Brumado Notícias

Brumado Notícias

Brumado: Polícia Civil recupera caminhão roubado

22 Mai 2015 - 12h00


Brumado: Polícia Civil recupera caminhão roubado
Foto: Divulgação/PC

Em Brumado, a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) recuperou um caminhão roubado. O veículo foi encontrado pelos investigadores no Bairro Urbis I. Segundo informações da polícia, o caminhão havia sido roubado na última quarta-feira (20), em Oliveira dos Brejinhos.

Empresário de Caculé morre em acidente na BR-101

22 Mai 2015 - 11h30


Empresário de Caculé morre em acidente na BR-101
Foto: Vermelhinho

Na última quinta-feira (21), um acidente de carro ocorrido na BR-101, próximo ao município de São José da Vitória, região sul do estado, tirou a vida do empresário caculeense Cornélio Júnior Ribeiro Filho, de 45 anos. Segundo informações da polícia, o motorista do veículo, identificado como Valmir, perdeu o controle em uma curva, bateu em um barranco e caiu de ré em um matagal. Chovia bastante no momento do acidente. Valmir quebrou a clavícula e foi conduzido ao Hospital de Base, em Itabuna; já o empresário da Caculé, que seguia viagem no banco do passageiro, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo será velado em Caculé, onde o empresário residia.

Brumado: Forró dos Bancários acontece neste sábado na AABB

22 Mai 2015 - 11h00


Brumado: Forró dos Bancários acontece neste sábado na AABB

No próximo sábado (23), a partir das 21h, na AABB, em Brumado, acontece o Forró dos Bancários. O evento conta com uma programação especial. A partir das 8h, um torneio de futebol será realizado com times da cidade e da região. Já estão confirmadas as equipes do Bradesco, BNB e Caixa. O forró começa a partir das 21h com comidas e bebidas típicas juninas à vontade. O som fica por conta das bandas Xamêgo Proibido e Forrozão da Arapuca, que prometem um arrasta pé para lá de animado. Para o diretor do Sindicato, Alberto Rocha, esta é mais uma oportunidade de reunir a categoria bancária. “Esperamos que os bancários participem e aproveitem este espaço de descontração, já que vivemos em meio a tanta pressão e estresse causados pela rotina dos bancos”.

Brumado: Cavalo morto e urubus são ameaças para condutores na BA-148

22 Mai 2015 - 10h30


Brumado: Cavalo morto e urubus são ameaças para condutores na BA-148
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Faltou pouco para a equipe de reportagem do site Brumado Notícias registrar um acidente que seria provocado por urubus na BA-148, próximo à comunidade da Lagoa Funda, em Brumado. As aves de rapina estavam comendo o corpo de um cavalo em decomposição; o animal tinha sido atropelado dias antes. Dois urubus estavam mortos na pista e moradores da localidade disseram que os mesmos bateram em carros que trafegavam na rodovia. “Um carro eu vi saindo em zigue zague após atropelar o urubu e quase colidir com outro que vinha em sentido contrário”, contou um lavrador. Embora o episódio tenha acontecido na última quarta-feira (20), os moradores disseram que há dias o corpo do animal à margem da pista e os urubus oferecem riscos aos motoristas na região.

Testemunhas de Jeová convidam para assembleia em Brumado

22 Mai 2015 - 10h00


Testemunhas de Jeová convidam para assembleia em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As Testemunhas de Jeová convidam toda a comunidade para assistir ao programa da assembleia “Continue a buscar a justiça de Jeová (Mateus 6:33)”. Através de discursos, a assembleia abordará a importância de buscar a justiça divina, bem como maneiras práticas de conquistar essa justiça. O programa conta com uma programação de discursos, que serão apresentados nos períodos matutino e vespertino. O evento acontece no próximo domingo (24), no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. O programa terá início às 09h30.

Câmara de Brumado homenageia centenário de Monsenhor Fagundes

22 Mai 2015 - 09h30


Câmara de Brumado homenageia centenário de Monsenhor Fagundes
Foto: Enílson Meira

Na última sessão legislativa, os vereadores da cidade de Brumado homenagearam o centenário de Monsenhor Fagundes relembrando todas as importantes ações realizadas não só como cristão, mas como cidadão. Os parlamentares destacaram que o padre esteve presente em momentos históricos da cidade, como a construção do Ginásio Industrial, inaugurado em março de 1967. Em 1962, Monsenhor recebeu da Câmara de Vereadores de Brumado, aprovado por unanimidade, o título nº 02 de cidadão brumadense, por honra e méritos das obrigações sacerdotais e da cidadania exercida. Na oportunidade, o presidente Alessandro Lôbo (PSL), em nome de todos os vereadores que compõem o legislativo brumadense, falou sobre a importância de Monsenhor Fagundes para a história de Brumado, homenageando seu centenário.

Tanhaçu: Operação Faroeste Caboclo resulta em prisão de perigosos assaltantes

22 Mai 2015 - 09h00


Tanhaçu: Operação Faroeste Caboclo resulta em prisão de perigosos assaltantes
Foto: Divulgação/PC

Um grande aparato policial foi mobilizado na manhã desta sexta-feira (22) em decorrência da Operação Faroeste Caboclo, deflagrada pela Delegacia de Polícia Territorial de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, os elementos praticaram vários roubos à mão armada em Tanhaçu e região e são assaltantes perigosos.

Tanhaçu: Operação Faroeste Caboclo resulta em prisão de perigosos assaltantes
Foto: Divulgação/PC

Cumprindo mandados de busca e prisão, as forças policiais, composta pela polícia civil, Cipe/Sudoeste e 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, desarticulam uma perigosa quadrilha de assaltantes em Brumado e Vitória da Conquista. Josenilton Novaes de Moura, 31 anos, vulgo Nil ou Chocopio; Hélio Marcos de Lima Rocha, 20 anos; Cláudio Novaes Lima, vulgo Ratinho; e Leriston Félix de Oliveira, vulgo Léo Boquira, foram presos durante a operação. 

Tanhaçu: Operação Faroeste Caboclo resulta em prisão de perigosos assaltantes
Foto: Divulgação/PC

Justiça Federal condena oito empresas por consórcio irregular em Vitória da Conquista

22 Mai 2015 - 08h30


Justiça Federal condena oito empresas por consórcio irregular em Vitória da Conquista
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal condenou no início do mês 8 empresas de motocicletas que promoviam na região consórcios por morte súbita, modalidade irregular que não possui autorização do Banco Central do Brasil (Bacen). Segundo informações do MPF, as empresas condenadas denominavam os seus contratos de compra e venda futura, quando na verdade era realizado o que é conhecido como consórcio morte súbita, compra premiada ou venda premiada. A justiça determinou a cessação imediata da formação de grupos, promoção de consórcios e realização de publicidade, sob pena de multa de mil reais, e reconheceu a nulidade de todos os contratos comercializados pelas empresas Jair Lagoa Motocicletas, Legal Motos Ideal, D+ Motos, CVC Comércio de Veículos Conquista, Fábia Motos, DN Motos Conquista, Brasil Car e Aliança Portugal Motos. Cada uma das empresas também foi condenada a pagar R$ 15 mil de danos morais coletivos e a publicar em outdoors do município, pelo período mínimo de dez dias, mensagem informando que a formação de grupos para aquisição de bens ou serviços, com a possibilidade de quitação antecipada do preço mediante sorteio, constitui atividade irregular de consórcio e que as empresas que assim operam não possuem autorização do Bacen. Os consumidores que se sentirem lesados poderão, por meio de advogado ou defensor público, obter o ressarcimento das parcelas pagas em cada consórcio.

Acidente de moto é registrado na Avenida Centenário em Brumado

22 Mai 2015 - 08h00


Acidente de moto é registrado na Avenida Centenário em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Duas motos se chocaram em um acidente ocorrido na Avenida Centenário, em Brumado. Testemunhas disseram que um dos motociclistas, funcionário de uma empresa da região, estava saindo da empresa, quando outro motociclista, que vinha no mesmo sentido, colidiu contra o veículo. Supostamente, o condutor estava em alta velocidade. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e prestou os primeiros socorros às vítimas. Ambas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.

Deputado Vitor Bonfim solicita renovação do Programa de Incentivo a Cultura do Algodão

22 Mai 2015 - 07h30


Deputado Vitor Bonfim solicita renovação do Programa de Incentivo a Cultura do Algodão
Foto: Divulgação

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Vitor Bonfim (PDT) solicitou ao governador Rui Costa (PT) a renovação do Programa de Incentivo a Cultura do Algodão na Bahia (PROALBA), que se encerrará no mês de junho, início da safra 2014-2015. O encerramento do programa tem preocupado produtores, especialmente das regiões Oeste e Sudoeste do estado. O deputado, que também é presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, destacou a situação e apresentou números deste segmento da economia. “O Proalba é um instrumento de redução fiscal que se iniciou em 2001 e foi de vital importância para que a cotonicultura na Bahia alcançasse os números que temos hoje. Nós fechamos a safra de 2013-2014 com uma área de 320 mil hectares plantadas de algodão, e vem em uma crescente, pois na safra anterior este número foi de 271 mil hectares. Graças ao Proalba isso foi possível”, reiterou ele. Instituído pela Lei 7.932, de autoria do ex-deputado João Bonfim, o programa promoveu o fortalecimento da agricultura do Estado. Entre alguns benefícios oferecidos, está o incentivo de 50% do ICMS devido sobre a comercialização do algodão, parte deste incentivo (10%), é destinada ao Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio Algodão.

De capacetes e coletes à prova de bala, quadrilha rouba moto na BA-148 em Brumado

21 Mai 2015 - 18h00


De capacetes e coletes à prova de bala, quadrilha rouba moto na BA-148 em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Enquanto trafegava pela BA-148 na noite da última quarta-feira (20), nas proximidades da comunidade da Lagoa Funda, com destino à cidade de Brumado, um motociclista foi interceptado por uma quadrilha. O grupo bloqueou a pista com um veículo de cor e placa não identificadas. O piloto disse em queixa registrada na delegacia que, após pararem o carro, dois homens armados, usando capacetes e coletes à prova de bala, anunciaram o assalto, exigindo a motocicleta modelo Honda 125, de cor preta e placa OVB 7998. A vítima do assalto disse que viu mais dois homens a bordo do carro. Além da moto, os bandidos levaram a carteira com documentos pessoais da vítima e da motocicleta, R$ 30 em espécie e um aparelho celular. A polícia está investigando o caso.

Brumado: Vereador Weliton Lopes defende tombamento do Condado

21 Mai 2015 - 17h30


Brumado: Vereador Weliton Lopes defende tombamento do Condado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Defensor da cultura e do patrimônio histórico de Brumado, o vereador Weliton Lopes (SD) vai apresentar na sessão da próxima segunda-feira (25) indicação solicitando do Executivo Municipal que seja tomada a iniciativa para o tombamento do prédio histórico Condado. O antigo Casarão do Condado é uma construção do século XIX, que fica localizada em uma das propriedades da Magnesita, em Brumado. O casarão foi moradia do Coronel Exupério Pinheiro Canguçu, último senhor do clã Pinheiro Pinto, família pioneira no povoamento dessas terras, que morreu no ano de 1900, se tornando um marco histórico importante para o município. Para chamar a atenção para a importância do casarão, o vereador vai lançar a campanha “O Condado é nosso”. “Estarei encaminhando cópias da indicação e também do projeto da campanha para duas pessoas que tem sido verdadeiros defensores de nossa história - o professor, advogado, cordelista José Walter Pires e a professora e proprietária da Escola Nossa Senhora de Fátima, Maria José Meirelles. Tenho certeza que estarão conosco nessa luta”, observou Lopes.

Brumado: Minas Calçados e Confecções está contratando vendedores temporários

21 Mai 2015 - 17h00


Brumado: Minas Calçados e Confecções está contratando vendedores temporários
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Minas Calçados e Confecções está contratando vendedores com experiência em vendas de confecções e calçados. A contratação é temporária e os profissionais terão direito a salário e comissão. Os interessados podem entregar currículo na loja, que fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira ,406, para agendamento de uma entrevista. A contratação será imediata. Mais esclarecimentos podem ser obtidos através do telefone (77) 3441-3319.

'Em audiência, Ibar tenta induzir o MPT a erro', diz Sindicato dos Mineradores

21 Mai 2015 - 16h30

Em audiência realizada no último dia 12, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Vitória da Conquista, a Ibar Nordeste tentou descaracterizar as acusações de práticas de assédio moral e antissindicais, adotadas após a posse da nova gerência, contra os trabalhadores e dirigentes do Sindicato dos Mineradores.  Perante a procuradora do trabalho, a empresa negou as acusações. Porém, segundo o sindicato, a pressão sobre os funcionários que ocupam cargo de confiança continuam. Nos últimos dias, desligaram-se do órgão mais dois trabalhadores que ocupam cargo de chefia na organização empresarial. A empresa também montou uma farsa para tentar induzir o MPT ao erro, construindo uma sala em tempo recorde de 20 dias, no setor de mineração, que denominou de almoxarifado para justificar a transferência e manter o dirigente sindical Gilberto Leite isolado em relação aos demais trabalhadores. O Sindmineradores está tomando todas as providências contra a farsa adotada pela empresa e apresentará a documentação comprobatória ao MPT na audiência agendada para o dia 30 de junho.

Brumado: Nova sede da justiça do trabalho deve ser inaugurada no dia 19 de junho

21 Mai 2015 - 16h00


Brumado: Nova sede da justiça do trabalho deve ser inaugurada no dia 19 de junho
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A nova sede da Justiça do Trabalho em Brumado foi identificada como Fórum Desembargador Luiz Pinho Pedreira da Silva. No local, foram instaladas grades na entrada do prédio. As instalações de mobília e de informática estão em fase final. O site Brumado Notícias foi informado de que está prevista a inauguração para o dia 19 de junho. Na ocasião, também será implantado o Processo Judicial Eletrônico (PJE), meio que substituirá o modelo atual. A programação completa da solenidade de inauguração ainda está sendo elaborada, mas já se sabe que o evento contará com a presença do atual presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Valtércio de Oliveira, e de demais autoridades do estado e esfera regional.

Brumado: Católicos celebram centenário do Monsenhor Antônio Fagundes

21 Mai 2015 - 15h30


Brumado: Católicos celebram centenário do Monsenhor Antônio Fagundes
Foto: Acervo Casa Memorial Monsenhor Fagundes

Se vivo estivesse, o Monsenhor Antônio Fagundes completaria hoje 100 anos. Antônio da Silveira Fagundes nasceu no dia 21 de maio de 1915, em São Felipe, na Bahia. Na década de 1930, cursou Seminário e Teologia em Salvador, onde foi ordenado padre no dia 11 de novembro de 1938. No ano seguinte apresentou-se na paróquia da diocese de Caetité e, ainda no mesmo ano, foi designado para a paróquia da cidade de Ituaçu. No dia 19 de agosto de 1939, foi empossado como vigário da Paróquia do Bom Jesus, em Brumado. 

Brumado: Católicos celebram centenário do Monsenhor Antônio Fagundes
Foto: Acervo Casa Memorial Monsenhor Fagundes

Neste período, o então vigário se deslocava de cavalo aos municípios vizinhos de Aracatu e Malhada de Pedras, onde também prestava o sacerdócio, até adquirir o primeiro veículo a entrar na cidade de Brumado, uma Fubica, Ford 29, que atualmente está em exposição no casarão memorial. O padre atuou em diversos momentos da história e desenvolvimento do município, como na chegada do primeiro trem de ferro e na inauguração da linha férrea em 1945. Ele foi o idealizador e fundador do aeroclube, tendo recebido o primeiro avião tipo teco-teco em 1960. 

Brumado: Católicos celebram centenário do Monsenhor Antônio Fagundes
Foto: Acervo Casa Memorial Monsenhor Fagundes

Dentre muitas ações, o pároco também esteve presente e abençoando a inauguração da agência do Banco do Brasil e ainda foi o principal articulador na conquista do Colégio Estadual de Brumado, o CEB. Outras facetas do sacerdote estão narradas em um livro elaborado pelas professoras Diná Gomes Fernandes e Filomena Azevedo Leite, além da biografia editada por Antônio Torres. 

Brumado: Católicos celebram centenário do Monsenhor Antônio Fagundes
Foto: Acervo Casa Memorial Monsenhor Fagundes

O padre também foi imortalizado em tela pelo artista plástico Enilson Meira. Parte das indumentárias utilizadas em seus serviços pastorais na Igreja do Bom Jesus está em exposição na Casa Memória Monsenhor Fagundes, situada ao lado da paróquia. Monsenhor Antônio Fagundes faleceu no dia 18 de outubro de 2009. “Deus dará o reino dos céus àqueles que trabalham e contribuem para o bem estar de seus semelhantes”, dizia o Monsenhor em suas pregações.

Brumado: Segmento terapêutico fará mini curso sobre a diabetes

21 Mai 2015 - 15h00


Brumado: Segmento terapêutico fará mini curso sobre a diabetes

O Segmento Terapêutico vai promover um mini curso voltado para os profissionais da área, abordando atendimentos aos portadores de diabetes. O curso será realizado no auditório da Prefeitura Municipal com abordagens práticas e teóricas e será ministrado pelo palestrante Gildomar Lima Valasques Júnior. Os interessados poderão se inscrever através do email asfabre@outlook.com. Dúvidas podem ser esclarecidas através dos telefones (77) 9912-9429 e 9168-5432.

Brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais

21 Mai 2015 - 14h30


Brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais

De acordo com dados da pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015, os brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais - o número representa uma média 60% maior do que a do resto do planeta e coloca o país na liderança mundial. Atrás do Brasil estão Filipinas, Tailândia, Colômbia e Peru. Além das mais de 600 horas nas redes sociais, os brasileiros gastam 290 horas com portais de notícia e de entretenimento. A pesquisa mostra ainda que 38,3 milhões de pessoas no país acessam a internet por meio de smartphones e tablets. Postagens no Facebook com fotos e vídeos geram 83% de engajamento.

Operação desarticula esquema que sonegava ICMS na Bahia

21 Mai 2015 - 14h00


Operação desarticula esquema que sonegava ICMS na Bahia
Foto: Divulgação/Sefaz

A operação Grana Padano foi realizada simultaneamente na Bahia e em São Paulo com o objetivo de combater a sonegação fiscal em operações de fabricação e venda de laticínios. Os resultados da operação serão detalhados pelos integrantes da força-tarefa em coletiva à imprensa, às 11h de hoje (21), na sede da Delegacia de Crimes Econômicos e contra a Administração Pública (Dececap), no Bairro de Itapuã, em Salvador. Somente na manhã desta quinta-feira, dez mandados de prisão e 14 de busca e apreensão foram cumpridos. A ação, promovida por força-tarefa reunindo as secretarias da Fazenda (Sefaz) e da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) e o Ministério Público Estadual, desarticulou um grupo de oito empresas que acumulam um total de R$ 6,9 milhões em débitos de ICMS inscritos em dívida ativa.