto. Em Malhada de Pedras, o eleitorado começou a ser atendido nesta segunda-feira (22) e segue até a quarta-feira (24), na Praça da Bandeira, ao lado da Prefeitura Municipal. O horário de funcionamento será das 8h às 18h. Em Aracatu, o caminhão do TRE-BA ficará estacionado na Rua Coronel Salustiano, em frente à Igreja Matriz, nos dias 25 e 26 de abril, das 8h às 18h. Os serviços eleitorais incluem alistamento eleitoral (1ª via do título de eleitor), cadastro biométrico, reimpressão do título, atualização de dados pessoais, regularização de títulos cancelados, verificação de multas eleitorais, mudança de local de votação, entre outros. Para o atendimento, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses. No processo de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderá ser utilizada isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. O certificado de quitação militar também é requerido para homens que completam 19 anos no ano em que estão se alistando.

Recessão atinge a Argentina, e vendas despencam até 45% Foto: Erica Canepa/Bloomberg/Jornal O Globo

Como raramente na história recente, a crise que o consumo na Argentina enfrenta tem um tom democrático: não perdoa nenhum setor do mercado doméstico. As informações são do Jornal o Globo. Sofrem desde os supermercados até itens que são dependentes do crédito, como os eletrodomésticos e automóveis, passando pelos restaurantes — que sentem falta dos clientes brasileiros, afastados pela inflação em dólares — e as farmácias, que têm uma demanda de primeira necessidade. Se há algo que caracteriza o consumo desses primeiros meses de 2024 é a dificuldade de encontrar um negócio vinculado ao mercado interno que possa mostrar números positivos. Embora o Índice de Preços ao Consumidor tenha recuado nos últimos meses (passou de 25,5% em dezembro para 11% em março), a profunda recessão que a economia da Argentina enfrenta é mais forte entre os setores e indústrias ligados à evolução dos salários e dos níveis de emprego. “Estamos diante de um processo inédito, com um ajuste que era considerado inevitável pelos consumidores e que está levando todas as empresas a redefinir suas estratégias de negócios”, explica Guillermo Oliveto, titular da consultoria W. A acentuada desaceleração da inflação — há a esperança no governo de que abril feche em um dígito — representa um sinal mais do que positivo para as empresas que vivem do mercado interno. Mas na medida em que a queda no ritmo dos aumentos não se traduza numa melhoria do poder de compra dos salários, o panorama continuará complicado. Em seu último relatório, a consultoria MAP especifica que, em média, o consumo acumulou uma queda de 10% nos primeiros três meses do ano. Para 2024, a projeção é de recuo de 6%, com uma recuperação que só começará a ser sentida com força nos primeiros meses de 2025. “O consumo privado continua deprimido, com um efeito muito negativo nos primeiros seis meses do ano, que poderá ser moderado a partir do segundo semestre na medida em que a inflação desacelera com alguns setores iniciando reação”, explica Juan Pablo Ronderos, sócio-fundador da MAP. A recessão é sentida com força em alimentos e medicamentos. As vendas de produtos da cesta básica — alimentos, bebidas, artigos de higiene pessoal e de limpeza — caíram 10% em volume.

Câmara aprova contas de 2022 do prefeito de Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores aprovou na última sexta-feira (19) as contas de 2022 da prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, de responsabilidade do prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho. Os parlamentares seguiram a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que havia emitido parecer recomendando a aprovação das contas públicas e de gestão. A aprovação já foi promulgada no Diário Oficial através do Decreto Legislativo. A Câmara Municipal determinou a notificação da prefeitura municipal e do TCM sobre a aprovação das contas.

PRF recupera veículo com registro de roubo em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Na sexta-feira (19), em Vitória da Conquista, a Polícia Rodoviária Federal identificou um veículo com adulterações em seus elementos identificadores. O automóvel, que estava sendo transportado junto a outros carros, em um caminhão cegonha, tratava-se de um clone, seus dados originais correspondiam a um veículo com ocorrência de roubo registrada em Mairinque (SP) em 2022. Durante a fiscalização dos automóveis que estavam sendo transportados no compartimento de carga do caminhão cegonha, foram constatados sinais de remarcação nos elementos identificadores de um dos carros. O motorista do caminhão era funcionário da empresa responsável pelo transporte dos veículos, que tinham como destino o município de Euclides da Cunha (BA). Diante do constatado, o automóvel recuperado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local, para aplicação das medidas legais cabíveis.

Associação das Baianas do Acarajé cobram do Estado para incentivo à cultura do dendê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O azeite de dendê é um dos principais ingredientes para preparo do acarajé, quitute tão apreciado em toda Bahia. A Bahia já chegou a ter 40 municípios que faziam o plantio de dendê, porém hoje o número caiu para 7. Presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), Ria Santos informou que, atualmente, a Bahia produz apenas 1,5% do dendê utilizado no estado. Ao site Achei Sudoeste, Santos disse que esse número está muito abaixo da demanda, visto que tem de abastecer as baianas de acarajé, os terreiros de candomblé, os restaurantes de comida a quilo, as baianas de outros estados e a sociedade em si. “É uma vergonha pra nós produzir hoje só 1,5%. 98% do dendê hoje é produzido em Belém e Roraima e vem de lá pra cá”, afirmou. O dendê vindo desses outros estados para a Bahia, segundo Santos, tem um teor de acidez muito grande e está prejudicando o trabalho das baianas de acarajé. Diante dessa realidade, a Abam quer que o Governo do Estado assuma novamente o protagonismo no plantio do dendê no estado, resgatando a cultura do dendê na Bahia. “Há mais de 30 anos que o Governo do Estado não investe no dendê. Queremos retomar isso”, asseverou.

Filho mata e corta mão de mãe para sacar dinheiro em Salvador Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Sandra Maria dos Santos Carvalho, de 58 anos, foi morta a facadas no sábado (20), no bairro de Valéria, em Salvador. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. A Polícia Civil informou que o filho da vítima, José Natan Carvalho, de 21 anos, foi preso suspeito de cometer o crime. Ainda segundo a polícia, o jovem teria cortado a mão da genitora para sacar dinheiro dela em um banco. A intenção era retirar a digital e ter acesso ao montante. O assassinato aconteceu na casa da vítima, na localidade conhecida como “Boca da Mata de Valéria”. Equipes da 31ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionados com a informação de que uma mulher estava morta no local. Quando chegaram na casa, os policiais encontraram o corpo de Sandra Maria e prenderam o filho dela em flagrante. A motivação do crime é investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O corpo da mulher foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há detalhes sobre o velório e sepultamento da vítima.

Escritor de Brumado lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bienal do Livro Bahia será realizada em Salvador entre os dias 26 de abril e 1º de maio. A última edição do evento, em 2022, contou com 90 mil visitantes. Neste ano, a cidade de Brumado será representada pelo professor e escritor Paulo Esdras, que lançará seu novo livro, intitulado “De Versos Sentidos”, no domingo (28), às 09h30, no Centro de Convenções de Salvador (Estande Palma). Membro da Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab), Esdras destacou que está muito feliz em poder lançar o seu livro na Bienal da Bahia. “Muito feliz por lançar meu livro de poemas concretos multileituras na Bienal da Bahia. De Versos Sentidos é a realização de um sonho antigo de publicar poemas que tragam uma certa curiosidade nos leitores”, afirmou. 

Escritor de Brumado lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

O livro é um dos concorrentes do Prêmio Oceanos de Literatura em língua portuguesa. Segundo o professor especialista em Literatura e prefaciador do livro, Vald Ribeiro, a obra De Versos Sentidos reaviva e abrilhanta a poesia de essência concreta brasileira com novos talhes e se insere como nova preciosidade no cabedal da poética de nosso país. Esdras vem se destacando no cenário literário e da dramaturgia de Brumado e da Bahia com produções de livros, artigos literários, poemas, contos e produção de peças teatrais.

Estudante baiano utiliza borra de café para produzir biofertilizante Foto: Divulgação/Secti

Em busca de práticas agrícolas sustentáveis, o uso do biofertilizante tem sido uma alternativa de adubação. Adenilton Santana, estudante pesquisador do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul, comunidade quilombola, da cidade de Maraú, idealizou um projeto em conjunto com a professora Laís Costa, ao dividir experiências de cultivação ecologicamente amigáveis nas próprias plantações, resultando em um biofertilizante obtido da borra de café. O produto é um adubo caseiro e, de acordo com Laís, a solução demonstra ser uma excelente fonte de nitrogênio para as plantas. “O fertilizante caseiro pode ser utilizado de diversas formas, sendo na maior parte dos casos aplicado diretamente em torno das plantas, hortas, misturadas em canteiros, vasos ou, como é o caso do nosso produto, usado de forma líquida, à base de borras de café”, diz. A fabricação ocorre ao combinar borra de café, água e um agente fermentador, como, por exemplo, lactobacilos ou leveduras. Todos os itens são depositados em um recipiente com pequenos furos na tampa, possibilitando a entrada de ar durante o processo de fermentação, que dura cerca de uma semana. A professora conta que os estudantes têm mudado a forma de agir com o descarte do lixo orgânico e que este é um trabalho em formação. “A escola está movimentando atividades que envolvem a separação desses materiais orgânicos, incluindo a borra de café. Com a implantação da horta mandala no ambiente escolar, iniciativa do Governo do Estado, a utilização do projeto ‘biofertilizante a partir da borra de café’ tende a se fortalecer”, afirma. O projeto, que foi desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação (SEC), também conta com a colaboração do professor Silvio Roque.

Assembleia Legislativa debate valorização das Baianas de Acarajé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última semana, um debate em defesa das baianas de acarajé foi promovido na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Rita Santos, presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), informou que a deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD) criou a frente parlamentar “Baiana do Acarajé” na AL-BA e, na última segunda-feira (15), foi realizada uma atividade para tratar sobre o ofício de baiana do acarajé no estado da Bahia. Segundo Santos, a proposta é valorizar a profissão. “Tudo começou aqui, mas outros estados vêm valorizando muito mais o nosso ofício do que o próprio estado. A partir dessa atividade, já estamos tendo alguns desdobramentos para tratar do ofício a nível de estado, não mais só a nível de Salvador. Temos que valorizar essas mulheres em todos os municípios”, defendeu. O ofício de baiana de acarajé é reconhecido pelo Governo Federal como patrimônio brasileiro. Na Bahia, o Governo Estadual também reconheceu o ofício, porém, segundo a presidente da Abam, o título venceu desde 2017 e não foi revalidado.  

Davi continua com dívida de quase R$ 15 mil após ganhar bolada milionária no BBB 24 Foto: Rede Globo

O baiano de Cajazeiras, Davi Brito, ganhou quase R$ 3 milhões no Big Brother Brasil e, quase uma semana depois, ainda não conseguiu pagar o débito de pouco menos de R$ 15 mil. Antes de virar milionário, ele era motorista de aplicativo e tentava quitar a dívida em seu nome. Segundo o jornal Extra, o participante do reality show da Globo tem pendências com o Banco do Brasil e gira em torno de R$ 10.400. Já na Caixa Econômica Federal, ele deve R$ 1.004. No banco virtual Nubank, o rapaz tem também R$ 238 a pagar, além de R$ 3.245 de um financiamento cedido a uma empresa de cobrança. Por fim, o menor valor é R$ 73, de uma financeira.

Buracos: Usuários cobram manutenção da BA-262 e da BR-030 na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A falta de manutenção na BA-262 e na BR-030 tem sido um verdadeiro transtorno para os motoristas que trafegam nas rodovias diariamente. Ao site Achei Sudoeste, José Carlos, da cidade de Caraíbas, relatou que as vias estão totalmente esburacadas. No trecho entre a cidade de Aracatu e o Distrito de Vila Mariana, a situação é especialmente ruim. Carlos ressaltou que os Governo Estadual e Federal precisam tomar providências urgentes para tampar os buracos antes que eles se transformem em crateras e causem alguma fatalidade. Até o momento, segundo apontou, foram registrados vários acidentes envolvendo pneus estourados em virtude dos buracos. Além da precariedade das rodovias, José Carlos destacou que o mato na beira da estrada está muito alto, necessitando ser cortado, as placas de sinalização estão sendo escondidas e os quebra-molas precisam ter a pintura revitalizada. “Tudo para não causar um problema maior. A estrada tem que tá boa, em dia, pra uma segurança melhor para quem usa a rodovia”, pontuou.

Governador, senadores e ministro devem visitar Brumado para apoio a Guilherme Bonfim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pré-candidato a prefeito de Brumado, Guilherme Bonfim (PT), informou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e os senadores Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD) e Ângelo Coronel (PSD) devem visitar a cidade para confirmar o apoio à sua campanha. Embora ainda não tenha uma data definida, Bonfim disse que em breve Brumado receberá a visita dessa caravana. Nesse sentido, Guilherme destacou que à sua pré-candidatura faz parte de um projeto de todo um grupo político. “É o projeto de um time. Além dos apoiadores que temos em Brumado, entrei nessa pré-candidatura justamente a convite do governador Jerônimo, do senador Jaques Wagner, do ministro Rui Costa, Otto Alencar, Ângelo Coronel, do nosso presidente estadual do PT Éden Valadares. Esse é o projeto de um grupo que Brumado precisa estar alinhado”, defendeu. Guilherme salientou ainda que, caso seja eleito, a cidade poderá ter, pela primeira vez, um prefeito alinhado com os Governos Estadual e Federal, o que é muito importante para a conquista de benefícios para os brumadenses. Foi a partir desse alinhamento que Bonfim já conseguiu implementar diversas melhorias para Brumado, a exemplo do Minha Casa, Minha Vida Rural, pavimentação asfáltica, sistema de água, batalhão de polícia, entre outros. “É com esse time que vamos iniciar a nossa pré-campanha e com esse time que, de verdade, Brumado vai chegar aonde a gente quer”, finalizou.

Carmén Lúcia mantém condenação de Deltan Dallagnol por PowerPoint sobre Lula Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmén Lúcia rejeitou recurso do ex-procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol e manteve condenação que o obriga a indenizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela célebre apresentação em PowerPoint que acusava o petista de vários crimes. O valor de indenização é de R$ 75 mil, com correção monetária. Carmén Lúcia manteve decisão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que condenou Dallagonol pelo caso. Em 2016, o então coordenador da força-tarefa da Lava Jato fez uma apresentação de Powerpoint para acusar Lula, que era investigado pela operação, de chefiar uma organização criminosa. O slide continha diversos termos apontados ao nome de Lula com setas, como “mensalão” e “enriquecimento ilícito”. Os advogados de Lula classificaram a situação como “espetáculo de ataque à honra, à imagem e à reputação” e a reclamação foi aceita pela Justiça. O pedido era de R$ 1 milhão, mas o STJ fixou a multa em R$ 75 mil. A decisão da ministra Carmén Lúcia, divulgada nesta segunda-feira (22/4), também condena o ex-procurador ao pagamento dos honorários da defesa de Lula.

Aparecimento de borra preta na Barragem de Ceraíma preocupa população de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma espécie de borra preta identificada na Barragem de Ceraíma, na zona rural de Guanambi, tem preocupado a população. Ao site Achei Sudoeste, Marco Antônio, popular Bilodo, presidente da Cooperativa dos Irrigantes de Ceraíma, relatou que, no final do ano passado, em visita ao local, os pontos de borra preta foram observados nas margens do barramento. Antônio disse que a situação é preocupante, visto que várias cidades, povoados e distritos rurais da região são abastecidos através da Barragem de Ceraíma, entre os quais Ceraíma, Morrinhos, Caetité, Lagoa Real, Pindaí e parte de Guanambi. Além disso, Bilodo frisou que o Governo Federal investiu mais de R$ 20 milhões para criação e implementação do Perímetro Irrigado de Ceraíma. “Estamos preocupados porque a gente não sabe o que isso quer dizer. Tudo indica que é ferro porque fizemos um teste aqui com imã e o imã puxou esse material. Estamos consumindo essa água e é muito preocupante para a saúde humana e para o futuro do projeto do perímetro irrigado”, afirmou. O material colhido na barragem já foi encaminhado ao Inema, mas, segundo Marco Antônio, não houve até o momento nenhum tipo de resposta acerca dos resultados da análise. O presidente salientou que existe uma barragem de rejeito nas proximidades, entre os municípios de Caetité e Pindaí, pertencente à Bahia Mineração, a qual realiza extração de ferro na região. “Não estamos confirmando nada, apenas suspeitando. Antes ninguém via isso, só depois que começaram a explorar o ferro que está acontecendo. Os órgãos e autoridades vão ter que investigar. Dependemos dessa água, estamos muito preocupados”, asseverou.

Morre Fabiana Andrade Santos, ex-diretora da Uneb de Brumado

A ex-diretora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus de Brumado, Fabiana Andrade Santos, morreu nesta segunda-feira (22), na cidade de Vitória da Conquista. A causa da morte não foi divulgada. A professora foi uma das pioneiras na fundação do Campus XX na capital do minério. Fabiana atuou para o crescimento da instituição no município, atuando nas coordenações dos cursos de Direito e Letras, além de ter sido diretora entre os anos de 2006 a 2010. Fabiana Andrade era reconhecida no meio acadêmico por muitos atributos, mas, sobretudo, pelo seu compromisso com uma universidade pública e de qualidade. Atualmente, ela residia em Vitória da Conquista e atuava como diretora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb). A direção da Uneb suspendeu as atividades nesta terça-feira (23) em Brumado e decretou luto oficial.

Mãe e filha morrem atropeladas após descerem de ônibus do TFD na BR-030 em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Mãe e filha morreram atropeladas na noite desta segunda-feira (22), após serem atropeladas no trevo que dá acesso ao Distrito de Morrinhos, em Guanambi, na BR-030. Com informações do repórter policial Lindomar Alves. Ambas foram atingidas por um caminhão baú com placas de Brasília (DF) depois de descerem do ônibus do Transporte Fora do Domicílio (TFD), que retornava de Vitória da Conquista. O ônibus parou no acostamento do trevo para deixar as duas pacientes, que, ao atravessarem a pista, foram atingidas. As pacientes ainda foram alertadas pelos demais passageiros, porém foram atingidas abruptamente. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as duas vítimas, identificadas como Senhorinha da Silva, 71 anos e Marli Senhorinha da Silva, 44 anos, são do Distrito de Morrinhos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) e o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) controlam o trânsito na rodovia. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) já foi acionado para realizar a perícia. Os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para serem necropsiados. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para investigar o caso. No local, o repórter policial Lindomar Alves gravou um vídeo narrando o trágico acidente que abalou a cidade beija flor e o distrito de Morrinhos.

Arquivo