Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Squaresom: Uma história de 50 anos de sucesso contada por João Wanderley em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em março de 1974, o empresário João Wanderley da Silva abria as portas da Squaresom na cidade de Brumado. Neste ano, a loja completa 50 anos de existência. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Wanderley disse que, com um dom comercial latente, apostou na abertura do negócio, que inicialmente era focado em vendas de discos, fitas e gravações. Após dois anos no segmento, aos poucos, o empresário foi ampliando o repertório da loja para eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e outros produtos. “Nosso projeto era justamente galgar essa evolução e ela veio através de projetos bem elaborados. A ideia sempre foi ampliar a nossa atividade comercial para que tivéssemos um faturamento maior. Nosso objetivo era o crescimento”, destacou.

Squaresom: Uma história de 50 anos de sucesso contada por João Wanderley em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Hoje, a Squaresom conta com 33 colaboradores e um extenso showroom de produtos de qualidade. Fazendo um balanço desses 50 anos de história, o empresário avaliou que é preciso apostar e acreditar no potencial do seu projeto. “Aposte no que está fazendo com muita dedicação e trabalho. As crises sempre existiram, mas acredito na força do meu trabalho e da minha administração. Quando existem as crises, aí é que trabalho dobrado para superar os obstáculos”, declarou. Para o futuro, Wanderley adiantou que tem em mente diversos projetos para a loja, sua equipe de trabalho e toda clientela, pelos quais têm muita gratidão.

Idoso guarda embalagens de remédios tomados ao longo de 30 anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o aposentado Sebastião Francisco de Souza, 75 anos, guarda todas as caixas de remédios que tomou ao longo de 30 anos. Ele tem centenas de embalagens armazenadas em um cesto, que pesa cerca de 15 kg. Ao site Achei Sudoeste, o idoso disse que tem muitos problemas de saúde, entre os quais problemas de coração. 

Idoso guarda embalagens de remédios tomados ao longo de 30 anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Além dos medicamentos cardíacos, Seu Sebastião guarda as embalagens de colírios usados para tratar os problemas de vista. Morador do Bairro São Félix, ele lamentou o uso de tantos remédios, muitos dos quais foram adquiridos com recursos próprios. “Fui tomando e guardando. É uma tragédia uma situação dessa. Mesmo assim, estou forte, não perdi as esperanças. Confio muito em Deus”, disse.

Baianos se divorciam mais e têm menos filhos, aponta IBGE Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O número de nascimentos na Bahia chegou ao menor patamar em 26 anos, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, foram 173.686 nascimentos, o que representa uma redução de 5,8% em comparação com os registros do ano anterior. Foram 10,7 mil a menos - a redução mais expressiva entre todos os estados. As informações das Estatísticas do Registro Civil são relativas a 2022 e também revelam que o número de divórcios cresceu na Bahia. Foram registrados 23.712 divórcios judiciais ou por escrituras em 2022, número 23,2% superior ao de 2021 (19.244). Por outro lado, o número de casamentos voltou a cair, depois de ter registrado recorde em 2021. Foram realizados 60.534 casamentos formais, 0,9% a menos do que em 2021, o que representou menos 563 uniões em um ano. Embora tenha sido relativamente pequeno, o recuo distanciou ainda mais o número de casamento por ano, no estado, do patamar pré-pandemia - em 2019, haviam sido formalizadas 66.557 uniões na Bahia. Em relação ao número de mortes, o IBGE aponta que houve diminuição de 6,8% dos óbitos no estado. Foram registradas 102.585 mortes na Bahia em 2022, contra 110.145 do ano anterior. O balanço foi elaborado pelo IBGE a partir dos dados dos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais (nascimentos, casamentos e mortes) e das Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis ou Tabelionatos de Notas (divórcios).

Brumado: Triplica procura por ovos de Páscoa e chocolates Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A procura por ovos de Páscoa e chocolates de diversos tipos triplicaram na cidade de Brumado nesse período. Ao site Achei Sudoeste, a empresária Alice Souza, disse que a sua demanda aumentou bastante nos últimos dias. “No ano inteiro tem procura, mas a quantidade maior é nesse período. Os pedidos triplicaram. A procura é muito grande por chocolate. Crianças, adultos e idosos, todo mundo consome. Nada supera a Páscoa”, afirmou. Na loja, tem disponível o famoso ovo de brownie, que são banhados com chocolate. Com sabores diversificados, Souza disse que o segredo é se capacitar e estar sempre pesquisando novidades para agradar todo tipo de paladar. “Estou sempre em busca, já fiz vários cursos. Digo que a cozinha é o nosso laboratório, é preciso testar e não achar que estamos desperdiçando material. Isso não existe. A perfeição acontece com a prática. É precisar testar muitas e muitas vezes”, salientou. Os pedidos de Páscoa são feitos por encomenda no telefone (77) 99962-0948.

Eleições 2024: MP recomenda que Itapetinga não distribua bens, valores ou benefícios Foto: Reprodução/Instagram

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da promotora de Justiça Solange Anatólio do Espírito Santo, recomendou ao prefeito, vice-prefeito e secretários municipais de Itapetinga que não distribuam e nem permitam a distribuição, a quem quer que seja, pessoas físicas ou jurídicas, de bens, valores ou benefícios durante todo o ano de 2024. A recomendação, expedida em caráter preventivo, na segunda-feira (25), contempla doação de gêneros alimentícios, materiais de construção, passagens rodoviárias, quitação de contas de fornecimento de água ou energia elétrica, doação ou concessão de direito de uso de imóveis para instalação de empresas e isenção total ou parcial de tributos. A recomendação excetua os casos de calamidade, emergência e continuidade de programa social. A promotora eleitoral de Itapetinga recomendou que, nos casos de calamidade e emergência, sejam fixados critérios objetivos como quantidade de pessoas a serem beneficiadas e renda familiar. Quanto aos programas sociais, foi recomendado que se observe se eles já estão em execução orçamentária desde 2023, integrando a Lei Orçamentária Anual de 2022, “não permitindo alterações e incrementos substanciais que possam ser entendidos como um novo programa social ou como incremento eleitoreiro”. Foi recomendado também que o Município suspenda o repasse de recursos materiais, financeiros ou humanos a entidades mantidas ou nominalmente vinculadas a candidatos, ou pré-candidatos, que executem programas de distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios. Orientou também que os gestores não permitam o uso dos programas sociais mantidos pela administração municipal para a promoção de candidatos, partidos e coligações e que orientem os servidores públicos incumbidos da sua execução quanto à vedação de qualquer propaganda ou enaltecimento de candidato, pré-candidato ou partido.

Comando do Meio Oeste deflagra Operação 2X2 e apreende 547 motos irregulares Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O Comando Regional do Meio Oeste deflagrou a Operação 2X2 com o objetivo de tirar de circulação motocicletas irregulares, bem como aquelas que são utilizadas como meio para a prática de crimes de homicídios, roubos e tráfico de drogas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, deflagrada no mês de dezembro do ano passado, a operação já resultou na apreensão de 547 motocicletas nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Macaúbas e Irecê. Com base na informação de que cerca de 70% dos crimes de homicídios e roubos são cometidos por 2 indivíduos a bordo de motocicletas, o Comando Regional do Meio Oeste deu início a ação especial, cujo andamento já rendeu frutos positivos nos índices de criminalidade. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Região Meio Oeste foi a que teve o menor número de homicídios de todo o Estado da Bahia no primeiro trimestre de 2024, com o registro de 17 crimes dessa natureza nos 44 municípios sob a sua responsabilidade. Nesse período, a Operação 2X2 contabilizou 336 apreensões de motocicletas irregulares e na recuperação de 15 furtadas ou roubadas. Em todo ano de 2023, foram apreendidas 179 motos. As motocicletas apreendidas foram levadas para os pátios do Detran nas cidades de Guanambi e Irecê. De acordo com o Arthur Coronel Mascarenhas, a Operação 2X2 terá caráter permanente em toda Região do Meio Oeste.

Powerball e Mega Millions: Loterias Americanas ao Alcance dos Brasileiros

Hoje, vamos falar sobre duas das maiores loterias do mundo, as quais, por sinal, estão bem ao alcance dos brasileiros através da internet: a Powerball e a Mega Millions. Essas loterias americanas são famosas por seus prêmios astronômicos e por transformar a vida de seus sortudos vencedores. Vamos descobrir mais sobre elas?

O que são Powerball e Mega Millions?

A Powerball e a Mega Millions são loterias americanas que atraem jogadores de todo o mundo, graças aos seus prêmios multimilionários. A Powerball é organizada pela Multi-State Lottery Association nos Estados Unidos e a Mega Millions é oferecida em 44 estados americanos, além de Washington D.C. e Ilhas Virgens. Ambas as loterias têm um formato de jogo semelhante, no qual os jogadores escolhem cinco números principais e um número adicional.

Como jogar Powerball e Mega Millions no Brasil?

Embora essas loterias sejam americanas, os brasileiros podem participar delas sem sair de casa, graças à internet. Existem plataformas online seguras, como a Lottomat.com, que permitem que você compre bilhetes dessas loterias. Tudo o que você precisa fazer é se registrar no site, escolher a loteria que deseja jogar, selecionar seus números e fazer a compra do bilhete. Os prêmios são convertidos para a moeda local e pagos diretamente ao vencedor, sem intermediários.

DICA: Visite este site para jogar Mega Millions online -> https://lotomat.com/pt/jogar/mega-millions/

Uma Experiência Transcendental

Participar de loterias como a Powerball e a Mega Millions não é apenas uma questão de jogar e ganhar. É uma experiência emocionante que transcende as fronteiras. A sensação de escolher seus números, esperar o sorteio e sonhar com a possibilidade de ganhar um prêmio que muda a vida é única e emocionante. É uma chance de fazer parte de algo maior, uma comunidade global de sonhadores e aspirantes a milionários.

A Segurança em Jogar Online

Pode haver algumas preocupações sobre a segurança de comprar bilhetes de loteria online, mas sites como Lottomat.com são seguros e confiáveis. Eles operam de acordo com as regulamentações internacionais e garantem a privacidade e segurança dos detalhes do jogador. Além disso, eles oferecem suporte ao cliente para resolver quaisquer problemas ou dúvidas que possam surgir.

Os maiores prêmios da Powerball e da Mega Millions

Os prêmios da Powerball e da Mega Millions são famosos por serem alguns dos maiores do mundo. O maior prêmio da Powerball até hoje foi de incríveis $1.586 bilhões, ganho em janeiro de 2016. Já a Mega Millions tem como recorde de prêmio a impressionante quantia de $1.537 bilhões, ganho em outubro de 2018.

Perspectiva de Vencedores

Os ganhadores dessas loterias geralmente têm suas vidas transformadas da noite para o dia. Com os prêmios que chegam a bilhões, eles têm a oportunidade de realizar todos os seus sonhos, seja comprando uma casa nova, viajando pelo mundo ou até mesmo começando seus próprios negócios. Ainda assim, é essencial lembrar que, embora o dinheiro possa proporcionar conforto e oportunidades, a verdadeira felicidade vem de viver uma vida plena e significativa.

Oportunidade de Ganhar Grandes Prêmios

A possibilidade de ganhar prêmios enormes é o que torna a Powerball e a Mega Millions tão atraentes. Mesmo que você não ganhe o prêmio principal, ainda há muitos outros prêmios a serem ganhos. Por exemplo, acertar o número Powerball ou Mega Ball pode ganhar prêmios significativos. Cada jogo tem várias faixas de prêmios, aumentando suas chances de ganhar.

Conclusão

Em suma, a Powerball e a Mega Millions oferecem uma experiência emocionante e a chance de ganhar prêmios que mudam a vida. Com a conveniência de jogar online, os brasileiros agora têm a oportunidade de participar dessas loterias globais e possivelmente se tornar o próximo multimilionário. Então, por que não experimentar? Como diz o ditado, você precisa estar no jogo para ganhar!


CONTINUE LENDO
Lagoa Real: Homem é preso com arma e munições após mandado de busca e apreensão Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (26), a Polícia Civil da cidade de Lagoa Real, comandada pelo delegado Rogério dos Santos e uma equipe de investigadores, cumpriu um mandado de busca no expedido pelo juiz Pedro Silva e Silvério, da Comarca de Caetité. Segundo informou a 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, durante a ação, foram encontrados com um indivíduo um aparelho celular de marca Samsung J4, objeto inicial da busca, uma arma de fogo tipo carabina, calibre 22 e 33 munições intactas de mesmo calibre. O indivíduo foi apresentado na Delegacia de Guanambi, tendo em vista não apresentar documentação do armamento e munição, passando por exame de lesões, preenchimento de guia pericial na unidade de saúde e demais medidas cabíveis.

Brasil registra mais de 800 mortes por dengue em 2024

O Brasil ultrapassou a marca de 800 mortes causadas pela dengue. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número alcançado nesta terça-feira (26) é de 831, enquanto existem outros 1.267 óbitos sendo investigados por supostamente terem relação com a doença. De acordo com a CNN, na semana passada, o país chegou à casa dos 2 milhões de casos confirmados. Atualmente, o número é de 2.321.050. Outro dado que se destaca é o coeficiente de incidência da dengue. Segundo a atualização mais recente, ele é de 1143 casos a cada 100 mil habitantes. Os estados com mais casos registrados são Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Fábrica de produtos artesanais pega fogo em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma fábrica de produtos artesanais pegou fogo no início da tarde desta quarta-feira (27), por volta das 12h50, na cidade de Guanambi. O estabelecimento comercial fica localizado na Estradas das Corujas, segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) ao site Achei Sudoeste. A causa do incêndio ainda é desconhecida. 

Fábrica de produtos artesanais pega fogo em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

As chamas atingiram a parte do fundo da fábrica. De acordo com o proprietário o prejuízo está estimado em R$ 200 mil. Uma equipe do Corpo de Bombeiros está no local para debelar o fogo. A SMTran enviou caminhões-pipa para o local. Não há registro de feridos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) será acionado para realizar uma perícia na fábrica.

Eleições 2024: Presidente do PDT tem diálogo com importantes políticos em Guanambi Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Formado em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, pós-graduado em gestão de projetos, o jovem empresário de Guanambi, Eduardo Bacelar, estruturou o diretório e assumiu a presidência municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Junto ao Governo da Bahia, Eduardo Bacelar foi diretor de obras na gestão de Jaques Wagner (PT) e também no primeiro mandato de Rui Costa (PT). Legenda tradicional e partido historicamente voltado às pautas trabalhistas e educacionais, vem firmando diálogo com importantes nomes da política local e promete surpreender no cenário político. “Estamos dialogando com nomes respeitados de nossa sociedade, como o competente ex-secretário de saúde André Moitinho, a ativista cultural Iana Rocha, o Charles da Gameleira que é um nome ligado aos projetos da zona rural e professor da área técnica, Diego Pi vereador mais votado da eleição de 2020, como também o empresário Hugo Costa, e muitos outros nomes de respeito”, afirmou Bacelar ao site Achei Sudoeste. Segundo o presidente local do PDT, o partido terá uma chapa competitiva e terá chances reais de eleger até dois nomes para a Câmara de Vereadores e pretende lançar também um nome competitivo para concorrer à prefeitura de Guanambi. “Em relação a Câmara, acreditamos que teremos uma renovação de 30%, já contando com as duas novas vagas abertas e com certeza vamos surpreender no cenário local”, finalizou.

Jovem é detida ao tentar entrar no Conjunto Penal de Barreiras com drogas nas partes íntimas Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma jovem de 25 anos foi detida ao tentar entrar com drogas no Conjunto Penal de Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com o G1, a mulher tentou esconder 85 gramas de maconha nas partes íntimas do corpo. O flagra ocorreu na segunda-feira (25). Nesta terça-feira (26), a suspeita passou por audiência de custódia e foi posta em liberdade provisória, sem necessidade de pagamento de fiança. Como punição preliminar, a Justiça determinou que ela está proibida de fazer visitas ao companheiro no presídio. O homem também não poderá receber outros familiares na prisão.

Polícias Civil e Técnica da Bahia aprovam nova reestruturação salarial e aguardam governo Foto: Divulgação/Sindpoc

Na segunda-feira (25), durante Assembleia Geral Conjunta, investigadores, escrivães, delegados, peritos técnicos, criminais, odonto-legais e médicos legistas aprovaram uma nova proposta de reestruturação salarial das Polícias Civil e Técnica da Bahia. A assembleia foi organizada pelo movimento "Unidos pela Valorização dos Policiais Civis", representado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc) e demais entidades. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, ressaltou que a proposta busca retirar a categoria da incômoda posição de 26º pior salário do Brasil e colocar entre os cinco maiores salários do país. “Condizente com a saúde financeira do Estado da Bahia e com o ranking que a Bahia hoje ocupa, de 7º lugar no ranking econômico do Brasil”, afirmou. O sindicalista destacou que o Governo do Estado já sinalizou grandes investimentos para as Polícias Civil e Técnica, porém, para além da infraestrutura física, é preciso valorizar o trabalhador. “É essa valorização que estamos aguardando. O governador tem colocado como prioridade fortalecer a polícia judiciária e estamos confiantes de que ele também fará esse gesto de reconhecer e melhorar a nossa remuneração no Estado da Bahia”, completou. A nova proposta de reestruturação remuneratória da categoria, segundo Lopes, deverá ser escalonada a fim de corrigir as distorções que existem em comparação aos demais estados do país. “Figuramos hoje como o penúltimo estado em valorização salarial. As gestões anteriores não olharam para o trabalhador com respeito e dignidade. O policial tem uma atividade de risco, não pode morar em qualquer lugar ou deslocar-se de ônibus para trabalhar. Ele precisa ter dignidade e essa valorização salarial”, defendeu. A proposta já foi encaminhada pela delegada-geral, Heloísa Brito, ao secretário da segurança pública, Marcelo Werner, e está aguardando uma posição política do governador.

Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia acontece de 1º a 30 de abril Foto: Divulgação/Adab

A última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia foi antecipada para o período de 1º a 30 de Abril e será um marco histórico na defesa agropecuária do Estado. A etapa marca o fim de 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em cerca de 13 milhões de cabeças em todo o território baiano, sendo o 7º colocado no ranking nacional. Desde 1968 os produtores vacinam seus rebanhos na Bahia e nos últimos 20 anos, os índices vacinais estiveram acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Para esta última etapa histórica, a expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), é vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino. Os produtores terão até o dia 17 de Maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização das propriedades pelo site www.adab.ba.gov.br ou em um dos 376 escritórios da Agência nos 27 Territórios de Identidade. O esforço conjunto entre setor produtivo e Adab, aliado à evolução do sistema de defesa agropecuário estadual, possibilitou a chancela do MAPA para a suspensão da vacinação a partir de Maio de 2024, com a nota 9,3 , a maior entre 17 estados da Federação. “Com isso haverá uma economia direta de, aproximadamente, 100 milhões de reais/ano com custos para aquisição de vacinas, manejo do rebanho, além de outros benefícios com a ampliação do parque agroindustrial e agregação de valor às exportações com abertura de novos mercados”, destaca o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, salientando que o apoio do setor produtivo nesta última campanha será de extrema importância para vacinar 100% do rebanho.

Foragido da justiça de Brumado por tráfico de drogas é preso em Vitória da Conquista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (25), uma guarnição da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estava em patrulhamento tático em Vitória da Conquista quando recebeu uma denúncia anônima informando que um indivíduo estaria comercializando drogas no Bairro Boa Vista. No local, a guarnição abordou o elemento e encontrou com o mesmo uma quantidade de substância semelhante à cocaína. Ele informou que em um imóvel no centro da cidade havia mais drogas. Na residência, os policiais detiveram outro suspeito com uma arma de fogo e mais drogas. Os dois confessaram que pegavam a droga com um homem foragido da justiça no Bairro Vila Serrana 4. Este foi preso; contra ele havia 2 mandados de prisão em aberto pelos crimes de tráfico de drogas. Ele é foragido da justiça de Brumado. Todos os elementos foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde a ocorrência foi registrada.

Caetanos tem contas de 2022 aprovadas e prefeito multado em R$ 7 mil Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sessão desta terça-feira (26), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) recomendaram, à Câmara de Vereadores, a aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura de Caetanos, da responsabilidade do prefeito Paulo Alves dos Reis (PCdoB), relativas ao exercício de 2022. O processo engloba tanto as contas de governo quanto as de gestão. Após a aprovação do voto, o conselheiro Plínio Carneiro Filho, relator do parecer, apresentou Deliberação de Imputação de Débito com multa ao gestor no valor de R$ 7 mil, em razão das ressalvas indicadas no relatório técnico. O município de Caetanos teve uma receita de R$ 52.571.460,40 e promoveu despesas no montante de R$ 53.083.324,91, causando um déficit orçamentário de R$ 511.864,51. A despesa total com pessoal representou 51,36% da receita corrente líquida do município, cumprindo, portanto, o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em relação aos índices constitucionais e legais, o prefeito investiu 26,92% das receitas de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal, superando o mínimo exigido de 25%, e utilizou 80,75% dos recursos provenientes do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, atendendo ao mínimo de 70%. A administração também aplicou 23,81% de recursos específicos em ações e serviços de saúde, cumprindo o mínimo de 15%. O relatório das contas de governo destacou, como ressalvas, a existência de déficit na execução orçamentária; a publicação extemporânea de decretos de alterações orçamentárias; e a ausência de saldo suficiente para cobrir as despesas com restos a pagar no exercício financeiro em exame, contribuindo para o desequilíbrio fiscal da entidade. Já o relatório das contas de gestão indicou a omissão do gestor na cobrança de multas e ressarcimentos imputados a agentes políticos do município; a ausência de informações no sistema SIGA, do TCM, relativas aos subsídios de agentes político; além de irregularidades em processos licitatórios, desconformidades na instrução de processos de pagamento e inconsistências nas informações de dados no SIGA. Cabe recurso da decisão.

Homem acusado de estupro em Guarulhos é preso na cidade de Sebastião Laranjeiras Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (26), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Guarulhos, em São Paulo, uma equipe da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), prendeu na cidade de Sebastião Laranjeiras um indivíduo de 36 anos, acusado do crime de estupro. Após receber informações de que o acusado estaria em sua residência, os investigadores, juntamente com o delegado Romilson Dourado dos Santos, se dirigiram ao local e prenderam o mesmo. O indivíduo foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Guanambi.

STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade do INSS Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou - por 6 votos a 5 - o direito de trabalhadoras autônomas, sem carteira assinada, de receber o salário-maternidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), caso tenham contribuído ao menos uma vez para a Previdência Social. Por maioria, os ministros julgaram inconstitucional a exigência de 10 meses de contribuição para que as trabalhadoras que contribuem voluntariamente ao INSS - as chamadas contribuintes individuais - tenham direito a receber o salário-maternidade. A carência de 10 meses era questionada no Supremo há 25 anos. A regra foi criada junto com a inclusão das trabalhadoras autônomas entre as beneficiárias do salário-maternidade, na reforma da Previdência de 1999. O tema foi julgado na mesma sessão que derrubou a chamada revisão da vida toda. Com a derrubada da carência, basta uma contribuição ao INSS para que a profissional autônoma tenha direito a receber o salário-maternidade em caso de parto ou adoção. Ou seja, passa a valer a mesma regra que é aplicada para as trabalhadoras formais, cobertas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Familiares protestam e apontam opressão contra os internos no Conjunto Penal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta quarta-feira (27), familiares dos presos detidos no Conjunto Penal de Brumado realizaram uma manifestação em frente à unidade. Ao site Achei Sudoeste, Beatriz de Castro contou que o protesto foi motivado por uma série de fatores, entre os quais a suspensão das visitas aos internos, a proibição da entrada de medicamentos e itens de higiene pessoal e a má qualidade das refeições. “Estamos nos desgastando, tem que melhorar”, afirmou. Castro cobrou a entrada de uma nova equipe para administrar o presídio a fim de assegurar os direitos dos detentos. Nesse ponto, vale salientar que, menos de um mês após Gilmar Rocha ter sido designado como diretor do Conjunto Penal, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária designou o Policial Penal Archimedes Benício Leite Neto como diretor interino da unidade.

Familiares protestam e apontam opressão contra os internos no Conjunto Penal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo Clesiane Santos, que veio do Estado do Sergipe, a direção não deu qualquer satisfação que justificasse os cortes feitos dentro da unidade. “Eles não falam nada para os familiares, não dão explicação nenhuma”, alegou. De Sítio do Mato, na região oeste da Bahia, Damares Ferreira esteve no local para visitar o esposo, mas não conseguiu. Ela disse que veio de longe, deixou as duas filhas em casa e a administração da unidade não avisou com antecedência que as visitas estavam suspensas. “É injusto. Meu marido tá doente, ficou 10 dias de castigo sem motivo nenhum, tiraram tudo deles. Até comida estragada estão servindo pra eles. Estão sem dignidade, sem roupa, sem comida, sem remédio, sem nada. Estamos nos manifestando pelos direitos dos detentos”, justificou. No momento da manifestação, os internos também se exaltaram pedindo o fim da opressão. Acompanhando de policiais penais, o diretor interino convidou uma comissão para dialogar a respeito das reivindicações. O mesmo declarou não ter autorização para conceder entrevista à imprensa.

Ex-secretária de educação de Cândido Sales é morta em assalto Foto: Reprodução/Instagram

A ex-secretária da Educação da cidade de Cândido Sales, Silene de Oliveira Tigre, foi morta durante um assalto em seu sítio, na zona rural da cidade. Segundo informações da Polícia Militar, equipes da 80ª CIPM foram acionadas apara atender a ocorrência de desaparecimento de Silene. Ao chegarem ao local, encontraram o corpo com marcas de violência. Em nota, a prefeitura de Cândido Sales lamentou a morte da educadora. “Silene desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e na educação de nossa comunidade”, diz a nota. Silene é mãe do médico Douglas Tigre, famoso por atender jogadores de futebol, como Thiago Silva e Vini Jr. Ele lamentou a perda da mãe e lembrou os últimos momentos dela na fazenda da família. O enterro de Silene causou comoção na cidade. “Tive um pouco de noção do que minha mãe fez em vida. O legado e o impacto na vida de tantas pessoas”, escreveu Douglas. Dois suspeitos do crime foram presos quando fugiam da polícia, já na cidade de Salinas, em Minas Gerais. Segundo informações da Polícia Rodoviária (PRF), os homens furtaram combustível de um posto de gasolina. Ao receberem a denúncia do crime, os policiais conseguiram localizar o carro, um Nissan Frontier branco, deram ordem de paradabranca, mas os dois homens fugiram. Iniciou-se uma perseguição, e os dois suspeitos, de 18 e 20 anos, só pararam o veículo, após baterem o carro. Eles fugiram a pé pela vegetação. Segundo a PRF, um dos homens foi preso, logo em seguida, a cerca de 1km do acidente, na BR-251. O outro homem foi encontrado por policiais e bombeiros militares, em um salão tentando cortar o cabelo, na Avenida Antônio Carlos, em Salinas. Os dois suspeitos foram encaminhados para Polícia Civil em Taiobeiras (MG).

Felipe Duarte garante que salas de aula da rede municipal de Guanambi sejam climatizadas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O deputado estadual Felipe Duarte (PP) alocou uma emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil para a Secretaria de Educação de Guanambi, que colocou em execução um programa para climatização de todas as salas de aula da rede municipal de ensino. Recentemente, foram adquiridas mais 200 unidades de climatizadores, os quais, gradativamente, estão sendo instalados nas escolas da sede e dos distritos rurais. Segundo a secretária de educação, Lajucy Donato, foi contratada uma empresa especializada para refazer a estrutura elétrica em cerca de 70% das escolas e a emenda do deputado foi fundamental para acelerar a climatização das salas. Duarte destacou que Guanambi será uma das poucas cidades da Bahia com 100% das salas com ar-condicionado.

Cresce número de mortes e de cidades em epidemia de dengue na Bahia Foto: CDC

A dengue segue fazendo vítimas na Bahia. Nesta terça-feira (26), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou a 21ª morte pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O novo caso foi registrado na cidade de Vitória da Conquista. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 285 municípios estão em estado de epidemia (68% das cidades), entre eles a capital Salvador. Outras 45 cidades estão em risco e 12 em estado de alerta. As mortes pela doença no estado foram registradas em 12 municípios. Ao todo, 81.428 casos prováveis da doença foram notificados no estado até o sábado (23). O número é 487,8% maior que o registrado no mesmo período de 2023, em que foram notificados 13.854 casos prováveis. Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana são os municípios com mais casos prováveis de dengue em 2024, de acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep). Em Conquista, foram notificados até o momento 11.627 casos; em Salvador 4.962 casos; e Feira de Santana 2.888 casos prováveis. Ainda assim, a pasta destaca que a Bahia possui índice de letalidade por dengue de 1,47%, percentual abaixo da média nacional, de 3,09%. O cálculo é feito com base nos casos notificados que evoluem para a forma grave da doença. A avaliação é da Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab.

Eleições 2024: PSD anuncia pré-candidatura de Rodrigo Boa Sorte à prefeitura de Guanambi Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O empresário Rodrigo Boa Sorte foi anunciado na noite desta terça-feira (26) como pré-candidato à prefeitura de Guanambi nas eleições 2024 pelo Partido da Social Democracia (PSD). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o nome de Boa Sorte foi referendado após uma reunião com o deputado federal Charles Fernandes e a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), caciques da sigla na cidade beija-flor. O encontro foi realizado na casa de Fernandes, que desistiu de disputar o pleito deste ano, confirmou o nome de Boa Sorte. Charles já tinha até o apoio do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Rodrigo Boa Sorte é filho do ex-prefeito, ex-deputado estadual e advogado Hildevaldo Alves Boa Sorte, o Vá. Hildevaldo foi prefeito de Guanambi de 1993 a 1996. Já Rodrigo foi ex-candidato a deputado estadual pelo MDB nas eleições 2014, mas não conseguiu se eleger. Ele também detém na cidade uma franquia de uma empresa na área de aluguel de veículos.

Embriaguez ao volante gera penalidades por infração e crime de trânsito em Jacaraci Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na cidade de Jacaraci, um motorista embriagado atropelou oito pessoas - 3 homens e 5 mulheres - durante uma procissão no Bairro Centenário III, saída para o Distrito de Irundiara. O acidente foi registrado por volta de 20h desta segunda-feira (25). Ao site Achei Sudoeste, o comandante da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Roberto Suarez, informou que o motorista, de 31 anos, invadiu o evento religioso com uma moto, visivelmente embriagado. Apesar da dimensão do acidente, nenhuma pessoa se feriu com gravidade. Todas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal com luxações, fraturas e lesões. O Major acredita que o condutor estava em alta velocidade. “Um fato lamentável e que nos entristece muito. O cara, em plena segunda-feira à noite, nesse estado, dirigindo embriagado”, pontuou. O indivíduo foi detido e apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi autuado. O comandante explicou que o ato de beber e dirigir já é considerado crime. Vale salientar que o art. 276 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar sujeita o condutor às penalidades previstas no art. 165, qual seja multa de R$ 2.934,70, apreensão do veículo e um ano sem CNH, além de sete pontos na carteira por infração gravíssima.

Arquivo