Brumado Notícias

Brumado Notícias

Brumado: Poste pendurado em fio de alta tensão ameaça segurança pública na Lauro Farani

25 Mar 2015 - 18h30


Brumado: Poste pendurado em fio de alta tensão ameaça segurança pública na Lauro Farani
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo moradores no entorno da Praça Lauro Farani, popular Rua da Estação, em Brumado, há cerca de oito dias um caminhão teria batido em um poste na localidade deixando a base do mesmo comprometida. O poste está pendurado apenas por fios de alta tensão. Os populares temem que com o peso o poste caia, rompa os fios e cause um grave curto circuito na localidade, além de poder atingir os moradores ou os produtos eletrônicos nas residências. Ao site Brumado Notícias, os residentes disseram que o acidente aconteceu durante a madrugada da última quinta-feira (19). O caminhoneiro fugiu sem arcar com os prejuízos, não sendo localizado nem pelo setor de iluminação pública da prefeitura. Os populares disseram ainda que uma equipe técnica da empreiteira que presta serviços de manutenção de rede para a Coelba já compareceu ao local, mas nada fez desde então.

Prefeitura de Caculé realiza recuperação de estradas vicinais

25 Mar 2015 - 18h00


Prefeitura de Caculé realiza recuperação de estradas vicinais
Foto: Tayga Ribeiro/Brumado Notícias

A Secretaria Municipal de Obras e Saneamento da cidade de Caculé está realizando a recuperação das estradas vicinais da zona rural do município. Através de recursos da própria prefeitura, o governo municipal está alargando, roçando e cascalhando as estradas. As vias de acesso às regiões de Mandacaruzinho, Barra da Onça e Passagem dos Carneiros já estão sendo recuperadas. Em breve serão realizadas as estradas que ligam a comunidade da Capivara e Riacho da Pedra, Marruaz e Alecrim, Mucambo e BA 617 (saída para o município de Ibiassucê), dentre outras. A obra vai proporcionar aos agricultores familiares mais segurança nas estradas e melhor acesso para a comercialização e também para o transporte escolar.

Brumado: Comerciantes 'atrás das grades' e bandidos à solta no São Félix e na Malhada Branca

25 Mar 2015 - 17h30


Brumado: Comerciantes 'atrás das grades' e bandidos à solta no São Félix e na Malhada Branca
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A onda de assaltos a pequenos comércios nos Bairros São Félix e Malhada Branca, em Brumado, tem causado medo nos comerciantes das localidades, tanto que a maioria foi obrigada a instalar grades nas portas de entrada de seus estabelecimentos a fim de tentar inibir a ação dos assaltantes. Um comerciante que já havia sofrido onze assaltos nos dois últimos anos voltou a ser vítima na noite da última segunda-feira (23). Na ocasião, os bandidos renderam o proprietário, seu filho e os clientes, obrigando todos a ficarem deitados no chão enquanto eles roubavam o estabelecimento. 

Brumado: Comerciantes 'atrás das grades' e bandidos à solta no São Félix e na Malhada Branca
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta quarta-feira (25), o site Brumado Notícias registrou o momento em que uma cliente e sua filha tiveram de aguardar o atendimento na calçada de um estabelecimento, que aderiu a instalação da grade. “É incômodo para os nossos clientes e para nós, pois gostamos do atendimento personalizado e o cliente gosta e tem o direito de escolher o que quer levar para casa, mas como já fomos vítimas por diversas vezes apelamos pelo improviso da grade. Se o estado não fornece policiamento suficiente para nos garantir a segurança, então somos obrigados a nos adaptar as circunstâncias e criar nossos próprios mecanismos de defesa. Sei que é um paliativo, mas não podemos aceitar o assalto como algo normal sem nada fazermos. Ou utilizamos as grades ou fechamos o comércio por falência provocada por assaltos”, desabafou um comerciante a nossa reportagem.

Suprema Refrigerações lança promoção 48 horas de loucura

25 Mar 2015 - 17h00


Suprema Refrigerações lança promoção 48 horas de loucura

Está no ar a promoção 48 horas de loucuras, promovida pela Suprema Refrigerações. Na loja, você pode adquirir os melhores produtos pelo melhor preço durante 48 horas. Isso mesmo! Não perca essa chance e compre logo um ar-condicionado Electrolux Split 9.000 Btus Frio por R$ 1044,05 à vista no boleto. Você também pode comprar a prazo em dez vezes. Acesse www.supremaice.com.br e conheça toda linha de produtos da loja, que fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para outras informações, ligue (77) 3441-1786. Não perca tempo e adquira logo o seu aparelho de ar-condicionado para amenizar as altas temperaturas.

Brumado: SineBahia informa sobre vagas de emprego

25 Mar 2015 - 16h30


Brumado: SineBahia informa sobre vagas de emprego
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o SineBahia acaba de abrir vagas para mecânico em refrigeração (ter experiência e 2º grau completo ), auxiliar de mecânico em refrigeração (ter experiência e 2º grau completo), agente funerário, técnico em enfermagem, alinhador de pneus, borracheiro, professor de inglês, soldador e supervisor de manutenção mecânica. Os interessados devem procurar o SineBahia Brumado, que fica localizado no Sac Brumado, na Avenida Exupério Pinheiro Canguçu, 300, em frente ao Shopping Áppio Cardoso. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, ligue para (77) 3453-1744.

Brumado: Secretaria de Saúde rebate nota dos médicos da rede municipal de saúde

25 Mar 2015 - 16h00


Brumado: Secretaria de Saúde rebate nota dos médicos da rede municipal de saúde

Após nota dos médicos da rede municipal de saúde falando acerca das contratações dos serviços no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, a Secretaria de Saúde de Brumado resolveu se manifestar. Em nota, o secretário Cláudio Feres diz que a insatisfação dos profissionais quanto ao procedimento licitatório para a contratação de novos profissionais médicos na unidade de saúde imputou responsabilidades inverídicas ao município. Feres confirmou que o contrato dos profissionais será concluído neste mês e explicou o motivo das novas contratações. “Existem médicos que trabalham tanto no hospital quanto na policlínica ou mesmo tem seus serviços contratados para atender em suas próprias clínicas. Assim, como a administração esta licitando os serviços do hospital, também realizará procedimento para o atendimento das especialidades, que ainda ocorrerá. Ou seja, os Contratos que se findarão no dia 30 de março de 2015 referente aos atendimentos da Policlínica ou serviço complementar em seus próprios estabelecimentos será(iam) aditados até a finalização do procedimento que vai ser deflagrado”, disse o secretário na nota. 

Brumado: Secretaria de Saúde rebate nota dos médicos da rede municipal de saúde
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ele ainda esclareceu que, ao ser solicitada a agenda dos médicos para o oferecimento dos serviços, que acontecem na Policlínica e em sua clinicas particulares, a administração foi surpreendida com a negativa do fornecimento dos dias dos meses vindouros. O secretário afirmou que não se trata de uma greve, mas não se pode negar um movimento da categoria de não formalizar o atendimento do mês de abril por não aceitar o desencadeamento da licitação. Na nota, Feres destaca também que a administração discorda da colocação dos profissionais médicos de que houve uma opção da realização de uma licitação ao invés de priorizar a qualidade do atendimento. “Primeiro, pelo fato de que tal qual a classe médica, a Administração Municipal havia solidificado entendimento de que a contratação dos serviços médicos especializados preenche os requisitos para a contratação direta com base na lei 8.666/93. Acontece que os órgãos de controle externo (em especial o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, o qual abriu Termo de Ocorrência em face do Município de Brumado por discordar das contratações diretas), tem entendido que os serviços deveriam se contratados através de procedimento, que conferisse competitividade, pelo que foi formatada a competição por meio de licitação”.

Prefeitura de Brumado retoma obras do estacionamento do antigo Derba

25 Mar 2015 - 15h30


Prefeitura de Brumado retoma obras do estacionamento do antigo Derba
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após meses parada, a obra de construção do estacionamento na área do antigo Derba, no entroncamento entre a Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães e a Avenida Centenário, em Brumado, foi retomada na manhã desta quarta-feira (25). A proposta da secretaria de infraestrutura é oferecer mais 23 vagas comuns para carros populares em 45° e mais duas com rampa de acessibilidade para portadores de deficiências nas duas extremidades da obra. Além disso, o estacionamento contará com calçada para pedestres e pequenos canteiros com área verde. O local também receberá sinalização horizontal de limite de faixa e sinalização vertical com placas de iluminação. Com a nova área, a prefeitura espera conseguir desafogar o trecho, que tem um dos maiores fluxos de veículos e busca por estacionamento no centro comercial.

Polícia descobre plantação de maconha em Ibicoara

25 Mar 2015 - 15h00


Polícia descobre plantação de maconha em Ibicoara
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma operação conjunta realizada pela polícia militar e civil da cidade de Ibicoara, no sudoeste baiano, resultou na localização de uma plantação de maconha com nove pés, além de mais quatro mudas sem germinação. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as mudas estavam armazenadas em vasilhames e sacos plásticos. O responsável pela plantação está sendo investigado e a prisão preventiva do traficante já foi pedida diante da prova material do crime. Os pés de maconha foram apresentados na delegacia de Ibicoara para o delegado Alex Wendel. Além disso, foi expedido guia de exame pericial do material apreendido.

Caetité recebe escuta social do PPA Participativo amanhã (26)

25 Mar 2015 - 14h30


Caetité recebe escuta social do PPA Participativo amanhã (26)

A escuta social do Plano Plurianual Participativo - PPA 2016-2019 será realizada em Caetité nesta quinta-feira (26). O evento reunirá representantes dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (CODETER´s) dos municípios que integram o Território do Sertão Produtivo. O PPA faz parte do ciclo de reuniões que a Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) realiza entre os meses de março e abril nos 27 Territórios de Identidade do estado para discutir as propostas que estarão no plano do governo estadual para os próximos quatro anos. O plano é o instrumento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual, considerando as despesas de capital e outras delas decorrentes, e as relativas aos programas de duração continuada. O ponto de partida dos trabalhos para elaboração do PPA Participativo 2016-2019 é o Programa de Governo Participativo (PGP). O documento é o plano do governo Rui Costa, elaborado ao longo de seis meses, no ano passado, durante os quais foram realizadas consultas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, com a presença de aproximadamente 50 mil pessoas. As sugestões apresentadas indicaram as ações e políticas públicas a serem adotadas no plano de governo. As informações do PGP, bem como as coletadas nas duas versões anteriores do PPA-P, serão submetidas à validação dos CODETER´s dos Territórios de Identidade durante as escutas realizadas em março e abril.

Sindicato dos Mineradores de Brumado denuncia Ibar Nordeste por assédio moral

25 Mar 2015 - 14h00


Sindicato dos Mineradores de Brumado denuncia Ibar Nordeste por assédio moral
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A diretoria do Sindicato dos Mineradores decidiu apresentar denúncia por assédio moral e práticas antissindicais contra a empresa mineradora Ibar Nordeste. A representação foi protocolada no Escritório do Ministério Público do Trabalho (MPT) na última sexta-feira (20), em Vitória da Conquista. Segundo o presidente da entidade, José Santana de Andrade, na petição, o sindicato relata que, após sua nova gestão, “a empresa está adotando práticas que remontam aos tempos da ditadura, vez que demitiu parentes de dirigentes sindicais, está pressionando trabalhadores para se desfiliarem do sindicato e fazendo transferência de dirigentes do Sindmine para setores alheios a sua atuação profissional dentro da empresa”. O dirigente Gilberto Costa destacou que as ações são represálias por causa da paralisação dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho durante a última campanha salarial. Na representação, o Sindmineradores requer providências para reverter as arbitrariedades que vêm sendo adotadas pela empresa no município. Na próxima semana, outra denúncia com o mesmo conteúdo  será apresentada a OIT - Organização Internacional do Trabalho, em Brasília.

Brumado: Secretário de Saúde diz que são infundadas denúncias acerca da UBS Dr. Paulo Vargas

25 Mar 2015 - 12h00


Brumado: Secretário de Saúde diz que são infundadas denúncias acerca da UBS Dr. Paulo Vargas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, rebateu as denúncias feitas pelo vereador Castilho Viana (PSB) sobre a falta de assistência à Unidade Básica de Saúde Dr. Paulo Vargas, localizada no Bairro Dr. Juracy. Feres diz que o município vem tendo dificuldades para manter o atendimento à saúde. “Desde 2010 que o repasse da saúde não sofreu reajuste, bem pelo contrário, os governos estadual e federal cortaram parte dos recursos e a saúde ficou mais cara. Com isso o município tem arcado com a maior fatia das despesas, o que vem comprometendo todo o orçamento da administração. Só em 2014 a prefeitura teve que aplicar quase R$ 8 milhões a mais em sua parcela por conta dos cortes do estado e da União”, justificou o secretário. Sobre a UBS Dr. Paulo Vargas, Feres esclareceu que “o médico da unidade é humano e em seu direito trabalhista deve gozar as merecidas férias, o que está acontecendo no momento”.

Brumado: Secretário de Saúde diz que são infundadas denúncias acerca da UBS Dr. Paulo Vargas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em relação aos serviços gerais, o secretário afirmou na nota que uma funcionária do hospital regional tem efetuado a limpeza, de modo que não procede a informação da sujeira no local. A falta de água, segundo o secretário, não é culpa da prefeitura, mas sim da Embasa, que fez manutenção na rede. “Ele tem que primeiro conhecer a nossa realidade e buscar na secretaria as informações do que de fato está acontecendo para não ficar fazendo denúncias infundadas como ele já fez outras vezes com outras pastas e agora resolveu atacar a saúde. Já sabemos das problemáticas e do que está faltando, precisamos de ajuda para solucionar o problema que não é só nosso, mas de toda uma nação. Ou ele não tem acompanhado os noticiários acerca da crise? Ele levantou um falso testemunho sem conhecimento de causa e com isso apresentou denúncias infundadas”, destacou o secretário.

Motorista é apedrejado até a morte após atropelar dois moradores de rua em Salvador

25 Mar 2015 - 11h30


Motorista é apedrejado até a morte após atropelar dois moradores de rua em Salvador
Foto: Reprodução/TV Bahia

Um condutor foi espancado e apedrejado até a morte na rua Cônego Pereira, no bairro Sete Portas, em Salvador, após ter invadido uma calçada e atropelado dois moradores de rua que dormiam no local, provocando a morte de um deles e deixando o outro ferido. O caso ocorreu na madrugada desta quarta-feira (25), em frente à antiga rodoviária, e está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com a Polícia Civil, por meio de informações colhidas com testemunhas, o homem foi morto por outros moradores de rua que estavam no local. Depois de ter sido espancado e apedrejado, a polícia aponta que o corpo do motorista foi jogado em uma vala da região. O corpo do motorista, que ainda não teve a identidade revelada, foi retirado da vala na manhã desta quarta e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O corpo do morador de rua atropelado e morto está na rua, onde estão sendo realizados trabalhos de perícia. O morador de rua ferido foi encaminhado para uma unidade médica ainda não informada. De acordo a Polícia Civil, os agressores ainda não foram identificados. Por conta dos trabalhos da perícia, o trânsito é lento no local do crime. As informações são do G1.

Curso de aprendizagem industrial de nível básico é oferecido pelo Senai em Brumado

25 Mar 2015 - 11h00


Curso de aprendizagem industrial de nível básico é oferecido pelo Senai em Brumado

Estão abertas até o dia 10 de abril as inscrições para um curso de Aprendizagem Industrial Básica, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai em Brumado. Podem participar da qualificação quem está cursando ou já concluiu o 9º Ano e o Ensino Médio e tem entre 14 e 21 anos. O curso de assistente administrativo será realizado no turno matutino, com carga horária de 532 horas. Os interessados podem se inscrever através do site www.fieb.org.br/senai. Esta é a oportunidade que faltava para você se qualificar profissionalmente e conquistar um espaço no mercado. O curso é inteiramente gratuito.

Mais de 450 agricultores participaram de Seminário da Asfab

25 Mar 2015 - 10h30


Mais de 450 agricultores participaram de Seminário da Asfab
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de agricultores de 25 municípios de 10 territórios de identidade diferentes da Bahia estiveram em Malhada de Pedras, na última quinta, 12, para participar do 1° “Seminário de Avanços, desafios e estratégias para a política de produção de alimentos e da convivência com o Semiárido”, realizado pela Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab). Eles lotaram o auditório da Igreja do Evangelho Quadrangular da cidade para ampliarem o conhecimento sobre a produção de alimentos no semiárido, por meio das palestras que foram conferidas no local. Para recepcionar os mais de 450 produtores rurais, a Asfab montou uma grande estrutura para o evento, não se esquecendo de nenhum detalhe, desde a ornamentação até à alimentação. Todo o espaço do evento foi decorado com elementos da cultura sertaneja, a exemplo das toalhas de chita, do carro de boi e da sanfona. “Ficou realmente muito bonito a ornamentação do espaço, que nos remeteu à cultura do homem do campo”, destacou Wellington Resende, Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Mais de 450 agricultores participaram de Seminário da Asfab
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Outra preocupação da organização do Seminário foi quanto à alimentação dos participantes. Todos os presentes no Seminário receberam gratuitamente café da manhã, almoço e lanche, o que deu mais conforto, principalmente, para aqueles de cidades mais distantes. “Pessoas de muitas cidades da região participaram do Seminário, por isso, pensamos em uma estrutura que permitisse um ambiente agradável e confortável para todos”, disse Evânio de Olveira, organizador do evento e diretor da Asfab. Além disso, foram montados stands no espaço externo da Igreja, onde alguns agricultores puderam expor alimentos oriundos da agricultura familiar, como verduras, legumes frutas e mel de abelhas, bem como produtos artesanais. 

Assalto a mercadinho, perseguição e troca de tiros em Brumado

25 Mar 2015 - 10h00


Assalto a mercadinho, perseguição e troca de tiros em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao ser informada sobre um assalto a um mercadinho no Bairro Malhada Branca, em Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) se deslocou para o local. No mercadinho, testemunhas disseram que dois meliantes armados em uma motocicleta vermelha é que teriam praticado o assalto. A guarnição fez rondas nas imediações e logo se deslocou ao Bairro Urbis II, onde encontrou dois elementos com as características dos supostos assaltantes. Assim que perceberam a aproximação da viatura, os suspeitos fugiram na motocicleta e efetuaram disparos de arma de fogo contra a guarnição, que respondeu em revide. Os meliantes caíram com a motocicleta e fugiram a pé por um matagal abandonando a moto, capacetes e sandálias. O veículo, que pode ser produto de roubo, além dos demais itens, foram encaminhados à delegacia e ao Departamento de Polícia Técnica para serem periciados.

Brumado: Prefeito e secretários fazem visita às obras do Estádio Gilberto Cardoso

25 Mar 2015 - 09h30


Brumado: Prefeito e secretários fazem visita às obras do Estádio Gilberto Cardoso
Foto: Divulgação

A reforma e ampliação do Estádio Gilberto Cardoso, antigo Campos dos Prazeres, é considerada uma das maiores obras do setor esportivo em Brumado. As obras estão em fase final e, segundo as previsões, o novo estádio deverá ser entregue à população ainda no primeiro semestre desse ano. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e os secretários de Infraestrutura, André Cardoso, da Fazenda, Raimundo Lima Dias, e de Cultura, Esporte e Lazer, Miguel Lima Dias, fizeram uma visita ao local e ficaram bastante satisfeitos com a reforma. Os proprietários da empresa responsável pelas obras, conduziu a comitiva pelas instalações do campo e o chefe do executivo observou todos os detalhes dos serviços que compreendem a poda do gramado, a pintura e a iluminação. “Realmente o que vimos aqui nos deixa orgulhosos, pois sabemos da dimensão que essa obra representa para o esporte brumadense”, declarou o gestor. 

Brumado: Prefeito e secretários fazem visita às obras do Estádio Gilberto Cardoso
Foto: Divulgação

Segundo o secretário André Cardoso, a pintura e a iluminação devem ficar prontas em cerca de dois meses e, assim, o estádio poderá ser inaugurado. A conquista, viabilizada através da parceria entre o vereador Édio Pereira (PCdoB), o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) e a prefeitura, irá ser um divisor de águas para o setor esportivo, já que o novo estádio terá capacidade para cerca de 10 mil pessoas, com vestiários modernos, gramado com drenagem eletrônica e uma estrutura muito dinâmica para a prática do futebol, inclusive, podendo receber jogos da primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol. A prefeitura municipal já planeja uma grande inauguração, inclusive com a possibilidade da presença de um grande time do futebol brasileiro.

Brumado: Médicos do hospital regional e da policlínica desmentem boatos de greve

25 Mar 2015 - 09h00


Brumado: Médicos do hospital regional e da policlínica desmentem boatos de greve
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois de boatos de que os médicos que trabalham no Hospital Professor Magalhães Neto e na Policlínica Manoel Fernandes dos Santos, em Brumado, entrariam em greve, a categoria resolveu emitir nota de esclarecimento. No documento enviado ao site Brumado Notícias, os médicos explicam que os contratos dos profissionais com o município serão encerrados no dia 31 deste mês e, após chegar ao fim, a prefeitura optou por realizar uma licitação na modalidade pregão e contratar uma nova equipe, em detrimento da que já está consolidada. A categoria esclarece que o modelo proposto é de realização de uma licitação, dividindo os serviços do hospital por lotes, de forma que o profissional que se dispuser a trabalhar pelo menor valor será contratado. “Um absurdo, pois não se leva em consideração a capacidade e a competência do profissional. Posicionamo-nos radicalmente contra tal modalidade de contratação, primeiro por ferir princípios básicos da escolha do médico, a confiança e a capacidade; segundo por mercantilizar a saúde, procedimento vedado pelo Código de Ética Médica”, disseram na nota. 

Brumado: Médicos do hospital regional e da policlínica desmentem boatos de greve
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os médicos salientaram que têm o compromisso de manter os atendimentos no município e que não pretendem deixar as atividades, porém reforçaram que não se sujeitarão a decisões unilaterais e imposições que contrariam os mais elementares preceitos médicos. Sobre a recente suspensão dos serviços na Policlínica, a categoria afirmou que a culpa foi atribuída aos médicos, que estariam de férias, contudo, segundo esclarecem na nota, a suspensão ocorreu pela rescisão dos contratos, “em uma ação de contenção de gastos, sem que os profissionais recebessem valores durante o período que não houve atendimento”. Por fim, os médicos reivindicam a garantia da continuidade da qualidade dos serviços prestados à população.

Dilma estende política de valorização do salário mínimo até 2019

25 Mar 2015 - 08h00


Dilma estende política de valorização do salário mínimo até 2019
Foto: Reprodução

Ao assinar a medida provisória (MP) que estende a política de reajuste do salário mínimo até 2019, a presidenta Dilma Rousseff disse que a decisão do governo é reconhecimento de que as ações de crescimento da economia não se dão “em detrimento do trabalhador”. Segundo ela, o envio de uma MP ao Congresso foi resultado do diálogo com senadores e deputados da base aliada. Isso foi necessário porque a MP passa a vigorar com força de lei, o que permite trabalhar com as novas projeções, quando for analisado o Orçamento deste ano. O projeto de lei 7.469/14, que tramitava no Congresso Nacional com o mesmo teor, foi retirado de pauta nesta terça-feira (24), após ter seu texto base aprovado, mas o governo não concordava com uma emenda que estendia a política de correção para os benefícios acima de um salário mínimo pagos pela Previdência Social. A presidenta lembrou que em 2011 outra medida provisória foi enviada ao Legislativo estendendo a política daquela época até 2015, e que agora era necessária essa ação por parte do governo. De acordo com ela, não há atropelo com relação aos parlamentares, porque o governo está fazendo algo que lhe é característico: o “direito de iniciativa em algo que gera despesa”. As informações são da Agência Brasil.

Senado aprova fim das coligações partidárias em eleições proporcionais

25 Mar 2015 - 07h30


Senado aprova fim das coligações partidárias em eleições proporcionais
Foto: Reprodução

O Senado aprovou ontem (24), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 40, que acaba com as coligações eleitorais em eleições proporcionais, permitindo que elas ocorram apenas para as majoritárias. A PEC é um dos principais temas da reforma política. Na prática, a proposta estabelece que os partidos só poderão se coligar em eleições para cargos do Executivo – federal, estadual e municipal – e para o Senado. Portanto, ficam proibidas as coligações para disputas à Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras de vereadores. Não será mais possível, por exemplo, que dois partidos que não alcançaram o número necessário de votos para atingir o coeficiente eleitoral se unam para eleger um candidato. A PEC também impede que, durante o afastamento de um parlamentar, o suplente convocado seja de outro partido. A proposta tinha sido aprovada em primeiro turno no último dia 10. De acordo com a Agência Brasil, a matéria segue para a Câmara dos Deputados, onde também terá de ser aprovada em dois turnos, com maioria qualificada, ou seja, pelo menos 308 deputados precisam votar a favor. Se o texto sofrer alterações na Câmara, retornará ao Senado para última análise.